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A conclusão do artigo de A. Roazzi

CARTAS

A conclusão do artigo de A. Roazzi

. Publicamos aqui a conclusão do artigo, O desenvolvimento individual, o contexto social e a prática de pesquisa, de Antonio Roazzi (University of Oxford, Department of Experimental Psychology). que não constou na edição anterior:

Discutimos aqui como os fatores de desenvolvimento intra-individual estão estreitamente dependentes do meio imediato e, conseqüentemente, como uma visão do mundo está construída sobre os esquemas de categorização que as pessoas usam na vida diária. Em outras palavras, as estruturas essenciais do desenvolvimento humano estão mútua e casualmente interligadas com alterações ambientais. O ambiente deveria ser visto como um complexo intrincado de variáveis em níveis diferenciados, conectadas umas com as outras e dependentes, seja nos efeitos das açõ dos indivíduos sobre o contexto, seja no impacto destas variáveis em outros níveis contextuais.

A implicação desta visão é que a compreensão da conduta humana deve estar baseada não só na compreensão do contexto social, mas também em uma variedade de outros fatores, tais como papéis (Psathas, 1968), objetivos (Gauvain e Rogoff, 1986; Zinchenko, 1981), o uso por parte dos indivíduos do significado simbólico na interpretação do comportamento (Kagan, 1967) e a sua compreensão da tarefa. Estes fatores são em parte socialmente determinados.

O estudo das habilidades cognitivas não pode ser confinado a processos psicológicos auto-suficientes em indivíduos. Isto porque o indivíduo não pode ser visto como tendo uma auto-identidade, abstraída do seu contexto social. Os indivíduos estão relacionados às mais amplas influências da cultura, instituições educacionais e os diferentes grupos sociais, com os quais o indivíduo se identifica e com as quais ele interage. Ou seja, instituições, tradições históricas e cultura determinam o contexto de desenvolvimento cognitivo, o que não acontece, como afirmado por Perret-Clermont, Brun, Saada e Schubauer-Leoni (1984), em um vazio cultural onde cada aspecto necessita ser redescoberto pessoalmente por cada indivíduo.

Este ponto de vista implicaria considerar o indivíduo como fonte de todas suas elaborações, inclusive as cognitivas; e em segundo lugar as determinantes do comportamento como derivadas principalmente dos componentes biológicos.

Conseqüentemente, segundo o postulado deste trabalho, experimento e contexto social são dois elementos que estão estreitamente relacionados, já que é impossível pensar em executar experimentos em vacuum social. De acordo com Tajfel (1972) esta premissa implica: "(i) que não pode ser assumido que alguém já tenha conseguido criar tal vacuum;(ii) que uma análise do contexto social do experimento e da situação social que isto representa deve sempre ser considerada; (iii) que experimentos especialmente planejados devem ser conduzidos com propósito explícito de testarhipótesessobre as características do contexto social que determina e interage com os modos de operação dos processos cognitivos" (p. 84).

Uma falta de atenção para o contexto social em uma situação experimental, por exemplo, não permite ao examinador determinar quais significados as situações possuem para os sujeitos. Todos estes fatores, contexto social, significado simbólico, papel objetivo estão de alguma maneira interligados com uma experiência cultural específica, de maneira que não é simples separar as atividades de um indivíduo do contexto intrincado em que estes ocorrem. Onde diferenças entre grupos culturais aparecem, estas devem considerar o número diferenciado de experiências práticas da vida diária de cada um. Assim, em comparações transculturais e sociais, todo o conjunto de ações e circunstâncias sociais pertencentes à experiência diária normal deve ser considerado, constituindo-se como referencial para o estudo da conduta dos indivíduos. Tais aspectos, devido às suas implicações científicas, devem ser considerados sobretudo nas pesquisas psicológicas passíveis de serem facilmente influenciados por variáveis externas ao planejamento experimental.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Set 2012
  • Data do Fascículo
    1988
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