Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições de florence nightingale: uma revisão integrativa da literatura

Las contribuciones de Florence Nightingale: una revisión integradora de la literatura

Resumos

Florence Nightingale é fonte de inspiração e alvo de pesquisa para estudiosos em todo o mundo. Este artigo teve como objetivo identificar a contribuição dos feitos e escritos de Florence Nightingale nos artigos publicados entre os anos de 2004 e 2011, na percepção de seus autores.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura exposta em artigos que continham, em seus títulos e/ou resumos, as palavras Florence Nightingale, realizada em bases de dados entre os anos de 2004 e 2011, totalizando 33 artigos. A análise ocorreu com base em um quadro com o objetivo e a sumarização dos pontos principais expostos nos artigos. Os resultados indicam que Nightingale, como uma pessoa pública, é alvo de comentários controversos sobre sua vida e profissão. Conclui-se que seus feitos e escritos influenciaram diversas áreas além da enfermagem, a exemplo da estatística, administração em saúde, saúde pública, fisioterapia e espiritualidade.

Enfermagem; História da Enfermagem; Cuidados de enfermagem


OBJETIVO:

Este capítulo tiene como objetivo identificar la contribución de los hechos y escritos de Florence Nightingale en los artículos publicados entre los años de 2004 y 2011, en la percepción de sus autores.

MÉTODOS:

Se trata de una revisión integradora de la literatura expuesta en artículos que contenían, en sus títulos y/o resúmenes, las palabras "Florence Nightingale". La investigación fue realizada con un total de 33 artículos. El análisis se dio con base en un cuadro con el objetivo y el resumen de los principales puntos expuestos.

RESULTADOS:

Los resultados indican que Nightingale, como persona pública, es objeto de comentarios polémicos sobre su vida y profesión.

CONCLUSIÓN:

Se concluye que sus hechos y escritos influenciaron diversas áreas además de la enfermería, como la estadística, la administración en salud, la salud pública, la fisioterapia y la espiritualidad.

Enfermería; Historia de La Enfermería; Atención de Enfermería


OBJECTIVE:

Florence Nightingale is a source of inspiration and a subject of research for researchers worldwide. This article is aimed at identifying the contributions of Florence Nightingale's achievements and written work in the articles published between 2004 and 2011, from the perception of their authors.

METHODS:

It is an integrative review of the literature based on articles that contained the words Florence Nightingale in their titles and/or abstracts, undertaken in databases between 2004 and 2011, totaling 33 articles. The analysis was based on an electronic table showing the objective and summary of the main points expressed in the articles.

RESULTS:

The results suggest that, as a public person, Nightingale's personal and professional life has been the subject of controversial comments.

CONCLUSION:

It is concluded that her achievements and written work have influenced several fields other than nursing, such as statistics, health administration, public health, physiotherapy and spirituality.

Nursing; History of Nursing; Nursing Care


INTRODUÇÃO

Florence Nightingale contribuiu, em sua época, para a melhoria e o desenvolvimento da saúde, mantendo-se, até os dias atuais, como fonte de inspiração e alvo de pesquisa para estudiosos em todo o mundo. Nascida de família abastada, tinha sobre si expectativas da alta sociedade inglesa: passar longas tardes de conversas com a irmã, fazer passeios de carruagem para visitar amigos, frequentar festas e jantares, tocar piano e manter-se ocupada com bordados e pinturas. Tudo isso para se preparar para o casamento. Nightingale, entretanto, queria usar suas habilidades para fazer diferença no mundo11. Garofalo ME, Fee E.Florence Nightingale (1820-1910): feminism and hospital reform. Am. j. public health. 2010;100(9):1588. . Graças a sua determinação, inteligência, perspicácia e influência, conseguiu alcançar seus objetivos. Foi inovadora ao utilizar a sua experiência na Guerra da Crimeia para demonstrar os primeiros exemplos da interligação entre pesquisa, teoria e prática22. Clements PT, Sekula LK. Toward advancement and evolution of Forensic nursing: the interface and interplay of research, theory, and practice. J Forensic Nursing. 2005;1(1):35. . Ao retornar da guerra, usou sua influência para fazer campanhas pela saúde pública e promover sistemas educacionais por meio de suas cartas e livros33. Attewell A. Florence Nightingale (1820-1910). Prospects: the quarterly review of comparative education. 1998;26(1):156. . Seu livro mais conhecido, "Notes on Nursing: What it is and what is not"44. Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. São Paulo (SP): Cortez; 1989. , é uma leitura obrigatória para os profissionais de enfermagem, pois está repleto de sabedoria, sagacidade, história e conhecimento55. Tierney GL. The passion in Florence Nightingale. Orthop Nurs. 2003;22(5):319. .

Algumas de suas práticas de observação, pesquisa, experiência e arte estão começando a ser redescobertas, com o propósito de resgatá-las na prática atual de enfermagem, o que inclui respeito ao ser humano66. Watson J. Florence Nightingale and the enduring legacy of transpersonal human caring-healing. J. holist nurs. 2010;28(1):107. . Reconhecida como pioneira no que se refere ao pensamento filosófico, científico e ético para a enfermagem77. Camponogara S. Saúde e meio ambiente na contemporaneidade: o necessário resgate do legado de Florence Nightingale. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. (Online). 2012 mar; [citado 2012 June 11];16(1):178-84. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452012000100024&lng=en.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, deixou um legado rico em carinho e compaixão, instituindo o cuidado como base do trabalho de enfermagem88. Boykin A, Dunphy L. Justice-making: nursing's call. Policy Polit Nurs Pract. 2002;3(1):14-9. .

A produção científica sobre Florence Nightingale é extensa e conhecida em diversos países. No Brasil, os estudos concentram-se em sua biografia e utilizações de seus escritos como referencial teórico e/ou metodológico em estudos de enfermagem. Esta revisão visa contribuir com um recorte do que vem sendo estudado sobre Florence no mundo, com o intuito de ampliar o conhecimento dos brasileiros interessados na autora e, especialmente, dos acadêmicos de enfermagem e enfermeiros. Desta forma, este artigo tem como objetivo identificar a contribuição dos feitos e escritos de Florence Nightingale nos artigos publicados entre os anos de 2004 e 2011 na percepção de seus autores.

METODOLOGIA

Utilizou-se um protocolo de pesquisa guiado pelas seis etapas indicadas para constituição da Revisão Integrativa da Literatura: 1) seleção da pergunta de pesquisa; 2) definição dos critérios de inclusão de estudos e seleção da amostra; 3) representação dos estudos selecionados em formato de tabelas, considerando todas as características em comum; 4) análise crítica dos achados, identificando diferenças e conflitos; 5) interpretação dos resultados; e 6) relato claro da evidência encontrada99. Ganong LH. Integrative reviews of nursing. Rev Nurs Health. 1987;10(1):1-11. .

A busca e a seleção dos estudos foram realizadas no mês de junho de 2011, nos sites Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e EBSCOhost, por acesso remoto identificado pela Universidade Federal de Santa Catarina. A pergunta de pesquisa foi: Qual a contribuição dos feitos e escritos Florence Nightingale evidenciada nos artigos publicados entre os anos de 2004 e 2011 na percepção de seus autores?

Considerou-se como critérios para seleção dos artigos: pesquisas originais, reflexões e revisões de literatura disponíveis online gratuitamente no formato completo, nos idiomas português, espanhol e inglês, entre os anos de 2004 e 2011, e que contivessem, em seus títulos e/ou resumos, as palavras: Florence Nightingale.

Foram identificadas 1.460 publicações, das quais 178 disponíveis no formato completo. Após leitura do título e do resumo, excluíram-se as produções duplicadas e/ou que não atendiam aos critérios, restando 40 para análise detalhada, a qual ocorreu mediante leitura criteriosa do texto, verificando-se a aderência e pertinência ao escopo do estudo. A amostra final foi composta por 33 artigos. Os dados foram organizados em um quadro, com a identificação do artigo com base em sua referência e a sumarização de seus resultados.

RESULTADOS

Em relação ao país de origem dos estudos publicados nos artigos, os dados revelam que 42,4% >(14) são dos Estados Unidos, 21,2% (7) do Brasil, 12,1% (4) do Canadá, 12,1% (4) da Inglaterra, 6% (2) da Austrália, 3,1% (1) de Portugal e 3,1% (1) da Suíça.

O Quadro 1 apresenta a síntese das percepções dos autores sobre as contribuições de Florence Nightingale expressas em cada artigo selecionado:

Quadro 1
Sumarização dos resultados por artigo

DISCUSSÃO

Os dados apresentados demonstram oscilação no número de artigos publicados sobre Florence Nightingale no período do estudo. Destaca-se o significativo número de publicações em 2011, ano em que se comemorou o centenário da sua morte. Os estudos, delineados com diversificadas metodologias, mostram a versatilidade de suas ideias.Registram ainda diferentes juízos de valor para Nightingale, positivos e negativos, defensores e acusadores. Conforme registrado nos artigos, seus feitos e escritos influenciaram diversas áreas, além da enfermagem, tais como estatística, administração em saúde, saúde pública, fisioterapia e espiritualidade.

Esta enfermeira italiana destacou-se em sua época por suas habilidades em estatística, que lhe permitiram visualizar a situação dos hospitais e apresentar propostas de melhorias. Como metodologista de pesquisa de alta habilidade e estatística apaixonada, foi responsável pelo mais notável projeto de melhoria da qualidade de um hospital, como demonstrado por sua cuidadosa documen tação quantitativa e pelos resultados do atendimento1010. Neuhauser D. Florence Nightingale gets no respect: as a statistician that is. Qual Saf Health Care [ periódico na internet ]. 2003;12(4):317; [ citado 2010 Out 15 ]; Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1743730/>.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
. Na Guerra da Crimeia, introduziu a visão da atuação da enfermagem não somente ao paciente, mas também no ambiente, ao ampliar as suas funções para organizar os serviços de cozinha, lavanderia, rouparia, limpeza e almoxarifado,controlando-os pela observação e supervisão. Com isso, introduziu a hierarquia e a disciplina na Enfermagem1111. Formiga JMM, Germano RM. Por dentro da história: o ensino de Administração em Enfermagem. Rev bras Enferm. 2005; [citado 2012 fev 29];58(2):223. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672005000200019&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
.

Alguns artigos ressaltam a importância de Nightingale como precursora dos conhecimentos de administração em enfermagem ao mudar a realidade dos hospitais. Antes da atuação de Florence , estes eram casas de repouso, onde a morte coexistia desveladamente com a vida; insetos e roedores disputavam alimento com os pacientes; mortos e vivos permaneciam no mesmo leito. O hospital - depois dela - tem tido a saúde como o maior bem produzido e a melhoria da qualidade de vida como uma busca constante1212. Andrade GM. Infecção hospitalar: mitos e verdades, velhos hábitos, novas atitudes. Brasília Med. 2002;39(1):58. .

Os planos de Florence para o cuidado de enfermagem transcendem o seu tempo e incitam a vislumbrar o presente e o futuro quando ela, por exemplo, tornou clara as relações entre o ser humano, o ambiente e a natureza como um meio de aprendizagem para crescimento profissional por meio da conexão entre saúde, cuidado e cura.66. Watson J. Florence Nightingale and the enduring legacy of transpersonal human caring-healing. J. holist nurs. 2010;28(1):107. Sua contribuição transcende a prática ao refletir sobre os aspectos éticos e morais da enfermagem, o que permite que os acadêmicos possam não só construir o legado deixado por Nightingale como também moldar o futuro da profissão.1313. Hoyt S. Florence Nightingale's Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J holist nurs. 2010;28(1):331.

A despeito das contribuições de Nightingale para a enfermagem e para a saúde em geral, autores discutem sua atuação enquanto cuidadora e destacam suas dificuldades de relacionamento com as enfermeiras em guerra, na sua escola e nos hospitais por onde passou. Entretanto, relatos da época contradizem-se, pois, enquanto alguns confirmam o apoio e cuidado de Nightingale aos feridos da guerra, outros criticam sua postura administrativa e dedicação ao registro das suas realizações. Independente dos rumores sobre sua forma de relacionamento em trabalho, os feitos de Florence Nightingale cruzaram os continentes, fazendo com que o sistema nightingaleano fosse considerado um modelo a ser seguido para a criação dos primeiros cursos de enfermagem.

CONCLUSÃO

Ao revisitar a vida, os feitos e os escritos de Nightingale, percebe-se que muitos são os olhares que podem ser lançados sobre eles. Inovadora para o seu tempo, teve impacto em diversas áreas do conhecimento, como explorado nos 33 artigos selecionados nesta revisão.

Como uma pessoa pública, Nightingale é alvo de comentários controversos sobre sua vida e profissão. Com uma postura mais administrativa ou cuidadora, afetuosa ou distante, é importante destacar sua contribuição para as diversas áreas de estudos. Como pioneira na saúde, continua atraindo admiradores e críticos, que aprofundam os estudos sobre esta enfermeira. Seus escritos são passíveis de adaptação e implementação nos mais variados cenários de cuidado, influenciando na experiência de ser enfermeira.

Quanto às limitações deste estudo, o extenso achado de publicações sobre Florence Nightingale somado a resumos incompletos fizeram com que os autores da revisão lessem boa parte dos artigos na íntegra para poder selecioná-los ou descartá-los. O rigor na produção de resumos completos deve ser priorizado para melhor compreensão dos escritos sem ter que recorrer ao texto completo. Conclui-se que este artigo, ao incorporar estudos realizados em vários países e englobar diferentes perspectivas, contribui para a ampliação do olhar sobre Florence Nightingale. Mostra-a como mulher e estudiosa, como uma pessoa com qualidades e defeitos que deixou um legado significativo para a enfermagem e saúde mundial.

REFERÊNCIAS

  • 1
    Garofalo ME, Fee E.Florence Nightingale (1820-1910): feminism and hospital reform. Am. j. public health. 2010;100(9):1588.
  • 2
    Clements PT, Sekula LK. Toward advancement and evolution of Forensic nursing: the interface and interplay of research, theory, and practice. J Forensic Nursing. 2005;1(1):35.
  • 3
    Attewell A. Florence Nightingale (1820-1910). Prospects: the quarterly review of comparative education. 1998;26(1):156.
  • 4
    Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. São Paulo (SP): Cortez; 1989.
  • 5
    Tierney GL. The passion in Florence Nightingale. Orthop Nurs. 2003;22(5):319.
  • 6
    Watson J. Florence Nightingale and the enduring legacy of transpersonal human caring-healing. J. holist nurs. 2010;28(1):107.
  • 7
    Camponogara S. Saúde e meio ambiente na contemporaneidade: o necessário resgate do legado de Florence Nightingale. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. (Online). 2012 mar; [citado 2012 June 11];16(1):178-84. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452012000100024&lng=en.
    » http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452012000100024&lng=en
  • 8
    Boykin A, Dunphy L. Justice-making: nursing's call. Policy Polit Nurs Pract. 2002;3(1):14-9.
  • 9
    Ganong LH. Integrative reviews of nursing. Rev Nurs Health. 1987;10(1):1-11.
  • 10
    Neuhauser D. Florence Nightingale gets no respect: as a statistician that is. Qual Saf Health Care [ periódico na internet ]. 2003;12(4):317; [ citado 2010 Out 15 ]; Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1743730/>.
    » https://doi.org/10.1136/qhc.12.4.317» http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1743730/
  • 11
    Formiga JMM, Germano RM. Por dentro da história: o ensino de Administração em Enfermagem. Rev bras Enferm. 2005; [citado 2012 fev 29];58(2):223. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672005000200019&lng=en&nrm=iso
    » http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672005000200019&lng=en&nrm=iso
  • 12
    Andrade GM. Infecção hospitalar: mitos e verdades, velhos hábitos, novas atitudes. Brasília Med. 2002;39(1):58.
  • 13
    Hoyt S. Florence Nightingale's Contribution to Contemporary Nursing Ethics. J holist nurs. 2010;28(1):331.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2013

Histórico

  • Recebido
    06 Ago 2012
  • Revisado
    21 Mar 2013
  • Aceito
    02 Jun 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com