Esta Seção Temática traz temas situados no âmbito das discussões relativas às bases epistemológicas que orientam o campo da Alimentação e Nutrição, mais especificamente, trabalhos derivados das exposições que integraram o 5° Seminário de Métodos na Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição organizado pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição. Esse evento foi realizado durante o 12° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná,em agosto de 2013.
Vale registrar que esse Seminário lidou com duas frentes de debates: a primeira, de cunho biomédico, cujos textos estão publicados no número 5 da Revista de Nutrição no ano de 2014; a segunda, correspondente aos textos aqui apresentados e que derivam de reflexões suscitadas na Mesa Redonda intitulada "Conhecimento, subjetividade, alimentação e nutrição: aspectos metodológicos". Os expositores nessa Mesa Redonda integram os dois únicos grupos de pesquisa a sustentar linhas de pesquisa fundadas nas Ciências Humanas e Sociais que conformam programas de pós-graduação inseridos na Área de Avaliação denominada "Nutrição" na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a saber: o Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Alimentação e Cultura da Universidade Federal da Bahia.
Considera-se que esse tema eleito na programação do evento denota o alcance do desenvolvimento de estudos que se situam nessa interface, espelhando, portanto, interesses dos profissionais, pesquisadores e estudantes inseridos na Alimentação e Nutrição, e, nessa esteira, os desdobramentos epistemológicos e práticos que emergem de um campo científico, se assim podemos denominá-lo, intersticial em crescente florescimento.
O conjunto tem início com o ensaio que se volta para questões de ordem teórico-metodológica, quando se considera a produção de conhecimentos no espaço onde as Ciências Humanas e Sociais se encontram com as Ciências da Alimentação e Nutrição, tendo a Saúde como elemento em comum. Trata-se de um particular esforço que traz à baila a "necessidade de ampliação da compreensão dos fenômenos que cercam o campo da Alimentação e Nutrição a partir de outros referenciais teóricos, para além do paradigma biomédico" (p.3).
O segundo texto aborda os conceitos de biopoder e biopolítica em Michel Foucault, trazendo-os para o campo da Alimentação e Nutrição. Seus autores argumentam que, a partir da biomedicina, constitui-se um saber-poder gerador de discursos com efeitos regulamentadores que se espalham largamente no tecido social, resultando em forte disciplinarização da vida. Buscam, assim, trazer contribuições à reflexão acerca da produção de conhecimentos e saberes "que, na sua essência, são nitidamente políticos, pois traduzem tensões entre estruturas conceituais que também operam no interior do campo" (p.2).
O último artigo volta-se para a complexidade da vida humana em sociedade, a partir de Max Weber. Pensando nos discursos gerados no âmbito das normas biomédicas sobre o comer e a atividade física, bem como sobre as práticas alimentares e corporais dos sujeitos na vida cotidiana, seus autores propõem uma ferramenta teórico-instrumental para a pesquisa científica denominada décalage. Visam, por esse meio, a favorecer a compreensão dos agentes que atuam no campo da Alimentação e Nutrição e da Educação Física - e, por extensão, da Saúde -, em suas contradições/consensos/conflitos entre o preconizado e o praticado, entre o que dizem e o que fazem.
Enfim, são esforços que buscam trazer luz a esse desejável encontro entre campos científicos que lidam com os nutrientes e com a comida, com o Natural e com o Social. Isso que somos todos nós, os Humanos.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jan-Feb 2015