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Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo

Transition to the professional exercise in nursing: an experience in surgical group

Transición para el ejercicio profesional en enfermería: una experiencia en grupo operativo

Resumos

Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.

Enfermagem; Prática Profissional; Ensino; Estudantes de Enfermagem


This qualitative study aims to analyze the use of Pichon-Rivière's operative group approach, as a possibility for creating a room for the exchange of experiences between students in the 8th term of the Undergraduate Course in Nursing at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing, with a view to mitigating anxiety, facilitating the elaboration of daily experiences and integrating thoughts, feelings and actions. Seven group meetings were proposed on a weekly basis, using the operative group technique. Records were analyzed and an account was constructed about each meeting. Students reflected on their experiences in facing this moment of transition towards professional life, while lecturers questioned the experiences related to the teaching-learning process, reconsidering the limits of the traditional teaching model.

Nursing; Professional Practice; Teaching; Students; Nursing


El objetivo de este estudio cualitativo es lo de analizar el uso de la aproximación de grupo operativo de Pichon-Rivière, como posibilidad de crear un espacio para el cambio de experiencias entre alumnos del 8º semestre del Curso Pregrado en Enfermería de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo - Brasil, con la finalidad de aliviar ansiedades, facilitando la elaboración de las experiencias cotidianas, integrando pensar, sentir y hacer. Se propusieron siete encuentros grupales, semanalmente, utilizando la técnica de grupo operativo. Los registros fueron analizados y se construyó el relato de cada encuentro. Los alumnos reflexionaron acerca de sus experiencias al enfrentarse con ese momento de transición a la vida profesional y los docentes cuestionaron las experiencias relacionadas al proceso enseñanza-aprendizaje, repensando acerca de los límites del modelo tradicional de enseñanza.

Enfermería; Práctica Profesional; Enseñanza; Estudiantes de Enfermería


ARTIGOS DE PESQUISA

Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo

Transition to the professional exercise in nursing: an experience in surgical group

Transición para el ejercicio profesional en enfermería: una experiencia en grupo operativo

Adriana Katia CorrêaI; Maria Conceição B. de Mello e SouzaII; Toyoko SaekiII

IProfessor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. (EERP-USP)

IIProfessor Doutor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. (EERP-USP)

RESUMO

Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.

Palavras-chave: Enfermagem. Prática Profissional. Ensino. Estudantes de Enfermagem.

ABSTRACT

This qualitative study aims to analyze the use of Pichon-Rivière's operative group approach, as a possibility for creating a room for the exchange of experiences between students in the 8th term of the Undergraduate Course in Nursing at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing, with a view to mitigating anxiety, facilitating the elaboration of daily experiences and integrating thoughts, feelings and actions. Seven group meetings were proposed on a weekly basis, using the operative group technique. Records were analyzed and an account was constructed about each meeting. Students reflected on their experiences in facing this moment of transition towards professional life, while lecturers questioned the experiences related to the teaching-learning process, reconsidering the limits of the traditional teaching model.

Keywords: Nursing. Professional Practice. Teaching. Students, Nursing.

RESUMEN

El objetivo de este estudio cualitativo es lo de analizar el uso de la aproximación de grupo operativo de Pichon-Rivière, como posibilidad de crear un espacio para el cambio de experiencias entre alumnos del 8º semestre del Curso Pregrado en Enfermería de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo - Brasil, con la finalidad de aliviar ansiedades, facilitando la elaboración de las experiencias cotidianas, integrando pensar, sentir y hacer. Se propusieron siete encuentros grupales, semanalmente, utilizando la técnica de grupo operativo. Los registros fueron analizados y se construyó el relato de cada encuentro. Los alumnos reflexionaron acerca de sus experiencias al enfrentarse con ese momento de transición a la vida profesional y los docentes cuestionaron las experiencias relacionadas al proceso enseñanza-aprendizaje, repensando acerca de los límites del modelo tradicional de enseñanza.

Palabras clave: Enfermería. Práctica Profesional. Enseñanza. Estudiantes de Enfermería.

Recebido em 24/06/2004

Reapresentado em 19/11/2005

Aprovado em 23/11/2005

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Nov 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Recebido
    24 Jun 2004
  • Revisado
    19 Nov 2005
  • Aceito
    23 Nov 2005
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