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Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versão impressa ISSN 1415-4714versão On-line ISSN 1984-0381

Rev. latinoam. psicopatol. fundam. vol.2 no.4 São Paulo out./dez. 1999

https://doi.org/10.1590/1415-47141999004005 

ARTIGOS

O que é phatos?*

Francisco Martins


RESUMO

Por intermédio do estudo da etimologia do termo pathos é apresentado as transformações e sentidos que as concepções concernentes tomaram ao longo do tempo. Inicialmente é mostrado que pathos tomou o sentido principal atual de doença, mal-estar. Porém, é logo esclarecido que pathos na sua origem é principalmente disposição afetiva fundamental, conforme a leitura de Heidegger. É mostrada a importância de pensar a psicopatologia e toda ou qualquer clínica como sendo relacionada à disposição. Neste sentido, a concepção kantiana de pathos como paixão que o sujeito está assujeitado é uma das maneiras que pode tomar a disposição afetiva fundamental. Acrescenta-se que o pathos cartesiano que domina o homem moderno e o fazer clínica como sendo daquele homem que duvida e busca então a certeza diferentemente do pathos grego dominado pelo espanto e pela discursividade. Pathos é pensado como sendo algo inerente ao ser humano e por isso mesmo qualifica o estudo de tudo o que diz respeito a este termo como sendo algo próprio do humano.

Palavras-Chave: Psicopatologia; ontologia; etimologia; disposição

RESUMEN

Mediante el estudio de la etimología del término pathos se presentan las transformaciones y los sentidos que las concepciones concernientes tomaron a lo largo del tiempo. Inicialmente se afirma que pathos tomó su sentido principal actual de enfermedad, malestar. No obstante, posteriormente se aclara que en su origen, pathos es principalmente disposición afectiva fundamental, de acuerdo con la lectura de Heidegger. Se demuestra la importancia de considerar que la psicopatología y la clínica están relacionadas con la disposición. En este sentido, la concepción kantiana de pathos como pasión a la que el sujeto está sometido es una de las formas que puede asumir la disposición afectiva fundamental. Se agrega que el pathos cartesiano que domina al hombre moderno y orienta la actividad clínica es el del hombre que duda y a partir de ahí busca la certidumbre de manera diferente al pathos griego, dominado por el espanto y por la discursividad. Pathos es conceptualizado como siendo inherente al ser humano y por ese motivo califica el estudio de todo lo que se refiere a este término como siendo algo propio de lo humano.

Palabras-clave: Psicopatología; ontología; etimología; disposición

ABSTRACT

Á travers de l’étude de l’étymologie du mot pathos est montré les transformations et divers sens que les conceptions ont subi au fil du temps. D’abord, il est démontré que pathos a pris le sens principal actuel de maladie, malaise. Néanmoins, il est toute suite éclairé que pathos, à son origine, est principalement disposition affective fondamentale, d’après la lecture de Heidegger. Il est aussi montré l’importance de penser la psychopathologie et la clinique comme étant en rapport à la disposition. Dans ce sens la conception kantienne de pathos comme passion que le sujet subi est une des possibilités que la disposition affective fondamentale peut prendre. On ajoute que le pathos cartésien qui domine l’homme moderne ainsi que le savoir faire de la clinique comme étant celui qui doute et cherche la certitude diffère du pathos grec qui est dominé par étrangeté, la surprise et la discursivité. Pathos est pensé comme un concept qui appartient à l’homme et par cette raison qualifie l’étude de tout qui est propre de l’humain.

Key words: Pshychopatologie; ontologie; étymologie; disposition

ABSTRACT

Through the study of etymology of the word pathos, transformations and meanings adopted by the relevant conceptions as time went by are here presented. At first it is stated that pathos acquired its main present meaning of disease, discomfort. Notwithstanding, later on it is clarified that in its origin, pathos means, primarily, a fundamental affective disposition, according to Heidegger’s writings. The importance of considering that psycho-pathology and clinic are related to the above mentioned disposition is shown. Thus, the Kantean conception of pathos as passion befalling the subject is one of the forms that fundamental affective disposition may assume. It is added that the pathos referred to by Descartes, the one that masters modern men and guides clinical activities is the one borne by men who doubt and thence quest for certitude in a manner different from the one associated to Greek pathos, dominated by awe and by a discursive trait. Pathos is conceptualised as inherent to the human being and for this reason it qualifies the study of all that pertains to the expression as being something inherently human.

Key words: Psycho-pathology; ontology; etymology; disposition

Texto completo disponível apenas em PDF.

*O presente texto constitui parte do primeiro capítulo do livro intitulado Psicopathologia a ser publicado proximamente; contou com a ajuda do CNPq.

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