SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Psycological pregnants’ intervention: support group contributions for health promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.28 no.4 Brasília  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000400017 

HOMENAGEADO

 

 

 

Enzo Azzi

 

 

Enzo Azzi nasceu na comuna italiana de Bozzolo, na região da Lombardia, em 1921, e faleceu em maio de 1885, em São Paulo. Aos 20 anos, entrou para o Curso de Medicina e Cirurgia na Universidade de Parma e diplomou-se sete anos depois, após fazer residência no Instituto de Doenças Nervosas e Mentais e publicar uma tese sobre alucinações.

Nos dois anos seguintes, Azzi desempenhou a função de assistente voluntário na Clínica Neuropsiquiátrica da Universidade de Parma, e fez um curso de especialização em Psicologia e Pedagogia no Ateneu Salesiano de Turim, local onde deu início a pesquisa experimental com crianças sobre percepção estereoscópica.

Em 1949, Azzi veio para o Brasil, após ser indicado pelo diretor do Instituto de Psicologia Experimental de Turim para instalar o Instituto de Psicologia e Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IPPUC-SP), inaugurado oficialmente em 1952. Simultaneamente, Enzo começou a lecionar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (FFCL).

Além de criar e dirigir cursos de especialização em Psicologia clínica e Psicologia do trabalho no Ippuc-SP, Enzo criou, na FFCL, os cursos de fonoaudiologia e Psicologia. Em 1966, deixou todas as atividades não ligadas à PUC-SP para dedicar-se à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde chefiou o Departamento de Psiquiatria a partir de 1969.

Suas pesquisas e publicações foram direcionadas principalmente para a área de Psicologia, em especial para os jovens. Azzi foi responsável pela criação e direção do Boletim do Laboratório de Psicologia e Pedagogia Experimental do IPPUC-SP: a Revista de Psicologia Normal e Patológica.

As ligações de Enzo Azzi com o exterior sempre foram muito fortes, em especial com a Europa, onde teve a oportunidade de estagiar em institutos, laboratórios e clínicas psicológicas e neuropsiquiátricas. Azzi foi ainda correspondente de pesquisa brasileira para a American Psychological Association e membro efetivo da Sociedade Interamericana de Psicologia.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License