Acessibilidade / Reportar erro

Aquisição de linguagem e autismo: um reflexo no espelho

Resumos

Este estudo se propõe a uma tentativa de diálogo entre o campo de investigação da Aquisição de Linguagem e o campo de investigação da Patologia da Linguagem, no que diz respeito ao autismo. Nesse sentido, tomamos como ponto de partida o estudo da repetição e do erro nas produções verbais da criança, no início de seu percurso lingüístico. Com base nesse estudo, fizemos, então, algumas reflexões sobre a ecolalia de um menino diagnosticado como autista.

Aquisição de linguagem; repetição; autismo


Este estudio se propone a un intento de diálogo entre el campo de investigación de la Adquisición de Lenguaje y el campo de investigación de la Patología del Lenguaje, en 1o que respecta al autismo. En este sentido, tomamos como punto de partida el estudio de la repetición y de la equivocación en las producciones verbales de los niños, al inicio de su recorrido linguístico. Con base en este estudio, hacemos, pues, algunas consideraciones sobre la ecolalia de un niño diagnosticado como autista.

Adquisición de lenguaje; repetición; autismo


Le propos de ce travail est d’établir un dialogue entre le domaine de la recherche de l’Acquisition du Langage et le domaine de la recherche de la Pathologie du Langage, en mettant en relief l’autisme. Dans la perspective adoptée, nous avons pris comme point de départ, l’étude de la répétition et de l’erreur, dans les productions verbales de l’enfant, au début de l’acquisition de son langage. Ensuite, en prennant comme base cette étude, nous avons mis en discussion l’écholalie d’un autiste.

Acquisition du langage; répétition; autisme


The present study aims to focus a common ground on both investigation areas: Language Acquisition and Language Pathology, as far as it may concern the autism question. In that sense, the scratch line of the study consists of the analysis on the repetition and on the error pertaining to the child’s verbal production at an early stage of his/her linguistic course. Based upon such a study, some issues about echolalia have been brought into question by taking up a boy who have been diagnosed as autist.

Language acquisition; repetition; autism


Texto completo disponível apenas em PDF.

Referências

  • BOWERMAN, M. Learning the structure of causative verbs: a study in the relationship between cognitive, semantic and sintatic development. Papers and Reports on Child Language Development, n. 8, p. 142-78, 1974.
  • BOWERMAN, M. Reorganizational process in lexical and sintatic development. In: WANNER, E. & GLEITMAN, L.R. (Orgs.). Language Acquisition: The State of Art. Cambridge: Cambridge University Press, 1982, p. 320-46.
  • BROWN, R. & BELLUGI-KLIMA, U. Three process in the child’s acquisition of sintaxe. Harvard Educational Review, n. 34, p. 307-18, 1964.
  • CARVALHO, G.M.M. Erro de pessoa: levantamento de questões sobre o equívoco em aquisição da linguagem 1995. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.
  • FREUD, S. (1925). Obras completas. Madrid: Biblioteca Nueva, 1948.
  • JERUSALINSKY, A. Autismo: la infancia en el real. Escritos de la infancia, p. 93-9, 1993.
  • KANNER, L. (1943). Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In: ROCHA, P. S. (Org.) Autismos. São Paulo: Escuta, 1997.
  • KARMILOFF-SMITH, A. From meta-processes to councious access: Evidence from children’s metalinguistic and repair data. Cognition, n. 23, p. 95-147, 1986.
  • LAZNIK-PENOT, M.C. Rumo à palavra: três crianças autistas em psicanálise. São Paulo: Escuta, 1997.
  • LEMOS, C.T. de. Los procesos metafóricos e metonímicos como mecanismos de cambio. Substractum, n. 1, p. 121-35, 1992.
  • LEMOS, C.T. de. Língua e discurso na teorização sobre aquisição da linguagem. Letras de Hoje, n. 4, p. 9-28, 1995.
  • LEMOS, C.T. de. Processos metafóricos e metonímicos: seu estatuto descritivo e explicativo na aquisição da linguagem. Trabalho apresentado no The Trento Lectures and Workshop on Metaphor and Analogy. Instituto per la Ricerca Scientifica e Tecnologica, Trento, Itália, 1997.
  • LEMOS, C.T.G. de. Questioning the notion of development: the case of language acquisition. Culture & Psychology, 6, n. 2, p. 169-82, 2000.
  • LEMOS, M.T. de. A língua que me falta: uma análise dos estudos em aquisição da linguagem 1994. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.
  • LIER-DE VITTO, M.F. Aquisição da linguagem, distúrbios de linguagem e psiquismo: um estudo de caso. In: LIER-DE VITTO, M. F. (Org.). Fonoaudiologia: no sentido da linguagem. São Paulo: Cortez, 1994, p. 135-44.
  • PEREIRA DE CASTRO, M.F. Sobre a interpretação e os efeitos da fala da criança. Letras de Hoje, 33, n. 2, p. 81-87, 1998.
  • PETERS, A. The Units of Language Acquisition. Cambridge: CUP, 1983.
  • ROCHA, P.S. Terror do mundo novo ou a interpretação autista do velho mundo. In: ROCHA, P.S. (Org.), Autismos. S. Paulo: Escuta, 1997, p. 97-110.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2002

Histórico

  • Recebido
    Mar 2002
  • Aceito
    Ago 2002
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com