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EDITORIAL

EDITORIAL

Inicio este editorial destacando o esforço dos fonoaudiólogos, docentes e pesquisadores para tornar a Revista CEFAC em mais uma referência brasileira para a divulgação científica das pesquisas realizadas em âmbito das Instituições de Ensino Superior de nosso país. Nesta direção, a publicação bilíngüe passará a ser uma realidade em 2013, o que oferecerá a nossa Revista maior projeção e repercussão internacional dos artigos publicados.

Para tanto, esperamos poder contar com a participação de docentes, pesquisadores e jovens pesquisadores das faculdades e das universidades no envio de trabalhos científicos baseados em evidência para a apreciação de nosso dedicado corpo editorial, para juntos podermos cumprir a missão de realizarmos uma divulgação científica de qualidade na área da fonoaudiologia.

Neste número da Revista CEFAC temos a publicação de dezoito artigos originais de pesquisa nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial e voz. Destro e Souza apresentam a pesquisa intitulada Linguagem oral e escrita em adolescentes infratores institucionalizados. Oliveira, Souza, Santos e Cunha relatam dados da pesquisa Análise dos fatores de risco para gagueira em crianças disfluentes sem recorrência familial.

O estudo intitulado A linguagem escrita na perspectiva de educadores: subsídios para propostas de assessoria fonoaudiológica escolar é apresentado por Oliveira e Natal. Fukuda e Zuanetti apresentam a pesquisa intitulada Aspectos perinatais, cognitivos e sociais e suas relações com as dificuldades de aprendizagem. Ferrari, Bernardez-Braga e Campos relatam a pesquisa Verificação da prótese auditiva realizada face a face e via teleconsulta: medidas repetidas. Figueiredo e Novaes apresentam Rumo às primeiras palavras: o enquadre na terapia fonoaudiológica do bebê com deficiência auditiva. O estudo intitulado Ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares é apresentado por Farias, Camboim, Azevedo e Marques.

A pesquisa intitulada Achados na triagem imitanciométrica e de processamento auditiva em escolares é apresentada por Etges, Reis, Menegotto, Sleifer e Soldera. Arakawa, Lopes-Herrera, Caldana e Tomila relatam a pesquisa intitulada Percepção dos usuários do SUS: expectativa e satisfação do atendimento na estratégia de saúde da família. Daldato, Nielsen, Oliveira e Taborda apresentam o Levantamento da prevalência de distúrbios da comunicação em escolares do ensino público fundamental da cidade de Vila Velha/ES. A formação acdêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos do Estado da Bahia é o tema da pesquisa descrita por Nardi e Araújo.

O tema Escolaridade materna e desenvolvimento da linguagem em crianças de 2 meses à 2 anos é apresentado por Escarce, Camargos, Souza, Mourão e Lemos. Gonzalez, Silva, Costa, Gomes, El Hage, Amaral, Politti e Gonzalez relatam a pesquisa intitulada Análise comparativa entre dois ângulos cervicais com a oclusão em crianças com e sem DTM. A pesquisa relatada por Marson, Tessitore, Sakano e Nemr é intitulada de Efetividade da fonoterapia e proposta de intervenção breve em respiradores orais. Modificações faciais em clientes submetidos a tratamento estético fonoaudiológico da face em clínica-escola de fonoaudiologia é o tema de pesquisa apresentado por Arizola, Brescovici, Delgado e Ruschel. Ferreira, Oliveira, Veiga, Santana, Brabosa e Guedes apresentam a pesquisa Interferência da disfagia orofaríngea no consumo alimentar calórico nos indivíduos com Mucopolissacaridose II. Zucato e Behlau apresentam o tema Índices de sintomas do refluxo faringo-laríngeo: relação com os principais sintomas de refluxo gastresofágico, nível de uso da voz e triagem vocal. Mendonça, Sampaio e Provenzano discorrem sobre o tema Medida do tempo máximo de fonação de professoras do município de Niterói/RJ.

Os dois artigos publicados como texto de opinião envolvem as áreas da linguagem e da audiologia. Azevedo, Pinto e Guerra discorrem sobre como O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com Síndrome de Down pode facilitar a alfabetização e contribuir para a inclusão no ensino regular. Almeida e Lewis reportam sobre a Maturação auditiva central e desenvolvimento do balbucio em crianças usuárias de implante coclear.

Os artigos de revisão de literatura deste número da Revista CEFAC são das áreas da linguagem e da motricidade orofacial. Oliveira e Costa apresentam o tema Discriminação fonêmica e sua relação com o transtorno fonológico. Métodos quantitativos para a avaliação da força da língua é a revisão apresentada por Furlan, Valentim, Motta, Barroso, Costa e Las Casas.

As relatos de casos clínicos são três, sendo dois da área da linguagem e um da área da voz. Lamônica, Silva, Furlan, Abramides, Vieira, Moretti-Ferreira e Giacheti apresentam as Características clínicas, comportamentais, cognitivas e comunicativa na Síndrome Smith-Manegis. Cielo, Augustini e Finger relatam as Características vocais de gêmeos monozigóticos. A consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico é o tema do caso apresentado por Dias, Quintas, Melo, Mota e Mezzomo.

Ao finalizar este editorial, espero e desejo que o leitor deste número tenha a mesma sensação prazerosa ao verificar o quanto a Ciência Fonoaudiologia vem crescendo e se empenhando para se consolidar no cenário nacional e internacional. Espero no próximo ano continuar contando com o empenho científico dos colegas para fortalecemos ainda mais a nossa Revista neste cenário.

Que o ano de 2013 venha repleto de conquistas profissionais e científicas para o nosso corpo editorial, autores e pesquisadores que tanto contribuem para o crescimento da Revista CEFAC!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
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