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A produção do conhecimento em fonoaudiologia em comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos

Knowledge production in speech therapy on augmentative and alternative communication: survey on journals

Resumos

TEMA: a Fonoaudiologia vem utilizando os recursos da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) para proporcionar maior autonomia a pessoas com limitações significativas da linguagem oral. Seu uso vem lentamente se expandindo no Brasil, mas ainda não constitui prática de amplo conhecimento na área da Fonoaudiologia. OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento acerca da CSA publicada em periódicos especializados da área da Fonoaudiologia, no período entre 1997 e 2005. CONCLUSÃO: chega-se à conclusão que um panorama mais completo da produção científica em CSA se faz necessário com uma futura análise da produção do conhecimento acerca da CSA em outras áreas que desenvolvem estudos sobre essa temática, como na Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, dentre outras.

Auxiliares de Comunicação para Deficientes; Comunicação e Divulgação Científica; Índice de Periódicos


BACKGROUND: speech therapy has been using the resources of Augmentative and Alternative Communication (AAC), allowing a greater autonomy of people with significant impairments in oral communication. This utilization has been expanding in Brazil, however it is still not a common practice among speech therapists. PURPOSE: to analyze knowledge production in AAC in Brazilian journals related to Speech Therapy. These journals were analyzed between 1997 and 2005. CONCLUSION: as AAC is a resource used in other academic fields, such data is not sufficient to conclude about knowledge production in AAC in general. Thus, in order to have a more complete overview in this field, the analysis of other academic fields is required, such as Pedagogy, Occupational Therapy, Physiotherapy, Psychology, among others.

Communication Aids for Disabled; Scientific Communication and Diffusion; Periodical Index


ARTIGO DE REVISÃO

A produção do conhecimento em fonoaudiologia em comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos

Knowledge production in speech therapy on augmentative and alternative communication: survey on journals

Ana Paula BerberianI; Simone KrügerII; Ana Cristina GuarinelloIII; Giselle Aparecida de Athayde MassiIV

IFonoaudióloga; Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Curitiba PR; Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

IIFonoaudióloga; Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Curitiba PR; Mestranda em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná

IIIFonoaudióloga; Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Curitiba PR; Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná

IVFonoaudióloga; Docente do Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Curitiba PR; Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Simone Krüger Rua Professor Sydney Antonio Rangel Santos, 238 Curitiba – PR - CEP: 80710-250 E-mail: simonekrueger@hotmail.com

RESUMO

TEMA: a Fonoaudiologia vem utilizando os recursos da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) para proporcionar maior autonomia a pessoas com limitações significativas da linguagem oral. Seu uso vem lentamente se expandindo no Brasil, mas ainda não constitui prática de amplo conhecimento na área da Fonoaudiologia.

OBJETIVO: analisar a produção do conhecimento acerca da CSA publicada em periódicos especializados da área da Fonoaudiologia, no período entre 1997 e 2005.

CONCLUSÃO: chega-se à conclusão que um panorama mais completo da produção científica em CSA se faz necessário com uma futura análise da produção do conhecimento acerca da CSA em outras áreas que desenvolvem estudos sobre essa temática, como na Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, dentre outras.

Descritores: Auxiliares de Comunicação para Deficientes; Comunicação e Divulgação Científica; Índice de Periódicos

ABSTRACT

BACKGROUND: speech therapy has been using the resources of Augmentative and Alternative Communication (AAC), allowing a greater autonomy of people with significant impairments in oral communication. This utilization has been expanding in Brazil, however it is still not a common practice among speech therapists.

PURPOSE: to analyze knowledge production in AAC in Brazilian journals related to Speech Therapy. These journals were analyzed between 1997 and 2005.

CONCLUSION: as AAC is a resource used in other academic fields, such data is not sufficient to conclude about knowledge production in AAC in general. Thus, in order to have a more complete overview in this field, the analysis of other academic fields is required, such as Pedagogy, Occupational Therapy, Physiotherapy, Psychology, among others.

Keywords: Communication Aids for Disabled; Scientific Communication and Diffusion; Periodical Index

INTRODUÇÃO

O aumento da produção científica em nosso país tem levado diversas áreas a realizarem periodicamente uma análise das tendências e características de tal produção, enfocando, especialmente, estudos e pesquisas que vem sendo divulgados a partir de sua publicação. Este tipo de análise permite delinear um panorama histórico da produção do conhecimento numa determinada área e oferece informações necessárias para o seu implemento. Se é fundamental o aumento quantitativo e qualitativo das produções científicas, é imprescindível a divulgação de tais conhecimentos para que efetivamente possam estes tornar-se disponíveis à sociedade em geral, e à comunidade científica, em particular, dessa forma cumprindo seu papel transformador 1.

É fato internacionalmente reconhecido que, dentre os principais parâmetros para a mensuração do vigor científico de uma determinada área, encontram-se o volume de artigos publicados em periódicos indexados em bases de dados e o número de citações que recebem, registrados nesses mesmos veículos 2.

Nessa medida, considerando a importância dos veículos de divulgação desses conhecimentos, os periódicos assumem lugar de destaque, uma vez que aglutinam, de forma dinâmica, parte significativa da produção do conhecimento científico. Os periódicos são veículos velozes e potencialmente de maior visibilidade, caso estejam indexados em bases de dados significativas na área do saber a que se destinam. Além de serem aglutinadores, têm papel fundamental de definirem critérios de qualidade para a organização estrutural e metodológica de uma determinada produção, possibilitando uma avaliação da qualidade e rigor científico da pesquisa 1.

A exemplo de outras áreas, a Fonoaudiologia vem desenvolvendo estudos que visam a análise da produção do conhecimento, especialmente, a partir de recortes temáticos 3-5 .

Estudos da área fonoaudiológica afirmam a importância desta análise como condição para a área identificar os domínios de investigação predominantes e, a partir daí, delinear novas propostas de pesquisa e intervenção 6.

Este estudo versa sobre a produção do conhecimento em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) na área da Fonoaudiologia, uma vez que a área vem gradativamente ampliando a utilização dos recursos da CSA para proporcionar maior autonomia a pessoas com limitações significativas da linguagem oral.

Estudos apontam para o fato de que o uso dos recursos da CSA vem lentamente se expandindo no Brasil. Esses estudos também têm evidenciado a necessidade de um avanço na produção de conhecimento nesse campo, uma vez que o mesmo ainda é pouco explorado e difundido em nosso país 7.

Ressalta-se a importância desses recursos, bem como, de estudos relativos aos mesmos, uma vez que a CSA, enquanto conjunto de instrumentos que permitem a "fala" não-oralizada, a "fala" dita no "apontar" dos sinais gráficos, representa uma maneira de ampliar as possibilidades de sujeitos com limitações significativas de oralidade desenvolverem a sua linguagem. Considerada como um recurso linguístico mediador dos processos de apropriação da linguagem, a CSA reúne material gráfico, entre eles conjuntos de sinais gráficos (PCS – Picture Communication Symbols, BLISS, PIC – Pictogram Ideogram Communication etc), desenhos, fotos, palavra escrita, alfabeto e ainda compreende uma série de estratégias na elaboração e acesso aos sinais gráficos dispostos em pranchas de comunicação 8.

Estudos sinalizam para a efetividade do uso da CSA na escola, pois pode ser instrumento mediador do processo de aprendizagem do aluno sem fala articulada e permite que esse aluno torne-se interlocutor mais ativo no processo de aprendizagem 9. Nesse contexto, a CSA coloca-se como um recurso significativo para a inclusão escolar e social, uma vez que contribui para que os sujeitos passem de espectadores a "falantes do apontar". Além de torná-los participantes, os recursos da CSA proporcionam melhora na interação do aluno não falante com o professor e demais alunos, pois esses passam a expressar suas opiniões e a realizar escolhas em sala de aula 9,10.

O objetivo do presente levantamento é analisar parte da produção do conhecimento acerca da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA), veiculada em periódicos especializados da área da Fonoaudiologia, editados no período entre 1997 e 2005.

MÉTODOS

Foram analisados os seguintes periódicos especializados em Fonoaudiologia, com circulação nacional: Revista CEFAC (CEFAC), desde a sua primeira edição em 1999, até 2005; Revista de Distúrbios da Comunicação (DIC), desde 1997, até 2005; Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa); desde 1997 até 2005; Fono Atual (Fonoatual), desde 1997 até 2005; Pró-Fono: revista de atualização científica (Pró-Fono), desde 1997 até 2005.

O procedimento da coleta de dados ocorreu a partir da identificação do volume, ano e número das edições no período de 1997 a 2005. Após essa etapa procedeu-se a seleção dos artigos acerca da CSA, bem como o mapeamento das características de cada artigo. Após tal procedimento, realizou-se uma síntese de cada artigo, contendo objetivos, resultados e conclusão.

Foram selecionadas as seguintes variáveis para o mapeamento das características:

– Tipo de produção: foram considerados relato de caso e revisão de literatura, tendo em vista serem apenas esses os tipos de produção utilizados.

– Temática: foram consideradas as subáreas linguagem oral e linguagem escrita, sendo estas duas, apenas as subáreas abordadas. Essa classificação permite respostas múltiplas.

– Faixa etária dos sujeitos de pesquisa: foram subdivididas as faixas de 0 a 3 meses, 4 meses a 3 anos, 3 anos a 10 anos, 10 anos a 16 anos, 16 anos a 35 anos, 35 anos a 65 anos e acima de 65 anos. Essa classificação também permite respostas múltiplas;

– Tipo de intervenção: foram selecionados procedimentos de triagem, prevenção, diagnóstico/avaliação, terapia individual, terapia em grupo;

– Contexto Institucional: foram selecionados clínica, escola, centro de reabilitação. O contexto institucional refere-se ao contexto que está sendo abordado e não ao local de coleta de dados. Essa classificação permite respostas múltiplas.

Quadro clínico apresentado pelos sujeitos pesquisados: sujeitos portadores de paralisia cerebral e sujeitos com problemas neurológicos não definidos.

Autoria: foram considerados o número de autores, a formação dos mesmos, a sua vinculação com Instituição de Ensino Superior (IES), bem como a localização geográfica das mesmas.

Ressalta-se ainda que todos os artigos foram lidos em sua totalidade e que a partir dessa leitura foi realizada uma apresentação dos mesmos contendo: título, nome dos autores, objetivo, resultado e conclusão.

REVISÃO DA LITERATURA

Nas Tabelas 1 e 2 e na Figura 1 apresenta-se um panorama do número de fascículos de periódicos de Fonoaudiologia e artigos publicados no período de 1997 a 2005.


Considerando os percentuais relativos ao total de fascículos publicados no período de 1997 até 2005 demonstrados na Figura 1, a revista Pró-Fono obteve o percentual de 299 (25%) das publicações, seguida da revista do CEFAC, com 264 (22%) de publicações. A revista Fono Atual correspondeu a 237 (19%) do total e, por último, a revista da SBFa com 207 (16,98%) e a DIC com 212 (17,39%). A Figura 2 aponta a distribuição da produção do conhecimento em CSA em relação à distribuição ao tipo de produção.


Ressalta-se o fato de que os 11 artigos abordam a subárea linguagem oral e que um dos artigos de revisão de literatura trata também de linguagem escrita.

A Figura 3 mostra a faixa etária dos sujeitos pesquisados. Observa-se que, nas Figuras 3, 4 e 5 os artigos sem identificação correspondem aqueles que não envolvem pesquisa de campo com seres humanos.




A Figura 4 ilustra a distribuição dos tipos de intervenções abordados nos artigos.

A Figura 5 explicita a distribuição dos artigos quanto aos contextos institucionais abordados.

Dos 11 artigos analisados, 2 artigos não explicitaram o contexto institucional, por serem revisões de literatura, discutindo características do recurso. Além disso, 3 artigos foram desenvolvidos em centros de reabilitação, mais especificamente na APAE, e 6 artigos em clínicas.

A Figura 6 apresenta a distribuição dos sujeitos pesquisados segundo a etiologia.


Na Tabela 3 verifica-se a distribuição dos artigos pesquisados, quanto a formação dos autores, vínculos com IES e procedência geográfica das mesmas.

Os dados apresentados na Tabela 3 referem-se à vinculação dos autores a Instituições de Ensino Superior (IES), tanto na categoria docente quanto discente. Dos dados levantados quanto à procedência geográfica das instituições às quais os autores estão vinculados, verifica-se que o Estado de São Paulo apresenta porcentagem de cerca de 11 (61,1%) da produção total. As demais regiões correspondem ao Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Canadá.

Quanto à formação dos autores dos artigos levantados, a grande maioria dos autores é composta de fonoaudiólogos 11 (61,1%), por se tratar de uma análise da produção do conhecimento em CSA em periódicos de Fonoaudiologia. Em seguida, foram verificados 5 (27,7%) psicólogos, 1 (5,5%) analista de sistemas e um (5,5%) sem identificação de sua formação acadêmica.

Quanto à prevalência de vínculos dos autores com Instituições de Ensino Superior, a maioria dos autores está vinculada a IES localizadas nas regiões sudeste e sul do Brasil.

A seguir, está apresentada a síntese de cada um dos 11 artigos contendo: título, autores, objetivo, resultado e conclusão.

Apesar do uso da CSA estar paulatinamente se expandindo em nosso país, tal recurso não se configura como um objeto de estudo priorizado pelos profissionais da área fonoaudiológica 8.

Se, conforme resultados apresentados nas Tabelas 1 e 2 e Figura 1, verifica-se um avanço significativo da quantidade de produção geral no período estudado, tal aumento não ocorreu em se tratando da distribuição anual da produção em CSA. Além dos dados evidenciarem que não houve uma tendência de crescimento em relação a essa produção, a existência de apenas 11 artigos publicados sobre a referida temática permite afirmar que a quantidade da produção é absolutamente restrita, uma vez que representa menos de 1% do total da produção fonoaudiológica publicada nos referidos periódicos e período delimitados.

Quanto ao tipo de produção, constatou-se que dos 11 artigos levantados, 9 (81,8%) referem-se a relatos de caso, configurando-se como o tipo de produção mais utilizado. Ressalta-se que esse tipo de produção versa sobre a intervenção clínica e, no caso específico, enfocou a utilização da CSA como recurso terapêutico. Os artigos de revisão de literatura, focados em aspectos teórico-metodológicos utilizados na CSA, também priorizam a inserção de tal recurso no atendimento de pacientes portadores de paralisia cerebral e afásicos, ou seja, como recurso terapêutico. A prevalência de artigos que abordam a clínica e, mais especificamente, o processo terapêutico individual pode ser constatada, também, na Figura 4 e nas sínteses dos artigos.

A exclusividade de análises da CSA como recurso terapêutico, permite compreender a ênfase de sua inserção no contexto clínico e nos centros de reabilitação, em contra partida à inexistência de estudos que a abordem no contexto familiar e/ ou educacional (Figura 5). Ressalta-se o fato de que a ausência de conhecimento produzido pela área que problematizem, dentre outros aspectos, a aceitação, os tipos de tecnologias, bem como, os modos, as frequências e finalidades de utilização nos contextos familiares e educacionais, apontam para a falta de elementos teórico-práticos para lidar com a complexidade de tal recurso. Razão pela qual, atualmente, a área encontra-se desprovida de conhecimentos próprios que permita compreender aspectos fundamentais que interferem no uso efetivo da CSA 23. Em relação ao perfil da população estudada, pode-se verificar a ênfase de sujeitos na faixa etária de 3-10 anos (Figura 3) e com ence falopatia crônica infantil não-progressiva (paralisia cerebral) (Figura 6). Tais dados apontam para o predomínio de pesquisas envolvendo crianças, com quadro clínico específico.

Quanto à autoria dos artigos em CSA (Tabela 3), praticamente apenas os docentes realizaram pesquisas envolvendo essa temática. Tal fato, ao evidenciar uma ausência de participação de discentes, tanto de pós-graduação quanto de graduação, no desenvolvimento de estudos acerca de tal temática, nos leva a formular a hipótese de que tal recurso não vem sendo priorizado nos diferentes níveis de formação do fonoaudiólogo. Ainda quanto à autoria dos artigos, chama atenção a participação de 5 psicólogos nessa produção, sinalizando para a possibilidade de outras áreas terem maior tradição na produção de conhecimento em torno dessa temática. Com isso, sugere-se que a Fonoaudiologia poder dispor de conhecimentos teórico-práticos já sistematizados e a partir daí avançar na sua produção específica.

CONCLUSÃO

Embora a pesquisa evidencie pouca produção de conhecimento em CSA na Fonoaudiologia é importante ressaltar que esse recurso também é utilizado e objeto de estudo de áreas afins, razão pela qual os dados aqui apresentados não permitem concluir a baixa produção científica sobre CSA em nosso país. Para o delineamento de um panorama completo cerca da produção científica em CSA, faz-se necessário realizar estudos dessa natureza envolvendo outras áreas como, por exemplo, a Psicologia, a Terapia Ocupacional, Fisioterapia e a Educação Especial.

Se, diversas áreas têm papel importante no implemento de estudos em torno da CSA, ressalta-se a importância de tal implemento no campo da Fonoaudiologia. Enfim, por ter como objeto de estudo e intervenção a linguagem, cabe a grupos de fonoaudiólogos assumirem o compromisso de elaborar procedimentos teórico-metodológicos que permitam aos sujeitos com severas limitações no desenvolvimento e uso da oralidade, constituírem-se como interlocutores a partir de outras modalidades e formas de manifestação da linguagem.

Recebido em: 02/07/2008

Aceito em: 26/05/2009

Conflito de interesse: inexistente

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  • Endereço para correspondência:

    Simone Krüger
    Rua Professor Sydney Antonio Rangel Santos, 238
    Curitiba – PR - CEP: 80710-250
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      2009

    Histórico

    • Aceito
      26 Maio 2009
    • Recebido
      02 Jul 2008
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