Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Gulnar Azevedo e Silva Mendonça

Coordenadora da Comissão Científica do V Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Coordenadora da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO, Editora convidada

A Epidemiologia na Promoçãoda Saúde foi o tema central do V Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Epi2002), realizado em Curitiba entre os dias 23 a 27 de março de 2002. Este Congresso foi organizado pela Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e contou com a participação de mais de 3000 profissionais das diversas áreas que atuam no campo da Saúde Coletiva e da Epidemiologia. O sucesso do evento pode ser medido não só pelo grande número de trabalhos apresentados como também pelo alto nível de discussão alcançado nas atividades que fizeram parte da programação científica.

Este número reúne apresentações feitas por conferencistas e palestrantes neste Congresso que muito bem enfatizam a temática central e oferecem valioso material para reflexão sobre o papel da Epidemiologia e suas potencialidades na estruturação de políticas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população. Inicia-se assim esta seleção de artigos com a conferência que versou sobre o histórico, os fundamentos e as perspectivas da Epidemiologia no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no Brasil. Dando seqüência à priorização dos princípios básicos do SUS, discute-se a questão da eqüidade em artigo que apresenta abordagens para redução das desigualdades em saúde.

Em outros dois artigos são discutidas as concepções recentes de promoção à saúde, novas experiências suas críticas e dificuldades. A seguir, para exemplificar, em parte, a o uso inapropriado do conceito de promoção, dois autores em dois diferentes artigos fazem uma avaliação crítica sobre requerimentos humanos de energia e a incorporação destes na forma em que são prescritas recomendações alimentares para a população brasileira.

O debate sobre como se medir a saúde das populações é realçado em dois artigos; um primeiro versa sobre a proposta recente que se baseia no índice composto para avaliação de saúde no mundo, e o segundo faz uma avaliação crítica minuciosa dos conceitos implicados na construção deste índice.

A série termina com um artigo que aponta algumas limitações e enaltece as riquezas da epidemiologia.

Esperamos, com a publicação desta coletânea de temas apresentados e bem discutidos em nosso Congresso, estar oferecendo aos nossos leitores subsídios que contribuam para avançar no trabalho necessário no campo da epidemiologia e da saúde coletiva, revigorando e mantendo permanente o compromisso com a prestação de ações planejadas voltadas para promoção da saúde e controle das doenças, permitindo que toda a população possa de fato alcançar uma melhor qualidade de vida.

Agradecemos aos autores que colaboraram com esta edição e a todos os colegas que com sua participação possibilitaram que o nosso V Congresso se tornasse mais um marco importante na história da Epidemiologia brasileira.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Abr 2005
  • Data do Fascículo
    Nov 2002
Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br