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Processos de aprendizagem e acumulação de competências tecnológicas: evidências de uma empresa de bens de capital no Brasil

Resumos

Este artigo enfoca as implicações dos processos de aprendizagem para a acumulação de competências tecnológicas no nível da empresa. Este relacionamento é examinado na Kvaerner Pulping do Brasil durante o período de 1980 a 2000, por meio de estudo de caso individual. O modelo para competências tecnológicas, adaptado à indústria de bens de capital sob encomenda para o setor de celulose e papel, identifica três funções: engenharia e gestão de projetos, processos e sistemas organizacionais, e equipamentos de processo. O modelo para aprendizagem identifica quatro processos (aquisição externa e interna de conhecimento, socialização e codificação), examinados à luz de quatro características. O estudo encontrou diversos tipos e níveis de competências tecnológicas inovadoras na empresa. Alinhando-se a estudos recentes, o artigo sugere que o modo e a velocidade com que a empresa acumulou essas competências podem ser explicados pela maneira como os seus processos de aprendizagem foram gerenciados ao longo do tempo. Por outro lado, as evidências neste estudo contradizem certas generalizações comuns sobre o desenvolvimento tecnológico na indústria de bens de capital no Brasil.

acumulação de competências tecnológicas; processos de aprendizagem; empresas de países em industrialização


This paper focuses on the implications of the intra-firm learning processes for technological capability accumulation. Drawing on a single case study methodology, this relationship is examined in Kvaerner Pulping do Brasil (1980-2000). The framework for capability accumulation, tailored to the capital goods industry - supplier of equipment and complete plants for pulp and paper mills - identifies three technological functions: engineering activities and project management, operational processes and practices, and process equipment. The framework for learning identifies four learning processes (external and internal knowledge acquisition, knowledge socialization and codification), examined in the light of four features. The study has found different types and levels of innovative capability in the case-study firm. In line with previous studies, this article suggests that the way and speed at which the firm accumulated these capabilities can be explained by the way it managed its learning processes over time. On the other hand, the evidence in this study argues against certain common generalizations relative to technological development in the capital goods industry in Brazil.

technological capability accumulation; learning processes; latecomer firms


ARTIGOS

Processos de aprendizagem e acumulação de competências tecnológicas: evidências de uma empresa de bens de capital no Brasil

Celso Luiz Tacla; Paulo Negreiros Figueiredo

RESUMO

Este artigo enfoca as implicações dos processos de aprendizagem para a acumulação de competências tecnológicas no nível da empresa. Este relacionamento é examinado na Kvaerner Pulping do Brasil durante o período de 1980 a 2000, por meio de estudo de caso individual. O modelo para competências tecnológicas, adaptado à indústria de bens de capital sob encomenda para o setor de celulose e papel, identifica três funções: engenharia e gestão de projetos, processos e sistemas organizacionais, e equipamentos de processo. O modelo para aprendizagem identifica quatro processos (aquisição externa e interna de conhecimento, socialização e codificação), examinados à luz de quatro características. O estudo encontrou diversos tipos e níveis de competências tecnológicas inovadoras na empresa. Alinhando-se a estudos recentes, o artigo sugere que o modo e a velocidade com que a empresa acumulou essas competências podem ser explicados pela maneira como os seus processos de aprendizagem foram gerenciados ao longo do tempo. Por outro lado, as evidências neste estudo contradizem certas generalizações comuns sobre o desenvolvimento tecnológico na indústria de bens de capital no Brasil.

Palavras-chaves: acumulação de competências tecnológicas; processos de aprendizagem; empresas de países em industrialização.

ABSTRACT

This paper focuses on the implications of the intra-firm learning processes for technological capability accumulation. Drawing on a single case study methodology, this relationship is examined in Kvaerner Pulping do Brasil (1980-2000). The framework for capability accumulation, tailored to the capital goods industry - supplier of equipment and complete plants for pulp and paper mills - identifies three technological functions: engineering activities and project management, operational processes and practices, and process equipment. The framework for learning identifies four learning processes (external and internal knowledge acquisition, knowledge socialization and codification), examined in the light of four features. The study has found different types and levels of innovative capability in the case-study firm. In line with previous studies, this article suggests that the way and speed at which the firm accumulated these capabilities can be explained by the way it managed its learning processes over time. On the other hand, the evidence in this study argues against certain common generalizations relative to technological development in the capital goods industry in Brazil.

Key words: technological capability accumulation; learning processes; latecomer firms.

INTRODUÇÃO

A despeito da profusão de estudos, principalmente a partir da década de 90, sobre aprendizagem, competências e inovação como fontes de vantagem competitiva para empresas, a literatura internacional nessa área, e conseqüentemente no Brasil, tem deixado certas questões sem respostas. Como as organizações constroem e sustentam suas próprias competências inovadoras? Quais são, afinal, as implicações práticas dos processos de aprendizagem para o desenvolvimento de competências? Que tipo de esforços os gerentes precisam fazer para criar e sustentar competências, para inovar em processos e produtos, principalmente em organizações que operam em países de industrialização recente ou economias emergentes? Somente a partir de meados da década de 90 é que foram desenvolvidos e aplicados, na literatura internacional, modelos analíticos para examinar essas questões em organizações de economias emergentes (ver, por exemplo, Kim [1997a, 1998], Dutrénit [2000] e Figueiredo [2001, 2003]).

À luz de modelos analíticos desenvolvidos recentemente na literatura internacional, este artigo examina empiricamente as implicações dos processos de aprendizagem para a acumulação de competências tecnológicas no nível da empresa, numa indústria ainda não estudada na literatura desse tema(1 1 Este artigo deriva da dissertação de mestrado de autoria de Celso Luiz Tacla, desenvolvida e aprovada no Curso de Mestrado em Gestão Empresarial da EBAPE/FGV, que contou com a orientação de Paulo Negreiros Figueiredo (ver Tacla [2002]). A versão anterior deste artigo recebeu o Prêmio ANPAD de melhor trabalho na área temática Administração de Ciência e Tecnologia, durante o XXVI ENANPAD. Os autores são especialmente gratos a José E. Cassiolato, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), e a Paulo Emílio M. Martins, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV), pelos positivos e frutíferos comentários ao trabalho que deu origem a este artigo. Os autores agradecem imensamente aos avaliadores anônimos pelos seus relevantes comentários. Este estudo não teria sido materializado sem a valiosa cooperação dos profissionais da Kvaerner Pulping do Brasil Ltda. Por isso somos profundamente gratos a eles. Agradecemos imensamente ao Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, da EBAPE/FGV, em especial à professora Deborah M. Zouain e sua equipe, pelo grande apoio recebido durante as várias etapas de implementação deste estudo. Finalmente, agradecemos à direção do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV) de Curitiba, PR, pelo comprometimento e apoio à implementação do curso de mestrado, que contribuiu para a materialização deste estudo. ). Este relacionamento é examinado na Kvaerner Pulping do Brasil durante o período de 1980 a 2000. A empresa, localizada em Curitiba, PR, produz bens de capital sob encomenda para a indústria de celulose. Por centrar-se numa empresa de um país em desenvolvimento, o foco de análise deste trabalho difere da maioria dos estudos recentes sobre conhecimento e competências tecnológicas em empresas de países industrializados. Nestas, as competências tecnológicas inovadoras já existem. No entanto empresas de países em industrialização, ou emergentes, entram num ramo de negócios com base na tecnologia que adquiriram de outras empresas em outros países. Portanto, em seu estágio inicial, faltam-lhes até as competências tecnológicas básicas. Para tornarem-se competitivas e alcançarem as empresas de tecnologia de ponta, elas têm primeiro que adquirir conhecimento para criar e acumular suas próprias competências inovadoras. Para isso precisam engajar-se num processo de aprendizagem tecnológica.

O termo aprendizagem tecnológica é, em geral, compreendido em dois sentidos alternativos. O primeiro refere-se à trajetória ou caminho ao longo do qual segue a acumulação de competências tecnológicas. A trajetória pode variar ao longo do tempo: competências tecnológicas podem ser acumuladas em direções e velocidades diferentes. O segundo sentido refere-se aos vários processos pelos quais o conhecimento é adquirido pelos indivíduos e convertido para o nível organizacional, ou seja, os processos pelos quais a aprendizagem individual se converte em aprendizagem organizacional. Neste trabalho, abordamos a aprendizagem no segundo dos sentidos acima. Daqui em diante, aprendizagem será compreendida como processo que permite à empresa acumular suas próprias competências tecnológicas. É por meio da acumulação de competências tecnológicas próprias que as empresas podem aprimorar o seu desempenho técnico e econômico.

Na seção a seguir é feita breve revisão de estudos empíricos existentes sobre este tema. Logo após são apresentados os modelos analíticos usados para examinar a acumulação de competências tecnológicas e os processos subjacentes de aprendizagem. O desenho e o método do estudo são apresentados na seqüência. Posteriormente são examinados empiricamente a acumulação de competências tecnológicas e os processos de aprendizagem na empresa em estudo no período de 1980 a 2000. Finalmente, são apresentadas as conclusões do artigo.

BREVE REVISÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS

Os primeiros estudos sobre processos de aprendizagem e acumulação de competências tecnológicas apareceram nos anos 70 (por exemplo, Dahlman e Fonseca [1978], Katz et al. [1978], Bell, Scott-Kemmis e Satyarakwit [1982] e Lall [1987]). Estes estudos mostraram não apenas a incidência de atividades inovadoras em empresas localizadas em países em industrialização, mas também a importância de certos mecanismos de aprendizagem para o desenvolvimento de competências tecnológicas. Porém muitos desses estudos limitaram-se a descrever a trajetória de acumulação de competências em empresas, sem examinar sistematicamente o papel dos vários processos de aprendizagem na trajetória de acumulação tecnológica. O tratamento dos processos de aprendizagem limitava-se aos processos de aquisição de conhecimento técnico de fontes externas à empresa. Os processos de conversão de conhecimento individual em competências tecnológicas não eram examinados. Em outras palavras, as implicações dos processos de aprendizagem para a acumulação de competências tecnológicas não eram examinadas de modo abrangente e à luz de modelos analíticos adequados.

Nos anos 80 verificou-se enorme escassez de estudos de acumulação de competências tecnológicas e processos de aprendizagem. Somente a partir de meados da década de 90 é que emergiram novos estudos, que examinaram a relação entre processos de aprendizagem e a acumulação de competências tecnológicas de modo compreensivo, isto é, considerando as suas dimensões técnicas e organizacionais (por exemplo, Kim [1997a, 1998], Dutrénit [2000] e Figueiredo [2001]). Kim (1997a, 1998) examina as experiências bem sucedidas em empresas da indústria automobilística e eletrônica da Coréia do Sul. Dutrénit (2000) reconstrói a trajetória de acumulação de competências tecnológicas em uma grande empresa de vidro no México; porém enfoca os problemas encontrados para desenvolver uma base de conhecimento que possibilitasse a construção e a acumulação de competências inovadoras. Movendo-se um passo à frente, Figueiredo (2001) analisa as implicações práticas dos processos de aprendizagem para as diferenças entre duas das maiores empresas de aço do Brasil, em termos da maneira e da velocidade de acumulação de suas competências tecnológicas e, por sua vez, para as diferenças em termos de aprimoramento do desempenho técnico e econômico.

A indústria de bens de capital no Brasil foi examinada em alguns estudos que objetivaram a proposição de estratégias de desenvolvimento industrial, tecnológico ou setorial. Porém há escassez de estudos de natureza intra-empresarial sobre a relação entre processos de aprendizagem e o desenvolvimento de competências tecnológicas na indústria de bens de capital no Brasil(2 2 Há o interessante estudo de Teubal (1984), que explica a evolução das exportações brasileiras de bens de capital entre 1970 e 1980 em termos da acumulação de capacidade tecnológica e de subsídios governamentais. Porém trata-se de um estudo muito mais de natureza setorial do que intra-empresarial. ). A escassez de estudos sobre essas questões abriu espaço, ao longo da última década, para certas generalizações, por vezes arriscadas e precipitadas, como, por exemplo, as encontradas em Jorge (1993), Vermulm (1995)(3 3 Estudos feitos para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT II). ) e Valença (1995). Jorge (1993), por exemplo, que enfocou a competitividade do complexo celulose, papel e gráfica, argumentou que os fornecedores de equipamentos para a indústria de celulose e papel realizam pouco desenvolvimento de processos ou projetos de engenharia no Brasil e que "a interação das empresas produtoras de celulose e papel do país com o setor de bens de capital tem resultado em melhoramentos marginais do processo produtivo, e não em desenvolvimento conjunto da tecnologia". Ao examinar a competência técnica do setor de bens de capital no Brasil, Vermulm (2001) apontou a "relativa capacidade de projeto de máquinas e equipamentos", mas ressaltou "a realização de poucas atividades tecnológicas, seja interna ou externamente à empresa". Valença (2001) enfocou a indústria de máquinas e equipamentos para o setor de celulose e papel, relacionando as perspectivas e as vantagens competitivas desta indústria unicamente a fatores externos à empresa (por exemplo, oferta interna de aço, demanda por equipamentos e legislação trabalhista). Além de não examinar a acumulação de competências tecnológicas como fator chave para a competitividade, no estudo ele argumentou que "com raras exceções, os produtores de bens de capital para esta indústria no Brasil são controlados por multinacionais e delas dependentes em relação à tecnologia" (Valença, 2001). Tais argumentações parecem basear-se em perspectiva linear e polarizada de inovação e competência tecnológica, que considera dois extremos para os níveis de atividades desenvolvidas pelas firmas: básica, com simples montagem, sem atividades inovadoras; ou avançada, baseada em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Tal perspectiva negligencia a importância das melhorias contínuas, incrementais e adaptações em equipamentos e processos, isto é, atividades inovadoras de níveis intermediários que são significativas para empresas que operam em economias emergentes, como o Brasil.

A acumulação de níveis básicos e intermediários de competências inovadoras é pré-condição para que a empresa alcance nível avançado de inovação (Hollander, 1965; Dahlman, Ross-Larson e Westphal, 1987; Lall, 1992; Bell e Pavitt, 1995; Kim, 1997b; Ariffin, 2000; Dutrénit, 2000; Figueiredo, 2001). Por isso este artigo examina as implicações dos processos de aprendizagem para a maneira e a velocidade de acumulação de competências tecnológicas numa empresa de bens de capital no Brasil. Com isso esperamos contribuir para adicionar novas evidências empíricas e explicações sobre a gestão do desenvolvimento tecnológico em empresas dessa indústria no Brasil.

MODELO PARA EXAME DA ACUMULAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Há diversas definições de competências tecnológicas, particularmente no contexto de países em desenvolvimento, como, por exemplo, em Katz (1972), Dahlman e Westphal (1982), Bell (1984), Lall (1987, 1992), Scott-Kemmis (1988), Kim (1997b), já discutidas em profundidade anteriormente (ver Dutrénit [2000] e Figueiredo [2001]). Competência tecnológica é definida aqui como os recursos necessários para gerar e gerir mudanças tecnológicas. Especificamente no contexto de empresas de bens de capital sob encomenda para a indústria de celulose, que operam em economias emergentes, competência tecnológica é entendida como as habilidades da empresa para realizar atividades inovadoras em produtos, processos e organização da produção, sistemas organizacionais, equipamentos e engenharia de projetos. Estes recursos estão armazenados não apenas nas mentes das pessoas (habilidades, experiência, qualificações formais), mas, principalmente, no sistema organizacional, rotinas e procedimentos da empresa (Bell e Pavitt, 1995; Figueiredo, 2001, 2003).

A trajetória de acumulação de competências tecnológicas na Kvaerner Pulping é examinada à luz do modelo desenvolvido por Figueiredo (2001)(4 4 Adaptada de Lall (1992) e Bell e Pavitt (1995). Sobre a base conceitual dessa estrutura ver Figueiredo (2001). ), adaptado e validado aqui para as características tecnológicas de empresas produtoras de bens de capital para a indústria de celulose, conforme se indica no Quadro 1(5 5 Há outras maneiras de examinar as competências tecnológicas de empresas, por exemplo, por gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), gastos com pessoal de P&D, qualificação de indivíduos e estatísticas de patentes. Porém esses indicadores, especialmente aqueles baseados na habilidade de indivíduos, ignoram não apenas as características das empresas que operam em economias em industrialização, mas também o contexto organizacional onde a competência tecnológica é desenvolvida. Para uma discussão mais detalhada sobre essas questões ver Figueiredo (2001). ). As colunas apresentam as competências tecnológicas por funções; as linhas, por níveis de dificuldade. As quatro funções tecnológicas são: (1) atividades de engenharia e gestão de projetos, aqui desagregada em engenharia de sistemas e gestão de projetos, que reflete (i) a capacidade da empresa de definir o espectro e o conteúdo tecnológico de sistemas a serem construídos e (ii) a capacidade de gerenciar a implantação de projetos; (2) processos e sistemas operacionais, que define a capacidade de gerenciar e aprimorar os processos para execução e gestão de projetos industriais e a organização produtiva; e (3) equipamentos de processo, que distingue a capacidade de adaptar, modificar, especificar, projetar equipamentos de processo e seus componentes. À luz de Bell e Pavitt (1995) e Figueiredo (2001), o modelo no Quadro 1 distingue entre competências de rotina e inovadoras. Competências de rotina - ou competências para usar certa tecnologia - são definidas como os recursos para produzir bens e serviços com determinado nível de eficiência, usando-se uma combinação de fatores: habilidades, equipamentos, especificaçõesde produtos e de produção, sistemas e métodos organizacionais. Competências inovadoras são os recursos adicionais e distintos para gerar e gerir atividades tecnológicas inovadoras.


Os níveis de competência para as várias funções tecnológicas são dispostos em sete níveis. Para a função atividades de engenharia e gestão de projetos, as competências de rotina são desagregadas em quatro níveis e as inovadoras em três. Para as funções processos e sistemas operacionais e equipamentos de processo, são três os níveis de competências de rotina e quatro os que distinguem competências inovadoras.

MODELO PARA EXAMEDOS PROCESSOS SUBJACENTESDE APRENDIZAGEM

Para examinarmos empiricamente os processos de aprendizagem, fazemos uso do modelo analítico desenvolvido por Figueiredo (2001, 2003), apresentado no Quadro 2. As linhas do Quadro 2 contêm os processos de aprendizagem, desagregados em aquisição de conhecimento (interna e externa) e processos de compartilhamento ou socialização e codificação de conhecimento (ou saber). Esses processos são examinados à luz de quatro características-chaves (as colunas do Quadro 2): variedade, intensidade, funcionamento e interação(6 6 Sobre a base conceitual e definições detalhadas sobre esse modelo analítico ver Figueiredo (2001). ).


O foco deste artigo é o relacionamento entre os processos subjacentes de aprendizagem e a acumulação de competências tecnológicas no nível da empresa (vide Figura 1). As implicações deste relacionamento para o aprimoramento do desempenho técnico e econômico no nível da empresa, como analisadas em Figueiredo (2001, 2002), estão fora do escopo deste artigo.


Reconhecemos que, além dos processos de aprendizagem, fatores externos ao ambiente da empresa influenciam a acumulação de suas competências tecnológicas, como, por exemplo, políticas governamentais macroeconômicas, industriais e tecnológicas; interações com universidades e institutos de pesquisa, infra-estrutura; condições de mercado (Lall, 1992; Bell e Pavitt, 1995; Kim, 1997b; Figueiredo, 2001). Adicionalmente, a regulação ambiental mais restrita, combinada com o aumento da conscientização da população, tem direcionado esforços para o aumento de competências e desenvolvimento de inovações, mesmo em indústrias maduras, como a de celulose e papel (Bartzokas e Yarime, 1997; Dalcomuni, 1997). A acumulação de competências tecnológicas também pode ser influenciada por outros fatores internos à empresa, como a liderança e os valores (Argyris e Schön, 1978; Senge, 1990; Leonard-Barton, 1998; Figueiredo, 2001). Porém estes fatores estão fora do foco deste trabalho.

DESENHO E MÉTODO DO ESTUDO

Este estudo foi estruturado para examinar duas questões: (1) descrição da trajetória de acumulação de competências tecnológicas em uma empresa da indústria de bens de capital sob encomenda para a indústria de celulose; e (2) análise do papel dos processos de aprendizagem no modo e na velocidade de acumulação de competências tecnológicas na empresa em estudo durante o período 1980-2000. Para examinar essas questões com adequado nível de detalhe e profundidade, foi necessária a coleta de evidências empíricas primárias, principalmente qualitativas, sobre as atividades tecnológicas e os vários processos e mecanismos de aprendizagem usados na empresa. Essas evidências foram obtidas a partir de fontes múltiplas: técnicos, engenheiros, gerentes, diretores e ex-funcionários. Tais fontes foram acessadas com base em técnicas variadas: entrevistas formais, encontros casuais, consulta à documentação - procedimentos, arquivo técnico, dados históricos etc, e observação direta. Utilizamos aqui o método de estudo de caso individual (Yin, 1994; Leonard-Barton, 1995). Este método permite o exame de questões ainda não observadas na literatura, com adequado nível de profundidade e de detalhe. Logo, estamos interessados em contribuir para aprofundar o entendimento da relação entre as duas questões centrais deste estudo, numa empresa de setor industrial muito pouco estudado na literatura relacionada; ou seja, a nossa preocupação aqui é com a generalização analítica. O processo de adaptação e validação da estrutura descritiva do Quadro 1 baseou-se em intensivas interações com especialistas do setor industrial e está descrito em detalhes em Tacla (2002). As características-chaves dos processos de aprendizagem foram examinadas com base nos critérios indicados no Quadro 3(7 7 Para detalhes da definição e aplicação desses critérios ver Tacla (2002). ).


ACUMULAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS NA KVAERNER PULPING DO BRASIL (1980-2000)

O Quadro 4 resume o número de anos que a Kvaerner Pulping levou para acumular os diferentes níveis de competências nas funções tecnológicas estudadas. A empresa acumulou competências tecnológicas inovadoras com velocidades diferentes para cada função. Por exemplo, a empresa levou aproximadamente 10 anos para atingir o Nível 4 de competências para equipamentos de processo, e 16 anos para atingir esse mesmo nível de competência para atividades de processos e sistemas operacionais. Nas três funções em que a empresa acumulou competências inovadoras de forma mais lenta (engenharia de sistemas, gestão de projetos, e processos de sistemas operacionais), o nível de competência alcançado ao final do ano 2000 foi maior do que o nível de competência alcançado para a função equipamentos de processo.


A Figura 2 ilustra as trajetórias de acumulação de competências tecnológicas para cada uma das funções tecnológicas ao longo do período 1980-2000. No período inicial de operação (1980-90), a empresa construiu competências de rotina para operar sistemas de produção. Competência inovadora de Nível 4 foi acumulada apenas na função equipamentos de processo. Tal resultado alinha-se a evidências de estudos em outros tipos de indústria, relativas a diversidade (ou assimetria) de acumulação tecnológica dentro da empresa (Pavitt, 1998; Dutrénit, 2000; Figueiredo, 2001). Na década de 90, a empresa moveu-se para a construção de competência inovadora nas outras três funções tecnológicas estudadas: em gestão de projetos (Nível 5), no início dos anos 90; em engenharia de sistemas (Nível 5), ao redor de 1994; e em processos e práticas operacionais (Nível 4), por volta de 1995. Entre 1996 e 2000, a empresa aprofundou suas competências tecnológicas em engenharia de sistemas, gestão de projetos e processos e práticas operacionais, construindo e acumulando competência de Nível 6. Portanto verificou-se que é possível iniciar as operações contando com a mais básica competência tecnológica e, a partir dela, construir a base para a acumulação de competências tecnológicas inovadoras, como apontaram os estudos de Dahlman, Ross-Larson e Westphal (1987), Lall (1992), Kim (1997a, 1997b) e Figueiredo (2001).


De modo similar ao encontrado em Figueiredo (2001), a acumulação e a sustentação das competências de rotina foram fundamentais para que a empresa pudesse construir competências inovadoras de forma consistente. Por exemplo, a empresa não teria acumulado competências inovadoras de Nível 6 em engenharia de sistemas, se não tivesse acumulado e fortalecido suas competências de rotina de Níveis 1 a 4 nesta função; do mesmo modo, não poderia engajar-se na gestão de projetos complexos, caso não tivesse construído e mantido competência de rotina de Níveis 1 a 3 em processos e sistemas operacionais. Adicionalmente, as evidências desse caso de estudo sugerem que a acumulação e sustentação de níveis inovadores de competências para funções tecnológicas específicas, por exemplo, engenharia de sistemas, dependeu do modo e velocidade com que foram acumuladas e sustentadas as competências em outras funções. Tais evidências alinham-se ao que foi argumentado em Rothwell (1994) e examinado empiricamente na indústria de aço (ver Figueiredo [2001]), sobre a necessária interdependência que ocorre entre competências tecnológicas a partir de níveis inovadores, principalmente acima do intermediário.

Além disso, e conforme examinado no estudo subjacente a este artigo (Tacla, 2002), competências tecnológicas foram acumuladas na empresa não apenas em termos de sistemas físicos e conhecimento técnico armazenado nas mentes de engenheiros, projetistas, técnicos e gerentes, mas, principalmente, em procedimentos e rotinas das várias áreas funcionais da empresa; em outras palavras, em seu sistema organizacional. Esta maneira abrangente de construção e acumulação de competência tecnológica gerou implicações positivas para a realização de atividades inovadoras na Kvaerner Pulping do Brasil no período 1980-2000. Este resultado alinha-se a estudos anteriores, que têm explorado a importância da dimensão organizacional da competência tecnológica para o desempenho inovador na empresa (Hollander, 1965; Tremblay, 1994; Leonard-Barton, 1998; Dutrénit, 2000; Figueiredo, 2001).

Competências Tecnológicas na Indústria de Bens de Capital para Celulose

A indústria de celulose e papel exige investimentos intensivos. A viabilização deste tipo de indústria só é possível, quando os custos de produção e de investimento podem assegurar a competitividade no mercado internacional de celulose, mesmo em tempos de depressão dos preços. Portanto o desempenho competitivo e a sobrevivência da indústria de bens de capital sob encomenda para a indústria de celulose estão diretamente relacionados à competência das empresas em oferecer soluções que possibilitem aos investidores atingir tais requisitos. Para a implantação de grandes projetos na área de celulose e papel, as maiores empresas no Brasil vêm seguindo procedimentos do tipo engineering, procurement and construction (EPC). Nesse tipo de fornecimento, a empresa contratante delega à empresa contratada as tarefas de engenharia, aquisição, construção, instalação e montagem da totalidade ou, o que é mais comum, de partes (áreas) da fábrica. Os prazos para a implantação do investimento e o tempo necessário para o ramp up, ou seja, para atingir produção comercial, em níveis e com qualidade adequados, são fatores cruciais para a viabilidade de projetos na indústria de celulose e papel. O atendimento destes requisitos requer competência inovadora interna, pelo menos entre os Níveis 4 e 5 em práticas e processos operacionais e entre os Níveis 5 e 6 em gestão de projetos.

Os processos de polpação da madeira, de branqueamento da celulose e de recuperação química são largamente conhecidos; entretanto a adaptação dos princípios gerais para um tipo específico de produção de celulose e de matéria prima normalmente requer uma solução única para cada instalação. Embora possa haver certa consistência de características dentro de cada espécie, a madeira utilizada em cada fábrica tem características próprias, que dependem não somente da espécie mas das condições de solo, clima e de manejo florestal (Amsalem, 1983). Além disso, a disponibilidade e os custos relativos de químicos e de insumos em cada local devem ser considerados. Esses esforços conduzem a uma definição original das características para o projeto dos sistemas, que são normalmente customizados para cada aplicação. Para desenvolver as atividades de modo a atender a todos estes requisitos, é fundamental que a empresa de bens de capital possua competência tecnológica inovadora própria, pelo menos de Nível 5 em engenharia de sistemas. A competência para adaptar ou aprimorar sistematicamente os equipamentos e especificações de projeto também é crucial para a empresa de bens de capital. O desenvolvimento destas atividades requer que a empresa detenha competência tecnológica inovadora entre os Níveis 4 e 5 em equipamentos de processo.

PAPEL DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA ACUMULAÇÃO TECNOLÓGICA NA KVAERNER PULPING DO BRASIL

. Variedade dos processos e mecanismos de aprendizagem (Quadros 5 e 6). Na primeira metade dos anos 80, a empresa não dispunha de competências básicas para realizar operações de rotina; os principais mecanismos de aquisição de conhecimento eram a importação de especialistas da matriz (aquisição externa) e aprendizagem no trabalho do tipo aprender-fazendo (aquisição interna). A partir de meados da década de 80, o mecanismo de aquisição externa de conhecimento via contratação de especialistas passou a ter maior relevância. Entretanto a conversão de conhecimento para o nível organizacional dependia quase exclusivamente dos mecanismos de socialização, pois os processos de codificação começaram a serem operacionalizados apenas no final da década de 80. Entre 1991 e 1995, foi introduzido o programa de qualidade total (TQM). Muitas das atividades ligadas ao TQM relacionavam-se aos processos de conversão de conhecimento por meio de mecanismos de socialização, como, por exemplo, a solução compartilhada de problemas em grupos de trabalho e o comitê da qualidade. Neste período, o foco da empresa começou a migrar do fornecimento de equipamentos e máquinas simples para o de sistemas e plantas complexas, em regime EPC. Para fazer frente a este processo de mudança, foram contratados especialistas para várias áreas, como, por exemplo, engenharia de processo, suprimentos, planejamento de projetos, elétrica & instrumentação. O compartilhamento de dados em rede, implantado nesta época, facilitou a difusão da informação entre as pessoas e através das fronteiras dos departamentos, dinamizando a conversão de conhecimento para a empresa. A empresa ainda investiu recursos e esforços na codificação de procedimentos e instruções técnicas, para a certificação de seus processos pela ISO 9001. Isto sugere que os processos de aprendizagem que permitiam o desenvolvimento das competências tecnológicas passaram a ser coordenados de modo estratégico no período 1991-95. Entre 1996 e 2000, o número de processos de aprendizagem mais que dobrou em relação aos utilizados na década de 1980; os processos de codificação praticamente triplicaram. A maior diversidade de mecanismos de aprendizagem gerou maior fluxo de conhecimento e contribuiu para acelerar a acumulação de competências tecnológicas na empresa. Tal evidência alinha-se ao encontrado por Leonard-Barton(1998), Dutrénit(2000) e Figueiredo (2001).



O Quadro 6 sintetiza a variedade dos processos e mecanismos de aprendizagem utilizados pela empresa nos diferentes períodos de tempo. O número de mecanismos representativos dos processos de aprendizagem utilizados pela empresa em cada período é apresentado entre colchetes.

. Intensidade dos processos de aprendizagem. A intensidade dos processos de aprendizagem utilizados na empresa (1980-2000) está sintetizada no Quadro 7. Alinhando-se a estudos anteriores (Garvin, 1993; Bessant, 1998; Figueiredo, 2001), entrevistas com engenheiros e gerentes da empresa enfatizaram o fato de que esforços contínuos no uso de processos de aprendizagem contribuíram para que certas práticas fossem incorporadas à rotina organizacional da firma. Porém as evidências sugerem que, particularmente no período 1980-90, conforme encontrado na indústria de aço (Figueiredo, 2001) e de vidro (Dutrénit, 2000), a simples incidência de processos/mecanismos de aprendizagem não é suficiente para a acumulação de competências tecnológicas inovadoras. Durante esse período a Kvaerner Pulping do Brasil estava restrita a atividades tecnológicas de Níveis 1 ao 3 - básico ao extra básico (vide Figura 2). Em outras palavras, a intensidade de esforços para a codificação de conhecimento, que variou de baixa a intermitente, durante toda a década de 80, parece ter limitado a aprendizagem organizacional neste período.


. Funcionamento dos processos de aprendizagem. O funcionamento dos processos de aprendizagem ao longo do período examinado está sumariado no Quadro 8. Durante a década de 1980, o funcionamento dos processos de aprendizagem variou entre ruim e moderado. Os esforços para a codificação de conhecimento eram praticamente inexistentes. Esta ausência de processos de codificação de conhecimento teve implicações negativas para o funcionamento de todo o processo de transformação de conhecimento tácito individual em competências da empresa durante este período. Entrevistas realizadas com funcionários e ex-funcionários da empresa sugeriram que, de modo geral, não havia coordenação de esforços para a aprendizagem, tanto em nível individual como em nível organizacional. Esta situação fez com que a acumulação de competências inovadoras na empresa fosse limitada, durante a década de 1980. Nesse período, a empresa acumulou competências tecnológicas inovadoras apenas em equipamentos de processo e, ainda assim, de forma inconsistente. No período entre 1991 e 1995, o funcionamento dos processos de aprendizagem evoluiu para moderado a bom.


O aprimoramento do funcionamento dos processos de aquisição interna e de socialização pode ser associado, em grande parte, à implantação de sistemas como o TQM e aos processos de multiplicação de aprendizagem e treinamentos internos. O funcionamento dos processos de codificação melhorou substancialmente. Por isso a empresa obteve a certificação de seus processos pela ISO 9001, em 1995 (e recertificações até o ano 2000).

Entre 1996 e 2000 foram criados vários padrões e sistemas para as áreas de projeto e de engenharia de processo, num esforço amplo de codificação do conhecimento. A empresa desenvolveu sistemas para a integração e consolidação de informações por meio de sistemas operacionais e corporativos. Com o uso criativo da rede de computadores e bancos de dados em larga escala para a sistematização de conceitos, combinando conjuntos diferentes de conhecimento codificado, a transformação de conhecimento técnico individual (tácito) em competências da empresa foi facilitada. Ao proporcionar o compartilhamento de dados e a tramitação de informações e documentos de forma muito mais eficiente, a utilização das redes de computadores trouxe ainda impactos positivos para o processo de socialização de conhecimento.

. Interação dos processos de aprendizagem. A partir das evidências empíricas coletadas para o estudo de caso, analisou-se a interação entre os diferentes processos e a interação dentro dos processos de aprendizagem, como sumariado no Quadro 9. Quando entre colchetes, a classificação refere-se à interação dentro dos processos.


Foram várias as interações dos mecanismos de aprendizagem descritas no estudo subjacente a este artigo (ver Tacla [2002]). Os fornecimentos de torres de branqueamento para fábricas no Brasil e no exterior são exemplos de interação dos mecanismos de aquisição externa (a importação de especialistas) e de aquisição interna (os mecanismos de aprendizagem no trabalho). No processo de codificação de materiais, interagiram mecanismos de aquisição externa (a contratação de especialistas), de aquisição interna (busca) e de socialização (o trabalho em grupo para a elaboração da codificação e o compartilhamento destes dados em rede).

DISCUSSÕES E CONCLUSÕES

Este artigo enfocou as implicações dos processos subjacentes de aprendizagem para a acumulação de competências tecnológicas. Esse relacionamento foi examinado na Kvaerner Pulping do Brasil no período 1980-2000. A análise sugere o que se explicita em seguida.

. Durante toda a década de 80, a empresa construiu apenas competências de rotina na maioria das funções tecnológicas. Somente no final desta década, a empresa passou a desenvolver atividades inovadoras em equipamentos de processo. Este fato pode ser relacionado à fraca coordenação dos processos de aprendizagem neste período, evidenciada pelas seguintes características: (1) variedade de processos de aprendizagem, que oscilou de limitada a moderada, sendo que na maioria dos casos os mecanismos utilizados eram do tipo aprender-fazendo; (2) baixa ou intermitente intensidade dos processos; (3) interações fracas/moderadas entre processos e interação fraca dentro dos processos; e (4) funcionamento ruim ou apenas moderado em todos os processos de aprendizagem.

. Porém a maioria das características-chaves dos processos de aprendizagem melhorou na primeira metade da década de 90, quando confrontadas às do período 1980-90. A variedade passou a ser diversa para os processos de aquisição externa e de socialização. A intensidade, que era baixa ou intermitente, passou a variar entre intermitente e contínua para a maioria dos processos. A maior variedade de mecanismos de aprendizagem aumentou a base potencial sobre a qual as interações puderam ocorrer. A interação dos processos de aprendizagem contribuiu para a conversão do conhecimento individual em competências da empresa. Neste período a empresa foi capaz de construir e acumular competências inovadoras em gestão de projetos e engenharia de sistemas; além disso, avançou na construção de competência inovadora em equipamentos de processo (do Nível 4 para o 5).

. No período 1996-2000, grande parte dos processos de aprendizagem apresentou variedade diversa, intensidade contínua e bom funcionamento. A intensidade contínua contribuiu para assegurar um fluxo constante de conhecimento para a empresa e melhor entendimento da tecnologia e seus princípios, além de assegurar a conversão constante da aprendizagem individual para a aprendizagem organizacional. Houve melhora na interação entre os processos e dentro dos processos. As evidências sugerem que os esforços de aprendizagem foram coordenados e direcionados estrategicamente e que a empresa foi capaz de aprofundar suas competências inovadoras em engenharia de sistemas, gestão de projetos e processos e práticas operacionais. Além disso, conforme constatado durante entrevistas na empresa, a estagnação do processo de acumulação de competências inovadoras em equipamentos de processo na Kvaerner Pulping do Brasil parece estar associada a uma opção estratégica da empresa em direcionar esforços de aprendizagem para o desenvolvimento de competências para outras funções tecnológicas, conforme examinado em detalhes em Tacla (2002). Em suma, a empresa acumulou competências inovadoras em todas as funções tecnológicas, embora não tenha atingido o nível avançado (Nível 7).

As evidências de acumulação de competências na Kvaerner Brasil, particularmente nos anos 90, sugerem que o modo como os vários processos de aprendizagem foram geridos ao longo do tempo jogou papel substancial na acumulação de suas competências tecnológicas. Por isso esses resultados alinham-se aos argumentos de Kim (1997a, 1998), Dutrénit (2000) e, mais especificamente, de Figueiredo (2001), sobre as implicações práticas da gestão dos vários processos de aprendizagem para a maneira e a velocidade da acumulação de competências tecnológicas na empresa.

Alinhando-se a estudos anteriores (Kim, 1997a; Pavitt, 1998; Ariffin e Bell, 1999; Dutrénit, 2000; Figueiredo, 2001), as evidências aqui mostram que, também numa empresa do tipo da Kvaerner, o processo de construção e acumulação de competências tecnológicas segue trajetórias distintas para funções tecnológicas específicas, ainda que dentro da mesma empresa.

Adicionalmente, as evidências da Kvaerner Pulping do Brasil relativas à acumulação de diferentes competências tecnológicas em níveis inovadores (Níveis 5 e 6) sugerem que certas generalizações como aquelas mencionadas em seção anterior, particularmente em Jorge (1993), Vermulm (1995) e Valença (2001), parecem equivocadas e não refletem a realidade da indústria de bens de capital sob encomenda no Brasil, pelo menos a partir da empresa examinada aqui. Em outras palavras, tais generalizações, uma vez que se baseiam em estudos em nível de setor industrial, ignoram os intricados processos de acumulação tecnológica e aprendizagem intra-empresariais e, por isso, tendem a não refletir a realidade da indústria. Por isso sugerimos que estudos setoriais sobre desenvolvimento tecnológico sejam complementados com estudos intra-empresariais à luz de modelos analíticos adequados.

Finalmente, este estudo contribui para mostrar como os modelos analíticos para o exame das implicações dos processos de aprendizagem para a maneira e a velocidade de acumulação de competências tecnológicas, desenvolvidos recentemente na literatura (por exemplo, por Figueiredo [2001, 2003]), podem ser aplicados para explicar, com adequado nível de profundidade e detalhe, o relacionamento entre essas duas questões numa empresa de setor industrial pouco estudado na literatura sobre esse assunto: o de bens de capital sob encomenda para a indústria de celulose. Seria frutífero para a literatura e para a prática empresarial, se estudos futuros pudessem gerar novo entendimento sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento de competências tecnológicas em empresas dessa ou de outras indústrias no Brasil, principalmente mediante comparações entre empresas ou entre setores industriais.

NOTAS

Celso Luiz Tacla, é Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Suas áreas de interesse em pesquisa são aprendizagem tecnológica, gestão de competências tecnológicas e da inovação em empresas de economias emergentes. Endereço: Rua Francisco Sobania, 1330, CIC, 81460-130, Curitiba, PR, Brasil. E-mail: celso.tacla@akerkvaerner.com.br

Paulo Negreiros Figueiredo, é Ph.D. em Gestão da Tecnologia e da Inovação pelo Science and Technology Policy Research, University of Sussex, UK. Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Pesquisa em Aprendizagem Tecnológica e Inovação Industrial no Brasil da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão da capacitação tecnológica, da aprendizagem corporativa e da inovação em empresas de economias emergentes, estratégias tecnológicas de empresas transnacionais em economias emergentes, gestão da transferência de tecnologia, internacionalização de competências inovadoras, política tecnológica em economias emergentes. Endereço: Fundação Getulio Vargas - FGV, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, Praia de Botafogo, 190, 22253-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: pnf@fgv.br

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  • 1
    Este artigo deriva da dissertação de mestrado de autoria de Celso Luiz Tacla, desenvolvida e aprovada no Curso de Mestrado em Gestão Empresarial da EBAPE/FGV, que contou com a orientação de Paulo Negreiros Figueiredo (ver Tacla [2002]). A versão anterior deste artigo recebeu o Prêmio ANPAD de melhor trabalho na área temática Administração de Ciência e Tecnologia, durante o XXVI ENANPAD. Os autores são especialmente gratos a José E. Cassiolato, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), e a Paulo Emílio M. Martins, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV), pelos positivos e frutíferos comentários ao trabalho que deu origem a este artigo. Os autores agradecem imensamente aos avaliadores anônimos pelos seus relevantes comentários. Este estudo não teria sido materializado sem a valiosa cooperação dos profissionais da Kvaerner Pulping do Brasil Ltda. Por isso somos profundamente gratos a eles. Agradecemos imensamente ao Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, da EBAPE/FGV, em especial à professora Deborah M. Zouain e sua equipe, pelo grande apoio recebido durante as várias etapas de implementação deste estudo. Finalmente, agradecemos à direção do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV) de Curitiba, PR, pelo comprometimento e apoio à implementação do curso de mestrado, que contribuiu para a materialização deste estudo.
  • 2
    Há o interessante estudo de Teubal (1984), que explica a evolução das exportações brasileiras de bens de capital entre 1970 e 1980 em termos da acumulação de capacidade tecnológica e de subsídios governamentais. Porém trata-se de um estudo muito mais de natureza setorial do que intra-empresarial.
  • 3
    Estudos feitos para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT II).
  • 4
    Adaptada de Lall (1992) e Bell e Pavitt (1995). Sobre a base conceitual dessa estrutura ver Figueiredo (2001).
  • 5
    Há outras maneiras de examinar as competências tecnológicas de empresas, por exemplo, por gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), gastos com pessoal de P&D, qualificação de indivíduos e estatísticas de patentes. Porém esses indicadores, especialmente aqueles baseados na habilidade de indivíduos, ignoram não apenas as características das empresas que operam em economias em industrialização, mas também o contexto organizacional onde a competência tecnológica é desenvolvida. Para uma discussão mais detalhada sobre essas questões ver Figueiredo (2001).
  • 6
    Sobre a base conceitual e definições detalhadas sobre esse modelo analítico ver Figueiredo (2001).
  • 7
    Para detalhes da definição e aplicação desses critérios ver Tacla (2002).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Mar 2009
    • Data do Fascículo
      Set 2003
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