Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

Caro leitor

O número 8 de Ambiente & Sociedade chega a nosso público com uma amostra variada da melhor reflexão sobre os temas envolvendo sustentabilidade e desenvolvimento social e econômico, em termos nacionais e globais. Os artigos, resenhas e ensaios selecionados certamente contribuirão para o debate atual da área. Descreveremos resumidamente o material que compõe esse número:

- Eduardo Gudynas retoma o debate sobre a constituição dos atores sociais presentes no movimento ambientalista, trazendo novas formas de se perceber articulação entre a sociedade civil, o Estado e o mercado como agentes de sustentabilidade na sociedade contemporânea.

- Antonio Magalhães Jr trata da questão dos Comitês de Bacias Hidrográficas e sua importância para a consolidação de mecanismos de gestão para os recursos hídricos. O autor realiza um levantamento consistente da bibliografia sobre o tema e analisa as condições institucionais e legais para uma eficiente implantação e gestão dos Comitês.

- Humberto Tommasino e Guillermo Foladori traçam um panorama apropriado dos problemas que envolvem a crise ambiental contemporânea, apresentando de forma clara e sistemática as correntes e questões principais da matéria. A mudança climática e a biodiversidade são utilizadas como ilustração dos inúmeros conflitos que a perspectiva ambiental envolve na busca de superação de suas crises.

- Daniel Brito realiza uma importante abordagem institucional sobre as políticas desenvolvimentistas implementadas na Amazônia, principalmente através da SUDAM, trazendo dados e análises fundamentais para se compreender os rumos da modernização da região.

- Thales de Andrade procura recuperar o debate sobre as implicações do desenvolvimento técnico sobre a problemática ambiental, utilizando para isso o pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon. Por intermédio dos conceitos elaborados por esse pensador, o autor propõe uma reorganização da discussão envolvendo a técnica e o ambiente.

- Agrippa Faria Alexandre enfrenta o desafio de pensar as possibilidades e limitações dos agentes ecologistas em politizar o debate ambiental no momento atual. Para isso ele recupera o pensamento de importantes autores nacionais e estrangeiros que tratam da política contemporânea e da organização das demandas ambientais, como Boaventura de Sousa Santos e Robin Eckersley entre outros.

- três resenhas de obras nacionais e estrangeiras de diferentes abordagens;

- Na seção Pontos de Vista, Héctor R. Leis apresenta o texto "Para uma reestruturação interdisciplinar das ciências sociais: a complexa tarefa de enfrentar os desafios da problemática ambiental sem cair no senso comum da sociedade civil".

- Na coluna Tangencial, Pedro Jacobi informa sobre o processo de criação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), que significa a concretização de um projeto antigo que implica em um passo adiante na institucionalização da pesquisa ambiental na academia brasileira.

Resta-nos por fim compartilhar uma boa notícia: a partir deste número podemos contar com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo qual agradecemos imensamente. Apesar das dificuldades em se editar uma revista científica em um país como o Brasil, principalmente em uma área de ponta com características francamente interdisciplinares, essas conquistas demonstram que os esforços qualificados e persistentes sempre valem a pena.

Até o próximo número.

Os editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Dez 2004
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaambienteesociedade@gmail.com