Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

EDITORIAL

Com satisfação entrego o segundo volume da Revista CEFAC com 25 contribuições científicas nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial, voz e disfagia na versão bilíngüe, nas Línguas Portuguesa e Inglesa obrigatoriamente, sendo 20 artigos originais, 2 artigos de revisão e 3 relatos de casos.

Quanto aos artigos originais, o primeiro estudo é de Torres, Lessa, Aurélio, Santos e Costa, sobre o Reconhecimento de sentenças no silencio e no ruído versus benefício de crianças e adolescentes usuários de próteses auditivas. O segundo estudo é de Terto e Lemos sobre Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental. Rocha, Santos e Frota apresentam o terceiro estudo sobre Perfil audiométrico e de emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em gestores de trânsito, expostos a monóxido de carbono e ruído. Hoshino, Cruz, Goffi-Gomez, Befi-Lopes, Matas, Tavares e Tsuji apresentam o quarto estudo sobre Evolução Audiométrica em usuários de implante coclear multicanal. O quinto estudo é de autoria de Araújo, Lima e Alvarenga sobre o Monitoramento de crianças com indicadores de risco para a deficiência auditiva. Ceron e Keske-Soares apresentam o sexto estudo Mudanças fonológicas obtidas no tratamento pelo modelo de oposições múltiplas. Ambientes favoráveis para a produção de /z/, // e /3/: análise e comparação das mudanças ocorridas no sistema fonológico é a sétima contribuição de Wiethan e Mota.

O oitavo estudo é sobre A disciplina de Libras no contexto de formação acadêmica em fonoaudiologia de autoria de Guarinello, Berberian, Eyng, Festa, Marques e Bortolozzi. Carlino, Costa e Abramides apresentam o nono estudo intitulado Avaliação das habilidades pragmáticas e sociais em crianças com distúrbio específico de linguagem. O décimo estudo é apresentado por Flores, Souza, Moraes e Beltrami sobre Associação entre indicadores de risco ao desenvolvimento infantil e estado emocional materno. O décimo primeiro estudo é de Martins, Fecuri, Arroyo e Parisi sobre a Avaliação das habilidades funcionais e de auto cuidado de indivíduos Down pertencentes a uma oficina terapêutica.

A décima segunda contribuição é de Gomes, Santos, Souza e Souza sobre Estudo de caso dos mineiros assistidos por fonoaudiólogos em 2009 segundo a pesquisa por amostra de domicílios de Minas Gerais. Avaliação de um programa de acompanhamento de lactentes sob a ótica da família é o décimo terceiro estudo de autoria de Botasso, Cavalheiro e Lima. O décimo quarto estudo é de Picolini, Blasca, Richieri-Costa e Maximino sobre a Elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem em síndromes genéticas. Pinto, Guimarães, Coelho e Marangoni apresentam o décimo quinto estudo sobre o Perfil das crianças atendidas no setor fonoaudiológico do ambulatório de crianças de alto risco da prefeitura municipal de Franca/SP.

A décima sexta contribuição é de Mory, Tessitore, Pfeilsticker, Couto Junior e Paschoal Jr. sobre Mastigação, deglutição e suas adaptações na paralisia facial periférica. O estudo intitulado Medidas orofaciais em nipobrasileiros após crescimentos puberal é a décima sétima contribuição de autoria de, Cattoni e Nemr. Neu, Silva, Mezzomo, Busanella-Stella e Moraes apresentam o décimo oitavo estudo intitulado A Relação entre o tempo e o tipo de amamentação e as funções do sistema estomatognático. Os autores Lopes, Graças, Bassi, Neto, Oliveira, Cardoso e Gama apresentam o décimo nono estudo sobre a Qualidade de vida em voz: estudo na doença de Parkinson idiopática e na disfonia espasmódica adutora. O vigésimo estudo sobre os Coralistas amadores: auto-imagem, dificuldades e sintomas na voz cantada é apresentado por Coelho, Daroz, Silvério e Brasoloto.

Quanto aos artigos de revisão, o vigésimo primeiro estudo é de autoria de Pagliarin, Oliveira, Silva, Calvette e Fonseca sobre os Instrumentos para avaliação da linguagem pós-lesão cerebrovascular esquerda. O vigésimo segundo estudo é sobre a Contribuição da ausculta cervical para a avaliação clínica das disfagias orofaríngeas de Bolzan, Christmann, Berwig, Costa e Rocha.

Quanto aos relatos de casos, Marino, Berti e Lima-Gregio apresentam o vigésimo terceiro estudo sobre as Características acústicas da oclusiva glotal associada à Sequência de Pierre Robin. A vigésima quarta contribuição é sobre os Potenciais Evocados Auditivos de Média Latência e Distúrbio de Processamento Auditivo de Romero, Sorci e Frizzo. A vigésima quinta e última contribuição é de autoria de Ribeiro, Leite, Alencar, Bail e Bagarollo sobre a Avaliação vocal de crianças disfônicas pré e pós intervenção fonoaudiológica em grupo.

Finalizo este editorial agradecendo especialmente aos autores que enviaram seus estudos para ser publicado neste volume nas versões em Língua Portuguesa e na Língua Inglesa. A atenção, o empenho e a dedicação de vocês contribuíram para que esta Revista avançasse mais um importante passo na implementação de suas mudanças, que certamente proporcionará, a médio e a longo prazo, a visibilidade científica que a Fonoaudiologia Brasileira merece e pretende conquistar.

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br