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Análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo: contribuições para os diagnósticos de enfermagem

Análisis simultáneo de los conceptos de ansiedad y temor: contribuciones a los diagnósticos de enfermería

Resumo

Objetivos

Realizar a análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo.

Método

Análise simultânea de conceitos com base nas nove etapas propostas por Haase, Leidy, Coward, Britt e Penn.

Resultados

43 artigos foram incluídos a partir de uma busca em cinco bases de dados. 51 atributos, 26 antecedentes e 10 consequentes foram identificados a partir da análise destes conceitos. Esta análise revelou que a ansiedade e o medo são conceitos subjetivos, multidimensionais e com altos graus de abstração.

Conclusão

A análise simultânea da ansiedade e do medo possibilitou o refinamento destes diagnósticos e a proposição de modificações em seus componentes.

Implicações para a prática

A análise destes conceitos possibilitará a identificação precisa destes fenômenos na prática clínica, proporcionando maior acurácia diagnóstica.

Palavras-chave:
Ansiedade; Medo; Diagnóstico de enfermagem; Formação de conceito. Enfermagem

Resumen

Objetivos

Realizar un análisis simultáneo de los conceptos de ansiedad y miedo.

Método

Análisis simultáneo de conceptos basado en los nueve pasos propuestos por Haase, Leidy, Coward, Britt y Penn.

Resultados

Se incluyeron 43 artículos de una búsqueda en cinco bases de datos. Del análisis de estos conceptos se identificaron 51 atributos, 26 antecedentes y 10 consecuencias. Este análisis reveló que la ansiedad y el miedo son conceptos subjetivos y multidimensionales con altos grados de abstracción.

Conclusión

El análisis simultáneo de la ansiedad y del miedo permitió refinar estos diagnósticos y proponer cambios en sus componentes.

Implicaciones para la práctica

el análisis de estos conceptos permitirá la identificación precisa de estos fenómenos en la práctica clínica, proporcionando una mayor precisión diagnóstica.

Palabras clave:
Ansiedad; Miedo; Diagnóstico de Enfermería; Formación de Concepto. Enfermería

Abstract

Objectives

To make a simultaneous analysis on the concepts of anxiety and fear.

Method

Simultaneous concept analysis with nine steps proposed by Haase, Leidy, Coward, Britt, and Penn.

Results

A total of 43 articles were included from a search in five literature databases. 51 attributes, 26 antecedents, and 10 consequents were identified from the analysis of these concepts. This analysis revealed that anxiety and fear are subjective, multidimensional concepts with high abstraction degrees.

Conclusion

The simultaneous analysis of anxiety and fear is useful to refine these diagnoses and propose changes in their components.

Implications for practice

The analysis of these concepts enables the precise identification of these effects in the clinical practice, applying greater diagnostic accuracy.

Keywords:
Anxiety; Fear; Nursing diagnosis; Concept formation; Nursing

INTRODUÇÃO

No contexto da saúde, o ato anestésico,11 Suriano MLF, Lopes DCDF, Macedo GPDOS, Michel JLM, Barros ALBLD. Identification of the defining characteristics of fear and anxiety in patients scheduled for gynecological surgery. Acta Paul Enferm. 2009;22:928-34. o tratamento cirúrgico, a hospitalização com o afastamento de familiares e modificações de atividades de vida,22 Grisa GH, Monteiro JK. Aspectos emocionais do paciente cardíaco cirúrgico no período pré-operatório. Gerais [Internet]. 2015; [citado 2020 jun 10];8(1):111-30. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/d8b5/3ab60f2882bc60f84dffbaa6aac580b87838.pdf
https://pdfs.semanticscholar.org/d8b5/3a...
recebimento de diagnósticos e tratamentos diversos, principalmente de doenças associadas à terminalidade33 Bronner MB, Nguyen MH, Smets EM, Van de Ven AW, van Weert JC. Anxiety during cancer diagnosis: Examining the influence of monitoring coping style and treatment plan. Psychooncology. 2018;27(2):661-7. http://dx.doi.org/10.1002/pon.4560. PMid:28976610.
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são fenômenos frequentemente considerados preditores positivos para a ocorrência da ansiedade e do medo. Estudos epidemiológicos,44 Mehnert A, Brähler E, Faller H, Härter M, Keller M, Schulz H et al. Four-week prevalence of mental disorders in patients with cancer across major tumor entities. J Clin Oncol. 2014;32(31):3540-6. http://dx.doi.org/10.1200/JCO.2014.56.0086. PMid:25287821.
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revisões sistemáticas e meta-análises55 Mitchell AJ, Chan M, Bhatti H, Halton M, Grassi L, Johansen C et al. Prevalence of depression, anxiety, and adjustment disorder in oncological, haematological, and palliative-care settings: a meta-analysis of 94 interview-based studies. Lancet Oncol. 2011;12(2):160-74. http://dx.doi.org/10.1016/S1470-2045(11)70002-X. PMid:21251875.
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,66 Vehling S, Koch U, Ladehoff N, Schön G, Wegscheider K, Heckl U et al. Prevalence of affective and anxiety disorders in cancer: systematic literature review and meta-analysis. Psychother Psychosom Med Psychol. 2012;62(7):249-58. http://dx.doi.org/10.1055/s-0032-1309032. PMid:22585582.
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identificaram 19% dos pacientes com níveis clínicos de ansiedade, 23% com níveis subclínicos de ansiedade, e de 10 a 12% dos pacientes com câncer atendiam aos critérios para os tipos de transtorno de ansiedade. Nos contextos de atenção oncológica, Ansiedade e Medo são fenômenos complexos e comuns, identificados como diagnósticos de enfermagem77 Sousa RMD, Santo FHDE, Santana RF, Lopes MVDO. Nursing diagnoses identified in onco-hematologic patients: a cross-mapping study. Esc Anna Nery. 2015;19(1):54-65. http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150008.
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,88 Castro MCF, Fuly PDSC, Garcia TR. Santos MLSC. ICNP® terminological subgroup for palliative care patients with malignant tumor wounds. Acta Paul Enferm. 2016;29(3):340-6. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600047.
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ou denotando critérios relevantes ou características definidoras para o diagnóstico de enfermagem conforto prejudicado da NANDA-I.99 Gonçalves MCDS, Brandão MAG, Duran ECM. Validation of the defining characteristics of the nursing diagnosis impaired comfort in oncology. Acta Paul Enferm. 2016;29(1):115-24. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600016.
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No campo da neurociência, distinções têm sido propostas entre as respostas comportamentais e fisiológicas defensivas ligadas a uma ameaça e os sentimentos dela decorrentes. No modelo de dois sistemas, o envolvimento de áreas corticais gera sentimentos conscientes diante da ameaça, ao passo que as regiões subcorticais operariam principalmente de forma inconsciente em comportamentos e respostas fisiológicas. A distinção entre o medo e ansiedade como sentimento consciente (sistema um) ou resposta fisiológica e comportamental inconsciente (sistema dois) é tão relevante quanto distinguir o medo da ansiedade.1010 LeDoux JE, Pine DS. Using neuroscience to help understand fear and anxiety: a two-system framework. Am J Psychiatry. 2016;173(11):1083-93. http://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.2016.16030353. PMid:27609244.
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Como construtos diagnósticos de enfermagem, Medo (00148) e Ansiedade (00146) são distintos e dispostos pela NANDA-I. no domínio de “Enfrentamento e tolerância ao estresse”. O diagnóstico de ansiedade, criado em 1973 e revisado em 1982, 1998 e 2017, é definido como um “sentimento vago e incômodo de desconforto ou temor, acompanhado de resposta autonômica (fonte frequentemente não específica ou desconhecida pelo indivíduo), sentimento de apreensão causado pela antecipação do perigo, e é considerado um sinal de alerta que chama a atenção para um perigo iminente, o que permite ao indivíduo tomar medidas para lidar com a ameaça”. O diagnóstico de medo, criado em 1980 e revisado em 1996, 2000 e 2017, é definido como uma “resposta à ameaça percebida que é conscientemente reconhecida como um perigo”.1111 Herdman H, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação - 2018/2020. 11. ed. Porto Alegre: Art Med; 2018

Apesar das diferenças nas definições diagnósticas, Ansiedade e Medo são duas respostas humanas com indicadores clínicos compartilhados que podem estar presentes em ambos os diagnósticos, atuando como fator confundidor para a decisão clínica. Uma possível sobreposição na descrição conceitual pode existir e justificar a diferenciação dos conceitos.

Diferenciar um construto diagnóstico de outro pode ser uma tarefa extremamente difícil, sendo imprescindível considerar cuidadosamente as suas definições e as manifestações do paciente.1212 Bousso RS, Poles K, Cruz DDALM. Nursing concepts and theories. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):141-5. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000100018. PMid:24676120.
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Nessa perspectiva, Lunney destacou que enfermeiros podem desconhecer as diferenças entre o medo e a ansiedade, e desse modo, os utilizariam como se tivessem o mesmo significado.1313 Lunney M. Uso do pensamento crítico para o alcance de resultados positivos de saúde. In: Lunney M. Pensamento crítico para o alcance de resultados positivos em saúde: análise e estudos de caso em enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. p. 25-55.

Contudo, terminologicamente o medo pode ser associado a uma ameaça ou perigo iminente e imediato, que desencadeia uma resposta imediata de luta ou fuga e geralmente desaparece quando a sugestão indutora do medo é removida; enquanto a ansiedade é referida a uma fonte de perigo ou ameaça incerta, afastada no tempo e espaço, e tendendo a durar mais tempo do que as respostas do medo.1010 LeDoux JE, Pine DS. Using neuroscience to help understand fear and anxiety: a two-system framework. Am J Psychiatry. 2016;173(11):1083-93. http://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.2016.16030353. PMid:27609244.
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,1414 Craske MG, Stein MB, Eley TC, Milad MR, Holmes A, Rapee RM et al. Correction: anxiety disorders. Nat Rev Dis Primers. 2017;3(1):17100. http://dx.doi.org/10.1038/nrdp.2017.100. PMid:29239346.
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Independentemente do medo e ansiedade representarem um sentimento, emoção, ou resposta fisiológica e comportamental, para o construto diagnóstico de enfermagem, ambos fenômenos passam a ser representados como respostas humanas passíveis de intervenções por parte do enfermeiro. Frente a isso, estudos anteriores refinaram características definidoras dos diagnósticos de enfermagem de ansiedade e medo com validação com experts,1515 Taylor-Loughran AE, O’Brien ME, LaChapelle R, Rangel S. Defining characteristics of the nursing diagnoses fear and anxiety: A validation study. Appl Nurs Res. 1989;2(4):178-86. http://dx.doi.org/10.1016/S0897-1897(89)80007-2.
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16 Whitley GG, Tousman SA. A multivariate approach for validation of anxiety and fear. Int J Nurs Terminol Classif. 1996;7(3):116-24. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-618X.1996.tb00303.x. PMid:8868795.
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-1717 Suriano MLF, Michel JM, Zeitoun SS, Herdman TH, Barros ALBL. Consensual validation of the nursing diagnoses fear and anxiety identified at the immediate preoperative period in patients undergoing elective surgery. Int J Nurs Terminol Classif. 2011;22(3):133-41. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-618X.2011.01181.x. PMid:21777374.
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analisaram conceitualmente a ansiedade e medo1818 Bay EJ, Algase DL. Fear and anxiety: a simultaneous concept analysis. Int J Nurs Knowl. 1999;10(3):103-11. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-618X.1999.tb00036.x. PMid:10595125.
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e o medo de forma isolada.1919 Whitley GG. Concept analysis of fear. Int J Nurs Terminol Classif. 1992;3(4):155-61. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-618X.1992.tb00531.x. PMid:1489587.
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Pesquisadores utilizam a análise de conceito como uma metodologia para clarificar conceitos, diagnósticos e suas definições teóricas.2020 Letho RH, Stein KF. Death anxiety: an analysis of an evolving concept: research and theory for nursing practice. Int J. 2009;23(1):23-41. http://dx.doi.org/10.1891/1541-6577.23.1.23.
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,2121 Costa JN, Lopes MVO, Moraes MHB. Simultaneous concept analysis of diagnoses related to urinary incontinence. Int J Nurs Knowl. 2019;31(2):109-23. http://dx.doi.org/10.1111/2047-3095.12254. PMid:31339006.
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No entanto, revisões anteriores falharam em distinguir as duas construções, exigindo uma investigação mais aprofundada. Ainda mais, considerando-se que conceitos e conhecimento são dinâmicos, é recomendável a constante atualização conceitual dos diagnósticos de enfermagem.

Neste intento, o objetivo do estudo é: realizar a análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo.

MÉTODO

Estudo de análise conceitual baseada no modelo de análise simultânea de conceitos.2222 Haase JE, Britt T, Coward DD, Leidy NK, Penn PE. Simultaneous concept analysis of spiritual perspective, hope, acceptance and self‐transcendence. Image J Nurs Sch. 1992;24(2):141-7. http://dx.doi.org/10.1111/j.1547-5069.1992.tb00239.x. PMid:1601456.
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O modelo possui nove etapas: desenvolvimento de um grupo consenso, seleção dos conceitos que serão analisados, refinamento da abordagem de clarificação dos conceitos, clarificação dos conceitos individuais, desenvolvimento de matrizes de validação, revisão dos conceitos individuais, reexame das matrizes de validação, desenvolvimento de um modelo processual e submissão dos resultados da análise simultânea dos conceitos aos especialistas para crítica.

Análises de conceitos são estudos de validação diagnóstica de enfermagem que antecedem a validação por experts e a validação clínica.2323 Lopes MVO, Silva VM. Métodos avançados de validação de diagnósticos de enfermagem. In Herdman TH, organizador. PRONANDA Programa de atualização em diagnósticos de enfermagem: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2016. p. 87-132. Na atualidade, os diagnósticos de Medo (00148) e Ansiedade (000146) não estão ancorados em nenhum nível de evidência. Por este motivo, a NANDA International, Inc. em sua última edição encoraja o desenvolvimento de estudos, principalmente com diagnósticos mais antigos, com objetivo de fornecer níveis de evidências aos mesmos, para que possam ser mantidos na terminologia.1111 Herdman H, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação - 2018/2020. 11. ed. Porto Alegre: Art Med; 2018

Estudos de análise de conceito têm em sua maioria utilizado a abordagem mais clássica proposta por Lorraine O. Walker e Kay C. Avant. Entretanto, esta abordagem não serve ao propósito de diferenciar conceitos similares ou inter-relacionados. Para tanto, Haase, Leidy, Coward, Britt e Penn propuseram a estratégia de análise simultânea de conceitos, na qual ocorre a análise individual de dois ou mais conceitos, sendo acompanhadas de um exame crítico das inter-relações dos antecedentes, consequentes e atributos críticos.

Etapas 1 e 2 - Desenvolvimento do grupo consenso e seleção de conceitos a serem analisados

O grupo consenso foi formado por três pesquisadores. Um dos pesquisadores atuou como analista e moderador do grupo consenso. Todos os participantes tinham conhecimento prévio sobre métodos de análise de conceito.

A seleção dos conceitos de ansiedade e medo foi baseada na relevância clínica que estes fenômenos representam nos diversos contextos de saúde e pela ausência de estudos analíticos recentes desses dois conceitos de forma simultânea.

Etapa 3 - Refinamento da abordagem de clarificação dos conceitos

Dando cumprimento à terceira etapa, foi construído por uma das autoras um instrumento para extração dos antecedentes, atributos, consequentes e definições para cada um dos conceitos. A mesma autora também realizou uma revisão integrativa,2424 Mendes KDS, Silveira RCDCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
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sem estabelecimento de um recorte temporal. A busca foi desenvolvida no mês de abril de 2017, por meio do acesso às seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on Line (MEDLINE), Cummulative Index to Nursing and Allies Health Literature (CINAHL), Excerpta medica Database (EMBASE) e Behavioral Sciences and Mental Health (PSYCINFO).

Os termos de busca utilizados nas bases de dados foram “sinais e sintomas”, “ansiedade”, “medo”, “antecedentes” e “consequências”, combinados com os operadores booleanos AND e OR. Os critérios de inclusão foram estudos qualitativos, quantitativos ou mistos, publicados nos seguintes idiomas: português, inglês ou espanhol. E os critérios de exclusão foram: artigos duplicados, não adesão ao tema proposto, relatos de experiências, revisões de literatura, editoriais e cartas ao editor.

O processo de busca foi realizado da seguinte maneira: aplicação das estratégias nas bases de dados selecionadas; remoção das duplicatas; aplicação dos critérios de inclusão e exclusão na leitura de títulos e resumos; seleção e leitura dos textos completos; e leitura e análise dos textos selecionados por três pesquisadores.2424 Mendes KDS, Silveira RCDCP, Galvão CM. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
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Os textos selecionados foram arquivados no gerenciador bibliográfico EndNote. Ao final desse processo foram selecionados artigos que compuseram a amostra final desta revisão (vide Figura 1).

Figura 1
Fluxograma de estudos identificados e selecionados para inclusão na revisão integrativa.

Para a análise do conceito a revisão integrativa representa a técnica, e não o método, portanto, o presente estudo prossegue no detalhamento dos procedimentos analíticos.

Etapa 4 - Clarificação dos conceitos individuais

Na quarta etapa, o moderador do grupo consenso analisou os textos selecionados referentes aos conceitos de ansiedade e medo e extraiu todos os elementos de decomposição conceitual e os alocou no referido instrumento. Dois analistas realizaram o mesmo procedimento, porém cada um ficou responsável por um dos conceitos.

Após as análises individuais, todas foram reunidas e cada atributo, antecedente e consequente só foi considerado apropriado para inclusão quando obteve a concordância dos três integrantes do grupo consenso. Tal procedimento tem o escopo de aumentar a confiabilidade do estudo, reduzindo o possível viés de interpretação individual.

Etapa 5 - Desenvolvimento de matrizes de validação

Na quinta etapa, foram construídas matrizes de validação para os antecedentes, atributos e consequentes de cada um dos conceitos. Sendo possível visualizar as diferenças e inter-relações de cada conceito, oferecendo uma visão sobre o potencial de confusão e sobreposição teórica subjacente a cada conceito.

Etapas 6 e 7 - Revisão dos conceitos individuais e reexame das matrizes de validação

Dando prosseguimento, nas etapas 6 e 7 foi realizado um reexame de todos os conceitos e das matrizes de validação, no intento de evitar a inclusão de algum elemento que não fosse necessário.

Etapa 8 - Desenvolvimento de um Modelo Processual

Na oitava etapa, um modelo processual do medo e da ansiedade foi construído, para possibilitar a visualização em uma única imagem de todos os elementos constitutivos para formação de conceito.

Etapa 9 - Submissão dos resultados da análise simultânea de conceitos aos especialistas para crítica

A nona etapa foi a submissão dos resultados da análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo a três enfermeiros especialistas em oncologia, com base na premissa de que o medo e a ansiedade são frequentemente verificados em suas práticas clínicas.33 Bronner MB, Nguyen MH, Smets EM, Van de Ven AW, van Weert JC. Anxiety during cancer diagnosis: Examining the influence of monitoring coping style and treatment plan. Psychooncology. 2018;27(2):661-7. http://dx.doi.org/10.1002/pon.4560. PMid:28976610.
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,2525 Galica J, Brennenstuhl S, Maheu C, Townsley C, Metcalfe K. Examining the dimensionality of the Fear of Cancer Recurrence Inventory. Psychooncology. 2018;27(11):2602-8. http://dx.doi.org/10.1002/pon.4839. PMid:29998546.
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A seleção dos especialistas seguiu os seguintes critérios: fazer parte do quadro permanente de funcionários de um hospital público federal localizado na cidade do Rio de Janeiro especializado em oncologia; ter no mínimo cinco anos de experiência clínica na área; e ter o título de especialista. O objetivo desta etapa foi a avaliação externa do modelo. Por fim, por consenso, o modelo foi aprovado. Esta etapa não deve ser confundida com a validação por especialistas, pois representa uma amostra reduzida, descrita no método. A experiência dos enfermeiros de oncologia foi usada como uma avaliação de qualidade nesta etapa.

RESULTADOS

Antecedentes

A análise dos antecedentes possibilitou identificar o conhecimento produzido acerca dos fatores que antecedem os fenômenos da ansiedade e do medo e verificar se estes estão presentes nos diagnósticos de enfermagem de “Ansiedade” e “Medo” inseridos na taxonomia NANDA-I, comparando-os aos fatores relacionados, populações em risco e condições associadas.

O consenso dos analistas permitiu a incorporação de 26 antecedentes para os conceitos de ansiedade e medo. Destes, 7 são exclusivos ao conceito de ansiedade, 12 são compartilhados pelos dois conceitos e 7 são exclusivos ao conceito de medo.

Dos 19 antecedentes identificados para o conceito de ansiedade, 13 foram identificados a partir do consenso e não fazem parte dos constituintes atuais da NANDA- I. Já para o conceito de medo, foram identificados também 19 antecedentes, mas destes 15 não estão presentes na NANDA-I.

Atributos

O consenso dos especialistas permitiu identificar a incorporação de 51 atributos para os conceitos de ansiedade e medo. Destes, 11 são exclusivos à ansiedade, 29 são compartilhados pelos dois conceitos e 11 são exclusivos ao medo. Estes atributos foram comparados às características definidoras presentes na NANDA-I.

Dos 40 atributos presentes para o conceito de ansiedade, 13 não estão presentes na NANDA-I. E para os 40 atributos do medo, 21 não estão presentes na NANDA- I.

Consequentes

Para Walker e Avant, em uma análise de conceito, os consequentes são aqueles eventos ou incidentes que ocorrem como resultado da ocorrência do conceito, ou seja, são os resultados do conceito.2626 Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing (6th ed.). Upper Saddle River: Pearson/Prentice Hall; 2018.

As consequências foram classificadas como negativas nesta análise simultânea, com base no entendimento de que as consequências carregam a dimensão de resultados ou objetivos a serem alcançados com ou sem a resolução dos problemas. Consequências negativas implicam que elas podem impor danos psicológicos, fisiológicos e sociais aos sujeitos. Espera-se que sejam modificados a partir da seleção e implementação do cuidado de enfermagem assertivo. Os resultados das etapas 5 a 9 são descritos na Tabela 1.

Tabela 1
Matriz de validação e modelo processual para os antecedentes, atributos e consequentes dos conceitos de ansiedade e medo.

DISCUSSÃO

Os resultados provenientes da análise simultânea dos conceitos de ansiedade e medo revelaram que estes são conceitos subjetivos, multidimensionais e com alto grau de abstração. Foram caracterizados como reações, emoções, estados, sentimentos, experiências e englobam aspectos emocionais, fisiológicos, psicológicos, sociais, cognitivos e culturais. São bastante frequentes nos contextos da prática clínica de enfermagem, sendo difíceis de serem diferenciados e, portanto, difíceis de serem operacionalizados.

O modelo processual refletiu características distintas de cada um dos dois conceitos, já que em uma única imagem é possível visualizar as fontes potenciais de confusão dos dois conceitos, como por exemplo, o grande compartilhamento de atributos entre os conceitos, assim como é possível obter uma imagem do que é exclusivo à cada conceito, conferindo-lhe uma identidade. Ainda sobre este modelo processual, é possível afirmar que há sinonímias, inter-relações e diferenças entre os conceitos.

Isto contribui também para o desenvolvimento de definições que são únicas para cada conceito e ao mesmo tempo são destacadas as inter-relações e os elementos distintos dos mesmos que estão associados aos conceitos, possibilitando a identificação do que é exclusivo ao conceito, ou seja, sua identidade e o que é compartilhado por dois ou mais conceitos. O objetivo principal desta estratégia é obter uma visão das fontes potenciais de confusão teórica, empírica e prática entre os conceitos, assim como oferecer melhor compreensão do processo que constitui a base de cada conceito.2222 Haase JE, Britt T, Coward DD, Leidy NK, Penn PE. Simultaneous concept analysis of spiritual perspective, hope, acceptance and self‐transcendence. Image J Nurs Sch. 1992;24(2):141-7. http://dx.doi.org/10.1111/j.1547-5069.1992.tb00239.x. PMid:1601456.
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A última etapa da análise simultânea, que é a submissão dos resultados da análise simultânea aos pares para crítica, não deve ser entendida como um estudo de validação de conteúdo por especialistas. Os enfermeiros especialistas em oncologia avaliaram os resultados, já que a ansiedade e o medo são frequentemente vivenciados por pacientes com doenças associadas à terminalidade, como o câncer,33 Bronner MB, Nguyen MH, Smets EM, Van de Ven AW, van Weert JC. Anxiety during cancer diagnosis: Examining the influence of monitoring coping style and treatment plan. Psychooncology. 2018;27(2):661-7. http://dx.doi.org/10.1002/pon.4560. PMid:28976610.
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o que não exclui que este modelo também seja avaliado por enfermeiros de outras especialidades.

Cada especialista recebeu uma cópia do modelo processual, uma cópia de todas as definições conceituais dos antecedentes, atributos e consequentes e um instrumento com uma escala likert, com oito indicadores visando verificar o grau de concordância dos especialistas quanto ao modelo processual, no que se refere à: consistência em representar os conceitos, capacidade de demonstrar as similaridades e diferenças entre os conceitos, estabelecimento de relações entre os conceitos, adequação e suficiência dos termos, layout e adequação para uso na prática clínica da enfermagem oncológica.

Todos especialistas concordaram com a adequação do modelo processual na prática clínica, além de destacarem que o mesmo foi capaz de estabelecer as diferenças e similitudes entre os conceitos.

A análise simultânea dos conceitos possibilitou a proposição de uma nova composição diagnóstica para os diagnósticos de “Ansiedade” e “Medo”. Sendo possível então propor uma definição para cada diagnóstico de enfermagem, bem como a inclusão de alguns antecedentes e atributos que estão fortemente associados aos conceitos e que auxiliam na identificação precisa do fenômeno, porém não estão presentes na classificação da Nanda-I. Foi possível também sugerir a substituição de alguns termos existentes. Os antecedentes são representados pelos fatores relacionados, e também pelas populações em risco e condições associadas. Assim como os atributos são interpretados pelas características definidoras.

Por meio da análise foi possível propor uma nova definição para o diagnóstico de enfermagem de “Ansiedade” (00146), ou seja, substituir “Sentimento vago e incômodo de desconforto ou temor, acompanhado por resposta autonômica (a fonte é frequentemente não específica ou desconhecida para o indivíduo); sentimento de apreensão causado pela antecipação do perigo. É um sinal de alerta que chama a atenção para um perigo iminente e permite ao indivíduo tomar medidas para lidar com a ameaça”1111 Herdman H, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação - 2018/2020. 11. ed. Porto Alegre: Art Med; 2018 por “Sentimento provocado por uma antecipação de uma ameaça futura que frequentemente é inespecífica ou desconhecida e apresenta componentes psicológicos, fisiológicos, comportamentais e cognitivos de caráter mais duradouro”.

Quanto às substituições, não houve nenhuma substituição dos antecedentes. Entretanto, sugerimos a substituição de alguns atributos, conforme descrito no Quadro 1. Esse procedimento objetiva reduzir a longa lista de indicadores clínicos pertencentes a um diagnóstico, que por vezes são muito similares e que acabam por dificultar o raciocínio diagnóstico. Já que a melhor análise é aquela que refina os atributos para o menor número possível e que permite diferenciar o conceito em questão dos outros circundantes.2626 Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing (6th ed.). Upper Saddle River: Pearson/Prentice Hall; 2018.

Quadro 1
Proposta de reformulação dos diagnósticos de enfermagem de “Ansiedade” e “Medo”.

Para o conceito de medo, a análise realizada possibilitou a proposição de uma nova definição para o diagnóstico de enfermagem “Medo” (00148) que propõe substituir “resposta a uma ameaça percebida que é conscientemente reconhecida como um perigo”1111 Herdman H, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação - 2018/2020. 11. ed. Porto Alegre: Art Med; 2018 por “resposta imediata à uma ameaça que é conscientemente reconhecida como um perigo, estando associada ao comportamento de fuga ou luta”.

Propõe-se apenas uma substituição dos antecedentes, e também a substituição de alguns atributos. O Quadro 1 sintetiza a proposta de conteúdo para os diagnósticos de enfermagem em questão, a partir da análise simultânea de conceito realizada.

CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA

A ansiedade e o medo são fenômenos frequentemente vivenciados por pacientes em diversos contextos de saúde, exigindo um claro entendimento destes conceitos pelo enfermeiro. A análise simultânea possibilitou a proposição de novas definições para estes diagnósticos presentes na taxonomia NANDA-I, a inclusão e a substituição de fatores relacionados, populações em risco, condições associadas e características definidoras, corroborando para uma melhor compreensão destes fenômenos.

O método utilizado evidenciou que a ansiedade e o medo são fenômenos multidimensionais, com alto nível de abstração. A importância deste estudo reside na clarificação destes conceitos, podendo auxiliar na precisão diagnóstica e consequentemente na implementação de cuidados de enfermagem mais efetivos.

Considerando que a linguagem diagnóstica desta taxonomia está em constante aperfeiçoamento e que diagnósticos sem níveis de evidências poderão ser retirados da taxonomia na próxima edição, a análise destes conceitos possibilita o fornecimento de níveis de evidências para os diagnósticos de ansiedade e medo conforme os critérios de níveis de evidências do comitê de Educação e pesquisa da NANDA-I.

Espera-se com este estudo contribuir para o avanço do conhecimento e o aperfeiçoamento da linguagem diagnóstica, ao clarificar estes fenômenos, destacar as suas similitudes e diferenças. Além disso, poderá auxiliar estudantes e enfermeiros na identificação precisa destes diagnósticos.

Uma das limitações deste estudo pode estar relacionada à seleção de textos apenas nos idiomas de português, espanhol e inglês, impossibilitando a inclusão de outras culturas. Outra limitação reside no fato de não ter sido proposto a retirada de alguns indicadores dos diagnósticos de enfermagem de Ansiedade e Medo presentes na NANDA-I e que não foram evidenciados durante a revisão integrativa.

Além disso, uma limitação à generalização da crítica ao modelo processual advém de somente enfermeiros especialistas em oncologia terem feito a apreciação do modelo. Estudos futuros podem explorar a opinião de enfermeiros de outras especialidades. Porém, esse limite não é um problema para a validade do estudo, considerando que em níveis de evidência, a revisão e análise feitas a partir da literatura superam a opinião de especialistas sobre o modelo processual.

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Editado por

EDITOR ASSOCIADO

Stela Maris de Mello Padoin

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Out 2020
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    10 Jun 2020
  • Aceito
    25 Ago 2020
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