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Prática deliberada e prática deliberada em ciclos rápidos para suporte básico de vida: scoping reviewa a Artigo extraído da dissertação de Efeito da Prática Deliberada em Ciclos Rápidos no ensino de Suporte Básico de Vida para leigos: estudo quase experimental. De autoria de: Ana Carolina Belmonte Assalin sob a orientação da Professora Dra. Fernanda Berchelli Girão. Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

Práctica deliberada y práctica deliberada en ciclos rápidos para soporte básico de vida: revisión de alcance

Resumo

Objetivo

mapear evidências sobre a prática deliberada (PD) e a prática deliberada em ciclos rápidos (PDCR) no ensino do Suporte Básico de Vida (SBV) de estudantes de ciências da saúde.

Método

scoping review, conforme JBI Reviewer’s Manual for Scoping Reviews e PRISMA-ScR. Buscas e seleções foram realizadas nas bases de dados estabelecidas por intermédio de descritores e sinônimos, analisando a relevância dos estudos, selecionando os que responderam à pergunta de investigação, no período de abril a novembro de 2021. Em dezembro de 2022 realizou-se atualização da busca e seleção dos estudos.

Resultados

dos 4.155 estudos encontrados, 116 foram analisados na íntegra, com 9 incluídos neste estudo. 44,4% são americanos e 66,6% foram realizados em cursos de medicina. 11,1% apresentaram cenários simulados no contexto intra e extra-hospitalar, e 11,1%, em cenários intra-hospitalares.

Conclusão e implicações para a prática

a PD e a PDCR no ensino em saúde vêm sendo consolidadas nos últimos anos, evidenciando melhorias de aprendizado e retenção de conhecimento ao longo do tempo. Foi identificado que a maioria dos estudos abordam o contexto hospitalar, demonstrando a lacuna de produção de conhecimento pré-hospitalar. Ademais, a maioria dos estudos se concentrou entre Europa e América do Norte, confirmando a necessidade de realização de estudos para aplicabilidade da PD e PDCR em SBV em diferentes públicos e contextos.

Palavras-chave:
Estudantes; Estudantes de Ciências da Saúde; Reanimação Cardiopulmonar; Suporte Básico de Vida; Treinamento por Simulação

Resumen

Objetivo

mapear evidencias sobre Práctica Deliberada (PD) y Práctica Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR) em la enseñanza del Soporte Básico de Vida (SBV) a estudiantes del área de la salud.

Método

una scoping review según JBI Reviewer’s Manual for Scoping Reviews y PRISMA-ScR. Se realizaron búsquedas y selecciones en las bases de datos establecidas a través de descriptores y sinónimos, analizando la pertinencia de los estudios, seleccionando aquellos que respondían a la pregunta de investigación, de abril a noviembre de 2021. En diciembre de 2022 se realizó la actualización de la búsqueda y selección de estudios.

Resultados

de los 4.155 estudios encontrados, 116 fueron analizados en su totalidad, siendo 9 incluidos en este estudio. El 44,4% son estadounidenses y el 66,6% se realizaron en cursos de medicina. El 11,1% presentó escenarios simulados en el contexto intra y extrahospitalario y el 11,1% en escenarios intrahospitalarios.

Conclusión e implicaciones para la práctica

PD y PDCR en educación para la salud se han consolidado en los últimos años, mostrando mejoras en el aprendizaje y la retención de conocimientos a lo largo del tiempo. Se identificó que la mayoría de los estudios abordan el contexto hospitalario, demostrando la brecha de producción de conocimiento prehospitalario. Además, la mayoría de los estudios se concentraron en Europa y América del Norte, lo que confirma la necesidad de realizar estudios sobre la aplicabilidad de PD y PDCR en SBV en diferentes audiencias y contextos.

Palabras clave:
Estudiantes; Estudiantes del Área de la Salud; Reanimación Cardiopulmonar; Soporte Básico de Vida; Entrenamiento Simulado

Abstract

Objective

to map evidence on deliberate practice (DP) and rapid cycle deliberate practice (RCDP) in teaching Basic Life Support (BLS) to health occupations students.

Method

a scoping review according to JBI Reviewer’s Manual for Scoping Reviews and PRISMA-ScR. Searches and selections were carried out in the databases through descriptors and synonyms, and it was analyzed the relevance of the studies, selecting those that answered the research question, from April to November 2021. In December 2022, study search and selection were updated.

Results

of the 4,155 studies found, 116 were analyzed in full, with 9 included in this study. 44.4% are Americans and 66.6% were accomplished in medical courses. 11.1% presented simulated scenarios in the intra- and extra-hospital context, and 11.1%, in intra-hospital scenarios.

Conclusion and implications for practice

DP and RCDP in health education have been consolidated in recent years, showing improvements in learning and knowledge retention over time. This scope identified that most studies address the hospital context, which demonstrates the knowledge production gap in the pre-hospital area. Furthermore, most of the studies focused on Europe and North America, confirming the need to carry out studies for the applicability of DP and RCDP in BLS in different audiences and contexts.

Keywords:
Students; Students, Health Occupations; Cardiopulmonary Resuscitation; Basic Life Support; Simulation Training

INTRODUÇÃO

As situações de emergência requerem o reconhecimento de sinais iminentes de morte e intervenções imediatas, objetivas e eficazes que constituem parte do Suporte Básico de Vida (SBV), ação fundamental no conhecimento dos profissionais de saúde para a reanimação cardiopulmonar (RCP). O SBV contempla um conjunto de ações para a manutenção e suporte à vítima até a chegada da equipe de emergência, visando à melhora do prognóstico do paciente vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) tanto em ambiente extra-hospitalar (PCREH) quanto em intra-hospitalar (PCRIH), caracterizando o primeiro atendimento como essencial para a minimização das sequelas ao paciente.11 Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde; 2016.

2 Bernoche C, Timerman S, Polastri TF, Giannetti ND, Siqueira AWS, Piscopo A et al. Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia - 2019. Arq Bras Cardiol. 2019;113(3):449-663. http://dx.doi.org/10.5935/abc.20190203. PMid:31621787.
http://dx.doi.org/10.5935/abc.20190203...
-33 Bastos TR, Silva MSA, Azevedo CP, Bordallo LES, Soeiro ACV. Medical student knowledge about basic life support in the attendance of cardiorespiratory arrest care. Rev Bras Educ Med. 2020;44(4):e111. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200123.
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O processo de formação dos profissionais de saúde no atendimento emergencial encontra-se defasado. Nas últimas décadas, as disciplinas específicas relacionadas à assistência ao paciente crítico e emergências clínicas-cardiológicas começaram a surgir, no entanto ainda há inúmeras lacunas nesse processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, após a formação, pois os profissionais não se sentem capacitados para atuar nessas situações.44 Neves LMT, Silva MSV, Carneiro SR, Aquino VS, Reis HJL. Conhecimento de fisioterapeutas sobre a atuação em suporte básico de vida. Fisioter Pesqui. 2010;17(1):69-74. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502010000100013.
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A ampliação do acesso ao ensino e a capacitação entre os estudantes e profissionais de saúde na realização das manobras de RCP, a fim de minimizar o tempo entre o suporte de vida e a desfibrilação e estabelecer processos para a melhoria contínua da qualidade de reanimação, caracterizam-se como um grande desafio.55 Tobase L, Peres HHC, Tomazini EAS, Teodoro SV, Ramos MB, Polastri TF. Basic life support: evaluation of learning using simulation and immediate feedback devices. Rev Lat Am Enfermagem. 2017;25(0):e2942. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1957.2942. PMid:29091127.
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No Brasil, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais para profissões da Saúde, objetivando uma formação profissional que priorize uma qualificação do cuidado da assistência à saúde, contemplando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).66 Costa DAS, da Silva RF, Lima VV, Ribeiro ECO. National curriculum guidelines for health professions 2001-2004: an analysis according to curriculum development theories. Interface Comum Saúde Educ. 2018;22(67):1183-95. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0376.
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Nesse sentido, as diferentes áreas do ensino em saúde têm discutido sobre as necessidades de modificações do aprendizado clínico e a diversificação dos cenários de aprendizagem. Os métodos de ensino e aprendizagem precisam se adaptar às novas necessidades do mercado de trabalho e da população. Sendo assim, uma tendência é o uso de técnicas que facilitem o desenvolvimento do estudante durante suas funções.77 Amaral E, Domingues RCL, Zeferino AMB. Métodos tradicionais e estruturados de avaliação prática de competências clínicas (caso longo estruturado e observação em serviço). In: Tiberio IFLC, Daud-Gallotti RM, Troncon LEA, Martins MA, editores. Avaliação prática de habilidades clínicas em medicina. São Paulo: Atheneu; 2012.-88 Silva AR, Nascimento JSG, Nascimento KG, Torres GAS, Pinotti CCM, Dalri MCB. Suporte básico de vida: avaliação do conhecimento considerando a articulação de estratégias ativas de ensino. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20190358. http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2019-0358.
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Embora os processos específicos e as estratégias educacionais associadas ao desenvolvimento do raciocínio clínico no atendimento ao paciente em situação de PCR não sejam totalmente conhecidos, uma experiência de treino simulado e repetitivo durante a qual o aprendiz pode praticar suas habilidades técnicas e não técnicas sem causar danos a um paciente poderá ser uma oportunidade de aquisição de conhecimentos e competências.99 Orique SB, Phillips LJ. The effectiveness of simulation on recognizing and managing clinical deterioration: meta-analyses. West J Nurs Res. 2018;40(4):582-609. http://dx.doi.org/10.1177/0193945917697224. PMid:28359188.
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Entre as diferentes modalidades de treinamento por simulação realística, um modelo fortemente recomendado para atingir maestria na execução de habilidades técnicas é a prática deliberada (PD), utilizada previamente em outras áreas como a música e os esportes, visando ao melhor treinamento com atividades de curta duração, possibilidade de feedback imediato, reflexões e correções da prática.1010 Ericsson KA. Deliberate practice and acquisition of expert performance: a general overview. Acad Emerg Med. 2008;15(11):988-94. http://dx.doi.org/10.1111/j.1553-2712.2008.00227.x. PMid:18778378.
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Envolve a prática sistemática e estruturada, até que os objetivos de aprendizagem previamente definidos sejam alcançados e os feedback imediatos permitam alterações e melhorias na técnica em tempo real.1010 Ericsson KA. Deliberate practice and acquisition of expert performance: a general overview. Acad Emerg Med. 2008;15(11):988-94. http://dx.doi.org/10.1111/j.1553-2712.2008.00227.x. PMid:18778378.
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11 Ericsson KA. Deliberate practice and the acquisition and maintenance of expert performance in medicine and related domains. Acad Med. 2004;79(10, Suppl.):S770-81. http://dx.doi.org/10.1097/00001888-200410001-00022. PMid:15383395.
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-1212 Ericsson KA, Pool R. Peak: secrets from the new science of expertise. Boston: Houghton Mifflin Harcourt; 2016.

Para o autor,1010 Ericsson KA. Deliberate practice and acquisition of expert performance: a general overview. Acad Emerg Med. 2008;15(11):988-94. http://dx.doi.org/10.1111/j.1553-2712.2008.00227.x. PMid:18778378.
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a maestria e o domínio das ações diante de uma situação clínica não estão relacionados diretamente à experiência e ao conhecimento de maneira geral, mas sim à aquisição de um sistema integrado e complexo de ações para execução, monitoramento, planejamento e análise da performance.

Diante das necessidades do processo de formação em saúde, baseada nos conceitos de PD e aprendizagem de domínio, a prática deliberada em ciclos rápidos (PDCR), criada em 2014, foi descrita e referenciada como um “ciclo rápido entre a prática deliberada e o feedback direcionado até que o domínio da habilidade, ou seja, a maestria seja alcançada” e então progrida para metas ou cenários mais desafiadores que se baseiam em habilidades previamente dominada, ou seja, ocorre um debriefing dentro do evento.1313 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Nelson-McMillan KL, Bradshaw JH, Diener-West M, Perretta JS et al. Pediatric resident resuscitation skills improve after “rapid cycle deliberate practice” training. Resuscitation. 2014;85(7):945-51. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2014.02.025. PMid:24607871.
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Esse processo de realizar o ciclo entre PD e o feedback imediato deu origem ao nome ciclo rápido.1313 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Nelson-McMillan KL, Bradshaw JH, Diener-West M, Perretta JS et al. Pediatric resident resuscitation skills improve after “rapid cycle deliberate practice” training. Resuscitation. 2014;85(7):945-51. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2014.02.025. PMid:24607871.
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,1414 Perretta JS, Duval-Arnould J, Poling S, Sullivan N, Jeffers JM, Farrow L et al. Best practices and theoretical foundations for simulation instruction using rapid- cycle deliberate practice. Simul Healthc. 2020 out;15(5):356-62. http://dx.doi.org/10.1097/SIH.0000000000000433. PMid:32809977.
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A técnica apresenta princípios da simulation-based mastery learning, a qual o participante demonstra a sua performance em uma determinada competência antes de seguir o próximo objetivo de treinamento.1515 Castro LT, Couto TB. Rapid cycle deliberate practice: a modern simulation strategy. Sci Med. 2018;28(1):1-6. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28849.
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Na simulação clínica, a PDCR é semelhante a outras estratégias, mas o seu diferencial está principalmente no processo do feedback e nas oportunidades de repetição, envolvendo a participação ativa do facilitador e do participante.

A PD e a PDCR vêm sendo foco de estudiosos nos últimos anos, colaborando em avanços na educação em saúde. Porém, uma revisão integrativa da literatura,1515 Castro LT, Couto TB. Rapid cycle deliberate practice: a modern simulation strategy. Sci Med. 2018;28(1):1-6. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28849.
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que analisou a estrutura, efetividade, vantagens e desvantagens da PDCR em diferentes contextos, mostra que a publicação na temática ainda é baixa, ressaltando que em seus resultados não houveram estudos em língua portuguesa e espanhola.

Dessa forma, em busca de compreender o contexto e a estratégia em que a PDCR ou a PD estão sendo empregadas na temática do SBV, associado a limitações de estudos que sintetizem evidências científicas em relação ao tema, especificamente de SBV, é possível justificar este estudo e sua importância, apresentando como objetivo mapear as evidências disponíveis sobre a PD e a PDCR no ensino do SBV de estudantes de ciências da saúde.

MÉTODO

Scoping review, realizada a partir de técnicas para mapear sistematicamente a produção de conhecimento, conforme o Reviewer's Manual for Scoping Reviews, desenvolvido pelo JBI.1616 Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editores. JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI; 2020. Chapter 11. http://dx.doi.org/10.46658/JBIMES-20-12.
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Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido através das cinco etapas: (1) estabelecimento da questão de pesquisa; (2) identificação de estudos relevantes; (3) seleção e inclusão de estudos; (4) organização dos dados; (5) compilação, síntese e relato dos resultados.1616 Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editores. JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI; 2020. Chapter 11. http://dx.doi.org/10.46658/JBIMES-20-12.
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Visando ao rigor metodológico, utilizou-se o checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)1717 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372(71):n71. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.n71. PMid:33782057.
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para revisão e redação, além do registro do protocolo na Open Science Framework (OSF).1818 Assalin ACB, Girão FB, Meneghesso I, Gastaldi AA, Marcatto IF, Castro LO. The use of Rapid Cycle Deliberate Practice (RCDP) for the teaching of basic life support: a scoping review [Internet]. 2021 [citado 2021 ago 15]. Disponível em: https://archive.org/details/osf-registrations-256pc-v1
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Foi realizado um levantamento na bibliografia científica em abril de 2021. Em dezembro de 2022, realizou-se atualização da busca e seleção dos estudos. Para identificar estudos de revisões de escopo semelhantes, as plataformas International Prospective Register of Systematic Reviews, OSF, The Cochrane Library, JBI Clinical Online Network of Evidence for Care and Therapeutics foram consultadas, constatando a inexistência de protocolos ou publicações com objetivo similar ao desta revisão.

A pergunta de pesquisa foi estruturada utilizando a estratégia População, Conceito e Contexto (PCC),1919 Aromataris E, Munn Z. JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI; 2020. http://dx.doi.org/10.46658/JBIMES-20-01.
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respectivamente, P: estudantes de ciências da saúde; C: uso da PD e/ou PDCR; C: ensino do SBV. Para tanto, obteve-se a questão norteadora: como a PD e/ou PDCR tem sido utilizada no ensino do SBV de estudantes de ciências da saúde? As buscas foram realizadas por dois pesquisadores independentes, de acordo com o protocolo da JBI,1919 Aromataris E, Munn Z. JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI; 2020. http://dx.doi.org/10.46658/JBIMES-20-01.
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utilizando as bases de dados: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature + National Library of Medicine (CINAHL + Medline); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); National Library of Medicine (PubMed); Scopus; Embase; Web of Science e Cochrane Library.

Para cada item da estratégia de busca, foram utilizados descritores e/ou sinônimos encontrados nas plataformas de Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings. Para População (P): ‘Students’ OR ‘Health Occupations Student’ OR ‘Health Occupations Students’ OR ‘Occupations Student, Health’ OR ‘Occupations Students, Health’ OR ‘Student, Health Occupations’ OR ‘Dental Student’ OR ‘Dental Students’ OR ‘Student, Dental’ OR ‘Students, Dental’ OR ‘Student, Medical’ OR ‘Students, Medical’ OR ‘Medical Student’ OR ‘Medical Students’ OR ‘Student, Nursing’ OR ‘Students, Nursing’ OR ‘Nursing Student’ OR ‘Nursing Students’ OR ‘Student, Pharmacy’ OR ‘Students, Pharmacy’ OR ‘Pharmacy Student’ OR ‘Pharmacy Students’ OR ‘Student, Premedical’ OR ‘Students, Premedical’ OR ‘Premedical Student’ OR ‘Premedical Students’ OR ‘Student, Public Health’ OR ‘Students, Public Health’ OR ‘Health Student, Public’ OR ‘Health Students, Public’ OR ‘Public Health Student’ OR ‘Public Health Students’; Conceito (C): ‘Patient Simulation’ OR ‘Patient Simulations’ OR ‘Simulation, Patient’ OR ‘Simulations, Patient’ OR ‘Simulation Training’ OR ‘Training, Simulation’ OR ‘Interactive Learning’ OR ‘Learning, Interactive’ OR ‘High Fidelity Simulation Training’ OR ‘Clinical Competence’ OR ‘Competency, Clinical’ OR ‘Competence, Clinical’ OR ‘Clinical Competencies’ OR ‘Competencies, Clinical’ OR ‘Clinical Skill’ OR ‘Clinical Skills’ OR ‘Skill, Clinical’ OR ‘Skills, Clinical’ OR ‘Motor Skill’ OR ‘Motor Skills’ OR ‘Skill, Motor’ OR ‘Skills, Motor’ OR ‘Rapid Cycle Deliberate Practice’ OR ‘Deliberate Practice’ OR ‘Rapid Cycle’; Contexto (C): ‘Cardiopulmonary Resuscitation’ OR ‘Resuscitation, Cardiopulmonary’ OR ‘CPR’ OR ‘Cardio-Pulmonary Resuscitation’ OR ‘CardioPulmonary Resuscitation’ OR ‘Resuscitation, Cardio-Pulmonary’ OR ‘Resuscitation, CardioPulmonary’ OR ‘Code-Blue’ OR ‘Mouth to Mouth Resuscitation’ OR ‘Basic Life Support’ OR ‘Life Support, Basic Cardiac’ OR ‘Resuscitation’ OR ‘Resuscitations’. Para a combinação desses, foram utilizados os operadores booleanos OR e AND.2020 Galvão TF, Pereira MG. Systematic reviews of the literature: steps for preparation. Epidemiol Serv Saude. 2014;23(1):183-4. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018.
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As referências selecionadas foram enviadas para o software gerenciador de bibliografias EndNote Web ®. Seis pesquisadores trabalharam de forma independente para a seleção dos estudos por título, resumo e texto na íntegra realizados no software Rayyan ®. Todos os pesquisadores foram capacitados sobre a metodologia empregada na revisão e o uso dos softwares. Assim, aos pares, duas revisoras responsáveis pela mesma base de dados avaliaram as versões completas do texto dos artigos selecionados, considerando os critérios de inclusão e exclusão, resultando na amostra final do estudo.

Em cada fase, foi realizado consenso entre os revisores por meio de discussão, e, no caso de desacordos entre os pares de revisores, um terceiro profissional foi solicitado. Os revisores de todas as etapas foram nomeados como autores deste manuscrito. Todo o processo de seleção dos estudos ocorreu de abril a novembro de 2021, e, em dezembro de 2022, realizou-se atualização da busca e seleção dos estudos.

Após a realização da busca, incluíram-se as pesquisas disponíveis na íntegra com diferentes delineamentos metodológicos, publicadas em fontes indexadas que respondessem à pergunta estabelecida, com públicos de faixa etária adulta, além de dissertações, teses e guidelines, sem recorte temporal, publicados em qualquer idioma. Além disso, houve contato direto com autores por e-mail para identificar fontes de artigos na íntegra. Não foram incluídas as publicações que não responderam à questão de pesquisa e que não utilizaram a PD ou PDCR com SBV em adultos, além das publicações classificadas como opiniões, retrações, websites e propagandas veiculadas em mídias, por não se tratarem de material com rigor científico.

Para a extração dos conteúdos dos estudos selecionados, aplicou-se um instrumento estruturado pelos próprios autores, considerando as seguintes variáveis: ano de publicação; país de origem; objetivo do estudo; amostra; metodologia empregada; contexto em que utilizaram a PDCR ou PD; temática do caso clínico simulado utilizado no manuscrito que evoluiu para PCR; caso intra ou extra-hospitalar; resultados e contribuições da PDCR ou PD; avaliação da prática; utilização de um guia norteador para o uso da PDCR ou PD; tempo ou frequência de repetição do treinamento.

Foi realizada uma análise descritiva dos dados, e os resultados foram apresentados em 's e tabelas. Por não envolver seres humanos, este estudo não foi submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

RESULTADOS

A pesquisa inicial obteve 4.155 estudos. Após aplicação dos critérios de elegibilidade e posterior leitura de títulos e resumos, foram selecionados 116 estudos para leitura na íntegra, sendo selecionados, para síntese final, 9 estudos, conforme descrito no Figura 1 adaptada.2121 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372(71):n71. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.n71. PMid:33782057.
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Figura 1
- Fluxograma adaptado do PRISMA-ScR2121 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372(71):n71. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.n71. PMid:33782057.
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evidenciando a busca utilizada para seleção dos resultados. São Carlos, SP, Brasil, 2022.

Para a apresentação dos resultados, as pesquisas selecionadas foram numeradas e identificadas como E1 a E9.2222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...

23 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...

24 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08...

25 Scordino D, Shilkofski N, Hunt E, Jung J. Deliberate practice for the development of expert performance in basic cardiopulmonary resuscitation [Internet]. Atlanta: Society for Academic Emergency Medicine; 2013 [citado 2021 jul 10]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/institute_excellence_education/pdf/scordino%20abstract.pdf
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26 Oermann MH, Kardong-Edgren S, Odom-Maryon T, Hallmark BF, Hurd D, Rogers N et al. Deliberate practice of motor skills in nursing education: CPR as exemplar. Nurs Educ Perspect. 2011;32(5):311-5. http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5.311. PMid:22029243.
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27 Knowles T, Rea B, Duke O, Butcher C, Good E, Carby M. Does deliberate practice with high fidelity simulation training improve the resuscitation technique of UK final year medical students? Resuscitation. 2013;84(Suppl. 1):S90. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.08.229.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...

28 Li Q. A time based or competency-based basic life support refresh course before clerkship: The effect on skill retention in medical students. Eur J Anaesthesiol. 2014;31(Suppl. 52):1. http://dx.doi.org/10.1097/00003643-201406001-00709.
http://dx.doi.org/10.1097/00003643-20140...

29 Berry C, Zhu B, Glassford K, Halupa A, Reed E, Sallade TD et al. Simple interventions improve cardiopulmonary resuscitation quality measures during team-based training. Circulation [Internet]. 2017; [citado 2022 out 31];136:A15368. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/circ.136.suppl_1.15368
https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/...
-3030 Arrogante O, Ríos-Díaz J, Carrión-García L, Samith S, González-Romero GM, Caperos JM. Deliberate practice in resuscitation training using a feedback device, and the effects of the physical characteristics of the rescuer on the acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills: randomized clinical trial. Int Emerg Nurs. 2021;58:101037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101037. PMid:34332453.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.10...
Os nove estudos incluídos para a amostra desta revisão foram publicados entre os anos de 2011 e 2021. A maior parte dos estudos encontrados pertence à base de dados EMBASE, com total de 5 estudos (E4-E8)2525 Scordino D, Shilkofski N, Hunt E, Jung J. Deliberate practice for the development of expert performance in basic cardiopulmonary resuscitation [Internet]. Atlanta: Society for Academic Emergency Medicine; 2013 [citado 2021 jul 10]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/institute_excellence_education/pdf/scordino%20abstract.pdf
https://www.hopkinsmedicine.org/institut...

26 Oermann MH, Kardong-Edgren S, Odom-Maryon T, Hallmark BF, Hurd D, Rogers N et al. Deliberate practice of motor skills in nursing education: CPR as exemplar. Nurs Educ Perspect. 2011;32(5):311-5. http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5.311. PMid:22029243.
http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5...

27 Knowles T, Rea B, Duke O, Butcher C, Good E, Carby M. Does deliberate practice with high fidelity simulation training improve the resuscitation technique of UK final year medical students? Resuscitation. 2013;84(Suppl. 1):S90. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.08.229.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...

28 Li Q. A time based or competency-based basic life support refresh course before clerkship: The effect on skill retention in medical students. Eur J Anaesthesiol. 2014;31(Suppl. 52):1. http://dx.doi.org/10.1097/00003643-201406001-00709.
http://dx.doi.org/10.1097/00003643-20140...
-2929 Berry C, Zhu B, Glassford K, Halupa A, Reed E, Sallade TD et al. Simple interventions improve cardiopulmonary resuscitation quality measures during team-based training. Circulation [Internet]. 2017; [citado 2022 out 31];136:A15368. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/circ.136.suppl_1.15368
https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/...
, seguida por 3 estudos da base de dados Web of Science (E1-E3),2222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...

23 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
-2424 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08...
e o nono estudo (E9)3030 Arrogante O, Ríos-Díaz J, Carrión-García L, Samith S, González-Romero GM, Caperos JM. Deliberate practice in resuscitation training using a feedback device, and the effects of the physical characteristics of the rescuer on the acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills: randomized clinical trial. Int Emerg Nurs. 2021;58:101037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101037. PMid:34332453.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.10...
foi encontrado em ambas as bases. Quanto ao país de origem, 4 (44,4%) estudos são dos Estados Unidos da América (E2-E5),2323 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...

24 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08...

25 Scordino D, Shilkofski N, Hunt E, Jung J. Deliberate practice for the development of expert performance in basic cardiopulmonary resuscitation [Internet]. Atlanta: Society for Academic Emergency Medicine; 2013 [citado 2021 jul 10]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/institute_excellence_education/pdf/scordino%20abstract.pdf
https://www.hopkinsmedicine.org/institut...
-2626 Oermann MH, Kardong-Edgren S, Odom-Maryon T, Hallmark BF, Hurd D, Rogers N et al. Deliberate practice of motor skills in nursing education: CPR as exemplar. Nurs Educ Perspect. 2011;32(5):311-5. http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5.311. PMid:22029243.
http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5...
3 (33,3%), originários de países europeus como Holanda (E1)2222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...
, Inglaterra (E6)2727 Knowles T, Rea B, Duke O, Butcher C, Good E, Carby M. Does deliberate practice with high fidelity simulation training improve the resuscitation technique of UK final year medical students? Resuscitation. 2013;84(Suppl. 1):S90. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.08.229.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
e Espanha (E9),3030 Arrogante O, Ríos-Díaz J, Carrión-García L, Samith S, González-Romero GM, Caperos JM. Deliberate practice in resuscitation training using a feedback device, and the effects of the physical characteristics of the rescuer on the acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills: randomized clinical trial. Int Emerg Nurs. 2021;58:101037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101037. PMid:34332453.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.10...
e outros 2 (22,2%) não descreveram o país de desenvolvimento do estudo (E7-E8)2828 Li Q. A time based or competency-based basic life support refresh course before clerkship: The effect on skill retention in medical students. Eur J Anaesthesiol. 2014;31(Suppl. 52):1. http://dx.doi.org/10.1097/00003643-201406001-00709.
http://dx.doi.org/10.1097/00003643-20140...
-2929 Berry C, Zhu B, Glassford K, Halupa A, Reed E, Sallade TD et al. Simple interventions improve cardiopulmonary resuscitation quality measures during team-based training. Circulation [Internet]. 2017; [citado 2022 out 31];136:A15368. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/circ.136.suppl_1.15368
https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/...
.

O Quadro 1 apresenta a caracterização dos estudos conforme o objetivo do estudo amostra e abordagem metodológica utilizada.

Quadro 1
Estudos analisados segundo o país de origem, objetivo, amostra e abordagem metodológica. São Carlos, SP, Brasil, 2022 (n= 9).

Dos 9 estudos selecionados, 4 (44,4%) não descreveram o cenário de simulação utilizado durante os treinamentos, especificando que houve apenas treino de habilidades (E1, E5, E7 e E9)2222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...
,2626 Oermann MH, Kardong-Edgren S, Odom-Maryon T, Hallmark BF, Hurd D, Rogers N et al. Deliberate practice of motor skills in nursing education: CPR as exemplar. Nurs Educ Perspect. 2011;32(5):311-5. http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5.311. PMid:22029243.
http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5...
,2828 Li Q. A time based or competency-based basic life support refresh course before clerkship: The effect on skill retention in medical students. Eur J Anaesthesiol. 2014;31(Suppl. 52):1. http://dx.doi.org/10.1097/00003643-201406001-00709.
http://dx.doi.org/10.1097/00003643-20140...
,3030 Arrogante O, Ríos-Díaz J, Carrión-García L, Samith S, González-Romero GM, Caperos JM. Deliberate practice in resuscitation training using a feedback device, and the effects of the physical characteristics of the rescuer on the acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills: randomized clinical trial. Int Emerg Nurs. 2021;58:101037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101037. PMid:34332453.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.10...
; 3 (33,3%) apresentam cenários, mas não citam o local simulado (E4, E6 e E8);2525 Scordino D, Shilkofski N, Hunt E, Jung J. Deliberate practice for the development of expert performance in basic cardiopulmonary resuscitation [Internet]. Atlanta: Society for Academic Emergency Medicine; 2013 [citado 2021 jul 10]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/institute_excellence_education/pdf/scordino%20abstract.pdf
https://www.hopkinsmedicine.org/institut...
,2727 Knowles T, Rea B, Duke O, Butcher C, Good E, Carby M. Does deliberate practice with high fidelity simulation training improve the resuscitation technique of UK final year medical students? Resuscitation. 2013;84(Suppl. 1):S90. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.08.229.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
,2929 Berry C, Zhu B, Glassford K, Halupa A, Reed E, Sallade TD et al. Simple interventions improve cardiopulmonary resuscitation quality measures during team-based training. Circulation [Internet]. 2017; [citado 2022 out 31];136:A15368. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/circ.136.suppl_1.15368
https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/...
E22323 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
(11,1%) apresentou cenários simulados no contexto intra e extra-hospitalar, e E32424 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08...
(11,1%), cenários intra-hospitalares.

Em relação à descrição de um evento clínico que evoluiu para PCR durante as simulações e treinamentos, apenas 4 (44,4%) estudos abordaram essa variável, sendo que o E22323 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
contempla um caso de atendimento a uma vítima em colapso, encontrada irresponsiva e sem pulso em contexto extra-hospitalar. Enquanto isso, no cenário intra-hospitalar, a vítima se apresenta cianótica e sem pulso. Em E3,2424 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08...
a simulação ocorreu baseada em dois casos de PCR por fibrilação ventricular (FV) após infarto agudo do miocárdio (IAM) e embolia pulmonar. Também em E62727 Knowles T, Rea B, Duke O, Butcher C, Good E, Carby M. Does deliberate practice with high fidelity simulation training improve the resuscitation technique of UK final year medical students? Resuscitation. 2013;84(Suppl. 1):S90. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.08.229.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
e E8,2929 Berry C, Zhu B, Glassford K, Halupa A, Reed E, Sallade TD et al. Simple interventions improve cardiopulmonary resuscitation quality measures during team-based training. Circulation [Internet]. 2017; [citado 2022 out 31];136:A15368. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/circ.136.suppl_1.15368
https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/...
ocorreu a PCR em FV, sem maiores detalhes do caso.

Do total de artigos, apenas o E12222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...
apresentou um guia utilizado para a avaliação da PD, e os demais não citaram a utilização de nenhum guia ou roteiro de avaliação. Por fim, a repetição dos treinamentos ao longo do tempo ocorreu em até 12 meses em 5 (55,5%) estudos selecionados (E1, E3, E5, E7, E9).2222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...
,2424 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08...
,2626 Oermann MH, Kardong-Edgren S, Odom-Maryon T, Hallmark BF, Hurd D, Rogers N et al. Deliberate practice of motor skills in nursing education: CPR as exemplar. Nurs Educ Perspect. 2011;32(5):311-5. http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5.311. PMid:22029243.
http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5...
,2828 Li Q. A time based or competency-based basic life support refresh course before clerkship: The effect on skill retention in medical students. Eur J Anaesthesiol. 2014;31(Suppl. 52):1. http://dx.doi.org/10.1097/00003643-201406001-00709.
http://dx.doi.org/10.1097/00003643-20140...
,3030 Arrogante O, Ríos-Díaz J, Carrión-García L, Samith S, González-Romero GM, Caperos JM. Deliberate practice in resuscitation training using a feedback device, and the effects of the physical characteristics of the rescuer on the acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills: randomized clinical trial. Int Emerg Nurs. 2021;58:101037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101037. PMid:34332453.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.10...

O Quadro 2 demonstra com detalhes os estudos analisados conforme a modalidade simulada, os recursos utilizados na avaliação da simulação e os resultados encontrados.

Quadro 2
Estudos selecionados conforme a modalidade simulada, os recursos utilizados na avaliação da simulação e os resultados encontrados. São Carlos, SP, Brasil, 2022 (n = 9).

DISCUSSÃO

Este estudo objetivou identificar como a PD e a PDCR estão sendo utilizadas no ensino do SBV para estudantes de ciências da saúde, de acordo com uma busca sistemática, além de identificar lacunas existentes no conhecimento mediante a literatura científica nacional e internacional.

Os resultados desta revisão de escopo mostram que a maior parte dos estudos encontrados se desenvolveram na América do Norte entre os anos 2011 e 2021. Conforme a revisão sistemática,3131 Taras J, Everett T. Rapid cycle deliberate practice in medical education: a systematic review. Cureus. 2017;9(4):e1180. http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180. PMid:28540142.
http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180...
os estudos internacionais representam grande parte da literatura na temática. Esses possuem enfoque na eficácia da modalidade, como ela se compara a outros tipos de aprendizagem baseada em treinamento por simulação e sobre quais características da PDCR estão associadas ao maior efeito na aprendizagem, retenção e impacto no atendimento aos pacientes. Este estudo3131 Taras J, Everett T. Rapid cycle deliberate practice in medical education: a systematic review. Cureus. 2017;9(4):e1180. http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180. PMid:28540142.
http://dx.doi.org/10.7759/cureus.1180...
afirma que houve um aumento no número de publicações entre 2014 e 2016, quando a PDCR começou a ganhar notoriedade. Porém, dos 15 estudos encontrados, apenas 2 eram artigos publicados em revistas científicas e 13 apresentaram como temática exclusiva a reanimação pediátrica e neonatal, evidenciando a escassez de publicações e diversificação nas pesquisas.

E5, E6, E8 e E92626 Oermann MH, Kardong-Edgren S, Odom-Maryon T, Hallmark BF, Hurd D, Rogers N et al. Deliberate practice of motor skills in nursing education: CPR as exemplar. Nurs Educ Perspect. 2011;32(5):311-5. http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5.311. PMid:22029243.
http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5...
-2727 Knowles T, Rea B, Duke O, Butcher C, Good E, Carby M. Does deliberate practice with high fidelity simulation training improve the resuscitation technique of UK final year medical students? Resuscitation. 2013;84(Suppl. 1):S90. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.08.229.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
,2929 Berry C, Zhu B, Glassford K, Halupa A, Reed E, Sallade TD et al. Simple interventions improve cardiopulmonary resuscitation quality measures during team-based training. Circulation [Internet]. 2017; [citado 2022 out 31];136:A15368. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/circ.136.suppl_1.15368
https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/...
-3030 Arrogante O, Ríos-Díaz J, Carrión-García L, Samith S, González-Romero GM, Caperos JM. Deliberate practice in resuscitation training using a feedback device, and the effects of the physical characteristics of the rescuer on the acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills: randomized clinical trial. Int Emerg Nurs. 2021;58:101037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101037. PMid:34332453.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.10...
tiveram objetivos que envolveram o desempenho técnico e cognitivo dos estudantes. Em estudo semelhante, na revisão de escopo,3232 Ng C, Primiani N, Orchanian-Cheff A. Rapid cycle deliberate practice in healthcare simulation: a scoping review. Med Sci Educ. 2021;31(6):2105-20. http://dx.doi.org/10.1007/s40670-021-01446-0. PMid:34950533.
http://dx.doi.org/10.1007/s40670-021-014...
a avaliação da aprendizagem envolveu medidas objetivas de conhecimento e habilidades adquiridas, sendo demonstradas por pontuações de questões de múltipla escolha, pontuações de checklist, tempo reduzido para tarefas críticas e aumento da fração de compressão, evidenciando melhorias em liderança, comunicação e identificação de funções.

Os resultados desta revisão mostraram que E1, E2, E42222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...
-2323 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitatio...
,2525 Scordino D, Shilkofski N, Hunt E, Jung J. Deliberate practice for the development of expert performance in basic cardiopulmonary resuscitation [Internet]. Atlanta: Society for Academic Emergency Medicine; 2013 [citado 2021 jul 10]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/institute_excellence_education/pdf/scordino%20abstract.pdf
https://www.hopkinsmedicine.org/institut...
realizaram uma comparação entre as modalidades de PD ou PDCR com outra modalidade de treinamento simulado. E12222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...
utilizou o treino de habilidades e a PD com os grupos intervenção e controle, não trazendo apontamentos sobre as diferenças entre as duas técnicas. Já E22323 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
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desenvolveu os cenários simulados de alta fidelidade e PDCR em contextos de atendimentos intra e extra-hospitalar. Em ambos os contextos, as equipes treinadas com a PDCR tiveram respostas mais rápidas e melhor desempenho na RCP. E42525 Scordino D, Shilkofski N, Hunt E, Jung J. Deliberate practice for the development of expert performance in basic cardiopulmonary resuscitation [Internet]. Atlanta: Society for Academic Emergency Medicine; 2013 [citado 2021 jul 10]. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/institute_excellence_education/pdf/scordino%20abstract.pdf
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desenvolveu a PD e simulação de alta fidelidade com o debriefing tradicional, identificando que os estudantes que participaram de PD apresentaram melhores resultados de tomada de decisão.

A revisão de escopo3232 Ng C, Primiani N, Orchanian-Cheff A. Rapid cycle deliberate practice in healthcare simulation: a scoping review. Med Sci Educ. 2021;31(6):2105-20. http://dx.doi.org/10.1007/s40670-021-01446-0. PMid:34950533.
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revela que, dos 23 estudos encontrados, 15 estudos avaliaram diretamente PDCR, enquanto os 8 estudos restantes tinham PDCR como parte de intervenções mistas, comparando-as com outras modalidades, como o treino de habilidades ou cenários simulados. Também, revisão de escopo,3333 Donoghue A, Navarro K, Diederich E, Auerbach M, Cheng A. Deliberate practice and mastery learning in resuscitation education: a scoping review. Resusc Plus. 2021;6:100137. http://dx.doi.org/10.1016/j.resplu.2021.100137. PMid:34223392.
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que abrangeu o uso da PD e do aprendizado com maestria no ensino da ressuscitação, apresentou que em 7 dos 16 estudos encontrados foram comparados o uso da prática estudada com um treinamento tradicional; 1 estudo comparou a PD e/ou o aprendizado com maestria administrados por meio da auto-correção versus o direcionamento dado pelo instrutor; e 8 estudos compararam a performance pré e pós-treinamento utilizando apenas a PD e/ou aprendizado com maestria. Evidenciou-se melhor desempenho com o uso da PD e/ou aprendizagem com maestria em 12 desses estudos, e, nos 4 estudos remanescentes, não foram encontradas diferenças entre as práticas.

Nota-se que E22323 Hunt EA, Duval-Arnould JM, Chime NO, Jones K, Rosen M, Hollingsworth M et al. Integration of in-hospital cardiac arrest contextual curriculum into a basic life support course: a randomized, controlled simulation study. Resuscitation. 2017;114:127-32. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.03.014. PMid:28323084.
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e E32424 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
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desenvolveram a PDCR ou PD com cenários clínicos em SBV no contexto intra-hospitalar, ambos visando ao aperfeiçoamento de habilidades em RCP nos estudantes de saúde. Essa estratégia é essencial para a formação de novos profissionais, visto que as PCRIH apresentam uma incidência significativa dentro desse ambiente. Autores3434 Virani SS, Alonso A, Aparicio HJ, Benjamin EJ, Bittencourt MS, Callaway CW et al. Heart disease and stroke statistics - 2021 update: a report from the American Heart Association. Circulation. 2021;143(8):e254-743. http://dx.doi.org/10.1161/CIR.0000000000000950. PMid:33501848.
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apontam uma incidência de 26,1% em adultos hospitalizados nos EUA. Também, a sobrevivência ao evento da PCR está relacionada, entre outros fatores, à destreza profissional do socorrista, e a literatura aponta que a mortalidade desses pacientes foi menor quando a RCP foi conduzida em hospitais de ensino, corroborando a importância de treinamentos para o público de estudantes, os quais atuam como agentes na ressuscitação tanto durante seu processo de formação quanto após a graduação enquanto profissionais.3535 Tsao CW, Aday AW, Almarzooq ZI, Alonso A, Beaton AZ, Bittencourt MS et al. Heart disease and stroke statistics - 2022 update: a report from the American Heart Association. Circulation. 2022;145(8):e153-639. http://dx.doi.org/10.1161/CIR.0000000000001052. PMid:35078371.
http://dx.doi.org/10.1161/CIR.0000000000...

A escolha do contexto de capacitação do desempenho associada ao perfil dos participantes é extremamente importante e deve ser focada na chance de mudar comportamentos errôneos e acrescentar novas concepções, atendendo às demandas descritas na literatura. A capacitação por PDCR apresenta três princípios, sendo o primeiro a capacidade de maximizar o tempo que os aprendizes passam na PD, proporcionando várias oportunidades, aplicando os conceitos de super aprendizado e automatização, resultando em uma memória muscular, fornecendo várias oportunidades para a prática repetitiva para “fazer o certo”.1212 Ericsson KA, Pool R. Peak: secrets from the new science of expertise. Boston: Houghton Mifflin Harcourt; 2016.

E1, E3, E5, E7 e E92222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
http://dx.doi.org/10.1177/10249079188066...
,2424 Knipe GA, Fox SD, Donatello RA. Deliberate practice in simulation: evaluation of repetitive code training on nursing students’ BLS team skills. Clin Simul Nurs. 2020;48:8-14. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08.001.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2020.08...
,2626 Oermann MH, Kardong-Edgren S, Odom-Maryon T, Hallmark BF, Hurd D, Rogers N et al. Deliberate practice of motor skills in nursing education: CPR as exemplar. Nurs Educ Perspect. 2011;32(5):311-5. http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5.311. PMid:22029243.
http://dx.doi.org/10.5480/1536-5026-32.5...
,2828 Li Q. A time based or competency-based basic life support refresh course before clerkship: The effect on skill retention in medical students. Eur J Anaesthesiol. 2014;31(Suppl. 52):1. http://dx.doi.org/10.1097/00003643-201406001-00709.
http://dx.doi.org/10.1097/00003643-20140...
,3030 Arrogante O, Ríos-Díaz J, Carrión-García L, Samith S, González-Romero GM, Caperos JM. Deliberate practice in resuscitation training using a feedback device, and the effects of the physical characteristics of the rescuer on the acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills: randomized clinical trial. Int Emerg Nurs. 2021;58:101037. http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.101037. PMid:34332453.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ienj.2021.10...
revelam que a retenção do conhecimento técnico ou cognitivo foi avaliada ao longo do tempo. Em revisão de escopo3333 Donoghue A, Navarro K, Diederich E, Auerbach M, Cheng A. Deliberate practice and mastery learning in resuscitation education: a scoping review. Resusc Plus. 2021;6:100137. http://dx.doi.org/10.1016/j.resplu.2021.100137. PMid:34223392.
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, 6 estudos avaliam o declínio da habilidade, sendo que em 5 desses não foram demonstradas diferenças significativas da habilidade após o treinamento em até 9 meses, e 1 estudo verificou melhora do desempenho após 1 única sessão de aprendizado, porém o nível de retenção das habilidades não se manteve após 6 meses. Estudo3636 Sullivan NJ, Duval-Arnould J, Twilley M, Smith SP, Aksamit D, Boone-Guercio P et al. Simulation exercise to improve retention of cardiopulmonary resuscitation priorities for in-hospital cardiac arrests: a randomized controlled trial. Resuscitation. 2015;86:6-13. http://dx.doi.org/10.1016/j.resuscitation.2014.10.021. PMid:25447038.
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concluiu que o momento ideal para a reciclagem do treinamento de habilidades de ressuscitação é a cada 3 meses, assim como o estudo3737 Watanabe K, Lopez-Colon D, Shuster JJ, Philip J. Efficacy and retention of Basic Life Support education including Automated External Defibrillator usage during a physical education period. Prev Med Rep. 2017;5:263-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.pmedr.2017.01.004. PMid:28138421.
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que afirma a retenção de 4 meses após treinamento de habilidades técnicas e cognitivas em SBV.

Por fim, apenas um estudo, E12222 Benthem Y, de Pol EMRV, Draaisma JMT, Donders R, van Goor H, Tan ECTH. Professionalizing peer instructor skills in basic life support training for medical students: a randomized controlled trial. Hong Kong J Emerg Med. 2020;27(2):71-8. http://dx.doi.org/10.1177/1024907918806644.
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, apresentou um guia para avaliação dos participantes nos ciclos da PDCR. Cada ciclo deverá ser planejado de acordo com cada competência, que deve ser dividida em uma sequência de ações críticas, podendo ser avaliadas de forma objetiva pelo facilitador. Assim, a realização das tarefas de um ciclo de forma adequada e na sequência correta autoriza os participantes a evoluírem para o próximo ciclo; portanto, na PDCR, os participantes só avançam no cenário após alcançarem o nível de competência determinado nas tarefas do ciclo em desenvolvimento1515 Castro LT, Couto TB. Rapid cycle deliberate practice: a modern simulation strategy. Sci Med. 2018;28(1):1-6. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28849.
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, sendo essencial o desenvolvimento de um guia avaliado para os facilitadores.

Diante de todo o exposto, esta revisão apresenta como limitação o tamanho da amostra, mesmo sem limite temporal. O fato de esta revisão ter o foco apenas no SBV e especificamente na população adulta pode ter diminuído a população da amostra de forma drástica. Apesar das limitações, esta revisão possui pontos fortes, como o uso do rigor metodológico requerido pelo JBI e o mapeamento de como a PD e/ou PDCR tem sido utilizada no ensino do SVB de estudantes de ciências da saúde.

CONCLUSÃO

O mapeamento das informações evidenciou que o uso da PD e da PDCR no ensino do SBV de estudantes de ciências da saúde possui uma limitação de publicações nos últimos anos. Os estudos demonstraram resultados positivos em relação às estratégias simuladas. Apesar de sua insuficiência na amostra e no contexto aplicado, tais resultados representam o cenário internacional, evidenciando melhorias de aprendizado e retenção de conhecimento ao longo do tempo.

Há um hiato de informações sobre o desenvolvimento da PD ou PDCR, o uso de instrumentos ou roteiros para avaliação dos participantes e as práticas simuladas.

Este escopo identificou que a maioria dos estudos abordou o contexto hospitalar, o que demonstra a lacuna de produção de conhecimento na área pré-hospitalar. Ademais, é necessário ressaltar que a maioria dos estudos se concentrou em continentes, como Europa e América do Norte, denotando, assim, a necessidade de incentivar a realização de estudos para aplicabilidade da PD e PDCR em SBV em diferentes públicos e contextos.

  • a
    Artigo extraído da dissertação de Efeito da Prática Deliberada em Ciclos Rápidos no ensino de Suporte Básico de Vida para leigos: estudo quase experimental. De autoria de: Ana Carolina Belmonte Assalin sob a orientação da Professora Dra. Fernanda Berchelli Girão. Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

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EDITOR CIENTÍFICO

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Maio 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    31 Out 2022
  • Aceito
    22 Mar 2023
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