SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Synchrotron SAXS Studies of Nanostructured Materials and Colloidal Solutions: A Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Materials Research

Print version ISSN 1516-1439

Mat. Res. vol.5 no.1 São Carlos Jan./Mar. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14392002000100001 

Editorial

Materials Research - Revista Ibero-americana de Materiais
Criteriosa, justa e educativa!

É com satisfação que iniciamos o quinto ano da Materials Research (Mat.Res.) com a publicação de um expressivo exemplar. A Mat.Res. entrou em regime quase-estacionário, mas ainda é necessário, dentre inúmeras melhorias, iniciar trabalhos visando, por exemplo, indexar a revista pelo ISI, ampliar o número de assinantes, melhorar a informatização, controlar mais efetivamente a carga e a velocidade de resposta dos revisores, montar um banco de revisores, estabelecer as obrigações de cada sociedade científica fundadora e parceira, definir as regras para mudanças do corpo editorial, etc.

Por tais motivos, e para vitalizar a revista, seria recomendável que um novo editor principal, com energia renovada, a assumisse. Iniciaremos, portanto, discussões visando estabelecer os procedimentos para tal substituição a partir deste mês.

A SciELO - Scientific Electronic Library Online recebeu o reconhecimento internacional na sua missão de promover o aumento da visibilidade, acessibilidade e credibilidade das publicações científicas produzidas no Brasil, América Latina e Caribe. Um estudo de dois pesquisadores da Universidade de Oxford publicado esta semana na revista Nature (Regional network raises profile of local journals, Nature 415, 471-2, 31 jan. 2002), comprovou que o fator de impacto de cinco periódicos brasileiros indexados no ISI - Institute for Scientific Information - e na SciELO teve um aumento médio de 133!

Como parte integrante do SciELO cumprimentamos os idealizadores e dirigentes daquele projeto.

Aproveitando o ensejo, para tornar os artigos publicados na Mat.Res. mais visíveis, quando citá-los em revistas internacionais, sugerimos acrescentar seu endereço eletrônico. Por exemplo: 1. Autores, Mat. Res., v.-, n.-, p.-, ano (electronic address: www.scielo.br/mr). Talvez algumas revistas não aceitem essa foma de citação, mas outras não farão restrições.

Os recursos para a editoração, produção e impressão deste décimo-quarto número de Mat.Res. foram provenientes da Fapesp (autores paulistas) e CNPq. O auxílio financeiro do Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa/UFSCar para as despesas de correio, do LaMaV/UFSCar para as despesas com fax e telefone; e do NIT/UFSCar pela manutenção da home-page têm sido fundamental. Agradecemos também a ABM pela manutenção da assistente editorial. As secretarias da ABC, ABPol e ABM têm efetuado o gerenciamento das assinaturas e dos recursos financeiros.

Cordialmente

Edgar Dutra Zanotto
Editor Principal
30-01-2002