Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A presente edição da Revista de Administração Contemporânea vem com dez artigos. No primeiro, Marcos Dutra e Richard Saito procuram identificar o perfil dos conselhos de administração de 142 companhias brasileiras, avaliando o grau de independência do conselho de administração em relação aos acionistas controladores. O trabalho de José Geraldo Barbosa e Josir Simeone Gomes procura avaliar, em três empresas brasileiras do setor de serviços, a importância que elas atribuem a seus ativos/recursos intangíveis. Já o trabalho de Cristiane Santos e Carlos Alberto Rossi examina o impacto do gerenciamento de reclamações na confiança e na lealdade do consumidor, em trocas de serviços relacionais. José Célio Andrade analisa as interações da Aracruz Celulose com stakeholders durante o processo de formação de estratégias sócio-ambientais corporativas no que tange, particularmente, às demandas de mercado, de regulação e de comunicação. Já Maria Ceci Misoczky examina práticas inovadoras que expandiram a participação popular no processo decisório e os direitos sociais, utilizando casos do Programa de Saúde Mental de Belo Horizonte e do Orçamento Participativo de Porto Alegre. O objetivo é compreender até que ponto o desenvolvimento de políticas inclusivas e a relação entre cidadania ativa e governo local estão criando uma formação político-organizacional neste nível de governo. Decio Zylbersztajn discute o tema da ética nas organizações sob a ótica da Nova Economia Institucional. No seu estudo ele aborda a questão da sustentatibilidade da atitude ética, analisa o conflito entre acionistas e stakeholders, discute os códigos de ética nas organizações e o papel do Estado como redutor de custos de transação. O artigo de Elizabeth Loiola e Maria Célia Rocha discute os fatores que condicionaram os processos de aprendizagem dos membros da Comissão de Seleção de Ferramenta CASE para o Estado da Bahia. Gabriela Ferreira e Antonio Domingos Padula tratam da cadeia da carne bovina do Rio Grande do Sul, com o objetivo de estudar novas formas de organização que estão sendo nela estabelecidas. O estudo de Denize Grzybovski, Roberta Boscarin e Ana Maria Migott investiga o estilo de gerenciamento da mulher executiva nas empresas familiares de Passo Fundo (RS), correlacionando-o ao perfil das mulheres gerentes. O último artigo, de autoria de Arménio Rego, procura mostrar como diferentes dimensões de justiça explicam o comprometimento afetivo dos professores universitários com as suas instituições. Foi recolhida uma amostra de 309 professores oriundos de instituições portuguesas.

Finalmente, é com alguma tristeza que informo aos leitores que razões de ordem pessoal me levam a deixar o cargo de editor da RAC. Agradeço o interesse dos nossos leitores e o trabalho dos nossos consultores editoriais. Agradeço ainda a confiança em mim depositada pela Diretoria da ANPAD e o interesse dos editores associados que comigo trabalharam desde maio de 2001. Agradeço em particular à Profa. Valéria Silva da Fonseca, por seu incansável trabalho como editora executiva. Tenham todos vocês, colegas e leitores, a certeza que mesmo de longe estarei torcendo para o sucesso continuado da nossa RAC. Como sempre, espero que esta edição atenda às expectativas dos nossos leitores.

Cesar Gonçalves Neto

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Abr 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2002
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br