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Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis

Resumos

Este artigo visa articular uma proposta para o trabalho clínico e pedagógico com sujeitos autistas. Parte da discussão dos três impossíveis apontados por Freud, ao qual se acrescenta a dimensão da ação frente ao autismo. Caracteriza os conceitos psicanalíticos que são instrumentais para essa clínica e os referenciais construtivistas que embasam as ações pedagógicas. Descreve o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Escola Municipal do Autista de São José do Rio Preto, SP, e conclui com considerações acerca do sentido envolvido em trabalhos dessa natureza.

Psicanálise; educação; autismo; instituição


El presente articulo intenta articular una proposta para el trabajo clínico y pedagógico con sujetos autistas. Empieza por una discusión acerca de los tres imposibles asignados por Freud, a los cuales se suma la dimensión de la acción frente al autismo. Busca entonces caracterizar los conceptos psicoanalíticos instrumentales para una tal clínica, así como los referenciales constructivistas que embasan la acción pedagógica. Describe el trabajo desarrollado por el equipo multidisciplinario de la Escola Municipal do Autista de São José do Rio Preto, SP, y concluye con consideraciones acerca del sentido de trabajos de esa naturaleza.

Psicoanálisis; educación; autismo; institución


Ce travail vise articuler un proposition pour le travail clinique et pédagogique avec les personnes autistes. Parte de cette discussion des les trois impossibles pointu par Freud, lequel s’accroîte la dimension de la action en face au l’autisme. Il caractérise les concepts de la Psychanalyse qui sont instrumentals pour cette clinique et les rapports construtivistes qui se base les actions pédagogiques. Il décrit le travail développé pour l’equipe multidiscipliner de la Escola Municipal do Autista de São José do Rio Preto, SP, et concluit avec considérations quant à le sens enveloppé en travaux de cette nature.

Psychanalyse; éducation; autisme; institution


This paper aims to articulate a proposition for the clinical and pedagogical work with autistic persons. It begins with the discussion about the three impossibilities presented by Freud, to which is added the dimension of the action towards the Austism. It characterizes the psychoanalysis’ concepts which are useful for this clinical workd, and the construtivistic references that underlie the pedagogical actions. It describes the work developed by the multiprofessional team of the Escola Municipal do Autista de São José do Rio Preto, SP, and ends with some comments about the meaning of such works.

Psychoanalysis; education; autism; institution


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2000
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