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Editorial

EDITORIAL

Com satisfação iniciamos o ano de 2013 entregando o primeiro volume da Revista CEFAC com 25 contribuições científicas, sendo 18 artigos originais, 1 texto de opinião, 3 relatos de casos e 3 artigos de revisão nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial e voz.

Quanto aos artigos originais, o primeiro estudo é de Carlino, Del Prette e Abramides, sobre a Avaliação do grau de inteligibilidade de fala de crianças com desvio fonológico: implicações nas habilidades sociais. O segundo estudo é de Mezzomo, Giacchini, Dias, Luiz e Lopes, sobre a Aquisição da coda simples e complexa com /S/ em crianças com desvio fonológico. Netto, apresenta o terceiro estudo sobre as Contribuições da Fonoaudiologia no âmbito educacional: um novo olhar sobre a comunicação e a expressividade do professor/orador em IES. Cunha, Silva, Lourenceti, Padula e Capellini apresentam o quarto estudo referente ao Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguísticas e de leitura. O quinto estudo é de Befi-lopes, Nuñes e Cáceres, sobre a Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. Marangoni, Santos, Suriano, Ortiz e Gil apresentam o sexto estudo sobre Avaliação eletrofisiológica da audição após traumatismo cranioencefálico. A Aplicação do teste SSW em indivíduos com perda auditiva neurossensorial usuários e não usuários de aparelho de amplificação sonora individual é a sétima contribuição de Freitas, Naves, Frizzo e Gonçalves.

O oitavo estudo é sobre o Teste GIN: destecção de gap em crianças com desvio fonológico de autoria de Assis, Parreira e Lodi. Oliveira, Amantini, Dora e Yachioka apresentam o nono estudo referente a Apresentação do processo de confecção do aparelho de amplificação sonora individual ultra-aural por meio de digitalização. O décimo estudo é apresentado por Nogueira, Carvalho, Melo, Morais, Chiari e Gonçalves sobre o Perfil de pacientes em uso de via alternativa de alimentação internados em um hospital geral. O décimo primeiro estudo é de Nagae, Alves, Kinoshita, Bittencourt e Gagliardo sobre a Qualidade de vida em sujeitos respiradores orais e mistos. A décima segunda contribuição de Genaro, Passos, Berretin-Félix e Júnior discorrem sobre a Atividade muscular da mastigação na anquilose temporomandibular.

A análise das medidas aerodinâmicas no português brasileiro por meio de método multiparamétrico de avaliação vocal objetiva assistida (EVA) é o décimo terceiro estudo de autoria de Oliveira, Faria, Silva, Reis, Ghio e Gama. O décimo quarto estudo é de Ribeiro, Santos, Prestes, Bonki, Carnevale e Leite sobre a Auto-avaliação vocal e qualidade de vida em voz de indivíduos hipertensos. Queiroz, Teixeira, Braga, Almeida, Pessoa, Almeida, Mesquita e Muniz apresentam o décimo quinto estudo sobre o Estágio curricular supervisionado: percepções do aluno-terapêuta em fonoaudiologia no âmbito hospitalar.

A décima sexta contribuição de Caldeira, Antunes, Rossi-Brabosa, Freitas, Barbosa e Caldeiraé sobre a Prevalência do transtorno fonológico em crianças de escolas públicas. O estudo intitulado Análise das atribuições dos fonoaudiólogos do NASF nos municípios da região metropolitana de Recife é a décima sétima contribuição e é de autoria de Fernandes, Nascimento e Sousa. Silva e Guedes apresentam o décimo oitavo estudo intitulado Tempo de aleitamento materno exclusivo em recém-nascidos prematuros.

Os autores Dias e Pedrosa apresentam o décimo nono estudo sobre King Archie, Who was quite grouchy – a vocal dysphonia health education. O vigésimo estudo sobre Ambientes lingüísticos para a produção das fricativas /Z/, /∫/ e /ʒ/: variabilidades na aquisição fonológica de seis sujeitos é de autoria de Wiethan e Mota. A vigésima primeira contribuição é de Zambotti e Souza referente ao Trabalho fonoaudiológico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi. A vigésima segunda contribuição é sobre a descrição de um Estudo de caso discutido à luz das diferentes abordagens para a terapia da gagueira de autoria de Silva e Ferreira. O estudo intitulado Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem oral é o vigésimo terceiro estudo apresentado por Oliveira, Bonki, Braga e Schier.

O vigésimo quarto estudo discorre sobre a Produção científica em saúde auditiva no Brasil: análise do período de 2000 a 2010 de autoria de Silva, Ferreira, Guia, Neto e Lemos. O estudo intitulado Distúrbio específico de linguagem: a relevância do diagnóstico inicial de autoria de Crestani, Oliveira, Vendruscolo e Ramos-Souza é o vigésimo quinto e última contribuição científica deste volume.

Finalizo este editorial chamando a atenção do leitor para o fato de que este volume é parcialmente bilíngue e que a partir dos próximos volumes, os mesmo serão publicados nas duas Línguas, Portuguesa e Inglesa obrigatoriamente. Assim, mais uma vez chamo a atenção da comunidade científica fonoaudiológica para se atualizarem quanto às normas desta Revista, pois a mesma está se reformulando e se adequando para que os artigos possam ter maior visibilidade junto à comunidade científica nacional e internacional.

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Fev 2013
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