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Informações dos Investimentos de Marketing: Recurso de Diferenciação ou Segredo?

RESUMO

Objetivo:

tomando por base a voluntary disclosure theory, o objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos da intensidade dos investimentos de marketing e do ciclo de vida das empresas no disclosure dos investimentos de marketing.

Método:

a amostra possui dados financeiros de 89 companhias brasileiras listadas na Bolsa B3 (Economatica) unificados com dados dos investimentos de marketing das empresas (notas explicativas e relatório da administração).

Resultados:

tanto a intensidade dos investimentos de marketing como o ciclo de vida das empresas influenciam o disclosure dos investimentos de marketing. As fases de nascimento e crescimento moderam os efeitos da intensidade dos investimentos de marketing, diminuindo o nível de disclosure, especialmente em informações qualitativas.

Conclusões:

os achados sustentam a voluntary disclosure theory e são baseados em argumentos de julgamento porque mostram que, existindo alta intensidade de investimentos de marketing, o disclosure dos investimentos de marketing é gerenciado passando do status de segredo em empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento para o status de recurso de diferenciação em empresas na fase de maturidade.

Palavras-chave:
informações de marketing; disclosure; intensidade de investimentos de marketing; ciclo de vida

ABSTRACT

Objective:

drawing on voluntary disclosure theory, the paper’s main goal was to analyze the main effect of marketing intensity and the moderating role of life cycle on disclosure of marketing investments.

Method:

the sample includes 89 Brazilian companies listed on B3 stock exchange. We collected financial data from two sources, such as Economatica platform and in the explanatory notes and management report from the companies, which we coded through content analysis. We merged these two datasets and analyzed it using multiple linear regression.

Results:

both the marketing intensity and the life cycle of companies have effects on disclosure of marketing investments. In addition, the birth and growth phases moderate the main effect of marketing intensity, reducing the level of disclosure. This moderation is identified especially in disclosures of qualitative information.

Conclusions:

the findings support the voluntary disclosure theory based on arguments of judgment-based disclosure. Outcomes showed that when there is a high intensity of marketing investments, disclosure of marketing investments is managed by moving from the status of secrecy in companies in the birth and growth phases of life cycle to the status of differentiation resource in companies in the maturity phase of life cycle.

Keywords:
marketing information; disclosure; intensity of marketing investments; life cycle

INTRODUÇÃO

Para que os investidores possam avaliar os reflexos das estratégias do marketing no desempenho é necessário que exista disclosure dos investimentos de marketing (Bayer, Tuli, & Skiera, 2017Bayer, E., Tuli, K. R., & Skiera, B. (2017). Do disclosures of customer metrics lower investors’ and analysts’ uncertainty but hurt firm performance? Journal of Marketing Research, 54(2), 239-259. https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028
https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028...
). O disclosure dos investimentos de marketing é definido como a divulgação pública das informações qualitativas e quantitativas dos investimentos feitos em marketing por meio dos relatórios contábeis (por exemplo, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, comunicação, fidelização de clientes, etc.) (Stewart, 2009Stewart, D. W. (2009). Marketing accountability: Linking marketing actions to financial results. Journal of Business Research, 62(6), 636-643. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.02.005
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.0...
). Quanto maior é a divulgação das informações de marketing, com análises retrospectivas e prospectivas, menores são as incertezas dos investidores quanto ao futuro desempenho da firma (Joshi & Hanssens, 2010Joshi, A., & Hanssens, D. M. (2010). The direct and indirect effects of advertising spending on firm value. Journal of Marketing, 74(1), 20-33. https://doi.org/10.1509%2Fjmkg.74.1.20
https://doi.org/10.1509%2Fjmkg.74.1.20...
; Ma, Dewally, & Huang, 2017Ma, M., Dewally, M., & Huang, J. (2017). Marketing strategy after meeting Wall Street: The role of information asymmetry. Journal of Financial Research, 40(3), 369-400. http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128
http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128...
).

As normas contábeis não exigem a divulgação dos detalhes dos investimentos de marketing, permitindo que cada firma determine o nível de conhecimento que os investidores acessarão acerca das estratégias de marketing (Bayer et al., 2017Bayer, E., Tuli, K. R., & Skiera, B. (2017). Do disclosures of customer metrics lower investors’ and analysts’ uncertainty but hurt firm performance? Journal of Marketing Research, 54(2), 239-259. https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028
https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028...
). A motivação para o disclosure voluntário dos investimentos de marketing está na exigência de alinhamento das expectativas do mercado financeiro com as informações privadas da firma (Koo & Lee, 2018Koo, D. S., & Lee, D. (2018). Influential chief marketing officers and management revenue forecasts. The Accounting Review, 93(4), 253-281. http://dx.doi.org/10.2308/accr-51946
http://dx.doi.org/10.2308/accr-51946...
), justificando a sua capacidade de criação de valor (Silveira, Oliveira, Heldt, & Luce, 2020Silveira, C. S., Oliveira, M. O. R. de, Heldt, R., & Luce, F. B. (2020). Trade-off between value creation and value appropriation? Marketing Intelligence & Planning, 39(1), 1-16. https://doi.org/10.1108/MIP-11-2019-0592
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) e o seu valor de mercado (Dye, 2001Dye, R. A. (2001). An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181-235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
).

Apesar dos argumentos teóricos de que o disclosure dos investimentos de marketing gera benefícios para investidores e firmas, essa divulgação envolve um trade-off (Bayer et al., 2017Bayer, E., Tuli, K. R., & Skiera, B. (2017). Do disclosures of customer metrics lower investors’ and analysts’ uncertainty but hurt firm performance? Journal of Marketing Research, 54(2), 239-259. https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028
https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028...
). Por um lado, o disclosure dos investimentos de marketing pode ser um recurso de diferenciação porque permite que os investidores comparem e avaliem empresas concorrentes, usando informações relacionadas às atividades de marketing como um sinal da qualidade da gestão organizacional (Simpson, 2008Simpson, A. (2008). Voluntary disclosure of advertising expenditures. Journal of Accounting, Auditing & Finance, 23(3), 403-436. https://doi.org/10.1177%2F0148558X0802300306
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) e postura do CEO (Koo & Lee, 2018Koo, D. S., & Lee, D. (2018). Influential chief marketing officers and management revenue forecasts. The Accounting Review, 93(4), 253-281. http://dx.doi.org/10.2308/accr-51946
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). Por outro lado, o disclosure dos investimentos de marketing pode ‘corroer’ a capacidade organizacional de construir e sustentar vantagem competitiva, revelando ‘segredos’ organizacionais (Sidhu & Roberts, 2008Sidhu, B. K., & Roberts, J. H. (2008). The marketing accounting interface-lessons and limitations. Journal of Marketing Management, 24(7-8), 669-686. http://dx.doi.org/10.1362/026725708X345461
http://dx.doi.org/10.1362/026725708X3454...
), dado que os investimentos de marketing são ações estratégicas e a publicação desses dados pode desencadear mimetismo em empresas concorrentes (Mohamed & Schwienbacher, 2016Mohamed, A., & Schwienbacher, A. (2016). Voluntary disclosure of corporate venture capital investments. Journal of Banking & Finance, 68(July), 69-83. https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016.03.001
https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016....
).

Dois construtos estão relacionados com o disclosure dos investimentos de marketing. Um deles é a intensidade dos investimentos de marketing definida como os gastos da empresa em ações estratégicas de marketing (Markovitch, Huang, & Ye, 2020Markovitch, D. G., Huang, D., & Ye, P. (2020). Marketing intensity and firm performance: Contrasting the insights based on actual marketing expenditure and its SG&A proxy. Journal of Business Research, 118, 223-239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.06.032
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
). A teoria em marketing sugere que quanto maior é o recurso financeiro alocado em marketing, maior é o valor da empresa (Luo, 2008Luo, X. (2008). When marketing strategy first meets Wall Street: Marketing spendings and firms’ initial public offerings. Journal of Marketing, 72(5), 98-109. http://dx.doi.org/10.1509/jmkg.72.5.098
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) e mais disclosure deveria ser praticado por consequência para justificar esses investimentos (Edeling, Srinivasan, & Hanssens, 2020Edeling, A., Srinivasan, S., & Hanssens, D. M. (2020). The marketing-finance interface: A new integrative review of metrics, methods, and findings and an agenda for future research. International Journal of Research in Marketing. (in press). https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2020.09.005
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). O segundo construto é o ciclo de vida da organização definido como as fases de vida da empresa, sendo início (nascimento e crescimento), maturidade e declínio (turbulência e declínio) (Dickinson, 2011Dickinson, V. (2011). Cash flow patterns as a proxy for firm life cycle. The Accounting Review, 86(6), 1969-1994. https://doi.org/10.2308/accr-10130
https://doi.org/10.2308/accr-10130...
). A compreensão da intensidade dos investimentos de marketing pelos investidores pode variar amplamente entre os distintos estágios do ciclo de vida da firma por causa das características de cada uma dessas fases (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209...
; Krishnan, Myllymäki, & Nagar, 2021Krishnan, G. V., Myllymäki, E. R., & Nagar, N. (2021). Does financial reporting quality vary across firm life cycle? Journal of Business Finance & Accounting, 48(5-6), 954-987. https://doi.org/10.1111/jbfa.12508
https://doi.org/10.1111/jbfa.12508...
).

Embora estudos anteriores terem mostrado que a intensidade dos investimentos de marketing instiga a percepção dos investidores porque aumenta o valor de mercado da firma (McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
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) e impulsiona práticas de transparência (Ma et al., 2017Ma, M., Dewally, M., & Huang, J. (2017). Marketing strategy after meeting Wall Street: The role of information asymmetry. Journal of Financial Research, 40(3), 369-400. http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128
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), não há estudos na literatura sobre a influência da intensidade dos investimentos de marketing no nível de disclosure de marketing (ver Tabela 1). Outra limitação é que os poucos estudos sobre disclosure dos investimentos de marketing apenas consideraram informações de investimentos em propaganda (Edeling et al., 2020Edeling, A., Srinivasan, S., & Hanssens, D. M. (2020). The marketing-finance interface: A new integrative review of metrics, methods, and findings and an agenda for future research. International Journal of Research in Marketing. (in press). https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2020.09.005
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).

Tabela 1
Estudos anteriores.

Considerando que permanece uma lacuna nos estudos quanto ao paradoxo das informações de marketing em ser ‘recurso de diferenciação’ ou ‘segredo’ (Shi, Grewal, & Sridhar, 2021Shi, H., Grewal, R., & Sridhar, S. (2021). Organizational herding in advertising spending disclosures: Evidence and mechanisms. Journal of Marketing Research, 58(3). https://doi.org/10.1177%2F0022243720978954
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), buscamos neste estudo responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são os efeitos diretos da intensidade dos investimentos de marketing e o papel moderador do ciclo de vida no nível de disclosure dos investimentos de marketing? Enquanto estudos anteriores destacaram o valor dos investimentos de marketing como driver da percepção dos investidores (Bae, Kim, & Oh, 2017Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002
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; Fine, Gleason, & Mullen, 2017Fine, M. B., Gleason, K., & Mullen, M. (2017). Marketing spending and aftermarket performance of IPO firms. Marketing Intelligence & Planning, 35(4), 560-576. http://dx.doi.org/10.1108/MIP-05-2016-0083
http://dx.doi.org/10.1108/MIP-05-2016-00...
) e o ciclo de vida como determinante da qualidade dos relatórios contábeis (Bakarich, Hossain, & Weintrop, 2019Bakarich, K. M., Hossain, M., & Weintrop, J. (2019). Different time, different tone: Company life cycle. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 15(1), 69-86. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2018.12.002
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; Kabir, Su, & Rahman, 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
; Krishnan et al., 2021Krishnan, G. V., Myllymäki, E. R., & Nagar, N. (2021). Does financial reporting quality vary across firm life cycle? Journal of Business Finance & Accounting, 48(5-6), 954-987. https://doi.org/10.1111/jbfa.12508
https://doi.org/10.1111/jbfa.12508...
), nosso estudo aborda como a intensidade dos investimentos de marketing condicionada pelas fases do ciclo de vida interfere no detalhamento das informações divulgadas acerca das estratégias que fundamentam os investimentos em marketing e que podem influenciar a decisão dos investidores.

Utilizando dados secundários de 89 companhias brasileiras listadas na B3, a pesquisa apresenta três contribuições para a voluntary disclosure theory. Primeiro, demonstra que a intensidade dos investimentos de marketing influencia positivamente o nível de disclosure dos investimentos de marketing. Segundo, demonstra que as empresas nas fases iniciais do ciclo de vida (nascimento e crescimento) realizam maiores volumes de disclosure dos investimentos de marketing do que em outras fases. Terceiro, descortina que quanto maior é a intensidade dos investimentos em marketing, menor é o nível de disclosure nas firmas que estão nas fases de nascimento e crescimento (vs. maturidade, turbulência e declínio). A compreensão desse achado é sustentada pelos conceitos teóricos do disclosure voluntário baseado em julgamento (Verrecchia, 2001Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32(1), 97-180. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00025-8
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
), pois o status de recurso de diferenciação das informações dos investimentos de marketing, quando há alta intensidade de investimentos em marketing, passa para o status de segredo em empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento. Sob a voluntary disclosure theory, o presente estudo contribui com a compreensão de que o disclosure de marketing é manipulado a partir dos custos e riscos que essas informações geram em cada fase em que as empresas se encontram.

REFERENCIAL TEÓRICO

Voluntary disclosure theory

A voluntary disclosure theory sugere que a divulgação das informações além dos critérios obrigatórios ajuda na tomada de decisão dos stakeholders (McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
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), reduz o custo do financiamento externo e melhora a capacidade de uma empresa alavancar capital para projetos potencialmente lucrativos (Verrecchia, 2001Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32(1), 97-180. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00025-8
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). A voluntary disclosure theory também apresenta os efeitos da tensão entre o valor das informações mais detalhadas para o investidor e os custos desse disclosure (Dye, 2001Dye, R. A. (2001). An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181-235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
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). Como ambos os mercados - de capitais e de produtos (concorrentes) - observam as divulgações das empresas (Simpson, 2008Simpson, A. (2008). Voluntary disclosure of advertising expenditures. Journal of Accounting, Auditing & Finance, 23(3), 403-436. https://doi.org/10.1177%2F0148558X0802300306
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), a voluntary disclosure theory explica e prediz que a decisão de divulgar informações organizacionais envolve um trade-off entre a possibilidade de fortalecer os concorrentes e de fomentar benefícios de uma avaliação mais fidedigna para os stakeholders (Dye, 2001). Quando os custos do disclosure superam os benefícios, há uma barreira potencial para divulgações mais amplas (Verrecchia, 2001).

A voluntary disclosure theory defende que os relatórios financeiros das empresas deveriam divulgar informações de marketing porque reduzem a incerteza dos investidores e analistas (Bayer et al., 2017Bayer, E., Tuli, K. R., & Skiera, B. (2017). Do disclosures of customer metrics lower investors’ and analysts’ uncertainty but hurt firm performance? Journal of Marketing Research, 54(2), 239-259. https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028
https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028...
; Sidhu & Roberts, 2008Sidhu, B. K., & Roberts, J. H. (2008). The marketing accounting interface-lessons and limitations. Journal of Marketing Management, 24(7-8), 669-686. http://dx.doi.org/10.1362/026725708X345461
http://dx.doi.org/10.1362/026725708X3454...
), o que torna essa divulgação um recurso relevante para o mercado financeiro (Stewart, 2009Stewart, D. W. (2009). Marketing accountability: Linking marketing actions to financial results. Journal of Business Research, 62(6), 636-643. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.02.005
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). Contudo, as normas contábeis vigentes sugerem, sem exigir, que as notas explicativas ou relatório da administração divulguem os ativos de marketing off-balance sheet, os recursos e orçamentos direcionados aos investimentos de marketing, as informações relacionadas ao crescimento ou decrescimento de investimentos de marketing e os respectivos reflexos nos resultados da empresa, a perspectiva de investimentos para os próximos períodos e os resultados futuros esperados para os investimentos presentes (ver mais detalhes no Apêndice A). Portanto, qualquer disclosure acerca dos recursos financeiros que foram empregados ou obtidos por meio dos esforços de marketing, ou ainda qualquer medida não financeira correspondente a essas atividades, é um disclosure voluntário (McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.0880...
).

Os estudos anteriores relataram que a amplitude do disclosure voluntário dos investimentos de marketing está ligada ao resultado operacional (Simpson, 2008Simpson, A. (2008). Voluntary disclosure of advertising expenditures. Journal of Accounting, Auditing & Finance, 23(3), 403-436. https://doi.org/10.1177%2F0148558X0802300306
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), ao valor de mercado (McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
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) e ao ‘efeito manada’ na divulgação de informações voluntárias (Shi et al., 2021Shi, H., Grewal, R., & Sridhar, S. (2021). Organizational herding in advertising spending disclosures: Evidence and mechanisms. Journal of Marketing Research, 58(3). https://doi.org/10.1177%2F0022243720978954
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). Porém, quando uma empresa não realiza o disclosure dos investimentos de marketing, os investidores não podem avaliar os gastos de marketing (Shi et al., 2021). Com base nesse dilema, a análise dos determinantes do disclosure de investimentos de marketing é importante porque a falta de informações gera dúvidas ao mercado financeiro e pode impor custos reais aos investidores (Simpson, 2008).

Intensidade dos investimentos de marketing

A intensidade dos investimentos de marketing é definida como o valor financeiro dos investimentos nas mais variadas atividades de marketing (McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
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), a qual influencia o valor de mercado da empresa porque gera impactos na receita de vendas e no lucro (Bae et al., 2017Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002
https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.00...
). A intensidade dos investimentos de marketing também está relacionada à avaliação da empresa pelos investidores (Oh, Gulen, Kim, & Robinson, 2016Oh, Y. K., Gulen, H., Kim, J. M., & Robinson, W. T. (2016). Do stock prices undervalue investments in advertising? Marketing Letters, 27(4), 611-626. https://doi.org/10.1007/s11002-016-9411-4
https://doi.org/10.1007/s11002-016-9411-...
). Por exemplo, Luo (2008Luo, X. (2008). When marketing strategy first meets Wall Street: Marketing spendings and firms’ initial public offerings. Journal of Marketing, 72(5), 98-109. http://dx.doi.org/10.1509/jmkg.72.5.098
http://dx.doi.org/10.1509/jmkg.72.5.098...
) e Fine et al. (2017Fine, M. B., Gleason, K., & Mullen, M. (2017). Marketing spending and aftermarket performance of IPO firms. Marketing Intelligence & Planning, 35(4), 560-576. http://dx.doi.org/10.1108/MIP-05-2016-0083
http://dx.doi.org/10.1108/MIP-05-2016-00...
) constataram que o aumento na intensidade dos investimentos de marketing no período anterior ao initial public offering (IPO) ajuda a reduzir a assimetria de informações e resulta em menor underpricing.

Apesar de a literatura demonstrar que a intensidade dos investimentos de marketing é capaz de influenciar o valor de mercado da empresa por causa da capacidade de sinalizar aos investidores o status financeiro da firma (Bae et al., 2017Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002
https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.00...
; Markovitch et al., 2020Markovitch, D. G., Huang, D., & Ye, P. (2020). Marketing intensity and firm performance: Contrasting the insights based on actual marketing expenditure and its SG&A proxy. Journal of Business Research, 118, 223-239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.06.032
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
), pouco foi discutido sobre a relação entre a intensidade dos investimentos de marketing e o nível de disclosure na perspectiva empírica. O investimento de marketing é uma informação relevante para os stakeholders porque os benefícios dos ativos de marketing (Srivastava, Shervani, & Fahey, 1998Srivastava, R. K., Shervani, T. A., & Fahey, L. (1998). Market-based assets and shareholder value: A framework for analysis. Journal of Marketing, 62(1), 2-18. https://doi.org/10.2307/1251799
https://doi.org/10.2307/1251799...
) não são imediatamente refletidos no desempenho contábil e, portanto, informações mais específicas e detalhadas desses investimentos podem servir como sinais adicionais sobre o desempenho futuro da empresa (Mizik, 2010Mizik, N. (2010). The theory and practice of myopic management. Journal of Marketing Research, 47(4), 594-611. https://doi.org/10.1509%2Fjmkr.47.4.594
https://doi.org/10.1509%2Fjmkr.47.4.594...
).

Como a incerteza gera problemas de seleção adversa, as empresas com maior intensidade de investimentos podem realizar mais disclosure dos investimentos de marketing para reduzir a assimetria entre o agente e o principal. Ma et al. (2017Ma, M., Dewally, M., & Huang, J. (2017). Marketing strategy after meeting Wall Street: The role of information asymmetry. Journal of Financial Research, 40(3), 369-400. http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128
http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128...
) constataram que a intensidade dos investimentos de marketing está relacionada à transparência das informações de empresas após IPO. Esses resultados positivos são esperados porque as empresas que investem mais em ativos de marketing (Srivastava et al., 1998Srivastava, R. K., Shervani, T. A., & Fahey, L. (1998). Market-based assets and shareholder value: A framework for analysis. Journal of Marketing, 62(1), 2-18. https://doi.org/10.2307/1251799
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) podem ter vantagens competitivas, priorizar a transparência e temer menos a concorrência (Mohamed & Schwienbacher, 2016Mohamed, A., & Schwienbacher, A. (2016). Voluntary disclosure of corporate venture capital investments. Journal of Banking & Finance, 68(July), 69-83. https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016.03.001
https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016....
). Entretanto, existe carência de estudos que consideram ciclos de vida organizacionais (Shi et al., 2021Shi, H., Grewal, R., & Sridhar, S. (2021). Organizational herding in advertising spending disclosures: Evidence and mechanisms. Journal of Marketing Research, 58(3). https://doi.org/10.1177%2F0022243720978954
https://doi.org/10.1177%2F00222437209789...
) como variáveis moderadoras para explicar os efeitos do volume de investimentos no disclosure.

Ciclo de vida

O ciclo de vida das empresas é definido em cinco fases, sendo nascimento, crescimento, maturidade, turbulência e declínio (Dickinson, 2011Dickinson, V. (2011). Cash flow patterns as a proxy for firm life cycle. The Accounting Review, 86(6), 1969-1994. https://doi.org/10.2308/accr-10130
https://doi.org/10.2308/accr-10130...
), embora alguns autores agreguem fases como nascimento-crescimento e turbulência-declínio (Mikosz, Roma, Louzada, & Macedo, 2019Mikosz, K. S. C., Roma, C. M. S., Louzada, L. C., & Macedo, M. R. G. O. (2019). Previsão de retornos e preços das ações a partir de dados contábeis condicionado ao ciclo de vida das firmas. Revista de Contabilidade e Organizações, 13, e160869. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.160869
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-648...
). Cada empresa está em um ciclo de vida específico e esses ciclos variam em termos de necessidades de financiamento, crescimento das vendas, lucratividade, quantidade de recursos disponíveis e incerteza em relação ao ambiente (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209...
).

Neste artigo, discutimos especificamente a fase inicial, que concentra os estágios de nascimento e crescimento, na qual normalmente ocorre a inserção de novos produtos no mercado e a firma desperta a atenção dos concorrentes, que passam a monitorá-la (Costa, Macedo, Yokoyama, & Almeida, 2017Ma, M., Dewally, M., & Huang, J. (2017). Marketing strategy after meeting Wall Street: The role of information asymmetry. Journal of Financial Research, 40(3), 369-400. http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128
http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128...
). Quando as empresas passam da fase de nascimento para o estágio de crescimento, a pressão dos concorrentes aumenta e há necessidade de promover os produtos no mercado (Dickinson, 2011Dickinson, V. (2011). Cash flow patterns as a proxy for firm life cycle. The Accounting Review, 86(6), 1969-1994. https://doi.org/10.2308/accr-10130
https://doi.org/10.2308/accr-10130...
). Para alcançar e sustentar as fases de nascimento e crescimento, as empresas fazem investimentos de expansão e segmentação de mercado, ampliando a necessidade de financiamento externo (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
).

É comum que empresas nas fases de nascimento e crescimento tenham poucos recursos financeiros disponíveis (Habib & Hassan, 2019Habib, A., & Hasan, M. M. (2019). Corporate life cycle research in accounting, finance and corporate governance: A survey, and directions for future research. International Review of Financial Analysis, 61, 188-201. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.004
https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.0...
). Contudo, a requisição de financiamento por empresas nessas fases é vista com cautela pelo mercado financeiro, pois (a) as previsões de resultados são de uso limitado devido à falta de histórico, (b) há amplas incertezas quanto à continuidade da firma, e (c) o planejamento de longo prazo pode não ser detalhado intencionalmente para não atrair a atenção dos concorrentes (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
). Assim, a busca por capital externo e a necessidade de proteção das estratégias podem desencadear efeitos distintos na decisão de disclosure das informações dos investimentos nas fases de nascimento e crescimento (Bayer et al., 2017Bayer, E., Tuli, K. R., & Skiera, B. (2017). Do disclosures of customer metrics lower investors’ and analysts’ uncertainty but hurt firm performance? Journal of Marketing Research, 54(2), 239-259. https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028
https://doi.org/10.1509%2Fjmr.14.0028...
).

Por um lado, a literatura demonstrou que firmas na fase de crescimento possuem maior probabilidade de divulgação das informações dos investimentos de marketing para atrair investidores (Mohamed & Schwienbacher, 2016Mohamed, A., & Schwienbacher, A. (2016). Voluntary disclosure of corporate venture capital investments. Journal of Banking & Finance, 68(July), 69-83. https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016.03.001
https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016....
) e há também evidências de que a política de disclosure é mais ampla quando a firma é financiada principalmente por capital externo (Khurana, Pereira, & Martin, 2006Khurana, I. K., Pereira, R., & Martin, X. (2006). Firm growth and disclosure: An empirical analysis. Journal of Financial and Quantitative Analysis, 41(2), 357-380. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/27647251
https://www.jstor.org/stable/27647251...
). Por outro lado, a literatura mostrou que as empresas nas fases de nascimento e crescimento enfrentam mais incertezas do que as demais empresas, maior dificuldade em realizar divulgações voluntárias (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
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), incapacidade de capturar totalmente os benefícios de seus esforços de inovação (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
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) e comunicação mais complicada e ambígua (Bakarich et al., 2019Bakarich, K. M., Hossain, M., & Weintrop, J. (2019). Different time, different tone: Company life cycle. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 15(1), 69-86. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2018.12.002
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2018.12.0...
).

HIPÓTESES

Efeitos diretos

Nós sugerimos que quanto maior é a intensidade de investimentos de marketing, maior é o nível de disclosure dos investimentos de marketing. Com base na voluntary disclosure theory (McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.0880...
), esse efeito ocorre porque os investimentos de marketing podem afetar o valor da empresa - elevando os lucros por meio do aumento das vendas, aumenta-se o valor intangível da empresa avaliada pelos stakeholders (Joshi & Hanssens, 2010Joshi, A., & Hanssens, D. M. (2010). The direct and indirect effects of advertising spending on firm value. Journal of Marketing, 74(1), 20-33. https://doi.org/10.1509%2Fjmkg.74.1.20
https://doi.org/10.1509%2Fjmkg.74.1.20...
; Sidhu & Roberts, 2008Sidhu, B. K., & Roberts, J. H. (2008). The marketing accounting interface-lessons and limitations. Journal of Marketing Management, 24(7-8), 669-686. http://dx.doi.org/10.1362/026725708X345461
http://dx.doi.org/10.1362/026725708X3454...
; Srivastava et al., 1998Srivastava, R. K., Shervani, T. A., & Fahey, L. (1998). Market-based assets and shareholder value: A framework for analysis. Journal of Marketing, 62(1), 2-18. https://doi.org/10.2307/1251799
https://doi.org/10.2307/1251799...
). As empresas que empregam altos volumes de investimentos de marketing chamam atenção do mercado financeiro, sendo cobradas por maior nível de transparência no disclosure (Stewart, 2009Stewart, D. W. (2009). Marketing accountability: Linking marketing actions to financial results. Journal of Business Research, 62(6), 636-643. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.02.005
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.0...
) para permitir avaliação de seu equity (Sidhu & Roberts, 2008). Portanto, ao aumentar a intensidade de investimentos em marketing há maior necessidade de informação para o stakeholder investir (Bae et al., 2017Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002
https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.00...
; Markovitch et al., 2020Markovitch, D. G., Huang, D., & Ye, P. (2020). Marketing intensity and firm performance: Contrasting the insights based on actual marketing expenditure and its SG&A proxy. Journal of Business Research, 118, 223-239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.06.032
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
), diminuindo a assimetria de informações entre os agentes econômicos (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
) e gerando maior transparência de dados (Dye, 2001Dye, R. A. (2001). An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181-235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
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). Portanto, apresentamos a seguinte hipótese:

Hipótese 1: Quanto maior é a intensidade dos investimentos de marketing, maior é o nível de disclosure dos investimentos de marketing.

Esperamos que empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento aumentem o disclosure dos investimentos de marketing em razão dos níveis mais severos de incerteza dos resultados dos investimentos (Dickinson, 2011Dickinson, V. (2011). Cash flow patterns as a proxy for firm life cycle. The Accounting Review, 86(6), 1969-1994. https://doi.org/10.2308/accr-10130
https://doi.org/10.2308/accr-10130...
). Empresas nas fases de nascimento e crescimento enfrentam problemas como falta de recursos, baixa rentabilidade, baixa remuneração dos investidores, dentre outros (Costa et al., 2017Costa, W. B. D., Macedo, M. A. D. S., Yokoyama, K. Y., & Almeida, J. E. F. D. (2017). Análise dos estágios de ciclo de vida de companhias abertas no Brasil: Um estudo com base em variáveis contábil-financeiras. Brazilian Business Review, 14(3), 304-320. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.3.3
https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.3.3...
), e apresentam maiores níveis de assimetria de informação em comparação às empresas que estão em outras fases do ciclo de vida (Ma et al., 2017Ma, M., Dewally, M., & Huang, J. (2017). Marketing strategy after meeting Wall Street: The role of information asymmetry. Journal of Financial Research, 40(3), 369-400. http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128
http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128...
). Como as empresas que enfrentam graves problemas de assimetria de informação obtêm maiores benefícios com a comunicação de ‘boas’ notícias ao mercado (Mohamed & Schwienbacher, 2016Mohamed, A., & Schwienbacher, A. (2016). Voluntary disclosure of corporate venture capital investments. Journal of Banking & Finance, 68(July), 69-83. https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016.03.001
https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016....
), esperamos que as empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento também se esforcem mais para comunicar ao mercado os fundamentos dos investimentos de marketing, minimizando o problema da assimetria.

Ademais, as empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento têm necessidades de aporte financeiro maiores (Dickinson, 2011Dickinson, V. (2011). Cash flow patterns as a proxy for firm life cycle. The Accounting Review, 86(6), 1969-1994. https://doi.org/10.2308/accr-10130
https://doi.org/10.2308/accr-10130...
) e dependem de fundos externos para financiar seus investimentos (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209...
). Consequentemente, a demanda por transparência e responsabilidade dos financiamentos (Dye, 2001Dye, R. A. (2001). An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181-235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
) aumenta à medida que as empresas buscam capital externo para sustentar seus investimentos (Stewart, 2009Stewart, D. W. (2009). Marketing accountability: Linking marketing actions to financial results. Journal of Business Research, 62(6), 636-643. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.02.005
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). Maior transparência ajuda as empresas a reduzir as assimetrias de informação (Khurana et al., 2006Khurana, I. K., Pereira, R., & Martin, X. (2006). Firm growth and disclosure: An empirical analysis. Journal of Financial and Quantitative Analysis, 41(2), 357-380. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/27647251
https://www.jstor.org/stable/27647251...
) e oferece segurança aos investidores, minimizando problemas de agência (Ma et al., 2017). Portanto, as empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento têm tendência de divulgar mais informações do que as empresas em outras fases (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
). Portanto:

Hipótese 2: Empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento (vs. nas fases de maturidade, turbulência e declínio) do ciclo de vida apresentam níveis maiores de disclosure dos investimentos de marketing.

Efeito moderador do ciclo de vida

Propomos que quando a intensidade dos investimentos de marketing aumenta, o nível de disclosure dos investimentos de marketing diminui em empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento (comparadas com as empresas maduras ou em turbulência-declínio). Essa hipótese está centrada no reconhecimento de que as empresas, ainda que estejam em um mesmo estágio do ciclo de vida, podem adotar distintas estratégias e diferentes amplitudes dos investimentos em marketing (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209...
; McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.0880...
) direcionando para posturas específicas quanto à divulgação de informações (Verrecchia, 2001Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32(1), 97-180. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00025-8
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
).

O efeito positivo da relação entre a intensidade dos investimentos de marketing e o nível de disclosure dos investimentos muda para um efeito negativo mediante a moderação das fases do ciclo de vida porque as empresas nas fases de nascimento e crescimento despertam atenção dos concorrentes e tendem a ser mais competitivas (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209...
). Como não se sabe exatamente a consequência do disclosure dos investimentos de marketing por causa das inúmeras maneiras pelas quais a informação pode ser utilizada pelos concorrentes (Shi et al., 2021Shi, H., Grewal, R., & Sridhar, S. (2021). Organizational herding in advertising spending disclosures: Evidence and mechanisms. Journal of Marketing Research, 58(3). https://doi.org/10.1177%2F0022243720978954
https://doi.org/10.1177%2F00222437209789...
), as empresas nas fases de nascimento e crescimento do ciclo de vida podem decidir ‘ocultar’ informações quanto ao emprego dos altos investimentos em marketing. Outro argumento é de que as empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento têm dificuldades para convencer o mercado de que os altos investimentos presentes gerarão desempenho no futuro e por isso podem buscar meios para omiti-los (Krishnan et al., 2021Krishnan, G. V., Myllymäki, E. R., & Nagar, N. (2021). Does financial reporting quality vary across firm life cycle? Journal of Business Finance & Accounting, 48(5-6), 954-987. https://doi.org/10.1111/jbfa.12508
https://doi.org/10.1111/jbfa.12508...
).

A voluntary disclosure theory propõe que as empresas nas fases de nascimento e crescimento têm incentivos para não fazer as divulgações que possam prejudicar sua posição competitiva no mercado (Verrecchia, 2001Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32(1), 97-180. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00025-8
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
). Embora as divulgações voluntárias de altos investimentos de marketing estejam ligadas ao lucro e ao equity das empresas (McIlkenny & Persaud, 2017McIlkenny, P., & Persaud, A. (2017). Value relevance of the voluntary disclosure of advertising expenditure: Evidence from Canada. International Journal of Accounting and Finance, 7(3), 185-208. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.088027
http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2017.0880...
), tais informações também subsidiam as ações dos concorrentes no mercado (Khurana et al., 2006Khurana, I. K., Pereira, R., & Martin, X. (2006). Firm growth and disclosure: An empirical analysis. Journal of Financial and Quantitative Analysis, 41(2), 357-380. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/27647251
https://www.jstor.org/stable/27647251...
). Por isso, conjecturamos que o disclosure dos investimentos de marketing é mais sensível para as empresas nas fases de nascimento e crescimento (vs. outras fases) porque elas experimentam um maior crescimento de vendas, estão tentando se estabelecer no mercado (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
) e buscam se diferenciar das firmas já estabelecidas em seus segmentos de negócios.

Evidências empíricas mostraram que empresas que operam em mercados competitivos divulgam menos informações (Mohamed & Schwienbacher, 2016Mohamed, A., & Schwienbacher, A. (2016). Voluntary disclosure of corporate venture capital investments. Journal of Banking & Finance, 68(July), 69-83. https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016.03.001
https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016....
) porque empresas retardatárias podem superar os resultados das empresas líderes que estão nas fases de nascimento e crescimento ao capturarem e aplicarem as mesmas estratégias, aproveitando o aprendizado das ações empregadas pelas empresas líderes (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209...
). Como os investimentos de marketing são recursos estratégicos (Joshi & Hanssens, 2010Joshi, A., & Hanssens, D. M. (2010). The direct and indirect effects of advertising spending on firm value. Journal of Marketing, 74(1), 20-33. https://doi.org/10.1509%2Fjmkg.74.1.20
https://doi.org/10.1509%2Fjmkg.74.1.20...
) e as empresas nas fases de nascimento e crescimento são visadas pelos concorrentes (Khurana et al., 2006Khurana, I. K., Pereira, R., & Martin, X. (2006). Firm growth and disclosure: An empirical analysis. Journal of Financial and Quantitative Analysis, 41(2), 357-380. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/27647251
https://www.jstor.org/stable/27647251...
), esperamos que as empresas nessas fases considerem as estratégias de altos investimentos de marketing como ‘segredo’ e não as divulguem. Apresentamos, assim, a seguinte hipótese:

Hipótese 3: Quanto maior a intensidade dos investimentos de marketing, menor (vs. maior) será o nível de disclosure dos investimentos de marketing em empresas que estão em fase de nascimento e crescimento (vs. nas fases de maturidade, turbulência e declínio).

METODOLOGIA

Amostra

A amostra da pesquisa é composta por 89 companhias brasileiras listadas no Brasil Bolsa Balcão (B3), sendo 70 empresas do setor de consumo cíclico e 19 empresas do setor de consumo não cíclico (Tabela 2). O recorte da amostra se justifica porque os investimentos de marketing constroem maior equity para as empresas de bens de consumo, quando comparadas às empresas de outros setores (Oh et al., 2016Oh, Y. K., Gulen, H., Kim, J. M., & Robinson, W. T. (2016). Do stock prices undervalue investments in advertising? Marketing Letters, 27(4), 611-626. https://doi.org/10.1007/s11002-016-9411-4
https://doi.org/10.1007/s11002-016-9411-...
), e os investimentos de marketing têm capacidade de influenciar a demanda e o consumo, impactando os resultados financeiros (Sydney-Hilton & Vila-Lopez, 2019Sydney-Hilton, E., & Vila-Lopez, N. (2019). Are marketing strategies correlated with financial outputs? A longitudinal study. Journal of Business & Industrial Marketing, 34(7), 1533-1546. https://doi.org/10.1108/JBIM-02-2018-0088
https://doi.org/10.1108/JBIM-02-2018-008...
).

Figura 1
Modelo teórico.

Tabela 2
Amostra da pesquisa.

Dados da pesquisa

Os dados de natureza financeira são das demonstrações financeiras do exercício fiscal findo em 31 de dezembro de 2018 e foram acessados por intermédio da plataforma Economatica e do site da bolsa B3 e unificados posteriormente. Os dados de disclosure dos investimentos de marketing foram retirados dos relatórios financeiros, das notas explicativas e do relatório da administração do exercício de 2018, caracterizando, portanto, um estudo com dados transversais (cross-section).

Codificação do disclosure dos investimentos de marketing

A variável dependente deste estudo é o nível de disclosure dos investimentos de marketing. Essa variável foi construída por intermédio da técnica de análise de conteúdo que tem a finalidade de identificar a essência da comunicação textual (Bardin, 1977Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.). Nós analisamos as divulgações voluntárias sugeridas por órgãos normatizadores identificando 12 categorias das informações voluntárias de marketing (Apêndice A). As informações das categorias 1, 2 e 3 tratam de ativos de marketing off-balance sheet. As categorias 4 e 5 são informações dos recursos e orçamentos direcionados aos investimentos de marketing. As categorias 6, 7, 8 e 9 são informações relacionadas ao crescimento ou decrescimento dos investimentos de marketing e os respectivos reflexos nos resultados da empresa. Por fim, as categorias 10, 11 e 12 estão relacionadas à perspectiva de investimentos futuros e aos resultados esperados para os investimentos presentes.

A coleta de dados foi realizada por meio da leitura dos relatórios financeiros e anotação manual em planilha eletrônica pelos autores. Considerando que seguimos as sugestões dos órgãos regulamentadores, a categorização é definida a priori. A técnica empregada foi a análise temática (categorial), que identifica núcleos de sentido da comunicação. O critério de categorização aplicado é o método lógico-semântico, cujo alcance segue parâmetros e definições lógicas. Aplicamos codificação binária para os dados para viabilizar a mensuração dos níveis de informações de investimentos de marketing, atribuindo o código 1 quando a empresa realiza o disclosure da informação e o código 0 para a ausência de informação (dummy). Essa codificação binária permitiu medir o nível de disclosure dos investimentos de marketing em diferentes perspectivas (por exemplo, ativos de marketing, investimentos de marketing, efeitos financeiros e econômicos dos investimentos de marketing e perspectivas futuras) e fazer inferências e interpretações considerando subcategorias, tais como os tipos das informações (qualitativa ou quantitativa). A identificação das diferentes perspectivas das informações permitiu subdividir a variável dependente em seis variáveis distintas, gerando seis modelos de estudo (Tabela 3).

Tabela 3
Modelos para cada variável dependente.

Mensuração da intensidade dos investimentos de marketing e do ciclo de vida

As variáveis preditoras do estudo são a intensidade dos investimentos de marketing e o ciclo de vida da firma. Na literatura internacional, a intensidade dos investimentos de marketing é um índice medido por meio de uma proxy que utiliza as despesas de vendas, gerais e administrativas, deduzidas das despesas de P&D, ponderando pelos ativos totais (Luo, 2008Luo, X. (2008). When marketing strategy first meets Wall Street: Marketing spendings and firms’ initial public offerings. Journal of Marketing, 72(5), 98-109. http://dx.doi.org/10.1509/jmkg.72.5.098
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; Mizik, 2010Mizik, N. (2010). The theory and practice of myopic management. Journal of Marketing Research, 47(4), 594-611. https://doi.org/10.1509%2Fjmkr.47.4.594
https://doi.org/10.1509%2Fjmkr.47.4.594...
). Quanto maior o índice da intensidade dos investimentos de marketing, maior é o volume do orçamento dedicado ao departamento de marketing, indicando se a estratégia de investimentos da firma possui forte ou fraco vínculo com as ações de marketing (Bae et al., 2017Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002
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).

As normas brasileiras de contabilidade não exigem a divulgação específica dos gastos anuais com P&D e a maior parte das empresas brasileiras exerce seu direito de não divulgar essa informação. Ainda que se encontre essa informação em algumas poucas empresas da amostra, com o objetivo de padronizar os procedimentos metodológicos, optamos por não deduzir os gastos com P&D. Essa limitação justifica a operacionalização da proxy da intensidade dos investimentos de marketing neste estudo, que foi realizada mediante a ponderação das despesas com vendas, gerais e administrativas do período pelo ativo total.

Para identificar as fases do ciclo de vida, utilizamos os sinais dos fluxos de caixa operacional (FCO), fluxos de caixa de financiamento (FCF) e fluxos de caixa de investimentos (FCI). Os fluxos de caixa permitem fazer uma diferenciação dos ciclos de vida organizacional porque capturam diferenças na lucratividade, crescimento e risco das firmas (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
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). Com base na metodologia sugerida por Dickinson (2011), os diferentes estágios do ciclo de vida são: nascimento, se FCO < 0, FCI < 0 e FCF ˃ 0; crescimento, se FCO ˃ 0, FCI < 0 e FCF ˃ 0; maturidade, se FCO ˃ 0, FCI < 0 e FCF < 0; declínio, se FCO < 0, FCI ˃ 0 e FCF ≤ ou ≥ 0; e as demais companhias foram classificadas na fase de turbulência.

Agregamos o estágio de nascimento com o de crescimento (fases iniciais) e o estágio de turbulência com a fase de declínio (fases finais) para junto com a fase de maturidade construir uma variável com três categorias de ciclo de vida. Esse procedimento já foi feito anteriormente na literatura (Habib & Hassan, 2019Habib, A., & Hasan, M. M. (2019). Corporate life cycle research in accounting, finance and corporate governance: A survey, and directions for future research. International Review of Financial Analysis, 61, 188-201. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.004
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; Mikosz et al., 2019Mikosz, K. S. C., Roma, C. M. S., Louzada, L. C., & Macedo, M. R. G. O. (2019). Previsão de retornos e preços das ações a partir de dados contábeis condicionado ao ciclo de vida das firmas. Revista de Contabilidade e Organizações, 13, e160869. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.160869
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). O motivo para a agregação é que a incerteza gerada pela assimetria de informações das duas primeiras fases é diferente dos fundamentos da incerteza dos dois últimos estágios (Habib & Hassan, 2019). As fases de nascimento e crescimento compartilham a condição de dependência de capital externo e alto endividamento para aproveitar as oportunidades do negócio e de crescimento (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
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). A incerteza das fases de turbulência e declínio é gerada especialmente pela volatilidade nos resultados operacionais e nos fluxos de caixa presentes, minando oportunidades de crescimento e diminuindo a capacidade de reconhecimento da premissa de continuidade da organização (Costa et al., 2017Costa, W. B. D., Macedo, M. A. D. S., Yokoyama, K. Y., & Almeida, J. E. F. D. (2017). Análise dos estágios de ciclo de vida de companhias abertas no Brasil: Um estudo com base em variáveis contábil-financeiras. Brazilian Business Review, 14(3), 304-320. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.3.3
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; Krishnan et al., 2021Krishnan, G. V., Myllymäki, E. R., & Nagar, N. (2021). Does financial reporting quality vary across firm life cycle? Journal of Business Finance & Accounting, 48(5-6), 954-987. https://doi.org/10.1111/jbfa.12508
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). Para os testes adicionais de checagem dos resultados, realizamos novas análises dos efeitos do ciclo de vida considerando também as cinco fases do ciclo de vida separadamente.

O modelo de estimação contém covariáveis para controlar os efeitos que outros elementos geram nas decisões de disclosure voluntário. Essas covariáveis são: (a) segmento de governança corporativa, considerando que a transparência é um dos requisitos para uma empresa ser listada nos segmentos mais altos dos níveis de governança; (b) setor, segregando empresas de consumo cíclico e não cíclico por estarem expostas aos diferentes riscos por causa das influências dos ciclos de expansão e retração econômica; (c) auditoria, em razão de que as empresas Big Four possuem mais independência quanto às recomendações de disclosure voluntário em comparação às empresas de auditoria menores; (d) ROE, representando a medida de rentabilidade cuja variabilidade pode despertar diferentes interesses dos investidores por informações; (e) controle institucional, considerando que os investidores institucionais podem acessar informações privilegiadas ou ter maior capacidade de interpretação das informações; (f) liquidez, que sinaliza ao mercado a gestão das obrigações de curto prazo; (g) solvência, que sinaliza ao mercado a gestão das obrigações de longo prazo; (h); tamanho, considerando que as grandes empresas têm maior capacidade de assumir os custos da divulgação voluntária; (i) idade, dado que as empresas com capital aberto há mais tempo tiveram mais oportunidades para definir o conteúdo das informações divulgadas; (j) market-to-book, por causa do efeito do valor de mercado da empresa na curiosidade dos investidores; e (k) crescimento das vendas, por causa dos efeitos do monitoramento feito por empresas concorrentes. Todas as variáveis passaram pelo procedimento de winsorização ao nível de 2,5% para evitar problemas com outliers (Mizik, 2010Mizik, N. (2010). The theory and practice of myopic management. Journal of Marketing Research, 47(4), 594-611. https://doi.org/10.1509%2Fjmkr.47.4.594
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). A Tabela 4 apresenta a operacionalização e a origem dos dados das variáveis utilizadas neste trabalho.

Tabela 4
Operacionalização das variáveis.

Equações do modelo de regressão

As Hipóteses 1 e 2 do modelo teórico foram testadas por meio da Equação 1, e a Hipótese 3 foi testada por meio da Equação 2:

D I V M K T = β 0 + β 1 I N V M K T i + β 2 C I C L O V I D A i + C O N T R O L E S + ε (1)

   D I V M K T = β 0 + β 1 I N V M K T i + β 2 C I C L O V I D A i + β 3 I N V M K T i * C I C L O V I D A i + C O N T R O L E S + ε (2)

A Equação 1 mostra a relação direta da intensidade dos investimentos de marketing (INVMKT i ) e do ciclo de vida da firma (CICLO_VIDA i ) no nível de disclosure dos investimentos de marketing (DIVMKT i ). A Equação 2 testa o efeito da variável preditora (INVMKT i ) moderada pelo efeito do ciclo de vida (CICLO_VIDA i ) no nível de disclosure dos investimentos de marketing (DIVMKT i ). As duas equações são aplicadas em testes de regressão linear múltipla com erros-padrão robustos, utilizando cada uma das seis variáveis dependentes propostas neste estudo (demonstrados na Tabela 3).

RESULTADOS

A análise das diferentes categorias de informações de marketing indica que, em média, as divulgações voluntárias realizadas pelas companhias são maiores para ativos de marketing (50%) e para os tipos de investimentos de marketing (43%), enquanto as informações das expectativas de novos investimentos ou resultados futuros ligados ao marketing são mínimas (8%, ver Tabela 5)

Tabela 5
Estatística descritiva e matriz de correlação.

Para comparar o nível de disclosure dos investimentos de marketing entre as distintas categorias de informações, aplicamos teste t de diferença de médias para amostras pareadas (Tabela 6). Os resultados indicam (a) que o disclosure dos ativos de marketing é maior que o disclosure dos investimentos futuros e dos resultados econômico-financeiros no longo prazo (t = 10,03, p < 0,01); (b) que o disclosure dos investimentos de marketing é maior que o disclosure dos investimentos futuros e dos resultados econômico-financeiros no longo prazo (t = 9,98, p < 0,01); e (c) que o disclosure das informações qualitativas é maior que o disclosure das informações quantitativas de marketing (t = 9,34, p < 0,01).

Tabela 6
Resultados dos testes de diferenças entre médias das distintas categorias de informações de marketing.

Para testar a Hipótese 1, os autores empregaram diversos modelos de regressão (ver Tabela 7, Painel A). O Modelo 1 indica uma associação positiva entre a intensidade dos investimentos de marketing e o índice geral do nível de disclosure total dos investimentos de marketing (β = 0,47, p < 0,001). Também existe efeito da intensidade dos investimentos de marketing no disclosure dos ativos de marketing no Modelo 2 (β = 0,36, p < 0,01), nos investimentos de marketing no Modelo 3 (β = 0,28, p < 0,05), nas informações qualitativas no Modelo 5 (β = 0,46, p < 0,001) e nas informações quantitativas no Modelo 6 (β = 0,40, p < 0,001). Esses resultados suportam a Hipótese 1 deste estudo.

Tabela 7
Determinantes do nível de disclosure dos investimentos de marketing.

O Painel A da Tabela 7 apresenta a relação das fases do ciclo de vida, agregadas em três categorias. As empresas que estão em fases de nascimento e crescimento no ciclo de vida foram colocadas como grupo de referência no modelo de regressão (intercepto). Os resultados indicam que as empresas em fase de maturidade divulgam menos informações de marketing quando comparadas às empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento (Modelo 1: β = -0,21, p < 0,10). Há menor nível de disclosure em empresas na fase de maturidade, quando comparadas às firmas nas fases de nascimento e crescimento, considerando exclusivamente o disclosure das informações de ativos de marketing (Modelo 2: β = -0,27, p < 0,05) e o disclosure das informações quantitativas de marketing (Modelo 6: β = -0,25, p < 0,05).

As firmas que estão nas fases de turbulência e declínio também divulgam menos informações em comparação às firmas que estão nas fases de nascimento e crescimento. Encontramos essa evidência no Modelo 1, que utiliza o índice geral do nível de disclosure das informações (β = -0,25, p < 0,05); no Modelo 2, que considera as informações de ativos de marketing (β = -0,23, p < 0,05); no Modelo 3, com informações dos investimentos de marketing (β = -0,21, p < 0,1); e no Modelo 6, que concentra apenas informações com perspectiva quantitativa (β = -0,25, p < 0,05), suportando a Hipótese 2 deste estudo.

A Hipótese 3 defende que quanto maior a intensidade dos investimentos de marketing, menor (vs. maior) será o nível de disclosure dos investimentos de marketing em empresas em fase de nascimento e crescimento (vs. nas fases de maturidade, turbulência e declínio). Os resultados descritos no Painel B da Tabela 7 indicam que quando a intensidade dos investimentos de marketing aumenta, as empresas que estão na fase de maturidade divulgam mais informações de cunho qualitativo em comparação às empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento (β = 0,64, p < 0,05). Os resultados mostram que as firmas nas fases de turbulência e declínio divulgam mais informações, considerando o índice geral do nível de disclosure das informações de marketing apresentadas no Modelo 1 (β = 0,61, p < 0,05), as informações dos investimentos de marketing apresentadas no Modelo 3 (β = 0,55, p < 0,05), as informações qualitativas analisadas por meio do Modelo 5 (β = 0,59, p < 0,05) e as informações quantitativas representadas no Modelo 6 (β = 0,55, p < 0,05). Considerando o conjunto de achados, a Hipótese 3 foi suportada e os respectivos efeitos moderados estão representados na Figura 2.

Figura 2
Efeitos da intensidade dos investimentos de marketing no índice geral do nível de disclosure dos investimentos de marketing moderados pelas fases do ciclo de vida das firmas.

Testes dos modelos adicionais (post hoc analysis)

Estudos apontaram as fases de nascimento e crescimento como o estágio em que o receio pelo mimetismo da concorrência pode ser mais forte (Habib & Hassan, 2019Habib, A., & Hasan, M. M. (2019). Corporate life cycle research in accounting, finance and corporate governance: A survey, and directions for future research. International Review of Financial Analysis, 61, 188-201. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.004
https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.0...
), impulsionando mais fortemente a retenção das informações (Dye, 2001Dye, R. A. (2001). An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181-235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
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) quando há alto nível de investimentos estratégicos (Bakarich et al., 2019Bakarich, K. M., Hossain, M., & Weintrop, J. (2019). Different time, different tone: Company life cycle. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 15(1), 69-86. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2018.12.002
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2018.12.0...
). Por isso, optamos por realizar o teste das hipóteses considerando as cinco fases do ciclo de vida, sendo a fase de crescimento o grupo de referência no modelo de regressão (intercepto). A Tabela 8 mostra os resultados, segregados no Painel A, para as relações diretas da intensidade dos investimentos de marketing e do ciclo de vida com o nível de disclosure dos investimentos de marketing, e no Painel B, para as relações moderadas pelas cinco fases do ciclo de vida.

Tabela 8
Determinantes do nível de disclosure dos investimentos de marketing considerando individualmente as cinco fases do ciclo de vida.

Os resultados mostram relação positiva entre a intensidade dos investimentos em marketing e o nível de divulgação dos investimentos de marketing em todos os modelos, exceto Modelo 4. Quanto aos efeitos do ciclo de vida, encontramos que o nível de divulgação dos investimentos de marketing é menor nas empresas nas fases de maturidade e turbulência quando comparado ao da fase de crescimento. Tais resultados são semelhantes às análises apresentadas no Painel A da Tabela 7, suportando a hipótese.

Os efeitos da intensidade de marketing no nível de disclosure dos investimentos de marketing, moderados pelas fases do ciclo de vida, estão no Painel B da Tabela 8. Os resultados indicam que quanto maior a intensidade dos investimentos de marketing, maior a divulgação de informações de marketing por firmas que estão nas fases de maturidade, turbulência e declínio, suportando novamente a Hipótese 3.

CONCLUSÕES

Identificamos que a intensidade dos investimentos de marketing influencia positivamente o nível de disclosure dos investimentos de marketing em todas as perspectivas informacionais avaliadas por este estudo. Portanto, há evidências de que as firmas ampliam o disclosure dos investimentos de marketing para se diferenciar das empresas concorrentes (Shi et al., 2021Shi, H., Grewal, R., & Sridhar, S. (2021). Organizational herding in advertising spending disclosures: Evidence and mechanisms. Journal of Marketing Research, 58(3). https://doi.org/10.1177%2F0022243720978954
https://doi.org/10.1177%2F00222437209789...
) quando empregam altos volumes de recursos em investimentos de marketing. Esse comportamento está alinhado com os argumentos teóricos de que as empresas que empregam altos volumes de investimentos de marketing chamam atenção do mercado financeiro e por isso são cobradas por maior nível de transparência e publicação (Sidhu & Roberts, 2008Sidhu, B. K., & Roberts, J. H. (2008). The marketing accounting interface-lessons and limitations. Journal of Marketing Management, 24(7-8), 669-686. http://dx.doi.org/10.1362/026725708X345461
http://dx.doi.org/10.1362/026725708X3454...
; Stewart, 2009Stewart, D. W. (2009). Marketing accountability: Linking marketing actions to financial results. Journal of Business Research, 62(6), 636-643. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.02.005
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.0...
).

O esforço em realizar sinalização ao mercado mostra que as empresas utilizam o disclosure de marketing como estratégia de diferenciação e acreditam que os stakeholders reconhecem os altos investimentos de marketing como estratégias positivas (Bae et al., 2017Bae, J., Kim, S. J., & Oh, H. (2017). Taming polysemous signals: The role of marketing intensity on the relationship between financial leverage and firm performance. Review of Financial Economics, 33, 29-40. https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.002
https://doi.org/10.1016/j.rfe.2016.12.00...
; Ma et al., 2017Ma, M., Dewally, M., & Huang, J. (2017). Marketing strategy after meeting Wall Street: The role of information asymmetry. Journal of Financial Research, 40(3), 369-400. http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128
http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128...
). A voluntary disclosure theory sugere que a divulgação voluntária é realizada porque há minimização da assimetria de informações entre os agentes econômicos (Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
), maior transparência das firmas (Dye, 2001Dye, R. A. (2001). An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181-235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
) e estabelecimento da relação de confiança com investidores, permitindo reduzir o custo de capital (Jensen & Meckling, 1976Jensen, M. C., & Meckling, W. H. (1976). Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, 3(4), 305-360. https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)90026-X
https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)900...
).

Os resultados encontrados demonstram que as companhias nos estágios de nascimento e crescimento realizam maiores níveis de disclosure em relação aos demais estágios. Essas firmas enfrentam forte concorrência não apenas no mercado de produtos, mas também no mercado financeiro devido à busca por investidores (Cantrell & Dickinson, 2020Cantrell, B. W., & Dickinson, V. (2020). Conditional life cycle: An examination of operating performance for leaders and laggards. Management Science, 66(1), 433-451. https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209
https://doi.org/10.1287/mnsc.2018.3209...
). Como as empresas nas fases de nascimento e crescimento ainda estão em processo de consolidação, existe alta demanda por financiamento externo (Habib & Hassan, 2019Habib, A., & Hasan, M. M. (2019). Corporate life cycle research in accounting, finance and corporate governance: A survey, and directions for future research. International Review of Financial Analysis, 61, 188-201. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.004
https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.0...
). Em vista disso, as empresas nos estágios de nascimento e crescimento podem manipular as divulgações voluntárias (Khurana et al., 2006Khurana, I. K., Pereira, R., & Martin, X. (2006). Firm growth and disclosure: An empirical analysis. Journal of Financial and Quantitative Analysis, 41(2), 357-380. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/27647251
https://www.jstor.org/stable/27647251...
) como um recurso para se diferenciar (Jensen & Meckling, 1976Jensen, M. C., & Meckling, W. H. (1976). Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, 3(4), 305-360. https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)90026-X
https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)900...
).

Os achados mostram que as firmas nos estágios de nascimento e crescimento priorizam a divulgação de informações dos ativos de marketing e de informação com cunho quantitativo. Essas características reforçam os argumentos teóricos de que as firmas nesses estágios do ciclo de vida reconhecem a importância (a) de justificar como estão desenvolvendo os ativos de marketing que impulsionam o valor de mercado da empresa (Markovitch et al., 2020Markovitch, D. G., Huang, D., & Ye, P. (2020). Marketing intensity and firm performance: Contrasting the insights based on actual marketing expenditure and its SG&A proxy. Journal of Business Research, 118, 223-239. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.06.032
https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.0...
; Srivastava et al., 1998Srivastava, R. K., Shervani, T. A., & Fahey, L. (1998). Market-based assets and shareholder value: A framework for analysis. Journal of Marketing, 62(1), 2-18. https://doi.org/10.2307/1251799
https://doi.org/10.2307/1251799...
) e (b) de realizar accountability ao informar dados quantitativos que podem ser incorporados nas análises de valuation realizadas pelos investidores (Edeling et al., 2020Edeling, A., Srinivasan, S., & Hanssens, D. M. (2020). The marketing-finance interface: A new integrative review of metrics, methods, and findings and an agenda for future research. International Journal of Research in Marketing. (in press). https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2020.09.005
https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2020....
; Sydney-Hilton & Vila-Lopez, 2019Sydney-Hilton, E., & Vila-Lopez, N. (2019). Are marketing strategies correlated with financial outputs? A longitudinal study. Journal of Business & Industrial Marketing, 34(7), 1533-1546. https://doi.org/10.1108/JBIM-02-2018-0088
https://doi.org/10.1108/JBIM-02-2018-008...
).

Os resultados ainda demonstram que o efeito positivo da alta intensidade dos investimentos de marketing no nível de disclosure dos investimentos de marketing muda para negativo quando as firmas estão nas fases de nascimento e crescimento. Esse efeito moderador ocorre de forma mais ampla especialmente para as informações de cunho qualitativo, ou seja, que apresentam descritivamente quais são os investimentos e as expectativas das estratégias de marketing. Isso mostra que as empresas nas fases de nascimento e crescimento, quando alocam elevados orçamentos para os investimentos de marketing, preferem manter essas informações veladas, indicando que a proteção contra os concorrentes é mais importante (Mohamed & Schwienbacher, 2016Mohamed, A., & Schwienbacher, A. (2016). Voluntary disclosure of corporate venture capital investments. Journal of Banking & Finance, 68(July), 69-83. https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016.03.001
https://doi.org/10.1016/j.jbankfin.2016....
) do que o estabelecimento da transparência para com o mercado financeiro para diminuir os custos de capital (Dye, 2001Dye, R. A. (2001). An evaluation of “essays on disclosure” and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32(1-3), 181-235. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00024-6
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
; Verrecchia, 2001Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32(1), 97-180. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00025-8
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
). Os resultados convergem com a literatura que indicou que as empresas nas fases de nascimento e crescimento podem ‘ofuscar’ informações, fornecendo uma comunicação mais ambígua, quando estão em ambientes de negócios potencialmente mais voláteis ou incertos (Bakarich et al., 2019Bakarich, K. M., Hossain, M., & Weintrop, J. (2019). Different time, different tone: Company life cycle. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 15(1), 69-86. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2018.12.002
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2018.12.0...
).

O baixo nível do disclosure quando há altos investimentos em marketing é resultado das incertezas quanto à capacidade das empresas iniciantes em se estabelecerem no mercado e chegarem à fase de maturidade (Krishnan et al., 2021Krishnan, G. V., Myllymäki, E. R., & Nagar, N. (2021). Does financial reporting quality vary across firm life cycle? Journal of Business Finance & Accounting, 48(5-6), 954-987. https://doi.org/10.1111/jbfa.12508
https://doi.org/10.1111/jbfa.12508...
), o que torna a divulgação dos investimentos em marketing mais onerosa em relação às empresas que estão em outras fases do ciclo de vida (Khurana et al., 2006Khurana, I. K., Pereira, R., & Martin, X. (2006). Firm growth and disclosure: An empirical analysis. Journal of Financial and Quantitative Analysis, 41(2), 357-380. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/27647251
https://www.jstor.org/stable/27647251...
). Existe ainda o risco da divulgação se tornar um evento negativo diante da perda da credibilidade dessas informações em uma data subsequente, quando mais informações do desempenho da empresa se tornarem públicas, caso não sejam compatíveis com as expectativas criadas pelo mercado a partir das informações divulgadas anteriormente (Verrecchia, 2001Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32(1), 97-180. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00025-8
https://doi.org/10.1016/S0165-4101(01)00...
). Com isso, o status de recurso de diferenciação das informações de marketing, quando há alta intensidade de investimentos, passa para o status de segredo em empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento do ciclo de vida.

As empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento não diferem das empresas na fase de maturidade. Contudo, quando comparadas apenas com as empresas das fases de turbulência e declínio do ciclo de vida, apresentam menos disclosure das informações em diversos aspectos (tipos de investimentos e informações qualitativas e quantitativas). As firmas que estão nas fases de turbulência e declínio apresentam baixo desempenho, o que pode impulsionar o disclosure dos investimentos de marketing para mostrar ao mercado financeiro suas ações em busca do reestabelecimento do equilíbrio dos seus resultados (Mikosz et al., 2019Mikosz, K. S. C., Roma, C. M. S., Louzada, L. C., & Macedo, M. R. G. O. (2019). Previsão de retornos e preços das ações a partir de dados contábeis condicionado ao ciclo de vida das firmas. Revista de Contabilidade e Organizações, 13, e160869. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.160869
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-648...
). Além disso, as empresas que estão nas fases de turbulência e declínio geralmente não despertam a atenção dos concorrentes, fazendo com que o disclosure voluntário capture mais benefícios e sejam menos onerosas perante as práticas de mimetismo dos concorrentes (Habib & Hassan, 2019Habib, A., & Hasan, M. M. (2019). Corporate life cycle research in accounting, finance and corporate governance: A survey, and directions for future research. International Review of Financial Analysis, 61, 188-201. https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.004
https://doi.org/10.1016/j.irfa.2018.12.0...
).

Os resultados do presente estudo oferecem avanços para a literatura da interface marketing-finanças ao apresentar evidências que convergem com o argumento teórico de que o disclosure dos investimentos de marketing é manipulado para justificar investimentos de marketing, sinalizar os fundamentos dessas estratégias e reduzir a assimetria de informação entre as empresas e o mercado financeiro (Ma et al., 2017Ma, M., Dewally, M., & Huang, J. (2017). Marketing strategy after meeting Wall Street: The role of information asymmetry. Journal of Financial Research, 40(3), 369-400. http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128
http://dx.doi.org/10.1111/jfir.12128...
; Kabir et al., 2020Kabir, H., Su, L., & Rahman, A. (2020). Firm life cycle and the disclosure of estimates and judgments in goodwill impairment tests: Evidence from Australia. Journal of Contemporary Accounting & Economics, 16(3), 100207. https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.100207
https://doi.org/10.1016/j.jcae.2020.1002...
). A principal contribuição do estudo para o campo do marketing foi demonstrar que a realização de altos investimentos de marketing em empresas que estão nas fases de nascimento e crescimento assume um caráter de informação privada ou segredo empresarial, mas que essa condição de segredo se transforma em recurso de diferenciação quando a firma alcança a fase de maturidade, especialmente para informações de cunho qualitativo.

Limitações e pesquisas futuras

Uma limitação deste estudo se refere à análise das fases do ciclo de vida por meio de variável multicategórica que exige utilizar um grupo de referência no modelo de regressão, dificultando a comparação dos efeitos entre as demais fases do ciclo de vida. Essa limitação pode ser contornada em estudos futuros usando subamostras para análises complementares. Segundo, o presente estudo apresenta limitação quanto ao tamanho da amostra, pois considera apenas empresas brasileiras listadas na B3 pertencentes aos setores ligados ao consumo. Tal limitação pode ser suprimida por futuros estudos ao expandir as análises com dados de empresas de outros países (ex.: Nasdaq, Nikkei, DowJones). Terceiro, a ausência de dados exclusivos dos gastos de marketing nos obrigou a utilizar uma proxy baseada nas despesas administrativas, gerais e de vendas, conforme já praticado pela literatura internacional. Além dessa limitação, a mensuração da intensidade dos investimentos de marketing neste estudo passou por adaptação, considerando a metodologia utilizada em estudos internacionais, pois não é comum a divulgação do valor dos gastos com P&D por empresas brasileiras. Por fim, há uma limitação relativa à coleta dos dados referentes ao disclosure voluntário de informações. Essa coleta, por ser manual e depender da interpretação do contexto das informações, inviabilizou a extensão de tal atividade a fim de formar um painel de dados, com informações dentro de um espaço temporal. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem a relação entre o disclosure dos investimentos de marketing e o valor de mercado das firmas e o desempenho das ações, no curto e longo prazo, controlando os efeitos do nível de investimento de marketing e das fases do ciclo de vida.

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  • Classificação JEL:

    M310, M480, G300.
  • Pareceristas:

    Os indivíduos revisores não autorizaram a divulgação de suas identidades.
  • Relatório de Revisão por Pares:

    A disponibilização do Relatório de Revisão por Pares não foi autorizada pelos revisores.
  • Financiamento

    Os autores relataram que não houve suporte financeiro para pesquisa deste artigo.
  • Verificação de Plágio

    A RAC mantém a prática de submeter todos os documentos aprovados para publicação à verificação de plágio, mediante o emprego de ferramentas específicas, e.g.: iThenticate.
  • Direitos Autorais

    A RAC detém os direitos autorais deste conteúdo.
  • Método de Revisão por Pares

    Este conteúdo foi avaliado utilizando o processo de revisão por pares duplo-cego (double-blind peer-review). A divulgação das informações dos pareceristas constantes na primeira página e do Relatório de Revisão por Pares (Peer Review Report) é feita somente após a conclusão do processo avaliativo, e com o consentimento voluntário dos respectivos pareceristas e autores.
  • Disponibilidade dos Dados

    Os autores afirmam que todos os dados utilizados na pesquisa foram disponibilizados publicamente, e podem ser acessados por meio da plataforma Mendeley Data:
    Garcia, Evelini Lauri Morri; Vieira, Valter Afonso; Borges, Caroline Pereira, 2021, "Replication Data for: Marketing investment information: differentiation resource or secret? published by RAC-Revista de Administração Contemporânea", Harvard Dataverse, V1. https://doi.org/10.7910/DVN/VRXMLK
    A RAC incentiva o compartilhamento de dados mas, por observância a ditames éticos, não demanda a divulgação de qualquer meio de identificação de sujeitos de pesquisa, preservando a privacidade dos sujeitos de pesquisa. A prática de open data é viabilizar a reproducibilidade de resultados, e assegurar a irrestrita transparência dos resultados da pesquisa publicada, sem que seja demandada a identidade de sujeitos de pesquisa.

APÊNDICE A.

Tabela A1
Categorias de informações dos investimentos de marketing.

Editado por

Editores-chefes:

Wesley Mendes-da-Silva (Fundação Getulio Vargas, EAESP, Brasil)
Marcelo de Souza Bispo (Universidade Federal da Paraíba, PPGA, Brasil)

Editor Associado:

Emílio José M. Arruda Filho (Universidade da Amazônia, Brasil)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    17 Nov 2020
  • Revisado
    26 Abr 2021
  • Aceito
    21 Maio 2021
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
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