Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

APRESENTAÇÃO

Economic Value of Health: ensaio quase esquecido

José Ruben de Alcântara Bonfim

Em Genebra, de 5 a 22 de maio de 1952, realizou-se a 5ª Assembléia Mundial da Saúde1. A delegação brasileira era composta de: M. J. Ferreira, professor de Saúde Pública, Faculdade Fluminense de Medicina; A. G. de Almeida e Castro, diretor do Serviço Nacional de Peste, Ministério da Educação e Saúde, e E. de Paiva Ferreira Braga, superintendente, Serviço Especial de Saúde Pública, Ministério da Educação e Saúde; atuou como conselheiro C. A. de Souza e Silva, da Delegação Permanente do Escritório Europeu das Nações Unidas.

A Nona Sessão Plenária, em 21 de maio, presidida por José Manoel Ferreira realizou discussões técnicas a respeito de "The Economic Value of Preventive Medicine" e "The Methodology of Health Protection for Local Areas". Dois renomados especialistas estavam presentes: o professor Winslow2, de saúde pública, e o professor Myrdal3, secretário executivo da Comissão Econômica para a Europa, os quais fizeram a apresentação geral do tema O Valor Econômico da Saúde.

O ensaio Economic Value of Health, de Paulo de Assis Ribeiro, Manoel José Ferreira e Ernani Braga, está sendo divulgado pela primeira vez, graças à iniciativa do editor da Revista Brasileira de Epidemiologia, José da Rocha Carvalheiro.

Manoel José Ferreira (1897-1978), em julho de 1974, após o falecimento do primeiro autor deste ensaio, Paulo de Assis Ribeiro (1906-1974), registrou: [...] "O Valor Econômico de Saúde em limitada publicação mimeografada que se destinou a participação no tema das Discussões Técnicas da Assembléia Mundial da Sáude em Genebra mostra o amadurecimento do homem que se associara a Raphael de Paula Souza na Campanha Nacional contra a Tuberculose e posteriormente no enfoque original e incomparável no lançamento das Bases da Reforma Agrária". [...]4.

A ausência de publicação de Economic Value of Health infere-se também pela falta de menção, sequer sob forma de mimeografia, no excelente texto a respeito da obra de outro co-autor, Ernani Braga (1913-1984)5. Também não há registro de Economic Value of Health, não obstante ter sido feita sob os auspícios do Serviço Especial de Saúde Pública, no livro SESP-FSESP: 1942 - Evolução Histórica - 1991, de Nilo Chaves de Brito Bastos6.

Passados 47 anos da elaboração de Economic Value of Health, os sanitaristas poderão apreciar a concepção de seus autores por eles sintetizada na abertura: "O valor da saúde pode ser expresso em função das despesas e dos prejuízos causados pelas doenças ou quaisquer deficiências físicas que, em todos os grupos etários, reduzam ou impeçam a plena produtividade normal do homem sadio, no período unitário determinado; e, ainda, pela perda de produção - motivada por mortes prematuras que determinam baixa no número de indivíduos em cada grupo etário, nas idades inferiores à idade normal de Lexis para a região considerada - por um período entre a idade em que se verificou o óbito e a respectiva idade normal de Lexis"4.

Na preparação editorial do ensaio foram corrigidas algumas falhas datilográficas, melhorada a apresentação das tabelas e gráficos, substituídos os símbolos matemáticos de letras gregas manuscritas por caracteres tipográficos, e particularmente normalizada a bibliografia (38 referências) que continha várias imprecisões. Apesar dos esforços , no país e afora, a maioria das referências bibliográficas que apresentam observações em colchetes não foi localizada, ou seja, sete referências (11, 21, 22, 29, 32, 35 e 38). Para outras dez referências, embora também não tenham sido encontradas nas bibliotecas de São Paulo (3, 5, 6, 9, 20, 21, 22, 25, 26, 27, 28), avalia-se que os documentos possam ser localizados em outra parte, seja porque tenham normalidade bibliográfica ou a falta dela não impede a procura, pois têm validade parcial.

Quanto a informações biobibliográficas dos autores recomendo, com entusiasmo, a leitura dos seguintes textos apresentados nas Notas e Citações Bibliográficas:

A) Paulo de Assis Ribeiro: citações 4 e 7

B) Manoel José Ferreira: citações 8, 9, 10 e 11

C) Ernani Braga: citação 5

Desejo manifestar meu agradecimento ao professor José da Rocha Carvalheiro pelo auxílio na preparação editorial; ao Dr. José Esparza, da UNAIDS - Joint United Nations Programme on HIV/AIDS, pela gentileza de cópia dos excertos das discussões técnicas da 5ª Assembléia Mundial da Saúde1 referentes ao tema; ao professor Fernando Guilherme Tenório, da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, sem cuja ajuda não teria contato com Maria Guilhermina Esteves, pesquisadora aposentada do IBGE que propiciou cópia de valiosa biografia de Paulo de Assis Ribeiro4.

Notas e Citações Bibliográficas

1. Fifth World Health Assembly; 1952 Nov; Geneva. Geneva: WHO; 1952. p.3, 129-31. (Official Records of the World Health Organization, 42).

2. Charles - Edward Amory Winslow (1877-1957). Segundo George Rosen (Uma História da Saúde Pública, 2ª ed., Hucitec-Editora Unesp-Abrasco, 1998) "Um líder da Saúde Pública, nos Estados Unidos e no mundo, verdadeiramente insigne. Entre os campos em que trabalhou se incluem a prática da Saúde Pública, a organização da atenção médica, a história da saúde pública e a saúde internacional. Ativo como professor, editor e autor, deixou uma impressão duradoura na Saúde Pública americana". Escreveu, entre outros, The Evolution and Significance of the Modern Public Health Campaign (New Haven, Connecticut: Yale University Press; 1923)

3. Karl Gunnar Myrdal (1898-1987). Economista, sociólogo e político sueco; vencedor, com Hayek, do Prêmio Nobel de Economia, em 1974. Criou a teoria da causação circular, segundo a qual o círculo vicioso do atraso e da pobreza pode ser rompido pela aplicação planejada de reformas que provoquem modificações cumulativas e direcionadas no círculo de causas responsáveis pelas desigualdades econômico-sociais. Foi ministro do Comércio da Suécia (1945-1947) e assessor econômico da ONU para a Europa (1947-1957). Entre outras obras escreveu Teoria Econômica e Regiões Subdesenvolvidas (1957, no Brasil, 3ª edição, Rio de Janeiro: Saga; 1972), Desafio à Riqueza (1963), Aspectos Políticos da Teoria Econômica (no Brasil, 1ª edição, São Paulo: Abril Cultural, 1984), e O Desafio do Mundo Pobre (1970).

4. Assis Ribeiro, CJ. Apontamentos sobre a vida e a obra de um apóstolo do humanismo e da cultura. Contribuição ao estudo biográfico de Paulo de Assis Ribeiro. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do IBGE; 1975. 249p.

5. Braga, Ernani Paiva Ferreira. O pensamento de Ernani Braga. Organizado por Paulo Marchiori Buss. Rio de Janeiro: Programa de Educação Continuada/Escola Nacional de Saúde Pública; 1984. (Coleção memória da saúde pública, v.1)

6. Bastos, Nilo Chaves de Brito. SESP-FSESP. 1942 - Evolução Histórica - 1991, 2ª edição. Brasília: Fundação Nacional de Saúde; 1996. 524p.

7. Vultos da Estatística Brasileira. Professor Paulo de Assis Ribeiro (por Alberto Alexandre de Souza). R. bras. Estat. Rio de Janeiro, 35(138): 261-266, abr-jun 1974.

8. Pereira Neto, André de Faria. Palavras, Intenções e Gestos. Os interesses profissionais da elite médica. Congresso Nacional dos Práticos (1922). Volume Anexo. Manoel José Ferreira (p.30-32). [Tese de Doutorado em Saúde Coletiva]. Rio de Janeiro: Centro Biomédico, Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 1997.

9. Tribuna Médica nº 324, março de 1967, p.17.

10. Ferreira, Manoel José. Indivisibilidade - Um novo princípio na inter-relação das ciências econômicas e sanitárias. Trabalho apresentado à Academia Nacional de Medicina para concorrer à vaga de Manoel de Abreu - Ciências Aplicadas, 27 de agosto de 1963 (mimeo). 27p.; disponível na Academia Nacional de Medicina.

11. Professor Dr. Manoel José Ferreira (1897-1978). Palestra proferida pelo Dr. N.C. de Brito Bastos, no dia 27 de novembro de 1978, em Natal, Rio Grande do Norte, na abertura da "Reunião de Técnicos da Fundação Serviços de Saúde Pública (mimeo). 8p.; disponível na Academia Nacional de Medicina.

José Ruben de Alcântara Bonfim é médico sanitarista do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; coordenador executivo da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos. Endereço eletrônico: sobravime@sti.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br