SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Estado nutricional e estilo de vida em vegetarianos e onívoros - Grande Vitória - ESO que é "um problema de saúde pública"? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790Xversão On-line ISSN 1980-5497

Rev. bras. epidemiol. v.9 n.1 São Paulo mar. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000100017 

DEBATE

 

Introdução

 

 

Damos seqüência neste número ao Debate iniciado no número 8(2), de junho de 2005, com a publicação do artigo de Gérvas & Pérez Fernández "El fundamento científico de la función de filtro del médico general". Esse debate prosseguiu nos dois números posteriores do mesmo ano (setembro e dezembro). Já havíamos anteriormente publicado trabalho de mesma origem autoral, no número 7(3), de setembro de 2004, [Gérvas, J. "Cuidados primários de saúde na Europa: tendências atuais". Rev Bras Epidemiol. 7(3): 350-369].

Realizado neste mês de março em São Paulo, na Faculdade de Medicina da USP, o "1º Seminário sobre atenção Primária à saúde: a Universidade e o Serviço de Saúde" contou com a presença de Gérvas que pronunciou conferência sobre "Atenção primária: um espaço em desenvolvimento". Contou, ainda, com a notável participação de Bárbara Starfield, da Universidade John's Hopkins, nos EUA.

A Editoria da RBE propôs que a continuidade do debate tomasse um novo rumo: (1) publicando neste número de março de 2006, como previsto, um comentário dos autores do texto original a observações de Paulo E. M. Elias; (2) acrescentando comentário de Bárbara Starfield, ainda neste número; (3) convidando dois dos organizadores do Seminário, Sandra Grisi e Paulo Elias, a assumir a coordenação da continuidade do debate; (4) agendando para publicar no próximo número deste ano, em junho, o texto da conferência de Gérvas no mencionado Seminário, completando uma trilogia que seria o foco do debate na seqüência. Acreditamos que essa solução fortalecerá e aumentará a eficácia da seção de debates.

Ao mesmo tempo, iniciamos um novo debate sobre tema correlato: "O que é um problema de saúde pública ?". Introduzido por dois autores do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande da Sul, Juvenal Soares Dias da Costa e César G. Victora, este último um dos Editores Associados da RBE a quem atribuímos a óbvia missão de conduzi-lo.

 

O Editor

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons