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Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura

Evaluation of patient satisfaction in the oral health service: integrative literature review

Resumo

Introdução

A avaliação da satisfação de usuários no serviço de saúde bucal tem sua relevância enquanto medida de efeito da atenção à saúde, sobre os aspectos biopsicossociais dos usuários, contudo são escassos os estudos de revisão de literatura sobre o tema.

Objetivo

Esta revisão integrativa buscou analisar os estudos de avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, segundo as características metodológicas dos artigos, atributos utilizados, perfil dos usuários e fatores relacionados à satisfação, bem como potencialidades e limitações dos estudos.

Método

Foi executada uma busca nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, para leitura de títulos e resumos e inclusão dos estudos sobre avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, utilizando os descritores “saúde bucal” e “satisfação do paciente”.

Resultados

A satisfação esteve associada à autopercepção quanto à saúde bucal, às relações humanas entre usuários e profissionais, à forma de agendamento de consultas. A principal limitação encontrada foi a predominância de respostas positivas dos usuários, devido ao “viés de gratidão” e ao grau de subjetividade na determinação da satisfação.

Conclusão

As pesquisas apresentam potencialidades quanto ao controle social, empoderamento do usuário e qualificação da gestão e planejamento da atenção odontológica.

Palavras-chave:
satisfação do paciente; saúde bucal; avaliação em saúde

Abstract

Background

The assessment of the satisfaction of patient in the oral health service has its relevance as a measure of effect of health care, on the biopsychosocial aspects of patients, however the literature review studies on the subject are scarce.

Objective

This integrative review aimed to analyze the studies evaluating the satisfaction of patient in oral health services, according to the methodological characteristics of the research articles, attributes used, patients’ profile and factors related to satisfaction, and the potential and limitations of the studies.

Method

A search was performed on the databases BBO, Pubmed e Lilacs, for inclusion of studies about satisfaction of patient in the oral health service, 02 descriptors were used: “oral health” and “patient satisfaction”.

Results

Satisfaction was associated with self-perception about oral health, human relations between patients and professionals, and the way to scheduling consultations. The main limitation found was the predominance of positive responses from patients, due to the “gratitude bias” and the subjectivity in determining satisfaction.

Conclusion

This research has potential in terms of social control, user empowerment and qualification of management and planning of dental care.

Keywords:
patient satisfaction; oral health; health evaluation

INTRODUÇÃO

As pesquisas sobre satisfação dos usuários nos serviços de saúde têm origem nas décadas de 1960 e 1970, e desde essa época tais estudos abordam dimensões relacionadas ao cuidado com a saúde, que envolvem desde a relação entre profissionais e usuários, até a qualidade das instalações dos serviços, objetivando a ampliação da eficiência da atenção à saúde em contextos de crise econômica11 Dias OV, Ramos LH, Costa SDM. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde na perspectiva da satisfação dos usuários. Revista Pró-univerSUS. 2010;1(1):11-26.. Essas medidas acompanharam as reformas do Estado para diminuir déficits fiscais que incluíram a racionalização de recursos destinados aos serviços públicos de saúde segundo critérios de qualidade22 Chíndia ED. Estudo exploratório sobre satisfação do usuário de consultas externas do Hospital Josina Machel, Luanda, Angola [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2011..

A partir de mudanças nos modelos de atenção à saúde, durante os anos 1990, os inquéritos sobre satisfação de usuários apresentaram uma nova perspectiva, tendo em vista a ratificação de direitos individuais, cidadania e humanização do atendimento33 Vaitsman J, Andrade GRBD. Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde. Cien Saude Colet. 2005;10(3):599-613. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232005000300017.
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.

Desse modo, a relevância dos estudos de avaliação da satisfação está em contribuir para o protagonismo dos usuários na melhoria dos sistemas de saúde, colaborando, também, para o controle social nessa esfera. Isso ocorre no sentido de gerar possibilidades de redefinição de modelos de atenção à saúde e de práticas profissionais, ambos orientados segundo a necessidade dos usuários11 Dias OV, Ramos LH, Costa SDM. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde na perspectiva da satisfação dos usuários. Revista Pró-univerSUS. 2010;1(1):11-26.. Dessa forma, a utilização dos resultados destas pesquisas pode potencializar o grau de adesão dos usuários aos tratamentos, sendo um fator de extrema importância para a obtenção de sucesso clínico44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
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.

As pesquisas de satisfação dos usuários utilizam metodologias quantitativas e qualitativas. Assim, há uma variedade de abordagens, que apresentam as suas limitações e potencialidades55 Esperidião M, Trad LAB. Avaliação de satisfação de usuários. Cien Saude Colet. 2005;10:303-12.. Em geral, os estudos de avaliação da satisfação dos usuários nos serviços de saúde utilizam como componentes da análise as expectativas, valores e desejos dos indivíduos sobre o atendimento recebido22 Chíndia ED. Estudo exploratório sobre satisfação do usuário de consultas externas do Hospital Josina Machel, Luanda, Angola [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2011..

A satisfação dos usuários pode ser definida como a resposta ao cuidado em saúde recebido segundo aspectos da sua experiência em relação ao serviço. Acerca dos determinantes da satisfação, esses são compostos por expectativas, características biopsicossociais e a experiência dos indivíduos nos serviços22 Chíndia ED. Estudo exploratório sobre satisfação do usuário de consultas externas do Hospital Josina Machel, Luanda, Angola [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2011.,66 Naseer M, Zahidie A, Shaikh BT. Determinants of patient’s satisfaction with health care system in Pakistan: a critical review. Pak J Health. 2012;2(2):52..

Como principal referencial teórico da avaliação da qualidade em saúde, Donabedian (1990)77 Donabedian A. Criteria, norms and standards of quality: what do they mean? Am J Public Health. 1981;71(4):409-12. http://dx.doi.org/10.2105/AJPH.71.4.409. PMid:7468883.
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incorpora a satisfação dos usuários ao atributo “aceitabilidade”, que corresponde à adequação do cuidado ofertado aos desejos, expectativas e valores dos pacientes e seus familiares77 Donabedian A. Criteria, norms and standards of quality: what do they mean? Am J Public Health. 1981;71(4):409-12. http://dx.doi.org/10.2105/AJPH.71.4.409. PMid:7468883.
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,88 Donabedian A. The seven pillars of quality. Arch Pathol Lab Med. 1990;114(11):1115-8. PMid:2241519.. A satisfação de usuários é concebida como integrante do componente “resultado”, pois é caracterizada como um efeito da atenção à saúde na percepção dos pacientes99 Donabedian A. The quality of care: how can it be assessed? JAMA. 1988;260(12):1743-8. http://dx.doi.org/10.1001/jama.1988.03410120089033. PMid:3045356.
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.

No âmbito da produção acadêmica, há uma escassez de estudos de revisão de literatura sobre a avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal. Logo, o presente estudo teve como objetivo analisar artigos sobre avaliação da satisfação dos usuários nos serviços de saúde bucal, considerando as características metodológicas, os atributos utilizados, o perfil dos usuários, os fatores relacionados à satisfação, as potencialidades e as limitações identificadas.

MÉTODO

O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, e foram realizadas as seguintes etapas: elaboração da questão norteadora, seleção dos artigos, avaliação dos artigos, interpretação dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Foi desenvolvida a seguinte questão norteadora: quais são as evidências científicas disponíveis na literatura quanto à avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal?

Foi executada em janeiro de 2019 busca para identificação de publicações pertinentes nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, com descritores em português segundo a estratégia de busca: “saúde bucal” and “satisfação do paciente”. Foi realizada a leitura de títulos e resumos para seleção de estudos sobre avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma da seleção das referências bibliográficas

Do total de 393 referências identificadas, 18 foram incluídas no estudo, conforme os critérios de inclusão: artigos originais publicados entre janeiro de 2008 e julho de 2018 nos idiomas português, inglês ou espanhol. Foram excluídos os trabalhos que abordavam a satisfação quanto a tratamentos (próteses, restaurações) ou qualidade de vida (Figura 1).

Foi elaborada ferramenta para coleta de dados baseada em instrumento validado1010 Ursi ES, Gavão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Lat Am Enfermagem. 2006;14(1):124-31. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017. PMid:16532249.
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, que considera os seguintes critérios: título do artigo, país de publicação, desenho do estudo e tipo de dados utilizados (primários ou secundários), objetivo, método de seleção e tamanho da população de estudo, critérios de inclusão/exclusão da população de estudo, delimitação do objeto avaliado segundo o nível da realidade, local da coleta de dados, tipo de estabelecimento avaliado (público ou privado), instrumento ou forma de avaliação da satisfação de usuários, caracterização dos artigos enquanto estudos de avaliação. Ademais, foram investigados os atributos utilizados, o perfil dos usuários e fatores associados à satisfação, limitações e potencialidades dos estudos.

Para caracterização dos artigos, enquanto estudos de avaliação em saúde, foi utilizada a perspectiva de Melo e Tanaka1111 Melo CMM, Tanaka OY. O que é avaliação. Pressupostos da avaliação. In: Melo CMM, Tanaka OY, editores. Avaliação de Programas de Saúde do Adolescentes: um modo de fazer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2004.. Foram realizadas análises descritiva das variáveis quantitativas e sistematização dos demais resultados.

RESULTADOS

O total de referências estudadas foram 18, obtidas pelas bases de dados BBO (4), Pubmed (5) e Lilacs (9). A identificação dos estudos selecionados à revisão integrativa está nos Quadros 1 e 2.

Quadro 1
Referências selecionadas nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, cujo objetivo era a avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal: título do artigo, objetivo e atributos da qualidade em saúde
Quadro 2
Referências selecionadas nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, cujo objetivo era a avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal: principais resultados e instrumento/forma de avaliação da satisfação de usuários

Além disso, o perfil dos artigos avaliados foi, quanto à localização, de estudos realizados no Brasil (77,8%), Austrália (5,56%), Colômbia (5,56%), Cuba (5,56%) e Irã (5,56%). Destaca-se que esses trabalhos empregaram métodos quantitativos (77,8%) ou qualitativos (22,8%), que utilizaram dados primários (88,9%) ou secundários (11,15%), analíticos (61,1%) ou descritivos (48,9%), nos quais a amostra foi composta por, em média, 1039,9 (± 2267,1; Mediana: 307; Q1: 69; Q3: 564) participantes selecionados por conveniência (50%); já os demais estudos (50%) tiveram amostra probabilística.

Quanto aos estudos que especificaram os critérios de inclusão e exclusão utilizados, participaram usuários com idade igual ou maior a 15 anos2020 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
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, 18 anos1313 Lima ACSD, Cabral ED, Vasconcelos MMVB. Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica. 2010;26(5):991-1002. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500021. PMid:20563399.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010...
,1717 Toledo BAS, Campos AA, Leite RA. Análise da satisfação do paciente com o atendimento odontológico na Clínica de Odontologia da Universidade de Franca. Rev ABENO. 2010;10(2):72-8. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.24.
http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v10...
,2222 Reyes-Fernández S, Paredes-Solís S, Legorreta-Soberanis J, Romero-Castro NS, Moreno MF, Andersson N. Satisfacción de usuarios con los servicios de salud bucal y factores asociados en Acapulco, México. Rev Cubana Estomatol. 2015;52(3):19-28.

23 Torres SC. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do departamento de odontologia da UFRN. Rev. Ciênc. Plur. 2014;1(2):4-18.
-2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686.,2626 Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Cien Saude Colet. 2017;22(1):151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015. PMid:28076538.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
,2727 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
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ou 60 anos1515 Nery NG, Marcelo VC, Dantas MAAA. A satisfação de idosos quanto à estratégia saúde da família, a partir da atenção em saúde bucal. Rev Bras Cienc Saúde. 2010;14(1):43-50.,1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
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,2020 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
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,2121 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
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,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
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.

Outro fator de inclusão utilizado é que os usuários deveriam ter recebido, previamente, ao menos uma vez, o atendimento odontológico nas unidades de saúde avaliadas. Ademais, nos estudos executados nas unidades de saúde, o usuário entrevistado necessitaria estar presente na sala de espera do serviço durante a coleta dos dados44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
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,1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
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,1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
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,2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686.,2626 Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Cien Saude Colet. 2017;22(1):151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015. PMid:28076538.
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. Como critério de exclusão dos participantes, dificuldades cognitivas ou de comunicação foram consideradas1515 Nery NG, Marcelo VC, Dantas MAAA. A satisfação de idosos quanto à estratégia saúde da família, a partir da atenção em saúde bucal. Rev Bras Cienc Saúde. 2010;14(1):43-50.,1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
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,1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
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,2121 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0721...
,2323 Torres SC. Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do departamento de odontologia da UFRN. Rev. Ciênc. Plur. 2014;1(2):4-18.,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
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Acerca do nível de apreensão da realidade avaliado, todos os estudos abordaram serviços de saúde bucal, a coleta de dados foi realizada em unidades de saúde (50%), domicílios (27,8%) e clínicas universitárias (16,7%). Para 38,9% dos artigos, não foi especificado o nível de atenção à saúde avaliado, além do que foram identificadas a atenção primária (22,2%), secundária (22,2%) e primária/secundária (16,7%). Para os estudos realizados nos serviços de saúde, 88,9% eram estabelecimentos públicos e 11,1%, privados.

Dentre os instrumentos de avaliação da satisfação dos usuários empregados, 94,4% foram validados. Além disso, foram identificados instrumentos institucionais de avaliação (33,3%) do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS); Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB); Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ/CEO); Questionário do II Estudio Nacional de Satisfacción del Paciente, da Organização Mundial da Saúde; e Levantamento Epidemiológico das Condições de Saúde Bucal da População Brasileira de 2002/2003.

Acerca da identificação dos artigos como estudos de avaliação em saúde, foi observado que 100% são de avaliação, pois mensuram, comparam e julgam a satisfação dos usuários. Nas pesquisas, foi utilizado o referencial Donabediano2727 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
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de avaliação da qualidade em saúde, além disso, alguns autores usaram o modelo de determinação social em saúde de Andersen e Davidson para o agrupamento das variáveis independentes2121 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
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,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
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,2727 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
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DISCUSSÃO

Os estudos avaliados foram transversais na sua totalidade, isso implica entraves quanto ao estabelecimento de relações de causalidade entre variáveis dependentes e independentes, devido à limitação temporal entre as associações observadas1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
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,2020 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
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.

Para os estudos com dados primários, foi utilizada uma amostra de demanda e não de base populacional. Portanto, todos os indivíduos incluídos nesta pesquisa obtiveram atendimento nos serviços. Esse fato pode ter sido influenciado pela alta satisfação observada, pois foram excluídos usuários que não acessaram ou que tiveram experiências negativas previamente quanto ao serviço, e, devido a isso, não mais o utilizam2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686..

Ademais, para a metade dos estudos analisados, a população foi selecionada por conveniência, e faz-se necessário ressaltar as limitações deste método de seleção. Apesar de existirem vantagens, como a diminuição de custos, a seleção por conveniência considera exclusivamente o julgamento do pesquisador. Logo, podem existir vieses e incertezas que seriam reduzidos em uma amostragem probabilística1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
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.

Houve predomínio de estudos quantitativos (77,8%) na amostra, assim, ressalta-se a importância da realização de estudos qualitativos envolvendo a satisfação em saúde bucal. Nesse contexto, a visão do usuário envolve aspectos subjetivos e, pelos métodos qualitativos, são focalizadas interações entre os atores sociais e identificadas suas crenças e concepções, no sentido de não buscar estudar somente um fenômeno em si, mas identificar seu significado individual55 Esperidião M, Trad LAB. Avaliação de satisfação de usuários. Cien Saude Colet. 2005;10:303-12..

Sobre o instrumento/forma de avaliação da satisfação, houve predomínio de mecanismos validados (94,4%), assim, são identificadas potencialidades quanto à reprodutibilidade e adequação dos instrumentos aos objetivos propostos. Ademais, também são considerados os potenciais para realização de inferências a partir dos resultados das pesquisas, atentando-se à população-alvo1212 Rad M, Haghani J, Shahravan A, Khosravifar A. Qualitative assessment of the dental health services provided at a dental school in Kerman, Iran. Braz Oral Res. 2009;23(4):377-80. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-83242009000400005. PMid:20027443.
http://dx.doi.org/10.1590/S1806-83242009...

13 Lima ACSD, Cabral ED, Vasconcelos MMVB. Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica. 2010;26(5):991-1002. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500021. PMid:20563399.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010...

14 López-Soto OP, del Pilar Cerezo-Correa M, Paz-Delgado AL. Variables relacionadas con la satisfacción del paciente de los servicios odontológicos. Gerenc Políticas Salud. 2010;9(18):124-36.

15 Nery NG, Marcelo VC, Dantas MAAA. A satisfação de idosos quanto à estratégia saúde da família, a partir da atenção em saúde bucal. Rev Bras Cienc Saúde. 2010;14(1):43-50.

16 Slack‐Smith L, Lange A, Paley G, O’Grady M, French D, Short L. Oral health and access to dental care: a qualitative investigation among older people in the community. Gerodontology. 2010;27(2):104-13. http://dx.doi.org/10.1111/j.1741-2358.2009.00320.x. PMid:19572921.
http://dx.doi.org/10.1111/j.1741-2358.20...

17 Toledo BAS, Campos AA, Leite RA. Análise da satisfação do paciente com o atendimento odontológico na Clínica de Odontologia da Universidade de Franca. Rev ABENO. 2010;10(2):72-8. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.24.
http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v10...

18 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013...

19 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144...

20 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X20140...

21 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0721...
-2222 Reyes-Fernández S, Paredes-Solís S, Legorreta-Soberanis J, Romero-Castro NS, Moreno MF, Andersson N. Satisfacción de usuarios con los servicios de salud bucal y factores asociados en Acapulco, México. Rev Cubana Estomatol. 2015;52(3):19-28.,2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686.

25 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0611...

26 Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Cien Saude Colet. 2017;22(1):151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015. PMid:28076538.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...

27 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
-2828 Cavalcanti YW, Cardoso AMR, Padilha WWN. Satisfaction, resolution and social participation of users of centers for dental specialties in Brazil: a PMAQ-CEO analysis. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2018;18(1):3774. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181.58.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181...
.

Destaca-se que foram identificados instrumentos concebidos para avaliação de serviços odontológicos do SUS, como os inquéritos executados no PNASS, PMAQ-AB e PMAQ-CEO. Evidenciaram-se, dessa forma, os avanços da institucionalização da avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal do SUS, tendo em vista que são programas que apresentam continuidade e impacto na qualificação dos serviços1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144...
,2626 Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Cien Saude Colet. 2017;22(1):151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015. PMid:28076538.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
,2828 Cavalcanti YW, Cardoso AMR, Padilha WWN. Satisfaction, resolution and social participation of users of centers for dental specialties in Brazil: a PMAQ-CEO analysis. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2018;18(1):3774. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181.58.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181...
.

Acerca dos atributos da qualidade em saúde, nenhum dos estudos abordou a “cobertura/adequação” que compõem o referencial teórico da avaliação da qualidade em saúde. Devido ao fato de serem pesquisas que utilizam, predominantemente, amostras da demanda dos serviços, e não de base populacional, existem limitações para a qualificação da “cobertura”. Considerou-se que a avaliação da “cobertura” envolve a relação entre a necessidade e a oferta de serviços de saúde a uma determinada população77 Donabedian A. Criteria, norms and standards of quality: what do they mean? Am J Public Health. 1981;71(4):409-12. http://dx.doi.org/10.2105/AJPH.71.4.409. PMid:7468883.
http://dx.doi.org/10.2105/AJPH.71.4.409...
,88 Donabedian A. The seven pillars of quality. Arch Pathol Lab Med. 1990;114(11):1115-8. PMid:2241519.,2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686..

Outro ponto relevante é que houve predomínio da participação de mulheres em todos os estudos que abordaram o sexo como variável44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X20150...
,1313 Lima ACSD, Cabral ED, Vasconcelos MMVB. Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica. 2010;26(5):991-1002. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500021. PMid:20563399.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010...
,1616 Slack‐Smith L, Lange A, Paley G, O’Grady M, French D, Short L. Oral health and access to dental care: a qualitative investigation among older people in the community. Gerodontology. 2010;27(2):104-13. http://dx.doi.org/10.1111/j.1741-2358.2009.00320.x. PMid:19572921.
http://dx.doi.org/10.1111/j.1741-2358.20...
,1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013...

19 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144...

20 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X20140...
-2121 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0721...
,2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686.,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0611...
,2727 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
,2828 Cavalcanti YW, Cardoso AMR, Padilha WWN. Satisfaction, resolution and social participation of users of centers for dental specialties in Brazil: a PMAQ-CEO analysis. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2018;18(1):3774. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181.58.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181...
. Esse fato se justifica, pois as mulheres geralmente assumem a responsabilidade de buscar a atenção a saúde para familiares e amigos. Ademais, existe uma focalização das atividades disponibilizadas em unidades de saúde para o público feminino e para crianças, o que contribui para uma maior utilização dos serviços por mulheres1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144...
.

Acerca da renda e da escolaridade, menores níveis predominaram nas pesquisas. A utilização dos serviços odontológicos por indivíduos com menor renda e escolaridade pode ser devido à maioria dos estudos ter sido realizada em serviços públicos, e isso sugere maior equidade no acesso, tendo em vista que uma classe social menos privilegiada está sendo beneficiada. Esse fato é relevante, principalmente no contexto brasileiro, em que, historicamente, houve exclusão do acesso à atenção odontológica para maioria da população, sendo ampliado somente após a implantação da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB)55 Esperidião M, Trad LAB. Avaliação de satisfação de usuários. Cien Saude Colet. 2005;10:303-12..

Sobre os fatores contextuais que influenciam a satisfação, é relatada a associação quanto a uma maior cobertura de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a utilização de serviços públicos odontológicos44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X20150...
,1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013...
,2020 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X20140...
,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0611...
,2828 Cavalcanti YW, Cardoso AMR, Padilha WWN. Satisfaction, resolution and social participation of users of centers for dental specialties in Brazil: a PMAQ-CEO analysis. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2018;18(1):3774. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181.58.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181...
. Contudo, 61,1% dos estudos não discutem fatores contextuais, portanto, diante do referencial teórico da determinação social da saúde e da avaliação da qualidade77 Donabedian A. Criteria, norms and standards of quality: what do they mean? Am J Public Health. 1981;71(4):409-12. http://dx.doi.org/10.2105/AJPH.71.4.409. PMid:7468883.
http://dx.doi.org/10.2105/AJPH.71.4.409...

8 Donabedian A. The seven pillars of quality. Arch Pathol Lab Med. 1990;114(11):1115-8. PMid:2241519.
-99 Donabedian A. The quality of care: how can it be assessed? JAMA. 1988;260(12):1743-8. http://dx.doi.org/10.1001/jama.1988.03410120089033. PMid:3045356.
http://dx.doi.org/10.1001/jama.1988.0341...
, é necessário que se ampliem as análises das pesquisas de satisfação em serviços de saúde bucal para além dos fatores individuais e biopsicossociais.

Os principais fatores associados a um bom nível de satisfação dos indivíduos estão relacionados aos adultos mais velhos1515 Nery NG, Marcelo VC, Dantas MAAA. A satisfação de idosos quanto à estratégia saúde da família, a partir da atenção em saúde bucal. Rev Bras Cienc Saúde. 2010;14(1):43-50.,2121 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0721...
,2727 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
, que possuem uma condição clínica bucal adequada1313 Lima ACSD, Cabral ED, Vasconcelos MMVB. Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica. 2010;26(5):991-1002. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500021. PMid:20563399.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010...
,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0611...
e desenvolveram uma boa relação usuário-profissional1313 Lima ACSD, Cabral ED, Vasconcelos MMVB. Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica. 2010;26(5):991-1002. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500021. PMid:20563399.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010...
,2222 Reyes-Fernández S, Paredes-Solís S, Legorreta-Soberanis J, Romero-Castro NS, Moreno MF, Andersson N. Satisfacción de usuarios con los servicios de salud bucal y factores asociados en Acapulco, México. Rev Cubana Estomatol. 2015;52(3):19-28.. Entretanto, quanto à insatisfação, pode-se relatar que esteve associada a uma autopercepção ruim em relação à saúde bucal44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X20150...
,2020 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X20140...
,2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686.,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0611...
e à falta de acesso a informações sobre cuidados na saúde bucal1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013...
,2020 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X20140...
,2121 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0721...
,2727 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
.

A principal limitação dos estudos está na ocorrência da alta satisfação como justificativa; o viés de gratidão (gratitude bias) contribui para a predominância de bons resultados devido ao medo da perda do acesso ao serviço pelo usuário. Assim, o alto índice de aceitação também pode ser reflexo da relação de dependência criada para com os profissionais de saúde. Em suma, os resultados das pesquisas de satisfação podem não necessariamente representar uma avaliação crítica dos usuários44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X20150...
.

Ademais, considerando os aspectos psicossociais que envolvem a determinação da satisfação, avaliações positivas podem revelar a insegurança dos usuários com relação ao anonimato quanto aos resultados de inquéritos e sua influência na qualidade do cuidado22 Chíndia ED. Estudo exploratório sobre satisfação do usuário de consultas externas do Hospital Josina Machel, Luanda, Angola [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2011..

Outra crítica frequente a esse tipo de estudo está na dificuldade de “categorizar a satisfação”, visto que o seu aspecto subjetivo engloba expectativas e exigências individuais que variam segundo as características psicológicas e o perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa. Assim, o grau de subjetividade na “definição da satisfação” envolve vivências e sentimentos específicos dos indivíduos22 Chíndia ED. Estudo exploratório sobre satisfação do usuário de consultas externas do Hospital Josina Machel, Luanda, Angola [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2011.,44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X20150...
,2222 Reyes-Fernández S, Paredes-Solís S, Legorreta-Soberanis J, Romero-Castro NS, Moreno MF, Andersson N. Satisfacción de usuarios con los servicios de salud bucal y factores asociados en Acapulco, México. Rev Cubana Estomatol. 2015;52(3):19-28.. Além disso, são frequentes as dificuldades para o acesso ao atendimento odontológico, principalmente no Brasil, o que pode influenciar na percepção crítica dos usuários quanto ao serviço e contribuir para o “viés de gratidão”1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144...
,2626 Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Cien Saude Colet. 2017;22(1):151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015. PMid:28076538.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
.

Sobre as possibilidades e contribuições dos estudos identificados, foi evidenciada a relevância da realização periódica de avaliações segundo a percepção de usuários no sentido de orientar a gestão das políticas e da atenção em saúde bucal, e melhorar o desempenho de prestadores de serviços44 Magalhães BG, Oliveira RSD, Góes PSAD, Figueiredo N. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas: visão dos usuários. Cad Saude Colet. 2015;23(1):76-85. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010013.
http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X20150...
,1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144...
,2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686.. Ademais, as pesquisas ressaltam os avanços na institucionalização da avaliação na atenção odontológica do SUS, considerando a perspectiva dos usuários2020 Martins AMEDB, Rodrigues CAQ, Ferreira RC, Pordeus IA. A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado? Rev Bras Epidemiol. 2014;17(1):71-90. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X201400010007ENG. PMid:24896784.
http://dx.doi.org/10.1590/1415-790X20140...
,2626 Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Cien Saude Colet. 2017;22(1):151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015. PMid:28076538.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
,2828 Cavalcanti YW, Cardoso AMR, Padilha WWN. Satisfaction, resolution and social participation of users of centers for dental specialties in Brazil: a PMAQ-CEO analysis. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2018;18(1):3774. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181.58.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2018.181...
.

Foi observado que os instrumentos utilizados foram efetivos na avaliação da satisfação dos usuários1919 Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2014;14(4):313-24. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144.06.
http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2014.144...
,2525 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0611...
, já que, com a finalidade de potencializar o estudo, foram usadas amostras probabilísticas no sentido promover validação externa às pesquisas1313 Lima ACSD, Cabral ED, Vasconcelos MMVB. Satisfação dos usuários assistidos nos Centros de Especialidades Odontológicas do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica. 2010;26(5):991-1002. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000500021. PMid:20563399.
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010...
,1414 López-Soto OP, del Pilar Cerezo-Correa M, Paz-Delgado AL. Variables relacionadas con la satisfacción del paciente de los servicios odontológicos. Gerenc Políticas Salud. 2010;9(18):124-36.,1818 Rodrigues CAQ, Silva PLV, Caldeira AP, Pordeus IA, Ferreira RC, Martins AMEDB. Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos. Rev Saude Publica. 2012;46(6):1039-50. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008. PMid:23380834.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102013...
,2121 Neves M, Martins AB, D’Ávila OP, Hilgert JB, Hugo FN. Can more resilient elderly people be more satisfied with dental services? Rev Odontol UNESP. 2015;44(6):326-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.07214.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0721...
,2222 Reyes-Fernández S, Paredes-Solís S, Legorreta-Soberanis J, Romero-Castro NS, Moreno MF, Andersson N. Satisfacción de usuarios con los servicios de salud bucal y factores asociados en Acapulco, México. Rev Cubana Estomatol. 2015;52(3):19-28.,2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686.

25 Martins AB, Seibt C, Neves M, Hilgert JB, Hugo FN. Availability of dental treatment is associated with satisfaction derived from Primary Health Care Services accessed by elderly. Rev Odontol UNESP. 2016;45(6):344-50. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.06116.
http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.0611...

26 Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Cien Saude Colet. 2017;22(1):151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015. PMid:28076538.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
-2727 Roberto LL, Martins AMEDB, Paula AMBD, Ferreira EF, Haikal DSA. Insatisfação com os serviços odontológicos e fatores associados entre adultos. Cien Saude Colet. 2017;22(5):1601-13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.17362015. PMid:28538930.
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320172...
. Dessa maneira, a avaliação da satisfação possibilita a manifestação do usuário, contribuindo para a execução do controle social e para a adequação dos serviços de saúde bucal ao atender as necessidades coletivas2424 Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(1):137-48. PMid:27861686..

CONCLUSÃO

A satisfação dos usuários quanto aos serviços de saúde bucal esteve associada à autopercepção quanto à saúde bucal, às relações humanas desenvolvidas entre usuários e profissionais e, inclusive, à forma de agendamento de consultas. A principal limitação encontrada foi a predominância de respostas positivas dos usuários, devido ao “viés de gratidão” e ao grau de subjetividade na determinação da satisfação. Os achados deste estudo podem contribuir para a discussão sobre relevância das pesquisas de satisfação em saúde bucal, com o fito de um maior controle social, empoderamento do usuário e qualificação da gestão e planejamento da atenção odontológica.

  • Como citar: Silva MFVM, Lima MES, Soares MAP, Figueiredo N. Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura. Cad Saúde Colet, 2022; Ahead of Print. https://doi.org/10.1590/1414-462X202230030439
  • Trabalho realizado no Observatório de Saúde Bucal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife (PE), Brasil.
  • Fonte de financiamento: nenhuma.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Nov 2022
  • Data do Fascículo
    Jul-Sep 2022

Histórico

  • Recebido
    25 Nov 2019
  • Aceito
    27 Nov 2020
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