SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Perinatal outcomes and changes in the oral cavity: Brazilian cohorts of Ribeirão Preto and São LuísEpidemiology of the 21 st century and cyberspace: rethinking power and the social determination of health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790XOn-line version ISSN 1980-5497

Rev. bras. epidemiol. vol.18 no.4 São Paulo Out./Dec. 2015

http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201500040024 

Debates

A Epidemiologia Crítica do século XXI e o ciberespaço*

José da Rocha CarvalheiroI 

IDepartamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto (SP), Brasil.


O epidemiologista equatoriano Jaime Breilh, desde o número inaugural da Revista Brasileira de Epidemiologia, tem sido um colaborador constante. Desenvolve há décadas ideias originais nos estudos da saúde na sociedade. Introduziu desde sempre a ideia de uma Epidemiologia Crítica que ultrapassa os limites da Epidemiologia convencional, que se compraz em buscar associações entre fatores de risco e doenças.

Com a novidade social de um mundo cada vez mais dependente do espantoso desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em particular, mas não somente, da web e das redes sociais. Com os resultados da interação social na esfera virtual (uma second life ), indaga até onde vamos assistir à deturpação da existência no espaço físico (uma first life , a verdadeira).

Três comentadores aceitaram o desafio do Autor e iniciaram um Debate que, esperamos, renda novas contribuições o futuro. São todos professores da Universidade de São Paulo: José Ricardo Ayres, da Faculdade de Medicina, Marcos Barbosa de Oliveira, do Instituto de Estudos Avançados e Cássia Baldini Soares, da Escola de Enfermagem.

Tenham todos uma edificante leitura e respondam ao desafio do Autor enviando comentários para o próximo número.

*Ciberespaço é um espaço existente no mundo da comunicação em que não é necessária a presença física para constituir a interlocução como fonte de relacionamento. É dada ênfase à imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima em comunhão com os demais. É o espaço virtual para o diálogo disposto por meio da tecnologia. Fonte: Wikipedia. Ciberespaço. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o>. Acesso em: 23 set 2015.

Creative Commons License This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License