SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Tese, síntese, antítese: contributos para uma teoria dialéctica das organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Rev. adm. contemp. vol.3 no.3 Curitiba set./dez. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65551999000300001 

EDITORIAL

 

 

Neste número da Revista de Administração Contemporânea, em que se completa três anos de edições consecutivas, constam sete artigos. No primeiro deles, Miguel Pina e Cunha e João Vieira da Cunha apresentam um modelo, com base na síntese de duas abordagens antagônicas, que pretende ser simultaneamente descritivo e normativo de organização e estratégia, visando a minimizar o nível de pressão sobre quem pratica a gestão em organizações complexas. Na seqüência, Cristina Amélia Pereira de Carvalho propõe um quadro de referência para análise do controle em organizações, capaz de levar em conta a especificidade de entidades não lucrativas e de voluntariado; a verificação empírica do modelo proposto sustenta-se em quatro ONGs espanholas. Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca relata a pesquisa qualitativa em que procurou verificar o impacto de diferenças culturais no sistema de planejamento e controle de subsidiária brasileira de urna empresa multinacional britânica. Lívia de Oliveira Borges discute os valores do trabalho e as referências à centralidade do trabalho presentes em artigos do jornal a Folha de São Paulo e da revista Exame. André Torres Urdan e Arnaldo Rocha Rodrigues examinam empiricamente o ajustamentodo Modelo do Índice de Satisfação do Cliente Norte-Americano (ISCN), com base em dados de 304 clientes proprietários de veículos da indústria automobilística brasileira; os resultados da pesquisa indicam a necessidade de construção de um índice brasileiro de satisfação do cliente. David Gertner e Andrea Narholz Diaz estudam o comportamento do consumidor em atividades de navegação na Web, procurando avaliar se os benefícios derivados apresentam dicotomia observada em ambientes tradicionais de marketing como varejo e televisão. No artigo que encerra o presente número da RAC, Carlos A. Hemais, Elizabeth Omar Ribeiro da Rosa e Henrique Machado Barros discutem o processo de globalização tecnológica, a partir da análise da indústria brasileira de polímeros; concluem, apoiados pela base de dados com todos os depósitos feitos no Brasil de 1985 a 1995, pela não existência do processo de globalização tecnológica na indústria de polímeros.

Da mesma forma que em edições anteriores, espera-se que a composição deste número atenda às expectativas dos leitores e dos colaboradores da RAC.

 

Clóvis L. Machado-da-Silva
Editor

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons