Resumos
Supervisionar condições bucais e ensinar o procedimento de higienização bucal são responsabilidades do enfermeiro. Pacientes em quimioterapia apresentam fatores de risco para alterações bucais e sistêmicas.
Objetivo:
Verificar o efeito do vídeo educativo sobre o conhecimento cognitivo e procedimental de higienização bucal, o grau de importância que o aluno atribui ao procedimento para a saúde bucal de pacientes em quimioterapia e avaliar a aceitação desta estratégia de ensino.
Método:
Estudo quasi-experimental, tipo antes-depois de uma intervenção (vídeo), com alunos do último ano de graduação em enfermagem no interior paulista. Empregaram-se instrumentos para avaliação inicial e final do conhecimento cognitivo e procedimental sobre a higiene bucal; para análise da importância atribuída ao procedimento e da relevância da experiência de aprendizagem.
Resultado:
23 alunos participaram do estudo; 82% consideraram a experiência útil e 87% a recomendariam. Os dados evidenciaram aumento do conhecimento cognitivo (p < 0,05) e técnico (p < 0,05) após o vídeo.
Conclusão:
Vídeo educativo melhorou o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem; foi bem aceito e pode ser utilizado no treinamento da equipe multidisciplinar. Número de registro no Clinical Trials.gov: NCT02072577
Cuidados de enfermagem; Saúde bucal; Conhecimento; Higiene bucal
Supervisar condiciones bucales y enseñar procedimientos de higiene oral son responsabilidades del enfermero. Pacientes en quimioterapia presentan factores de riesgo para alteraciones orales y sistémicas.
Objetivo:
Determinar el efecto del video educativo sobre el conocimiento cognitivo y de procedimiento de la higiene oral, la importancia que el estudiante de Enfermería atribuye al procedimiento para la salud bucal de pacientes en quimioterapia y evaluar la aceptación del método.
Método:
Estudio casi-experimental, del tipo antes y después de una intervención (video) con estudiantes del último año de graduación en Enfermería.
Resultado:
Participaron 23 alumnos, para 82% la experiencia es útil y el 87% lo recomendaría. Los datos mostraron aumento del conocimiento cognitivo (p < 0,05) y técnico (p < 0,05) después de la exhibición.
Conclusión:
El video mejoró los conocimientos de los estudiantes; fue bien aceptado y se puede utilizar para entrenamiento del equipo multidisciplinario.
Atención de Enfermería; Salud bucal; Conocimiento; Higiene bucal
Supervise dental conditions and teach oral hygiene are responsibility of the nurse. Patients on chemotherapy have risk factors for oral and systemic changes.
Objective:
To determine the effect of educational video on the cognitive and procedural knowledge of oral hygiene, the degree of importance that the student gives to procedure for the oral health of patients undergoing chemotherapy and evaluate the acceptance of this teaching strategy.
Methods:
Quasi - experimental study, before and after an intervention (video) with senior students of undergraduate nursing. Instruments were employed to evaluate start and end the cognitive and procedural knowledge about oral hygiene, analysis the relevance of the learning experience importance.
Results:
23 students participated in the study, 82% found the experience useful and 87 % would recommend to. Data showed increased cognitive and technical (p < 0.05) knowledge (p < 0.05) after the video.
Conclusion:
Educational video improved cognitive and procedural knowledge of undergraduate students in nursing; was well accepted and can be used in the multidisciplinary team training.
Nursing care; Oral Health; Knowledge; Oral Hygiene
INTRODUÇÃO
A escovação dos dentes é a medida mais eficiente e usual para remover biofilme da placa dental, sem considerarmos a intervenção profissional11 Abidia RF. Oral Care in the Intensive Care Unit: A Review. J Contemp Dent Pract. 2007 jan;8(1):76-82.. A higiene bucal adequada é importante para a saúde global; a orientação do indivíduo para realizá-la de forma regular contribui para manutenção desta.
Uma das formas de oferecer informações para contribuir na mudança de comportamento de higiene bucal é associando-a a tecnologias visuais, como a um vídeo. Este, quando comparado a linguagem escrita, possui maior impacto na aprendizagem22 Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! a guide for creating a DVD/video. Nurse Educ. 2009 may/Jun;34(3):118-21.. O vídeo tem sido empregado com resultados positivos no ensino33 Fonseca LMM, Leite AM, Mello DF, Silva MAI, Lima RAG, Scochi CGS. Educational technology in health: contributions for pediatric and neonatal nursing. Esc Anna Nery. 2011 jan/mar;15(1):190-6. de alunos para aquisição de habilidades cognitivas e procedimentais44 Cardoso AF, Morelli L, Braga FTMM, Vasques CI, Santos CB, Carvalho EC. Effect of a vídeo on developing skills in undergraduate nursing students for the management of totally implantable central venous access ports. Nurse Educ Today. 2012;32:709-13.,55 Marmol MT, Braga FTMM, Garbin LM, Moreli L, Santos CB, Carvalho EC. Central catheter dressing in a simulator: the effects of tutor's assistance or self-learning tutorial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012;20:1134-41.. Frente a tal contribuição como estratégia de ensino, para o presente estudo foi utilizado um vídeo, tendo como conteúdo educativo a técnica de higiene bucal.
Esta pesquisa tem como finalidade favorecer o aluno de graduação em enfermagem a desenvolver competências para executar seu papel educativo sobre higiene bucal e fortalecer seu conhecimento para avaliar, adequadamente, a higiene bucal de pessoas em tratamento quimioterápico. Justifica-se a escolha de tal conteúdo, visto ser esta atividade parte do cotidiano da sua prática profissional futura.
Os objetivos, deste estudo, foram verificar a eficácia de um vídeo educativo no conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação sobre a técnica de higiene oral em pacientes em tratamento quimioterápico, verificar o grau de importância que o aluno atribui a esse procedimento e verificar a aceitação do uso do vídeo como estratégia de ensino.
MÉTODO
Pesquisa quase experimental, tipo antes e depois de uma intervenção, na qual foi utilizado um vídeo educativo como uma estratégia de ensino sobre higienização bucal.
O desenvolvimento do vídeo ocorreu em três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Na fase de pré-produção, o roteiro foi desenvolvido considerando o público alvo, bem como as estratégias de filmagem definidas. Na fase seguinte, as cenas foram gravadas, conforme o roteiro desenvolvido; nesta etapa, um profissional da área de produção contribuiu, proporcionando a iluminação adequada, o melhor ângulo das câmeras e disposição dos microfones no ambiente para a captação do som. A última fase, a pós-produção, contemplou a edição da filmagem, inclusão de animações e do áudio. A duração do vídeo menor de dez minutos é recomendada22 Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! a guide for creating a DVD/video. Nurse Educ. 2009 may/Jun;34(3):118-21..
A edição do vídeo foi realizada por um profissional especializado e com experiência em vídeo educacional. Este vídeo foi desenvolvido, avaliado por cinco especialistas (100% de aprovação) e, inicialmente, empregado na pesquisa55 Marmol MT, Braga FTMM, Garbin LM, Moreli L, Santos CB, Carvalho EC. Central catheter dressing in a simulator: the effects of tutor's assistance or self-learning tutorial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012;20:1134-41. “Efeito do uso da Simulação (vídeo) sobre a Higiene bucal de pessoas submetidas à quimioterapia”, desenvolvida com pacientes em tratamento quimioterápico para doenças hematológicas, no HCFMRP-USP. No presente estudo este material educativo esta sendo submetido a teste como estratégia educativa de profissionais. O tempo de duração do vídeo, reformulado para esta clientela, é de 8 minutos.
A população foi composta por 130 graduandos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo - USP, sendo 80 do quarto ano do Curso de Bacharelado em
Enfermagem e 50 do 5º ano do Curso de Bacharelado e de Licenciatura em Enfermagem. Todos
foram convidados a participar do estudo, todavia cerca de 17,7% manifestou interesse,
característica observada em outro estudo com metodologia semelhante66 Carvalho EC, Stina APN, Marmol MT, Garbin LM, Braga FTMM, Moreli L et
al. Effects of an educational video on the oral hygiene of patients with hematologic
disorders. Rev. Eletr. Enf. [on line].2014;[cited 2015 abr 29];16(2):304-11.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300. - doi:
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.
Os critérios de seleção dos alunos foram: estar nos semestres letivos supra descritos, pois nessa etapa do curso, os alunos já receberam informações sobre o valor desse procedimento para grupos de pessoas saudáveis e com patologias crônicas como o câncer; portanto, estão aptos a desenvolver o papel educativo com pacientes sobre essa temática, bem como a identificar o grau de conhecimento do paciente sobre o tema e complementá-lo, se necessário.
O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da EERP-USP, conforme diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, Resolução nº 196 de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde, recebendo aprovação (Parecer nº 26853 -05/2015). Todos os participantes assinaram as duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2013, seguindo as seguintes etapas:
inicialmente, antes do aluno assistir ao vídeo educativo, o pesquisador preenchia um
instrumento de identificação do sujeito; aplicava uma escala (de zero a dez) para
avaliação da relevância que o aluno atribuía à higienização bucal de pessoas em
quimioterapia; aplicava um instrumento composto por afirmativas (verdadeiras ou falsas)
relacionadas ao conhecimento acerca da higiene bucal de pessoas em tratamento
quimioterápico; observava a realização da higiene bucal pelo participante, em si mesmo,
empregando a técnica de higienização bucal que ele julgava ser a correta, sendo estas
informações registradas em instrumento específico, que contemplava os passos que
deveriam ser empregados para higienização bucal do paciente e as estruturas
escovadas66 Carvalho EC, Stina APN, Marmol MT, Garbin LM, Braga FTMM, Moreli L et
al. Effects of an educational video on the oral hygiene of patients with hematologic
disorders. Rev. Eletr. Enf. [on line].2014;[cited 2015 abr 29];16(2):304-11.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300. - doi:
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. Na sequência, o aluno assistia ao
vídeo educativo sobre o procedimento investigado; demonstrava novamente, nele mesmo, o
procedimento de higienização bucal. Concomitantemente, o pesquisador observava o
procedimento realizado, anotando em outro instrumento os passos que deveriam ser
empregados para higienização bucal do paciente e as estruturas escovadas66 Carvalho EC, Stina APN, Marmol MT, Garbin LM, Braga FTMM, Moreli L et
al. Effects of an educational video on the oral hygiene of patients with hematologic
disorders. Rev. Eletr. Enf. [on line].2014;[cited 2015 abr 29];16(2):304-11.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300. - doi:
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, a execução da técnica de escovação de dentes, do
uso de enxaguatório bucal e de fio dental. Finalmente, o aluno avaliava a aceitação da
estratégia educativa77 Braga FTMM, Garbin LM, Marmol MT, Khouri VY, Vasques CI, Carvalho EC.
Oral hygiene in chemotherapy patients: construction and validation of an educational
video. Journal of Nursing UFPE on line. 2014;8(10):3331-9., atribuindo um valor ao
vídeo como método que poderia favorecer o conhecimento sobre higienização bucal de
pessoas em quimioterapia. O tempo estimado para a participação do sujeito na pesquisa
foi de, aproximadamente, 30 minutos.
A adequação dos instrumentos e a viabilidade operacional e técnica da pesquisa foram, previamente, testados com três alunos concluintes do curso de graduação em enfermagem em 2012, sendo duas mulheres e um homem, com idades de 24 anos e 23 anos (dois sujeitos). Na avaliação inicial dos instrumentos e validade operacional da técnica, os três participantes obtiveram grau de aprendizado significativo após a exibição do vídeo, mostrando, assim, que este contribui para o aprendizado. Esses alunos ainda consideraram a importância do procedimento de higiene bucal em pessoas que estão em tratamento quimioterápico como sendo muito elevada (média de 9,6).
Os dados foram analisados no programa Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 17.0 for Windows. As variáveis de caracterização demográfica foram apresentadas utilizando a frequência absoluta, porcentagem e média. Depois de verificada a distribuição normal das médias de acertos obtidos pelos sujeitos na realização do procedimento (teste de Shapiro Wilk), foi aplicado o teste de posto sinalizados de Wilcoxon para comparar a diferença entre as médias de acertos, antes e após o vídeo.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
O estudo foi composto por 23 participantes, sendo 20 mulheres (87%) e 3 homens (13%) e a faixa etária variou entre 21 e 24 anos (média de 22,48).
A frequência de acertos que retrata o conhecimento cognitivo, comparando-se os dois momentos antes e a após o vídeo, aponta variação (Tabela 1).
Teste de conhecimento cognitivo sobre higiene bucal de pessoas em tratamento quimioterápico, antes e após a exposição ao vídeo educativo (n = 23). Ribeirão Preto, 2013
Apenas 13 (56%) sujeitos acertaram 50% ou mais das questões na fase inicial; todavia, os 21 (91,30%) sujeitos acertaram mais de 50% após o vídeo.
Na fase inicial, a média de acertos foi de 9,04 (DPa = 2,03) e após a exposição do vídeo a média foi de 13,52 (DPd = 1,90). Houve diferença entre as médias (p < 0,05).
Nota-se que apenas dez itens eram conhecidos pela maioria dos sujeitos no início do estudo e ainda dois itens (9 e 16) apresentaram reduzidos acertos na fase final, após a exposição ao vídeo.
Em relação ao desenvolvimento da técnica de higiene bucal, avaliou-se a sequência de 16 itens. Destes, 11 itens já eram conhecidos pela maioria dos sujeitos na fase inicial; contudo, os achados evidenciaram expressivo aumento após a exposição ao vídeo (Tabela 2).
Frequência de passos da técnica de higiene bucal, corretamente executados, antes e após a exposição ao vídeo educativo (n = 23). Ribeirão Preto, 2013
Na fase inicial, a média de acertos da execução da técnica foi de 8,83 (DPa = 2,59). Já na fase final, a média foi de 15,39 (DPd = 0,99). Houve diferença na média de acertos na execução da técnica de higiene bucal entre os dois momentos (p < 0,05) pelo teste de postos sinalizados de Wilcoxon.
As estruturas bucais escovadas pelos alunos foram: gengivas, dentes, língua, bochecha, palato e assoalho da boca, sendo que somente um sujeito não escovou a língua antes do vídeo, justificando sentir muita náusea ao realizar tal procedimento.
A média da importância atribuída ao procedimento de higiene bucal em pessoas em tratamento quimioterápico, numa escala de 0 a 10, foi de 9,6. Quanto à avaliação do conteúdo apresentado no vídeo, 19 (82,6%) avaliaram como muito útil; 20 (87,0%) recomendariam o vídeo e, em relação ao vídeo enquanto ferramenta de auxilio no desempenho de atividades como enfermeiro, 21 (91,3%) consideraram que certamente o recomendariam.
DISCUSSÃO
O tamanho amostral, a despeito do rastreamento intensivo, foi pequeno e pode ter
influenciado nos achados. Contudo, a amostra permitiu análises do efeito da intervenção,
onde a média de acertos das 16 questões, que foi de 9,04 antes do vídeo, subiu para
13,52, isto é, um aumento de 49,56 %. A mudança do comportamento de higiene bucal
associada às tecnologias visuais, na presente amostra, reforça que um vídeo é uma
estratégia que possui um impacto na aprendizagem66 Carvalho EC, Stina APN, Marmol MT, Garbin LM, Braga FTMM, Moreli L et
al. Effects of an educational video on the oral hygiene of patients with hematologic
disorders. Rev. Eletr. Enf. [on line].2014;[cited 2015 abr 29];16(2):304-11.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300. - doi:
10.5216/ree.v16i2.23300.
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dado que aquilo que se vê e se ouve tem acentuada influência sobre o nosso
comportamento88 Baggio MA, Erdmann AL, Dal Sasso GTM. Cuidado humano e tecnologia na
enfermagem contemporânea e complexa. Texto & contexto enferm. [on line].
2010;[citado 2015 abr 16];19(2):378-85. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000200021.
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.
A força comunicacional das imagens “consegue dizer muito mais do que captamos e encontra dentro de nós uma repercussão em imagens básicas, centrais, simbólicas, arquetípicas, com as quais nos identificamos, ou que se relacionam conosco de alguma forma”99 Cavalcante BB, Moreira AG, Araújo STC. A comunicação terapêutica do enfermeiro: desafios no treinamento do cliente em diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD). Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. 2010 out/dez;2(Supll.):1015-7.. Elas foram utilizadas desde os primeiros registros informacionais produzidos pelo homem1010 Moraes AF. A diversidade cultural presente nos vídeos em Saúde. Interface: Comunicacao, Saude, Educacao. 2008;12(27):811-22..
Conforme a Tabela 1, para a maioria das questões evidenciou-se aumento do número de acertos após a exposição ao vídeo, com exceção das afirmativas 6, 7, 9 e 16. Em relação à afirmativa 6, parte dos alunos (n = 8) respondeu de forma errônea ao item, possivelmente. induzidos pela afirmação que se deve realizar a higiene bucal ao acordar e dormir, somente. Referiram que tinham interpretado que era para se realizar a escovação somente ao despertar e antes de dormir e isso não condiz com o esperado, visto que não se orienta a escovação somente nestes dois momentos do dia.
Um estudo realizado no Brasil aponta que os participantes apresentaram hábitos razoáveis
de higiene bucal, sobretudo em relação à frequência de escovação. A frequência de
escovação mais citada foi de três vezes ao dia, independente da condição social1111 Colussi PRG, Haas AN, Oppermann RV, Rösing CK. Consumo de dentifrício e
fatores associados em um grupo populacional Brasileiro. Cad. Saude Publica [on line].
2011 mar;[citado 2014 jan 29];27(3):546-54. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000300014&lng=en.
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.
Os sujeitos do presente estudo apresentaram índice de acertos maior nas alternativas 7 e 16 (Tabela 1) antes do vídeo, mostrando que ainda permaneceram com dúvidas acerca das estruturas a serem escovadas e sequência, apesar de terem realizado a escovação das mesmas. Em relação a este procedimento, independente de haver edentulismo ou não, a pessoa deve realizar higiene da cavidade bucal com escovação de dentes e próteses, palato duro, bochechas e língua1212 Secretaria da Saúde. Manual técnico: saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde/Secretaria da Saúde, Coordenação da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família. 2ª ed. São Paulo: SMS; 2012. 70p..
Ainda na Tabela 1, referente às alternativas 2 e 9, os sujeitos seguiram com dúvidas quanto à formação da placa bacteriana e o tempo indicado para a escovação após as refeições. Todavia, um dos métodos mais eficazes para prevenir a formação do biofilme é evitar ou reduzir a aderência inicial da bactéria à superfície do dente.
Para tanto, pode-se empregar a escovação dos dentes, medida mais eficiente e usual para
remover biofilme da placa dental11 Abidia RF. Oral Care in the Intensive Care Unit: A Review. J Contemp
Dent Pract. 2007 jan;8(1):76-82.,1313 Barbosa AM, Ribeiro DM, Caldo-Teixeira AS. Conhecimentos e práticas em
saúde bucal com crianças hospitalizadas com câncer. Cienc. saude colet. [on line].
2010 jun; [citado 2014 jan 29];15(Suppl 1):1113-22. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700019&lng=en.
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,1414 Teixeira KIR, Bueno AC, Cortés ME. Processos físico-químicos no biofilme
dentário relacionados à produção da cárie. Quim. nova esc. 2010
ago;32(3):145-50.; o seu emprego é de grande importância para a
manutenção das condições de saúde bucal, evitando ou retardando a colonização do meio
gengival por espécies bacterianas.
Já na Tabela 2, que apresenta os passos da
técnica da escovação (técnica de Bass), observa-se que o número de acertos foi maior em
todos os itens, evidenciando melhora na técnica de higienização bucal. Contudo, a
escovação mecânica quando associada ao uso do fio dental é importante para o controle do
biofilme dental, da gengivite e da doença periodontal1515 Souza CHC, Dantas-Neta NB, Laurentino JB, Nunes-dos-Santos DL, Prado
Júnior RR, Mendes RF. Fatores de risco relacionados à condição de saúde periodontal
em universitários. Revista de Odontologia na UNESP [on line]. 2013 jun;[citado 2014
jan 29];42(3):152-159. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000300002&lng=en.
http://dx.doi.org/10.1590/S1807-25772013000300002.
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. O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez por dia, em movimento
de deslizamento, similar a letra C. Nos pacientes em quimioterapia pode ocorrer
sangramento e, somente em caso de plaquetopenia severa, o uso do fio dental deve ser
suspenso66 Carvalho EC, Stina APN, Marmol MT, Garbin LM, Braga FTMM, Moreli L et
al. Effects of an educational video on the oral hygiene of patients with hematologic
disorders. Rev. Eletr. Enf. [on line].2014;[cited 2015 abr 29];16(2):304-11.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300. - doi:
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.
Quando foram questionados acerca do enxaguatório bucal, cinco dos 23 sujeitos relataram não ter o hábito de utilizá-lo, não o fazendo também após a exposição do vídeo. Cabe lembrar que a eficiência da higiene é aumentada com o uso de enxaguatórios bucais, que propiciam a mudança do pH da cavidade oral, como as soluções alcalinas, reduzindo o crescimento de bactérias e fungos1414 Teixeira KIR, Bueno AC, Cortés ME. Processos físico-químicos no biofilme dentário relacionados à produção da cárie. Quim. nova esc. 2010 ago;32(3):145-50.,1616 Tarzia O. Halitose: etiologia, diagnóstico e tratamento. Importância psicossocial e de saúde pública. Perionews. 2011;5(1):10-4..
De acordo com os sujeitos do presente estudo, o uso do vídeo é uma estratégia muito útil
(82,6%), recomendável (87,0%) e, enquanto ferramenta de auxilio no desempenho de
atividades como enfermeiro, incorporável à prática assistencial (91,3%), além de
agradável (82,61%) e clara (91,30%). Dados estes que podem ser corroborados pelo
estudo1717 Vasconcelos DFP, Vasconcelos ACCG. Desenvolvimento de um ambiente
virtual de ensino em histologia para estudantes da saúde. Rev. bras. educ. med. [on
line]. 2013,[citado 2015 abr 16];37(1):132-7. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100019&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
que refere ter um filme forte apelo
emocional e, por isso, motiva a aprendizagem dos conteúdos, além de quebrar o ritmo da
apresentação de forma saudável, alterando a rotina da sala de aula.
CONCLUSÕES
Os resultados apresentados evidenciam que o vídeo educativo contribuiu para melhorar o conhecimento cognitivo e procedimental de alunos de graduação em enfermagem quanto à higiene bucal. Proporcionou uma mudança comportamental imediata, pois se trata de uma mídia de fácil acesso e de retorno rápido.
A estratégia foi bem aceita e pode ser utilizada como ferramenta de treinamento da equipe multidisciplinar, contribuindo para minimizar complicações na cavidade bucal e sistêmicas, em especial em pessoas em tratamento quimioterápico, uma vez que avaliar os passos adotados pelos sujeitos na execução técnica do procedimento possibilita a verificação de deficiências pontuais, permitindo ensino e reforço positivo quanto à melhor prática.
REFERÊNCIAS
-
1Abidia RF. Oral Care in the Intensive Care Unit: A Review. J Contemp Dent Pract. 2007 jan;8(1):76-82.
-
2Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! a guide for creating a DVD/video. Nurse Educ. 2009 may/Jun;34(3):118-21.
-
3Fonseca LMM, Leite AM, Mello DF, Silva MAI, Lima RAG, Scochi CGS. Educational technology in health: contributions for pediatric and neonatal nursing. Esc Anna Nery. 2011 jan/mar;15(1):190-6.
-
4Cardoso AF, Morelli L, Braga FTMM, Vasques CI, Santos CB, Carvalho EC. Effect of a vídeo on developing skills in undergraduate nursing students for the management of totally implantable central venous access ports. Nurse Educ Today. 2012;32:709-13.
-
5Marmol MT, Braga FTMM, Garbin LM, Moreli L, Santos CB, Carvalho EC. Central catheter dressing in a simulator: the effects of tutor's assistance or self-learning tutorial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012;20:1134-41.
-
6Carvalho EC, Stina APN, Marmol MT, Garbin LM, Braga FTMM, Moreli L et al. Effects of an educational video on the oral hygiene of patients with hematologic disorders. Rev. Eletr. Enf. [on line].2014;[cited 2015 abr 29];16(2):304-11. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300. - doi: 10.5216/ree.v16i2.23300.
» https://doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300» http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i2.23300 -
7Braga FTMM, Garbin LM, Marmol MT, Khouri VY, Vasques CI, Carvalho EC. Oral hygiene in chemotherapy patients: construction and validation of an educational video. Journal of Nursing UFPE on line. 2014;8(10):3331-9.
-
8Baggio MA, Erdmann AL, Dal Sasso GTM. Cuidado humano e tecnologia na enfermagem contemporânea e complexa. Texto & contexto enferm. [on line]. 2010;[citado 2015 abr 16];19(2):378-85. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000200021.
» http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000200021 -
9Cavalcante BB, Moreira AG, Araújo STC. A comunicação terapêutica do enfermeiro: desafios no treinamento do cliente em diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD). Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. 2010 out/dez;2(Supll.):1015-7.
-
10Moraes AF. A diversidade cultural presente nos vídeos em Saúde. Interface: Comunicacao, Saude, Educacao. 2008;12(27):811-22.
-
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Apr-Jun 2015
Histórico
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Recebido
14 Mar 2014 -
Aceito
28 Abr 2015