SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Editorial II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846

Rev. CEFAC vol.11 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000800001 

EDITORIAL I

 

 

Mais um ano chega ao final com vários objetivos cumpridos e outros tantos desafios a serem conquistados.

Durante todo esse ano, buscamos trazer inovações à Revista CEFAC. Modificamos o visual da Revista, tornando-o mais atual e agora organizado por tipos de artigos; reorganizamos nosso Corpo Editorial, com profissionais de ponta, cientificamente respeitados e interessados em ajudar a construir uma boa Revista; aumentamos o número de trabalhos publicados em cada fascículo, graças ao número crescente de artigos submetidos e ao processo de análise mais eficiente; continuamos a utilizar a revisão por pares duplo-cega; buscamos respeitar e incentivar nossos pareceristas a enviarem suas críticas construtivas; conseguimos publicar três fascículos temáticos; continuamos na luta por novas indexações, visando colocar a Revista em maior número possível de banco de dados trazendo maior visibilidade à produção dos pesquisadores; mantivemos um segundo Editorial temático em todos os fascículos da Revista e nos suplementos; recebemos artigos internacionais para publicação e temos um número cada vez maior de consultas à Revista com a facilidade do acesso aberto.

Continuamos a buscar propostas e atualizações importantes para a Revista por meio de participação em Encontro de Editores e em consultorias específicas. Em novembro, participamos do XII ENCONTRO NACIONAL DE EDITORES CIENTÍFICOS - ENEC, em Águas de Lindóia-SP cujo tema central foi: "Periodismo científico no mundo contemporâneo: como podem avançar as publicações brasileiras?".

Esse encontro, assim como os anteriores, mostram mais uma vez, a importância de continuarmos lutando e conquistando melhorias para a Revista, tais como: conhecer melhor os critérios da CAPES - Qualis para avaliação dos periódicos; conseguir maior velocidade no processo de análise, reduzindo o tempo entre submissão e resposta aos autores; dar maior visibilidade à Revista; e conquistar fator de impacto.

A discussão ocorrida no Encontro de Editores nos possibilita ajustar e reforçar todos os objetivos da Revista CEFAC, e para isso, contamos sempre com o apoio dos pesquisadores que encaminham seus trabalhos para submissão; com os Editores de área e Editores associados; com o Corpo Editorial sempre disponível e àgil; com nossas revisoras e com a equipe diretamente ligada ao Departamento Executivo da Revista, como tradutores, equipe de produção e impressão, e todos aqueles que direta ou indiretamente participam desse amplo processo.

Nesse fascículo contamos ainda com o apoio da Dra. Ana Luiza Gomes Pinto Navas e da Dra. Monica Cristina Andrade Weinstein, que prontamente aceitaram nosso convite para redigir o Editorial II com o tema: "Distúrbio específico de leitura (dislexia): debates necessários". Trata-se de um assunto de grande importância e interesse de nossa área.

Aproveitem a Revista CEFAC e esperamos que 2010 seja um ano de muita produção científica com muitos ganhos de conhecimento para todos.

Boa leitura!

 

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License