Resumos
Em diversas definições, monstros e mulheres aparecem como seres incompletos e imperfeitos, cujas anatomias revelariam uma realização inacabada da natureza. A partir dessa hipótese, este texto analisa a Esfinge que figura no mito de Édipo para interrogar as razões da supremacia do herói sobre o monstro. Tal supremacia supõe uma idealização do homem que, abstrata e universal, é desmentida por cada ser na sua existência concreta e singular.
Monstro; mulher; Esfinge; Édipo; Hegel
En diversas definiciones monstruos y mujeres aparecen como seres incompletos e imperfectos, cuyas anatomías revelarían una realización inacabada de la naturaleza. Partiendo de esta hipótesis, este texto analiza la Esfinge que figura en el mito de Edipo para interrogar las razones de la supremacía del héroe sobre el monstruo. Tal supremacía supone una idealización abstracta y universal del hombre, que es desmentida por cada ser en su existencia concreta y singular.
Monstruos; mujeres; Esfinge; Édipo; Hegel
Dans diverses définitions, les monstres et les femmes apparaîssent comme des êtres incomplets et imparfaits dont l’anatomie révèlerait une réalisation inachevée de la nature. A partir de cette hypothèse, ce texte analyse le Sphinx qui figure dans le mythe d’Oedipe, pour interroger les raisons de la suprématie du héros sur le monstre. Une telle suprématie suppose une idéalisation de l’homme qui, abstraite et universelle, est démentie par chaque être humain dans son existence concrète et singulière.
Monstres; femmes; Sphinx; Oedipe; Hegel
In various definitions, monsters and women appear as incomplete and imperfect beings whose anatomies reveal an unfinished work of nature. Based on this hypothesis, the present article analyzes the Sphinx in the Oedipus myth to inquire into the reasons for the supremacy of the hero over the monster. This supremacy supposes an abstract and universal idealization of man that is contradicted by each being in its concrete and singular existence.
Monster; woman; Sphinx; Édipo; Hegel
Texto completo disponível apenas em PDF.
Referências
- BATAILLE, Georges. Les écarts de la nature. In Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1970. t. I.
- BERTELLI, Sergio. Rebeldes, libertinos y ortodoxos en el barroco Trad. Marco Aurelio Galmarini. Barcelona: Península, 1984.
- CÉARD, Jean. Introdução a Des monstres et prodiges Genebra: Droz, 1971.
- ERNST, Max. La femme 100 têtes. In Escrituras Trad. Pere Grimferrer e Alfred Sargatal. Barcelona: Polígrafa, 1982.
- HEGEL, G.H.F. Esthétique Trad. S. Jankélevich. Paris: Aubier, 1944. t. II.
- KAPPLER, Claude. Monstros, demônios e encantamentos no fim da Idade Média Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
- MAILLARD-CHARY. Le bestiaire des surréalistes Paris: Presses de la Sorbonne Nouvelle. PARÉ, Ambroise. Des monstres et prodiges Genebra: Droz, 1971.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Oct-Dec 2001
Histórico
-
Recebido
Dez 2000 -
Aceito
Nov 2001