Acessibilidade / Reportar erro

Mariana Agostini De Villalba Alvim

Mariana Agostini De Villalba Alvim

Nasceu no Rio de janeiro, em 1909, Filha do grande médico Álvaro Alvim, introdutor da Radioterapia no Brasil, e neta do Abolicionista, artista plástico, caricaturista e criador das histórias em quadrinhos, Ângelo Agostinho. Aos 19 anos casa-se com o barítono português João Sampaio Brandão e embarca para Paris.

Na França, conhece Henri Wallon, de quem mais tarde torna-se aluna na Sorbonne e abarca a causa Marxista.

Psicóloga, pedagoga e assistente social, formada respectivamente pelas seguintes instituições: Sorbonne-Paris, College Sevighé-Paris e Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro.

Especialização em Methods and Administration of guidance and Personel Work pela Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos; Rorschach, T.A.T. e P.M.K. pela Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro.

Fez estágio sob a supervisão do Children's Bureau, para especialização no setor de Assistência á Infância, em New Jersey, Estados Unidos.

Foi assistente social e psicóloga do Serviço de Assistência a Menores do Ministério da Justiça, onde, com a colaboração de outros técnicos, fundou a Escola Feminina de Artes de Ofícios e foi supervisora e inspetora de ensino junto a estabelecimentos para menores.

Foi coordenadora do Isop (Psicotécnico do Instituto de Seleção e Orientação Profissional) do Rio de Janeiro, onde conheceu o professor Emílio Mira y López, de quem se tornou grande amiga e colaboradora.

Chefiou o Serviço Social Psiquiátrico do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Foi orientadora educacional do Ginásio da CASEB, em Brasília e chefe do Centro de Psicologia Aplicada da PDF, hoje IDR, e Psicóloga do Conselho Penitenciário do Distrito Federal.

A convite de Darcy Ribeiro, criou o Serviço de Orientação da Universidade de Brasília, pelo qual ficou responsável no período de1962 a1965.

Atuou como técnica das Nações Unidas no Seminário Latino-Americano sobre Prevenção do Delito e Tratamentodo Delinquente, ocorrido no Rio de Janeiro.

Foi representante do Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Cetulio Vargas, no XI Congresso Panamericano da Criança, realizado em Bogotá, Colômbia.

Consultora-psicóloga do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, onde desenvolveu trabalhos de Exames e Orientação de criança assistidas.

Fez estágio como observadora de reuniões e estudos de casos em várias clínicas de assistência psicológica a famílias nas cidades de Oranim, Tel Aviv e Jerusalém, em Israel.

Foi membro titular do II Congresso Argentino de Psicopatologia Infantil, realizado em Buenos Aires, em 1971, e do XIV Congresso Interamericano de Psicologia realizado em São Paulo, em 1973.

E autora do Livro "Parques Infantis como Centros de Assistência Social ao Pré-Escolar" e diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Foi membro fundador da Associação Brasileira de Rorschach e outras Técnicas Projetivas e sua Vice-Presidente em 1980.

Participou do "Person-Centered Workshop" em Ashland-Oregon, Estados Unidos, com Carls Roger, e introdutora das idéias de Roger no Brasil.

E psicóloga aposentada do Ministério da Justiça, Cidadã Honorária de Brasília, onde reside desde 1960, e onde durante muito tempo exerceu a psicologia clínica e ministrou curso de Rorschach e PMK até 1993.

Colaborou o psicólogo José Marwell

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Set 2012
  • Data do Fascículo
    1999
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br