SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5É crescimento científico em época de mudanças II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Rev. CEFAC vol.14 no.5 São Paulo Sept./Oct. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012000500001 

EDITORIAL

 

 

É com muito prazer que a Revista CEFAC – Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal oferece aos leitores, nesse fascículo, um número maior de artigos. Passamos para 25 artigos englobando artigos originais, de revisão e relatos de casos. Mais uma vez, trata-se de material de inequívoca consistência científica e fundamental para mostrar a grande produção dos autores de todo o país e das mais diferentes instituições. É mais uma manifestação de como se transforma, de maneira eficiente, experiência e conhecimentos científicos em produção científica. Nesse contexto, nossa missão é divulgar essa produção disponibilizando o material na íntegra aos leitores, com fácil acesso.
Nos últimos anos a submissão de artigos científicos cresceu muito, mostrando o empenho dos profissionais e cientistas em mostrar os processos pelos quais se trilha o caminho da pesquisa. A cada dia e a cada artigo submetido buscamos verificar inicialmente os critérios adotados pelos autores para uma boa escolha científica. Nossa preocupação volta-se inicialmente para a identificação do problema de pesquisa e o desenvolvimento do método para absorver tal problemática. Lembramos que o caminho nunca deve ser o contrário: "como tem um bom instrumento de pesquisa, procure um problema..." .
Desenvolver um projeto de pesquisa, revisar a literatura a respeito, refinar seus métodos, aprimorar as estratégias, coletar e interpretar os resultados, discutir os achados e finalmente chegar a uma conclusão são etapas desafiadoras mesmo para pesquisadores experientes, porém trata-se de enorme desafio para os iniciantes. Nesse sentido parabenizamos os autores que diariamente submetem seus estudos para publicação na Revista CEFAC. Sabemos que o processo é demorado e custoso, uma vez que a indicação de sugestões e solicitações apontadas pelas avaliações de nossos pareceristas leva a um novo processo de revisão das pesquisas já concluídas. Essas indicações, propiciadas por uma releitura feita por alguém distante do processo, e as consequentes revisões, sem dúvida, resultam em aprimoramento do trabalho.
A ciência muda rapidamente. Os pesquisadores/cientistas, assim como os membros do Corpo Editorial de uma revista, devem estar atentos, ser suficientemente rápidos e disponíveis para seguir as novas tendências e mudanças. Para manter a ciência saudável devemos trabalhar para estimular a inovação.
Novas propostas, novas buscas e muita disposição são itens fundamentais no corpo editorial de uma
revista científica.
No início de 2009, recebi a enorme incumbência de assumir o cargo de Editora Científica da Revista CEFAC. Foi sem dúvida uma grande honra, pois havia tido a oportunidade de acompanhar a Revista desde sua criação. Foram três anos que passaram rapidamente, nos quais pude ver o enorme crescimento da produção científica encaminhada à Revista CEFAC. Encontramo-nos numa época de grandes mudanças, na qual muito ainda tem que ser buscado. Nesse sentido, chega a hora de nova transição do corpo editorial. É com muito prazer que informo que a partir de janeiro de 2013, teremos a Dra. Simone Aparecida Capellini à frente da Revista CEFAC como Editora Científica, trazendo muitas propostas enriquecedoras para que a Revista CEFAC possa atingir patamares mais altos no meio científico.
Não deixem de ler o Editorial II, redigido pela Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini, especialmente
para esse momento de transição em que nos encontramos. Bem vinda ao grupo.
Boa leitura a todos.

 

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini
Editora Científica Revista CEFAC

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License