Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho psicolinguístico e escolar de irmãos com mielomeningocele

Psycholinguistic and school performance of brothers with myelomeningocele

Resumos

TEMA: mielomeningocele e consequências para o desenvolvimento de habilidades psicolinguísticas e escolares. PROCEDIMENTOS: o objetivo deste estudo foi descrever e refletir sobre o desempenho psicolinguístico e escolar de irmãos com mielomeningocele lombar baixa. Participaram do estudo um menino de 14 anos e 5 meses (P1) e sua irmã de 6 anos e 6 meses (P2). Os procedimentos constaram de entrevista com familiares, Observação do Comportamento Comunicativo (OCC), Teste de Vocabulário por Imagens Peabody - TVIP, Teste Illinóis de Habilidades Psicolinguísticas (ITPA), Perfil de Habilidades Fonológicas (PHF), Teste de Desempenho Escolar (TDE), e Reconhecimento de letras e números (RLN). A análise dos resultados foi descritiva respeitando os manuais dos instrumentos. RESULTADOS: a linguagem oral encontra-se sem alteração evidente. No ITPA e PHF, verificou-se que P1 e P2 apresentaram dificuldade nas habilidades de memória, closura auditiva, expressão verbal, combinação de sons e consciência fonológica. P1 ainda apresentou dificuldade na habilidade de recepção visual e P2 nas habilidades de associação auditiva e closura gramatical. Ambas as crianças apresentaram alteração nas atividades de aprendizagem. CONCLUSÃO: os participantes do estudo apresentaram comportamento comunicativo, habilidades de linguagem oral e vocabulário receptivo sem alterações evidentes. P1 e P2 apresentaram alterações nas habilidades psicolinguísticas bem como no desempenho de atividades envolvendo leitura, escrita e aritmética. As dificuldades apresentadas causam impacto importante nas atividades acadêmicas, demonstrando vulnerabilidade cerebral no sistema de suporte para atividade de aprendizagem.

Meningomielocele; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento da Linguagem; Aprendizagem


BACKGROUND: meningomyelocele and consequences on the development of psycholinguistic and school abilities. PROCEDURES: the purpose of this study was to describe and reflect on the psycholinguistic and school performance of siblings with low lumbar myelomeningocele. The study included a boy, 14 years and 5 months (P1) and his sister, 6 years and 6 months (P2). The procedures consisted of an interview, Communicative Behavior Observation (CBO), Vocabulary Test Peabody Picture - PPVT, Illinois Test of Psycholinguistic Abilities (ITPA), Phonological Abilities Profile (PAP), School Performance Test (SPT), and recognition of letters and numbers (RLN). The analysis was descriptive and respecting the manuals of the instruments. RESULTS: the oral language has no obvious change. In ITPA and PAP, we found that P1 and P2 had difficulty in memory skills, closure listening, verbal, combination of sounds and phonological awareness. P1 still had difficulty in the ability of visual reception and P2 in the abilities of auditory association and closure grammar. Both children showed difficulties in the learning activities. CONCLUSION: the study subjects performed quite well in communicative skills, oral language and receptive vocabulary without obvious changes. P1 and P2 had changes in psycholinguistic skills and performance of activities involving reading, writing and arithmetic. Difficulties cause major impact on academic activities, demonstrating the vulnerability of the brain in the system supporting learning activity.

Meningomyelocele; Employee Performance Appraisal; Language Development; Learning


  • 1
    Barf HA, Verhoef M, Jennekens-Schinkela. G, Gooskens RHJM, Prevo AJH. Cognitive status of young adult with spina bifida.  Dev Med Child Neurol. 2003; 45:813-20.
  • 2
    Lindquist B, Uvebrant P, Rehn E, Carlsson G. Cognitive function in children with myelomeningocele without hydrocephalus. Childs Nerv Syst. August 2009; 25(8), online.
  • 3
    Iglesias J, Ingilde M, Naddeo S, Sánchez M, Spinelli S, Van der Velde J, Yánez A.  Deteccion e tratamiento del mielomeningocele por um equipo interdisciplinario.  Rev Hosp Mat Inf Ramón Sarda. 2000; 19:11-7.
  • 4
    Fernandes AC. Malformações do tubo neural. In: Hebert S, Xavier R, Pardini Jr AG, Barros Filho TEP. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed; 2003. p. 839-57.
  • 5
    Fletcher JM, Barners M, Dennis M. Language Development in Children With Spina Bifida. Seminars in Pediatric Neurology. 2002; 9(3):201-8.
  • 6
    Russell C. Understanding Nonverbal Learning Disorders in Children With Spina Bifida. Teaching Exceptional Children. 2004; 36(4):8-13.
  • 7
    Vachha, B; Adams, R. C. Memory and selective learning in children with spina bifida – mielomeningocele and shunted hydrocephalus: A preliminary study. http.//creativecommons.org/licence/by/2.0 November, 2005
  • 8
    Barnes MA, Dennis M, Hetherington R. Reading and writing skills in young adults with spina bifida and hydrocephalus. J Int Neuropysychol Soc. 2004; 10:655-63.
  • 9
    Lomax-Bream LE, Barnes M, Copeland K, Taylor HB, Landry SH. The impact of spina bifida on development across the first 3 years. Develop Neuropsychol, 2007; 31(1):1-20.
  • 10
    Ris MD, Ammerman RT, Waller N, Walz N, Openheimer S, Brown TM, Enrile BG, Yates KO. Toxanocity of nonverbal learning disabilities in spina bifida. J Int Neuropsychol Soc. 2007; 13:50-8.
  • 11
    Swartwout MD, Cirino PT, Hampson AW, Fletcher JM, Brandt ME, Dennis M. Sustained attention in children with two etiologies of early hydrocephalus. Neuropsychol, 2008; 22(6):765-75.
  • 12
    Lindquist B, Persson EK, Uverant P, Carlsson G. Learning memory and executive functions in children with hydrocephalus. Acta Paediatric, 2008; 97(5):591-601.
  • 13
    Lindquist B, Carlsson G, Persson EK, Uverant P. Learning disabilities in a population-based group children with hydrocephalus. Acta Paedriatric. 2005; 94(7): 877-83.
  • 14
    Vachha B, Adams R. Implications of family environment and language development: comparing typically developing children to those with spina bífida. Child: care, health and develop. 2009; 35(5):709-16.
  • 15
    Barnes MA, Wilkinson M, Khemani E, Boudesquie A, Dennis M, Fletcher JM. Arithmetic Processing in Children with Spina Bifida: calculation accuracy, strategy use, and fact retrieval fluency. J Learn Dis. 2006; 39(2):174-87.
  • 16
    English LH, Barnes MA, Taylor HB, Landry SH. Mathematical Development in Spina Bifida. Develop Dis Res Rev. 2009; 15:28-34.
  • 17
    Dennis M, Jewell D, Hetherington R, Burton C, Brandt ME, Blaser SE, Fletcher JM. Verb generation in children with spina bifida. J Int Neuropsychol Soc. 2008; 14:181-91.
  • 18
    Sawin KJ, Joy P, Bakker K, Shores EA, West C. Object-based visual processing in children with spina bifida and hydrocephalus: a cognitive neuropsychological analysis. J Neuropsychol. 2009; 3:229-44.
  • 19
    Dunn LM, Padilla ER, Lugo DE, Dunn LM. Teste de Vocabulário em Imagens Peabody (Peabody Picture Vocabulary Test), adaptação Hispano-americana. Espanha: Circle Pines: American Guidance Service, 1986.
  • 20
    Bogossian MADS. Teste de Illinois de habilidades psicolinguística: crítica do modelo mediacional e de diversos aspectos da validade do instrumento. Rio de Janeiro; 1984. [Tese de Doutorado, Fundação Getúlio Vargas].
  • 21
    Alvarez AMMA, Carvalho IAM, Caetano AL. Perfil de Habilidades Fonológicas: manual. São Paulo: Via Lettera Editora e Livraria Ltda. 2ª edição, 2004.
  • 22
    Stein LM. TDE: teste de desempenho escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
  • 23
    Boyer KM, Yates KO, Enrile BG. Working memory and information processing speed in children with mielomeningocele and shunted hydrocephalus: Analysis of the Children’s paced auditory serial addition test. J Int Neuropsychol Society. 2006; 12;305-13.
  • 24
    Dennis M, Landry SH, Barnes M, Fletcher JM. A modelo f neurocognitive function in spina bífida over the life span. J Int Neuropsychol Soc. 2006; 12:825-96.
  • 25
    Guimarães SRK. O aperfeiçoamento da concepção alfabética de escrita: relação entre consciência fonológica e representações ortográficas. In: Maluf MR. Metalinguagem e aquisição da escrita. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003. p. 149-84.
  • 26
    Dias RS, Ávila CRB. Uso e conhecimento ortográfico no transtorno específico da leitura. Rev Soc Brás Fonoaudiol. 2008; 13(4):381-90.
  • 27
    Capellini AS, Conrado TLBC. Desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem de ensino particular em habilidade fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita. Rev CEFAC. 2009; 11(2):183-93.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Ago 2012

Histórico

  • Aceito
    20 Jul 2010
  • Recebido
    23 Mar 2010
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br