Acessibilidade / Reportar erro

Green IT Strategies and Applications: Using Environmental Intelligence. Bhuvan Unhelkar. Boca Raton, Flórida: CRC Press, 2011. 480 p. ISBN 978-14-3983-780-1.

Unhelkar, Bhuvan. Green IT Strategies and Applications: Using Environmental Intelligence. 2011. CRC Press, Boca Raton, Flórida: 480. 978-14-3983-780-1

A obra de Unhelkar é dividida em duas seções. Na primeira parte do livro, o autor discorre sobre uma estratégia organizacional embasada na TI Verde, utilizando os recursos de tecnologia e da reengenharia de processos, aliados à atitude proativa das pessoas, a fim de estimular a consciência ambiental nas atividades diárias do negócio. Para embasar a discussão, Unhelkar cita diversos autores contemporâneos, os quais estão referenciados no final de cada capítulo. Esta abordagem, construída com respaldo no robusto referencial bibliográfico, facilita ao leitor proceder à busca do autor específico, referenciado no texto.

A construção do livro faculta perceber a convergência e a complementariedade de temas como gestão de processos, aumento dos lucros, redução dos custos, aplicação de inovações nos modelos de negócios, aderindo aos padrões governamentais, e os aspectos sócio-culturais de negócios, com questões de TI Verde. Contudo, o foco central da discussão são as estratégias e as aplicações da TI Verde que possibilitam as organizações reduzirem a emissão de carbono, destacando as oportunidades de negócios em segmentos de mercados conscientes ambientalmente.

A relação entre a estratégia do negócio e a redução da pegada de carbono é exposta por meio das dimensões econômica, tecnológica, antrópica e de gestão de processos organizacionais. A dimensão tecnológica é a mais conhecida, pois está associada à operacionalização da TI Verde, que consiste, por exemplo, na virtualização de servidores, thin clients, reciclagem e descarte de equipamentos, além de economia no consumo de papel. A dimensão dos processos é mais visível, pois demonstra como as atividades serão feitas.

A dimensão das pessoas é evidenciada como a mais complexa, pois envolve mudanças no contexto cultural. As considerações econômicas são a chave para decisão de implantar as práticas ambientais, por considerar o custo associado na operacionalização da TI Verde, bem como do retorno sobre o investimento. Vale destacar que, como o autor possui vasta experiência na prática de consultoria voltada para estratégias e aplicações de TI Verde, ele descreve quais são as melhores práticas em TI Verde, considerando o porte e o segmento de atuação das empresas.

Ressalta-se que, no entendimento do autor, a gestão adequada dos processos é a melhor maneira pela qual os gestores podem melhorar e otimizar as práticas de TI Verde. Por esse motivo, Unhelkar utiliza seu conhecimento e sua experiência profissional para desenvolver modelos de gestão por processos, sob a perspectiva da TI Verde. Neste sentido, o leitor familiarizado com ferramentas de gestão como BSC, matriz SWOT, reengenharia de processos e gestão da qualidade, encontrará no referido livro aplicações de cunho prático dessas ferramentas na realidade organizacional considerando os aspectos da TI Verde.

Na segunda parte do livro, o autor apresenta três estudos de caso, que objetivam demonstrar a aplicação prática dos princípios e práticas de TI Verde discutidos nos capítulos anteriores. Cada caso tem a finalidade de demonstrar um aspecto específico da TI Verde. O primeiro deles aplica estratégias de TI Verde em um hospital, com o propósito de evidenciar como a otimização de processos associa-se com a qualidade dos serviços oferecidos, além de contribuir para a redução da pegada de carbono.

No segundo caso, o autor discute a importância da ISO 14001 aplicada ao setor de produção em uma fábrica de embalagens. Além de evidenciar como os sistemas de supply chain podem auxiliar na redução da pegada de carbono e na criação de valor para a organização, o autor sinaliza as oportunidades de negócios advindas dos mercados verdes. No último caso, Unhelkar demonstra como uma empresa do setor de telecomunicações pode promover uma transformação em TI Verde colaborativa, visto que, por meio da infraestrutura oferecida, oportuniza-se que outras empresas introduzam modelos de TI Verde.

Por fim, na seção de apêndices, Unhelkar apresenta o questionário utilizado na coleta de dados que embasaram as análises descritas no livro. Cumpre mencionar que os dados foram coletados em diferentes regiões do mundo, com gestores de empresas de diferentes portes, sendo 70% delas privadas, 25% públicas e 5% ONGS. Considerando a ampla pesquisa utilizada para embasar o trabalho, entende-se que a principal contribuição da obra de Unhelkar encontra-se na aplicação prática das teorias apresentadas por autores da temática de TI Verde.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2016
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br