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Editorial

Apresentamos a nova edição da Revista de Administração Contemporânea (RAC), composta por seis Artigos Científicos e um Caso para Ensino.

O primeiro artigo, Uso Pessoal das Tecnologias no Trabalho: Motivadores e Efeitos à Distração Profissional, de Alexandre Cappellozza, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes e Leonardo Mairene Muniz, “analisa os aspectos individuais motivadores do uso particular de Tecnologias de Informação no trabalho e a relação da Distração Digital como um componente significativo sobre a perda de atenção dos profissionais durante a execução de suas atividades”.

O segundo artigo, Disputas Discursivas sobre Corrupção no Brasil: Uma Análise Discursivo-Crítica no Twitter, de André Luiz de Paiva, André Spuri Garcia e Valderí de Castro Alcântara, tem por objetivo “analisar quais e como as representações dos discursos sobre corrupção no Brasil, publicizados no Twitter, são mobilizadas em disputas discursivas”.

No terceiro artigo, Court Caseload Management: The Role of Judges and Administrative Assistants , de Adalmir Oliveira Gomes, Tomas Aquino Guimaraes e Luiz Akutsu, usando dados secundários identificam “uma relação direta e positiva entre o acervo da vara e a produção dos juízes”, influenciada pela especialidade da vara.

No quarto artigo, Socializar para Adequar-se: Como Redes Sociais Intraorganizacionais Podem Influenciar a Adequação Indivíduo-Organização, Maria Gabriela de Cássia Miranda, Karla Rocha Liboreiro e Renata Borges estudam “como as características das redes sociais, tais como grau de relacionamento, proximidade entre os atores e nível de intermediação, podem influenciar o nível de adequação indivíduo-organização”.

O quinto artigo, Fatores Determinantes da Aprendizagem Organizacional para a Inovação Ambiental: Um Estudo Multicaso, de Rafael Ricardo Jacomossi e Jacques Demajorovic, estuda “os indutores que determinam a aprendizagem organizacional para a inovação ambiental”.

No sexto artigo, Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação, Bruno Chaves Correia-Lima, Elisabeth Loiola, Cícero Roberto Pereira e Sônia Maria Guedes Gondim apresentam “instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência”.

Nesta edição, apresentamos também o Caso para Ensino, Ética e Ensino de Administração: Um Referencial Protestante no Ensino de Administração, de Éder Júnio de Oliveira, João Paulo Henriques Lopes Silva, Murillo César Barbosa dos Santos e Rodrigo Miranda, que “descreve, baseado em fatos reais, a história de” um “ex-aluno de Gestão de Recurso Humanos da Faculdade Cristã” que, ao ocupar um cargo de “diretor de Recursos Humanos, não concorda com as decisões” que “fogem da conduta ética do administrador”.

O artigo de André Luiz de Paiva, André Spuri Garcia e Valderí de Castro Alcântara é oriundo de submissão sob o regime de fast track do Evento EnEO 2016, promovido pela ANPAD. Seguindo as orientações do manual de Boas Práticas da Produção Científica da ANPAD, indicamos que o artigo de Adalmir Oliveira Gomes, Tomas Aquino Guimaraes (presidente da associação) e Luiz Akutsu seguiu os padrões de avaliação do periódico, com isenção e independência, sendo os avaliadores designados por um action editor, sem o conhecimento da autoria da submissão.

Enquanto na edição anterior discutimos itens relevantes a serem considerados em cover letters para aumentar as chances de um artigo passar para a etapa de revisão por pares (Kimura, 2017Kimura, H. (Ed.). (2017). Editorial. Revista de Administração Contemporânea, 21(4). Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rac/v21n4/1415-6555-rac-21-04-00001.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170165
http://www.scielo.br/pdf/rac/v21n4/1415-...
), aproveitamos este editorial para apresentar brevemente alguns outros elementos que podem aprimorar submissões de artigos científicos. Uma ótima fonte para consulta é a série de pequenos artigos de editores do Academy of Management Journal (AMJ), publicada entre 2011 e 2012 e que se mantém bastante atual, principalmente considerando-se características de diversas submissões à RAC.

Assim, na série, Colquitt e George (2011Colquitt, J. A., & George, G. (2011). From the editors - Publishing in AMJ - part 1: Topic choice, Academy of Management Journal, 54(3), 432-435. http://dx.doi.org/10.5465/AMJ.2011.61965960
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) discutem a escolha do tema, Bono e McNamara (2011Bono, J. E., & McNamara, G. (2011). From the editors - Publishing in AMJ - part 2: Research design. Academy of Management Journal, 54(4), 657-660. http://dx.doi.org/10.5465/AMJ.2011.64869103
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) apresentam orientações sobre o design de pesquisa, Grant e Pollock (2011Grant, A. M., & Pollock, T. G. (2011). From the editors - Publishing in AMJ - part 3: Setting the hook. Academy of Management Journal, 54(5), 873-879. http://dx.doi.org/10.5465/amj.2011.4000
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) dão dicas para prender a atenção do leitor, Sparrowe e Mayer (2011Sparrowe, R. T., & Mayer, K. J. (2011). From the editors - Publishing in AMJ - part 4: Grounding hypotheses. Academy of Management Journal, 54(6), 1098-1102. http://dx.doi.org/10.5465/amj.2011.4001
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) explicam a importância de se fundamentar as hipóteses, Zhang e Shaw (2012Zhang, Y., & Shaw, J. D. (2012). Publishing in AMJ - part 5: Crafting the methods and results. Academy of Management Journal, 55(1), 8-12. http://dx.doi.org/10.5465/amj.2012.4001
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) analisam o cuidado com o método e com a análise de resultados, Geletkanycz e Tepper (2012Geletkanycz, M., & Tepper, B. J. (2012). From the editors - Publishing in AMJ - part 6: Discussing the implications. Academy of Management Journal, 55(2), 256-260. http://dx.doi.org/10.5465/amj.2012.4002
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) argumentam sobre a importância da discussão das implicações do paper e, finalmente, Bansal e Corley (2012Bansal, P., & Corley, K. (2012). From the editors - Publishing in AMJ - part 7: What’s different about qualitative research? Academy of Management Journal, 55(3), 509-513. http://dx.doi.org/10.5465/amj.2012.4003
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) focam características específicas de trabalhos qualitativos.

Mais especificamente, assim como na cover letter, o autor deve convencer o editor sobre a relevância do seu trabalho. Neste contexto, título, resumo e introdução devem ser cuidadosamente elaborados para fortalecer o argumento de que sua pesquisa se destaca, gerando interesse de editores, avaliadores e também do público em geral. A primeira impressão do leitor é fundamental e deve ser explorada por meio de um título e de um resumo atraentes. Segundo Shaikh (2016Shaikh, A. A. (2016, April 4). 7 steps to publishing in a scientific journal. Elsevier Connect. Retrieved from https://www.elsevier.com/connect/7-steps-to-publishing-in-a-scientific-journal
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), o título deve não somente sumarizar o tema principal como também refletir a contribuição do paper. O resumo deve ser moldado de forma bastante cuidadosa e deve incluir escopo, problema principal, teoria, método, dados, limitações e implicações (Shaikh, 2016).

Grant e Pollock (2011Grant, A. M., & Pollock, T. G. (2011). From the editors - Publishing in AMJ - part 3: Setting the hook. Academy of Management Journal, 54(5), 873-879. http://dx.doi.org/10.5465/amj.2011.4000
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) fazem uma interessante exposição sobre características de introduções de artigos para a área de administração, por meio de um dado curioso. Segundo os autores, uma pesquisa com vencedores do prêmio de melhor artigo do AMJ indica que, em média, a seção introdutória foi reescrita dez vezes antes da submissão, evidenciando o cuidado em se estabelecer um texto que seja ao mesmo tempo informativo e interessante.

Com a abundância de informação disponível atualmente, convidamos autores que planejam submeter artigos para a RAC a procurar material que possa aprimorar suas submissões, particularmente, título, resumo e introdução, que constituem os elementos iniciais que podem gerar ou não interesse pelo conteúdo subsequente.

Aproveitamos para desejar uma ótima leitura desta edição da RAC.

Referências

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Oct 2017
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