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Homenagem à Acácia Aparecida Angeli dos Santos - Universidade São Francisco

Tribute to Acácia Aparecida Angeli dos Santos São Francisco University

Homenaje a Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidad San Francisco

Resumo:

Este texto tem como principal objetivo tornar pública a trajetória acadêmica de uma das mais importantes pesquisadoras da área da Avaliação Psicoeducacional Brasileira: Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos. Ela é psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atuou na Universidade Estadual de Campinas por quase uma década, mas seu caminho e projeto de vida sempre estiveram na Universidade São Francisco, onde atua desde 1973 e é Professora Titular. Nessa universidade foi uma das idealizadoras do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia (Capes – 7). Foi responsável pela formação de dezenas de psicólogos, mestres e doutores. Sua atuação está marcada pela militância social e política. Seu coração generoso e seu espírito científico nos inspiram a um fazer psicológico transformador.

Palavras-chave:
Acácia Santos; Avaliação Psicoeducacional; Avaliação Psicológica

Abstract:

This text has as main objective to make public the academic trajectory of one of the most important researchers in the area of the Brazilian Psychoeducational Assessment: Dr. Acácia Aparecida Angeli dos Santos. She is a Psychologist, Master of Psychology and PhD in School Psychology and Human Development. She worked at the State University of Campinas for almost a decade, but her way and life project have always been at the São Francisco University where she has been working since 1973 and is Full Professor. In this university she was one of the idealizers of the stricto sensu Post-Graduation Program in Psychology (CAPES – 7). She was responsible for the training of dozens of psychologists, masters and doctors. Her career is marked by the social and political militancy. Her generous heart and her scientific spirit inspire us to transform the psychological practice.

Keywords:
Acacia Santos; Psychoeducational Evaluation; Psychological Evaluation

Resumen:

Este texto tiene como principal objetivo hacer pública la trayectoria académica de una de las más importantes investigadoras del área de la Evaluación Psicoeducativa Brasileña: Dra. Acacia Aparecida Angeli dos Santos. Es Psicóloga, con Maestría en Psicología y Doctora en Psicología Escolar y del Desarrollo Humano. Trabajó en la Universidad Estatal de Campinas por casi una década, pero su camino y proyecto de vida siempre estuvieron en la Universidad San Francisco, donde actúa desde 1973 y es Profesora Titular. En esa universidad fue una de las idealizadoras del Programa de Post-Graduación stricto sensu en Psicología (CAPES – 7). Fue responsable de la formación de decenas de psicólogos, maestros y doctores. Su actuación está marcada por la militancia social y política. Su corazón generoso y su espíritu científico nos inspiran a un hacer psicológico transformador.

Palabras clave:
Acacia Santos; Evaluación Psicoeducativa; Evaluación Psicológica

Introdução

Produzir um texto de homenagem à professora Acácia Aparecida Angeli dos Santos1 1 Em 2000 conheci a professora Acácia ainda como discente do último ano da graduação. Foi minha orientadora de mestrado e estágio pós-doutoral e segue como modelo de pesquisadora e ser humano inspirador em minha trajetória. não é tarefa fácil, e do lugar que parto para fazer isso expressarei quase 20 anos de convivência com essa pessoa verdadeiramente iluminada, por essa razão espero estar à altura da grande responsabilidade que me foi passada. Penso que o melhor caminho será fazer uma abordagem menos formal e com mais profundidade, pois não se pode escrever sobre a professora Acácia sem se debruçar no que move sua pessoa e posso dizer, com convicção, que o que a move é a sua sensibilidade com o compromisso social de nossa atuação enquanto pesquisadores e profissionais da Psicologia. Enxergar o outro, naquilo que esse tem de peculiar é algo próprio de suas produções, nessa direção, em uma de suas produções, Santos, Muniz, Rueda e Martins (2018)Santos, A. A. A., Muniz, M., Rueda, F. J. M., & Martins, R. M. M. (2018). Validity evidence for the 4th edition of the Wechsler Intelligence Scale for Children. Psico, 49(1), 1-11. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.1.27002
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argumentam que tão relevante quanto a inteligência humana é a compreensão de seu processo de construção e a compreensão da realidade que o cerca.

Escrever sobre a pesquisadora, a professora e a pessoa da professora Acácia não deve caber somente a mim, pois muitas pessoas expressariam brilhantemente quem é e o que representa a professora Acácia no cenário científico nacional. Posto isto, ao longo deste texto trarei as contribuições de renomados pesquisadores que assumiram essa responsabilidade comigo e que, a meu ver, irão vos dar uma ideia não somente da pesquisadora de indiscutível reconhecimento e capacidade, mas sobretudo da pessoa Acácia Santos.

Poucas pessoas exerceram sobre mim tanta influência como a professora Acácia. Sempre que me lembro dela, a primeira sensação que me alcança é a ternura e o sorriso que brotam facilmente no seu rosto quando conversamos com ela. Acácia tem o dom do acolhimento, do respeito ao outro e, ao mesmo tempo, a despeito de sua imensa estatura intelectual, é dotada de simplicidade e humildade. Não conheço ninguém que, como ela, conjugue tão bem o verbo “partilhar”. E o faz espontaneamente e sem o menor esforço, como só as pessoas de espírito elevado são capazes. Recentemente, durante um almoço após um dia de trabalho exaustivo, lembramos do quanto ela é rodeada de “santos” e anjos nos seus vários nomes e sobrenome. O fato é que Acácia é mesmo uma pessoa iluminada. Crítica, aguerrida, sempre à frente das lutas que valem a pena ser lutadas, mas sem perder a elegância e a doçura jamais. Acácia tem uma importância ímpar na construção da Psicologia como ciência e profissão. Nas diversas entidades, comitês e órgãos de fomento pelos quais passou em sua longa trajetória, ela nos ajudou a expandir o papel de psicólogos e psicólogas na sociedade. Com ela aprendemos que a Psicologia precisa fazer diferença na vida das pessoas e que devemos nos empenhar para construir um mundo melhor para todos e não apenas para o desfrute de uma minoria privilegiada. O fato é que Acácia plantou sementes, cuidou dos frutos e cultivou discípulos, que permanecem ligados a ela por um elo indestrutível que se funda na amizade e no carinho. Abriu caminhos, apontou rumos, impulsionou as pessoas a tocar a vida, encorajou-as a seguir em frente. Como líder, tem sido a voz que nos guia e nos reabastece diariamente, com seu jeito simples e ao mesmo tempo sofisticado. Que fique claro: além de ser uma pesquisadora de altíssimo padrão, digna de figurar no topo da elite dos produtores de conhecimento em Psicologia, Acácia tem invejável vocação para a docência. E uma das dimensões mais notáveis de sua trajetória luminosa é que ela sempre se empenhou em dar dignidade à palavra “professor”. Como professora exemplar, sempre manteve uma relação de forte proximidade com seus alunos e alunas. Essa conexão especial, estabelecida graças à sua vocação pedagógica, a levou a receber homenagens e a amealhar respeito e reconhecimento ao longo de sua carreira. Seus/suas ex-orientandos(as) são pássaros, mas foi ela, sem dúvida, que os ensinou a voar. Hoje eles(as) brilham, com autonomia e plumagem própria, em diferentes instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo território nacional. Aprendemos com Acácia que o compromisso social da profissão é questão de princípio e nisso temos que ser intransigentes. Por tudo o que já fez até aqui, e certamente por tudo o que ainda fará, eu não tenho dúvidas de que Acácia já inscreveu sua marca inconfundível na Psicologia brasileira. Com sua sensibilidade aguçada, Acácia entendeu como ninguém o que disse Adélia Prado no poema “Ensinamento”: “Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento” (Manoel Antônio dos Santos – Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto).

Laços familiares

Acácia Aparecida Angeli dos Santos nasceu em Catanduva, interior do estado de São Paulo, em 17 de maio de 1949, e aos 5 anos mudou-se para Campinas. Informamos sua data de nascimento porque ela mesma não esconde quantos anos tem e se orgulha dos anos vividos que são carregados de boas e divertidas histórias. Casada com Adalberto com quem tem dois filhos amados: Murilo, que é filósofo e advogado, e Lígia, psicóloga organizacional renomada com atuação numa multinacional, morando atualmente fora do país, mas apesar da distância, mãe e filha são muito unidas.

É avó orgulhosa de dois netos, Laura e Nuno, pelos quais nutre grande amor e dedicação. Laura, sua neta mais velha (9 anos), é destemida e graciosa, e sua parceira de viagens, inclusive ao exterior, e Nuno (6 anos), seu xodó sapeca e curioso. Ambos trazem leveza e alegria aos seus dias.

Mantém uma terna amizade com sua nora Giovana, pessoa que também tem grande significado em sua vida. Atualmente reside e trabalha em Campinas e, nessa cidade, cultivou amizades que perpassam décadas de profícua convivência.

Querida Acácia! Sinto-me imensamente feliz por ter a oportunidade de participar desta justa homenagem a profissional excepcional que você é. Mas quero usar este momento para destacar não este seu lado competente que é bastante conhecido e admirado. Quero falar da pessoa com quem tenho vivido praticamente todos os anos de minha vida (e não são poucos…). Pessoa admirável, empreendedora, competente, íntegra e sensível as pessoas e ao mundo ao seu redor. Minha amiga… há tanto tempo nos conhecemos, há tanto tempo fazemos parte uma da vida da outra, estando perto ou longe, e acho que nunca lhe disse como você é especial para mim. Nunca lhe disse como a sua presença em minha vida é importante. Com você aprendi muitas coisas, compartilhamos muitos e bons momentos e fizemos boas histórias para guardar na memória e para recordar. Vou pedir licença para recorrer a Roberto e Erasmo Carlos que tão bem exaltaram a amizade: Você meu amigo de fé, meu irmão camarada. Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas… Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro. Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro… Mas é muito bom saber que você é meu amigo… Obrigada por se minha amiga. Um grande e carinhoso abraço da amiga-irmã (Sofia Helena Porto Di Nucci – Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

Formação e atuação profissional

A Professora Acácia é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), universidade na qual também fez seu Mestrado em Psicologia no ano de 1981, sob a orientação da Dra. Anita Liberalesso Neri. O doutoramento foi em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990), sob a orientação da Dra. Geraldina Porto Witter. Merecidamente sempre que há oportunidade a professora Acácia rememora o privilégio de ter sido orientanda dessas duas professoras que também, assim como ela, são grandes ícones da Psicologia. A experiência docente no ensino superior a direcionou para o tema da educação superior e mais tarde para o estudo da educação formal como um todo. Atuou na Universidade Estadual de Campinas por quase uma década (1993/1999) e por lá orientou alunos de mestrado e doutorado e fez parcerias de pesquisas e amizades das quais cultiva até nos dias atuais.

Acácia, querida, 23 de convivência com você! Unicamp, USF, GT da ANPEPP, construção de escalas, artigos e capítulos em conjunto, organização de livros, infinitos e-mails e trocas de ideias. Entre as suas inúmeras admiráveis qualidades encontro: brilhantismo, delicadeza, ética, sabedoria, elegância acadêmica, coerência, senso de justiça, carisma, determinação, bom senso, empatia, simplicidade, humildade, generosidade, solicitude, disponibilidade, diplomacia e tantas outras. É um exemplo de mulher e profissional. Muito obrigada por tudo que faz pelo avanço de nossa Psicologia, com tanta seriedade e dedicação! Agradeço-lhe também pela amizade, confiança e frutífera parceria, ao longo desses anos! (Evely Boruchovitch – Universidade Estadual de Campinas).

Mas seu caminho e coração sempre estiveram na Universidade São Francisco, onde atua desde 1973 e é Professora Titular do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia. Nessa Universidade atuou como docente do Programa de Mestrado em Educação e foi Pró-Reitora de Graduação durante seis anos. Também é vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, desde o ano de 2009. Foi uma das idealizadoras do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, programa do qual atingiu a nota máxima atribuída aos Programas de Pós-graduação pela Capes. Leva consigo a máxima da Universidade da qual escolheu para a vida, qual seja, Educação para a Paz! Seus colegas de trabalho a descrevem como querida e espirituosa, sempre disposta a escuta e a expressão de uma palavra amiga.

Querida Acácia! Muito obrigada por tudo que você fez e é para minha vida! Além de minha inspiração profissional é uma pessoa que recorro em todos meus momentos de angústia, dúvidas, tristezas e alegrias! É muito bom poder olhar para minha história e saber que você esteve lá em muitos momentos e ainda estará. A Psicologia agradece sua existência seus alunos e amigos também (Cássia Bighetti – Universidade São Francisco).

Acácia Santos é uma dessas pessoas raras que você encontra poucas vezes na vida. Tem uma humanidade somada à integridade, ao senso de justiça e à vitalidade que, quando reunidas, a tornam a pessoa especial que é. Ensina sem que fique claro que está fazendo isso, porque ela é sutil, mas é profunda. E torna a aprendizagem prazerosa. É exigente com tudo que faz e dizer que ela é uma pessoa dedicada é redundância. Angeli é sensível ao outro e trabalha em prol do coletivo. Ela não precisa de adjetivação, porque ela é o adjetivo em si. Quando você diz “padrão Acácia Santos” as pessoas próximas compreendem o que significa. Eu a conheci quando era recém-contratada na instituição em que trabalhamos, e a convivência com ela seguramente tornam meu caminhar muito mais enriquecido. Tem sorte quem convive com ela e quem presta atenção no seu jeito de conduzir a vida (Ana Paula Porto Noronha – Universidade São Francisco).

O que falar de Acácia Santos em poucas palavras? Muito difícil! Do ponto de vista profissional, apenas dizer que é um exemplo de competência. Do ponto de vista pessoal, bem, aí a coisa fica mais difícil de ser expressado em poucas palavras, mas vamos lá: pessoa honesta, generosa, acolhedora, amorosa e, acima de tudo, íntegra! São poucas as pessoas que tem a sorte de ter duas mães! Pois bem, eu sou uma delas. Acácia, você sabe o que penso sobre você, e o quanto foi, é e será importante na minha vida! Só sinto gratidão por ter você por perto… (Fabian Javier Marin Rueda – Coordenador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia).

Docência e orientação acadêmica

Em sua trajetória acadêmica foi responsável pela orientação de 35 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, cinco estágios pós-doutorais e 33 iniciações científicas. Continua atuante tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Segundo a professora Acácia, é cultivando os jardins da graduação que se colhe bons frutos na pós-graduação, por essa razão valoriza tanto a orientação de alunos de iniciação científica. O seu espírito instigador promove a curiosidade científica e impulsiona à produção do saber. A relação que se estabelece na díade orientando-orientador é de parceria, forma pesquisadores autônomos e com capacidade de liderança.

Um reflexo da formação e do preparo que a professora Acácia proporciona aos seus orientandos é que muitos deles estão na carreira docente tanto em âmbito da graduação, quanto em programas de pós-graduação de diferentes estados e universidades brasileiras. Assim, pode-se dizer que seu papel formador e atuante inspira e impulsiona seus orientandos e ex-orientandos a quererem seguir seus passos, não somente do ponto de vista acadêmico, mas especialmente em virtude de sua postura ética, humilde e generosa.

Profa. Acácia Santos sempre foi um modelo em minha vida… Desde que a vi entrando na sala do meu curso de graduação. Inspirou meus sonhos profissionais e de vida, me inspirou a seguir a carreira acadêmica. Voltamos a conviver depois da graduação, trabalhamos juntas, aprendi a escrever e a esperar com paciência os pareceres dos especialistas… sem desanimar. Suas palavras sempre foram de apoio e de estímulo. Acompanhou meu desenvolvimento no mestrado e no doutorado… acompanhou o nascimento e desenvolvimento dos meus filhos. Esteve e está presente em todos os dias de minha vida… em pensamento e em oração para que sua vida continue plena, e que saúde não lhe falte para que possa nos brindar com sua companhia por muito tempo ainda… Feliz por ter você sempre comigo (Josiane M. Tonelotto – Reitora da EAD International Universities)

Acácia, a tarefa de homenageá-la em poucas palavras me pareceu uma das mais difíceis. Afinal, como expressar toda a sua grandiosidade em minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal com todo amor e gratidão que sinto por você? O que me resta é simplesmente agradecer, não apenas por todo o conhecimento técnico/científico que compartilhou comigo ao longo dos anos de convivência durante a graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado, mas por me mostrar a cada dia, com o seu comprometimento, que a construção do conhecimento científico só é possível se houver muita dedicação e amor pelo que se faz. Suas marcas certamente me acompanham por onde quer que eu vá e nossa parceria é tão intensa, que extrapola nossas vivências profissionais. Obrigada, obrigada e obrigada, minha mamãe, madrinha e grande mestra!!! (Adriana Cristina Boulhoça Suehiro – Universidade Federal do Recôncavo Baiano).

À professora Acácia ressalto a confiança depositada em mim, a sua sensibilidade no acolhimento às minhas dúvidas e anseios e a generosidade em compartilhar o seu vasto saber. O seu entusiasmo e presteza para ensinar a definem como uma profissional dedicada naquilo que faz e um exemplo para todos que tiveram o privilégio de conhece-la. Por isso e por tudo mais, me considero uma pessoa privilegiada por tê-la próxima a mim (Adriana Satico Ferraz – Universidade São Francisco).

Ao longo desses quase 20 anos de convivência nunca presenciei alguma deselegância ou descortesia com algum orientando ou colega de trabalho. Ao contrário, por onde passa faz questão de cumprimentar a todos, sempre elegante e refinada no modo de falar, não perde o bom humor. Suas ações deixam claro que não há diferenças de status ou classe social, com esse modo cordial nos faz sentirmos bem e valorizados, nos impelindo a querermos ser pessoas melhores.

Sorte a minha ter tido a professora Acácia como orientadora, nãosó nos trabalhos acadêmicos, mas na vida. Minha mãe acadêmica, como eu sempre digo e como ela sempre me trata. É uma pessoa muito especial, sempre disseminando seu conhecimento e enxergando nas pessoas seu potencial. Viu em mim algo que eu nem imaginava. Se agora estou onde quero, tenho certeza de que foi a convivência com ela que proporcionou isso. Gratidão eterna (Thatiana Helena Lima – Universidade Federal da Bahia).

Sou eterna orientanda da professora Acácia! Desde 2002 aprendo com ela a ser pesquisadora, professora e pessoa. Ela é minha inspiração, meu modelo de profissional eficiente e pessoa autorregulada. Quem teve esse privilégio do convívio, sabe que a ética, a alegria, o carinho e a atenção fazem parte do seu dia a dia. Nunca deixamos de manter contato pessoal e acadêmico e espero que isto se prolongue por muito tempo ainda. Minha gratidão a essa excelente profissional e pessoa! (Neide de Brito Cunha – Universidade do Vale do Sapucaí).

A pesquisadora

Acácia Santos em sua trajetória acadêmica produziu 184 artigos científicos todos publicados em periódicos de relevância da área, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Foi responsável pela organização de 14 livros e 49 capítulos, em sua maioria direcionados à área da avaliação psicoeducacional e avaliação psicológica. Publicou diversos instrumentos de avaliação psicológica. Como pesquisadora possui excelência naquilo que faz, sendo pesquisadora nível 1 A do CNPq. No Programa de Pós-graduação da Universidade São Francisco lidera as linhas de pesquisa Avaliação Psicológica no Contexto Educacional, Avaliação em Psicologia Educacional e Psicologia e Educação Superior. Sua atuação flexível e polivalente faz com que diversas parcerias de pesquisa sejam estabelecidas e se mantenham fortes.

As minhas primeiras incursões no Brasil não incluíam a Acácia Santos, contudo a sua dupla valência de pesquisadora destacada nos campos da Avaliação Psicológica e da Psicologia Escolar me levaram rapidamente a conhecê-la. Não sei ao certo se o nosso primeiro encontro ocorreu em um congresso de avaliação ou de educação, mas até pode ter acontecido nalgum evento juntando estas duas áreas, pois o seu nome académico está na sua intersecção. Vários atributos pessoais a distinguem, nomeadamente a sua competência, cordialidade e assertividade. Elas marcam a sua carreira profissional e refletem-se na sua atenção aos profissionais da prática e académicos, facilitando as interações e o progresso de todos à sua volta! (Leandro Almeida – Universidade do Minho).

Outras contribuições relevantes

Foi professora honorária da Universidad Autonoma del Perú. Foi editora de revistas científicas de relevância na área: Psicologia Escolar e Educacional (2000–2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005–2010) e Avaliação Psicológica (2011–2016). Cabe destacar que, com sua liderança, a Revista Avaliação Psicológica conseguiu galgar patamares mais elevados em sua editoração, o que conferiu à revista um melhor rank no Qualis/Capes. É membro do conselho editorial de 14 revistas científicas da área de Psicologia e atua como Parecerista em mais de 60 revistas científicas. Foi membro do Comitê de Avaliação de Periódicos Lilacs Brasil (2009–2010 e 2014–atual). Integrou a equipe de coordenação da BVS-Psi Ulapsi (2012–2014) e da Comissão de avaliação de livros da Capes 2011–2016). Participou como organizadora de 16 congressos nacionais e internacionais da área, com destaque para alguns marcos como: o I Congresso de Psicologia da Ulapsi, o I Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e o I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – Abrapee e conselheira representante da Região Sudeste no Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005–2007) e na gestão 2008/2010. É membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014–2017).

Uma pessoa que conquista o respeito e a admiração de todas(os) em razão de seu elevado senso ético e extraordinário carisma e competência. Sua importância para o avanço da Psicologia como ciência e profissão é inestimável, definindo uma relação virtuosa entre as áreas acadêmicas e social. O Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) reconhece e agradece muitíssimo por sua generosa contribuição a Psicologia em particular, por conduzir a revista de Avaliação Psicológica do IBAP ao nível de excelência em que se encontra hoje (Monalisa Nuniz Nascimento – Universidade Federal de São Carlos e Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica).

Na comunidade científica e profissional não é tão frequente como desejável encontrar pessoas que aliem competência pessoal e liderança acadêmica. Há nomes de destaque na nossa produção científica e no nosso mundo profissional que não revelam, nas suas relações interpessoais ou mesmo quando desempenham papéis representativos, a capacidade de preservar relações saudáveis com colegas, criando ambientes de convívio ricos, estimulantes e, sobretudo, agradáveis. É mais difícil ainda, encontrar-se pessoas que aliam competência científica, técnica, interpessoal e que sejam guiadas por valores e uma visão de mundo que se orienta para a transformação, para as mudanças necessárias à construção de um mundo melhor para todos. Em contextos em que valores individualistas têm assumido um crescente peso, em que os mecanismos competitivos têm sido tão estimulados, muitos sucumbem a essa tarefa central de construção de uma sociedade mais justa, de um mundo mais solidário. Acácia tem essas características que a tornam uma liderança tão importante na nossa Psicologia. Sua competência científica e profissional é visível pelas posições que ocupou ao longo de sua carreira em postos importantes de liderança não apenas de sua área mais específica de atuação - a avaliação psicológica. Ela se revela, também, no exame rápido do seu currículo, das suas contribuições científicas, na sua contribuição para a construção e manutenção de um centro de excelência no campo da avaliação psicológica que teve profundos impactos nacionais. No entanto, a sua disponibilidade, a sua generosidade em contribuir para tarefas que melhoram a Psicologia, que melhoram a ciência brasileira, que melhoram a pós-graduação brasileira só é visível para aqueles que têm e/ou tiveram a oportunidade de conviver com ela no desempenho destas tarefas. Sempre amável sem perder a firmeza; sempre contributiva; sempre eficiente e, sobretudo, sempre uma convivência que nos faz senti-la como parceira em empreendimentos de grande responsabilidade. Minha experiência na coordenação de área da Capes, durante os últimos anos, me proporcionou conhecer muitos colegas de diferentes partes do Brasil, o que tornou tal experiência a mais rica de minha trajetória profissional. Ela me permitiu, também, conviver com um grupo de colegas mais próximos com quem compartilhamos todas as tensões, angústias e expectativas de fazermos o melhor pela ciência e pós-graduação no Brasil. Acácia foi uma destas pessoas que tive a alegria de conhecer e conviver. Alguém com quem sempre contamos com a sua experiência, maturidade e competência para nos ajudar. Creio que essa percepção não é apenas minha. O fato de ter sido amplamente indicada pela comunidade para integrar a nova coordenação de área da Capes é o melhor indicador de como os colegas a percebem e o quanto confiam no seu trabalho (Antônio Virgílio Bastos – Universidade Federal da Bahia).

Considerações finais e homenagem

Não restam dúvidas de que as contribuições da professora Acácia para o cenário científico nacional sejam marcantes e de grande relevância. Seu desejo de verdadeiramente fazer da Psicologia uma Ciência e também uma Profissão a faz uma pessoa aguerrida na luta pela transformação social por meio do fazer psicológico e da pesquisa. Não se poderia esperar menos de uma profissional que estuda a avaliação psicológica e sua interface com a educação, em diversas publicações e descobertas científicas problematiza a situação da desigualdade e do descaso público com as políticas nacionais direcionadas a educação básica e ao ensino superior (Ambiel, Santos, & Dalbosco, 2016Ambiel, R. A. M., Santos, A. A. A., & Dalbosco. S. N. P.(2016). Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, 47(4), 288-297. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872
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; Oliveira, Santos, & Rosa, 2016Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., & Rosa, M. T. (2016). Compreensão em leitura no ensino fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(3), 546-557. https://doi.org/10.1590/1982-3703001172014
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; Santos, Cunha, Oliveira, & Osés, 2017Santos, A. A. A., Cunha, N. B., Oliveira, K. L., & Oses, P. C. C. (2017). Effectiveness of an intervention program for linguistics skill development. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(67), p. 37-45. https://doi.org/10.1590/1982-43272767201705
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; Santos, & Ferraz, 2017Santos, A. A. A., & Ferraz, A. S. (2017). Avaliação de Habilidades Relacionadas À compreensão de leitura no ensino fundamental. Psico, 48(1), 21-30. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.24376
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017....
; Santos, Moraes, & Lima, 2018Santos, A. A. A., Moraes, M. S., & Lima, T. H. (2018). Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 93-101. https://doi.org/10.1590/2175-35392018012208
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, dentre outros).

Sua conduta exemplar e invejável do ponto de vista ético são pilares para aqueles que convivem com ela, contudo não é somente o seu caráter ilibado que nos atrai como imãs, mas sim a sua pessoa, essa pessoa acolhedora e protetora, que nos acalma e direciona de volta ao caminho. O que a torna tão genial é a sua habilidade de enxergar o outro no que esse tem de melhor. Talvez se não fosse psicóloga pudesse ser diplomata e suas qualidades de disponibilidade, solicitude, diálogo e cordialidade lhe rendem uma legião de admiradores, Somos Muitos que sabem o significado de se ter a professora Acácia em suas vidas acadêmicas, profissionais e também pessoais.

Com segurança afirmo que estamos diante de uma das mais brilhantes pesquisadoras brasileiras. Uma pessoa assim tão experiente e completa não se considera detentora do saber. Seu estilo arrojado e dinâmico está sempre pronto para “o saber”, “o aprender”, por isso não estranhe se encontrá-la assistindo palestras e conferências em congressos, como ela sempre diz “Sempre temos algo a aprender e algo bom para tirar das situações”. Nessa perspectiva, em uma de suas publicações escreve que o ser humano tem uma curiosidade inata direcionada ao aprendizado, o que lhe imprime um modo característico de aprender e sempre buscar se aprimorar (Inácio, Oliveira, & Santos, 2018Inácio, F. F., Oliveira, K. L., & Santos, A. A. A. (2018). Memory and intellectual styles: Performance of students with learning disabilities. Estudos de Psicologia, 35(1), 65-75. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000100007
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).

Dizem que quando escolhemos uma pessoa para escalar uma montanha de gelo conosco, essa pessoa deve ser de muita confiança, pois somos amarrados/ligados por um cabo a ela e caso algum acidente ocorra conosco, essa pessoa não pode cortar o cabo e nos deixar para trás. É disso que se trata… a professora Acácia é a pessoa do outro lado da corta, é aquela que não deixará um companheiro para trás, ela sabe que só se chega quando todos chegam e que importa quando um fica para trás. Por isso ela é a voz que ecoa Marielle Presente!

Certa vez escrevi uma dedicatória em minha tese de doutorado: “Agradeço a professora Acácia Santos por me fazer refletir que sempre podemos e devemos galgar voos mais altos sem, contudo, perdermos a nobreza da simplicidade”. Querida mestra, somos todos muito gratos por compartilhar seus conhecimentos e sua vida. Ter o privilégio de conviver e aprender a cada novo desafio contigo foi uma das maiores dádivas que tenho em minha vida. Uso Caetano Veloso para dizer que você é o “choque entre o azul e o cacho de Acácias, Luz das Acácias, Você é mãe do sol”… E ouso dizer que é a mãe de todos Nós!

  • 1
    Em 2000 conheci a professora Acácia ainda como discente do último ano da graduação. Foi minha orientadora de mestrado e estágio pós-doutoral e segue como modelo de pesquisadora e ser humano inspirador em minha trajetória.

Referências

  • Ambiel, R. A. M., Santos, A. A. A., & Dalbosco. S. N. P.(2016). Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, 47(4), 288-297. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872
    » https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Nov 2018

Histórico

  • Recebido
    16 Ago 2018
  • Aceito
    16 Ago 2018
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