Acessibilidade / Reportar erro

Cartas

CARTAS

Prezado editor

Recebi a Revista da Dental Press com o meu artigo. Gostaria de agradecer e elogiar a qualidade da revista.

Porém, ocorreram 2 erros principais: o primeiro, que era a mudança do meu endereço residencial para o endereço da Universidade, não tem problema. Mas o segundo erro, talvez necessite de errata. No gráfico 1, da página 103, as marcações saíram em branco. Na prova que você me enviou, as marcações estavam presentes.


É necessário que eu faça algo?

Selma Sano Suga

Nota do Editor: Agradecemos sua atenção, cordialidade e as informações passadas. Conforme sua orientação, verificamos os problemas ocorridos com o artigo "Avaliação in vitro da influência do polimento superficial de resina acrílica para aparelhos ortodônticos na adesão e remoção de Streptococcus mutans" de autoria de Selma Sano Suga, Antonio Carlos Guedes-Pinto, Maria Regina L. Simionato. Realmente as marcações do gráfico faziam parte do arquivo que foi enviado para a gráfica. É um procedimento normal que façamos uma checagem geral dos artigos na gráfica, olhando todas as páginas em pequenas provas. Esse procedimento foi realizado e confirmou a existência das marcações no seu artigo. Contudo, na gráfica, no momento em que foram gravadas as chapas de impressão, houve uma falha de atendimento e somente os caracteres em preto foram registrados. Ou seja, as chapas que dariam as tonalidades vermelho e azul para as marcações do gráfico não foram gravadas.

Embora a gráfica tenha admitido seu erro, achamos mais conveniente, ao invés de simplesmente imprimirmos uma errata, explicar os pormenores desse acontecimento, reproduzindo o gráfico em questão, desta vez da forma correta.

Nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos, confiantes na sua compreensão.

Divulgação de trabalho

Uma nova metodologia de trabalho está sendo utilizada na Universidade Metodista de São Paulo. A notificação sobre a pesquisa em andamento foi encaminhada para a revista Dental Press com valor de nota prévia, pelos orientadores Liliana Ávila Maltagliati e Leopoldino Capelozza Filho. Devido à relevância científica do assunto em questão, reproduzimos ao lado o texto em questão.

No curso de pós-graduação, nível Mestrado em Odontologia, área de concentração Ortodontia da Universidade Metododista de São Paulo (UMESP), está sendo desenvolvida uma dissertação, pela aluna Liana Fattori, com orientação da Profa. Dra. Liliana Ávila Maltagliati Brangeli, e co-orientação do Prof. Dr. Leopoldino Capelozza Filho, entitulada "Avaliação das inclinações dentárias em casos tratados pela individualização na técnica Straight Wire - Prescrição Capelozza". Para a realização deste trabalho está sendo empregada uma nova metodologia, com auxílio de um tomógrafo computadorizado volumétrico, o NewTon DVT-9000. A aquisição de imagens realizada no tomógrafo permite acesso individual aos dentes e a leitura das inclinações e angulações dentárias com precisão superior aos métodos cefalométricos e de leitura em modelos de gesso. Esta metodologia foi desenvolvida para permitir a realização de pesquisas que têm, como principal objetivo, a leitura das angulações e inclinações dentárias e será lançado, em breve, um artigo descrevendo a metodologia para divulgação e referência de pesquisa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Mar 2008
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
Dental Press Editora Av. Euclides da Cunha nº. 1718 - Zona 5, 87015-180 Maringá-PR-Brasil, Tel.: (44) 3031-9818, Fax: (44) 3262-2425 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: dental@dentalpress.com.br