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As variáveis intervenientes na produção do onset complexo mediante uma análise silábica

Resumos

OBJETIVO: verificar e comparar as estratégias de reparo e a influência das variáveis linguísticas (silábicas e prosódicas) e extralinguísticas na produção da sílaba com Onset Complexo em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico. MÉTODO: foi analisada a fala de 48 crianças, 24 com desenvolvimento fonológico típico e 24 com desenvolvimento fonológico atípico, equiparados em relação ao sexo, entre 2:6 a 5:5;29 (grupo típico) e 5:0 a 7:11;29 (grupo atípico). As amostras foram coletadas transversalmente, com base no instrumento Avaliação Fonológica da Criança. Foram analisadas palavras que apresentaram como alvo o onset complexo, com um corpus de 278 palavras do desenvolvimento típico e 460 do desenvolvimento atípico. Foram consideradas como variantes da variável dependente a produção correta, apagamento de C², apagamento de C¹, apagamento de sílaba, epêntese, metátese e idiossincrasias. Como variáveis independentes intervenientes consideraram-se os fatores extralinguísticos idade, sexo e tipo de desenvolvimento e as variáveis linguísticas tonicidade, número de sílabas, contexto silábico seguinte e precedente, posição na palavra, complexidade do onset na própria sílaba e pé métrico. Os dados de fala foram analisados estatisticamente por meio do VARBRUL. RESULTADO: o programa estatístico selecionou como significante para a produção correta e para os outros tipos de estratégias de reparo do onset complexo as variáveis sexo, idade, tipo de desenvolvimento, posição na palavra, pé métrico e contexto silábico seguinte. CONCLUSÃO: verificou-se que as variáveis linguísticas e extralinguísticas influenciam significantemente na produção do onset complexo em crianças com ambos os desenvolvimentos. A estratégia de reparo mais utilizada foi apagamento de C².

Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Desenvolvimento da Linguagem; Fonética


PURPOSE: to verify and to compare the repair strategies and the influence of linguistic (syllabic and prosodic) and extralinguistic variables in the production of consonant clusters by children with typical and atypical phonological development. METHOD: it was analyzed the speech of 48 children, 24 with typical phonological development and 24 with atypical phonological development, similar in relation to sex, and age between 2:6 to 5:5;29 (typical group) and 5:0 to 7:11;29 (atypical group). The samples were collected transversely, based on the instrument Avaliação Fonológica da Criança. It was analyzed the words presented as target consonant clusters, with a corpus of 278 words of typical development and 460 of atypical development. The correct production, C² deletion, C¹ deletion, syllable deletion, epenthetic, metathesis and idiosyncrasies were considered as variants of the dependent variable. The extralinguistic factors such as age, sex and development type, and linguistic variables the number of syllables, next precedent syllabic context, the position in the word, the complexity of the onset in the syllable and metrical foot were considered as independent intervening variables. The speech data were statistically analyzed through VARBRUL. RESULTS: the statistical program selected as significant for the correct production and other types of repair strategies in the consonant clusters the variables sex, age, development type, position in the word, metrical foot and precedent syllabic context. CONCLUSION: it was found that the linguistic and extralinguistic variables significantly influence the production of consonant clusters in children with both developments. The most widely used repair strategy was the deletion of C².

Language Development Disorders; Language Development; Phonetics


As variáveis intervenientes na produção do onset complexo mediante uma análise silábica

Carolina Lisbôa MezzomoI; Diéssica Zacarias VargasII; Lilian Kopp CutiIII; Silvana Gonçalves LopesIV

IFonoaudióloga; Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil; Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

IIFonoaudióloga; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

IIIGraduanda do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

IVGraduanda do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Silvana Gonçalves Lopes Rua Justino Couto,260 Ap.216 Santa Maria - RS CEP: 97070-500 E-mail: silvana-fono@hotmail.com

RESUMO

OBJETIVO: verificar e comparar as estratégias de reparo e a influência das variáveis linguísticas (silábicas e prosódicas) e extralinguísticas na produção da sílaba com Onset Complexo em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico.

MÉTODO: foi analisada a fala de 48 crianças, 24 com desenvolvimento fonológico típico e 24 com desenvolvimento fonológico atípico, equiparados em relação ao sexo, entre 2:6 a 5:5;29 (grupo típico) e 5:0 a 7:11;29 (grupo atípico). As amostras foram coletadas transversalmente, com base no instrumento Avaliação Fonológica da Criança. Foram analisadas palavras que apresentaram como alvo o onset complexo, com um corpus de 278 palavras do desenvolvimento típico e 460 do desenvolvimento atípico. Foram consideradas como variantes da variável dependente a produção correta, apagamento de C2, apagamento de C1, apagamento de sílaba, epêntese, metátese e idiossincrasias. Como variáveis independentes intervenientes consideraram-se os fatores extralinguísticos idade, sexo e tipo de desenvolvimento e as variáveis linguísticas tonicidade, número de sílabas, contexto silábico seguinte e precedente, posição na palavra, complexidade do onset na própria sílaba e pé métrico. Os dados de fala foram analisados estatisticamente por meio do VARBRUL.

RESULTADO: o programa estatístico selecionou como significante para a produção correta e para os outros tipos de estratégias de reparo do onset complexo as variáveis sexo, idade, tipo de desenvolvimento, posição na palavra, pé métrico e contexto silábico seguinte.

CONCLUSÃO: verificou-se que as variáveis linguísticas e extralinguísticas influenciam significantemente na produção do onset complexo em crianças com ambos os desenvolvimentos. A estratégia de reparo mais utilizada foi apagamento de C2.

Descritores: Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Desenvolvimento da Linguagem; Fonética

ABSTRACT

PURPOSE: to verify and to compare the repair strategies and the influence of linguistic (syllabic and prosodic) and extralinguistic variables in the production of consonant clusters by children with typical and atypical phonological development.

METHOD: it was analyzed the speech of 48 children, 24 with typical phonological development and 24 with atypical phonological development, similar in relation to sex, and age between 2:6 to 5:5;29 (typical group) and 5:0 to 7:11;29 (atypical group). The samples were collected transversely, based on the instrument Avaliação Fonológica da Criança. It was analyzed the words presented as target consonant clusters, with a corpus of 278 words of typical development and 460 of atypical development. The correct production, C2 deletion, C1 deletion, syllable deletion, epenthetic, metathesis and idiosyncrasies were considered as variants of the dependent variable. The extralinguistic factors such as age, sex and development type, and linguistic variables the number of syllables, next precedent syllabic context, the position in the word, the complexity of the onset in the syllable and metrical foot were considered as independent intervening variables. The speech data were statistically analyzed through VARBRUL.

RESULTS: the statistical program selected as significant for the correct production and other types of repair strategies in the consonant clusters the variables sex, age, development type, position in the word, metrical foot and precedent syllabic context.

CONCLUSION: it was found that the linguistic and extralinguistic variables significantly influence the production of consonant clusters in children with both developments. The most widely used repair strategy was the deletion of C2.

Keywords: Language Development Disorders; Language Development; Phonetics

INTRODUÇÃO

A aquisição fonológica, juntamente com os outros módulos de desenvolvimento da linguagem, acontece ao longo da infância, com a maturação global da criança, abrangendo aquisições e desenvolvimentos simultâneos1,2.

Na maioria das crianças, o domínio do sistema fonológico padrão é atingido espontanea-mente de forma contínua e gradativa entre quatro ou cinco anos de idade. Embora esse domínio aconteça de forma muito semelhante entre as crianças, verifica-se que é uma aquisição não linear e existem variações individuais - como a idade de aquisição e as estratégias de reparo utilizadas2,3.

O domínio do sistema fonológico de uma língua acontece quando a criança consegue estabelecê-lo de forma condizente com o alvo-adulto da comunidade em que está inserida. O amadurecimento do conhecimento fonológico resulta no estabelecimento de um sistema condizente com esse input 3,4.

Quando há dificuldade na elegibilidade do input recebido, ocorre o que se denomina desvio fonológico, ou seja, há dificuldade em utilizar adequadamente os sons da língua de forma contrastiva5.

A principal diferença entre a aquisição típica e atípica, ou seja, normal e desviante, está no tempo e cronologia de desenvolvimento. Na aquisição típica há variações que acontecem dentro de um padrão de mudança rápida e dinâmica até o sistema fonológico se estabilizar. Já na aquisição atípica, as mudanças permanecem iguais por um maior período de tempo, ocasionando atraso na estabilidade do sistema fonológico o que, consequentemente impede as produções corretas de fala6.

O sistema fonológico do português brasileiro (PB) é composto por 19 consoantes (/p, b, t, d, k, g, s, z, S, Z, m, n, J, l, L, r, R/) e 7 vogais (/a, e, E, i, o, O, u/), e quando combinados formam as sílabas e as palavras. A sílaba pode ser constituída por três constituintes: onset, núcleo e coda, sendo o núcleo um elemento obrigatório. As estruturas silábicas possíveis no português são V, CV, CCV, CVC, CCVC, VCC, VGC, CVCC, CVGC, e como possibilidade máxima tem-se CCVCC6,7.

A estrutura CV é a primeira a ser adquirida durante o processo de aquisição fonológica. Pesquisas4,8 referem a seguinte ordem de aquisição silábica: CV, V > CVV > CVC > CCV.

O onset complexo (OC), tem a possibilidade de 8 consoantes obstruintes (/p, b, t, d, k, g, f, v/) ocuparem a posição C1, e 2 consoantes líquidas (/l, r/) a posição C2. As possibilidades de onset inicial com a líquida /l/ podem ser /pl, bl, gl, fl, kl/, e com a líquida /r/ podem ser /pr, br, tr, dr, kr, gr, fr/. Já em onset medial, com /l/ as possibilidades são /pl, bl, tl, kl, gl, fl/, e com /r/ são /pr, br, tr, dr, kr, gr, fr, vr/. Esta estrutura, por possuir maior grau de complexidade, é a última a ser adquirida no PB, mas no seu percurso de aquisição não existem estágios intermediários, ou seja, a criança passa da simplificação do OC à produção correta6,9,10. O domínio do OC ocorre por volta dos cinco anos, independente dos segmentos que o compõe. Além disso, na presença de desvio fonológico ele aparece como a estrutura mais afetada6,9.

No processo de estabilização do sistema fonológico, a criança faz uso de estratégias de reparo na tentativa de chegar mais próximo ao som ou estrutura silábica-alvo, tendo ocorrência em crianças normais ou desviantes3,11. Estas estratégias são utilizadas ao invés da produção do segmento e/ou da estrutura silábica que as crianças ainda não conhecem ou cuja produção não dominam. No caso do OC, como referido anteriormente, a simplificação é o recurso adotado mais frequentemente. Além deste, cita-se como exemplo de estratégias de reparo no alvo OC as omissões de sílaba (ex.: plástico - [´tSiku]), epênteses (ex.: bruxa - [bu'4uSa]), coalescências/fusão (ex.: cravo - [´davu]), alongamento compensatório (ex.: planta - [´pã:nta] ) e metáteses (ex.: prato - ['pa4tu])3.

Estudos têm mostrado que as variáveis linguísticas e extralinguísticas podem influenciar a aquisição fonológica segmental. As variáveis linguísticas consideradas, constituem-se de fatores como contexto precedente e seguinte, tonicidade e número de sílabas. No que se refere a variáveis extralinguísticas, as pesquisas a respeito do assunto remetem aos fatores idade ou sexo, verificando se estes podem, ou não, influenciar o domínio fonológico do PB12,13.

Foram encontrados na literatura trabalhos que citam a influência segmental no domínio da fonologia, no entanto, são escassos os trabalhos que verificam a influência de variáveis prosódicas ou silábicas na aquisição de um determinado template (molde silábico), independente dos segmentos que o ocupam10,14.

Portanto, este trabalho tem como objetivo verificar e comparar as estratégias de reparo e a influência das variáveis linguísticas (silábicas e prosódicas) e extralinguísticas na produção da sílaba com OC em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico.

MÉTODO

Esta pesquisa apresenta caráter transversal, exploratório e quantitativo. A amostra foi composta pelos dados de 48 crianças, divididas em dois grupos: aquisição típica e atípica, sendo cada grupo constituído por 12 meninas e 12 meninos, falantes monolíngues do PB.

Para a constituição do banco de dados utilizado nesta pesquisa, após a autorização dos responsáveis mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e do assentimento oral das crianças, essas foram submetidas à triagem fonoaudiológica, recebendo o diagnóstico de desvio fonológico ou de aquisição fonológica típica.

Para que fizessem parte da amostra, os participantes não deveriam estar recebendo ou terem sido submetidos a qualquer tipo de atendimento fonoaudiológico, bem como não deveriam apresentar perda auditiva e alterações evidentes quanto aos aspectos neurológico, cognitivo e psicológico.

As amostras de fala foram coletadas com base no instrumento "Avaliação Fonológica da Criança - AFC"15, no qual se utiliza a nomeação espontânea de 125 palavras representadas por meio de cinco desenhos temáticos, ou por brinquedos que reproduzissem a lista do AFC (no caso das crianças menores). A gravação da amostra de fala de cada criança foi transcrita pela avaliadora por meio da transcrição fonética restrita, e logo após, revisada por mais dois julgadores, acadêmicos do último ano do curso de Fonoaudiologia.

Para este estudo foram levantadas somente as palavras que apresentaram como alvo o OC, tendo como critério para surgimento deste, uma realização correta do OC por duas crianças, em duas faixas etárias consecutivas. Já o critério para considerar o fonema adquirido foi o de 80% de realização correta do OC16. No grupo das crianças com desenvolvimento típico, o corpus foi composto por 278 palavras, e no grupo das crianças com desenvolvimento atípico o corpus foi composto por 460 palavras, totalizando 738 palavras.

Após o levantamento das palavras com OC, as palavras foram codificadas conforme a sua produção. Essa codificação foi realizada mediante digitação no formulário do programa Microsoft Acess e serviu de entrada para o programa estatístico. Foram consideradas como variáveis intervenientes para a realização da análise estatística tanto as variáveis linguísticas estratégias de reparo silábicas (variável dependente), tonicidade, número de sílabas, contextos silábico precedente e seguinte, posição na palavra, complexidade da própria sílaba e posição quanto ao pé métrico do acento. Como variáveis extralinguísticas foram considerados o sexo, idade e tipo de desenvolvimento.

Para ambos os grupos, foram considerados para a variável dependente as variantes: produção correta da sílaba independente da precisão segmental (ex.: cravo - ['kravo], [ka:vu], [klavu]), apagamento de C2 (ex.: bloco - ['bOku]), apagamento de C1 (ex. claro [´laro]), apagamento de sílaba (ex.: plástico - [´tSiku]), epêntese (ex.: bruxa - [bu'4uSa]), metátese (ex.: prato - ['pa4tu) e as demais formas de produção, como alongamento compensatório e substituições idiossincráticas.

Para a análise da variável idade de ambos os grupos, foram consideradas seis faixas etárias. O grupo de aquisição típica compreende crianças com idade entre 2:6 a 5:5;29, e o de aquisição atípica compreende crianças com idade entre 5:0 a 7:11;29. Em ambos os grupos tem-se a contagem das faixas etárias a cada 6 meses, sendo dois meninos e duas meninas em cada faixa etária. Quanto à variável sexo, a análise contou com 12 meninas e 12 meninos em cada grupo, conforme citado anteriormente.

Em relação à variável tonicidade, foram consideradas as variantes: pré-pré-tônica (ex: professora), pré-tônica (ex: trator), tônica (ex.: prato), pós-tônica (ex.: livro) e pós-pós-tônica (ex.: pálpebra). O número de sílabas foi analisado como monossílabas (ex.: cru), dissílabas (ex.: trigo), trissílabas (ex.: criança) e polissílabas (ex.: triângulo).

A variável contexto silábico precedente teve como variantes zero/nulo (ex.:0broto), sílaba aberta e onset simples (ex.:livro), sílaba travada com coda simples e onset simples (ex.:compra), sílaba travada com coda complexa e onset simples (ex: monstro), sílaba travada com coda complexa e sem onset (ex: instrumento), sílaba travada e OC (ex.: prostrado), sílaba sem onset (ex:atriz) e sílaba sem onset e com coda simples (ex: astronauta). A variável contexto silábico seguinte foi analisada quanto às variantes zero/nulo (ex.: livro0) , sílaba aberta e onset simples (ex.:trigo), sílaba travada com coda simples e onset simples (ex.: pretos), sílaba sem onset (ex.:triagem), sílaba sem onset e com coda simples (ex: triângulo), sílaba travada com coda simples e OC (ex.: imprópria).

Na condição de posição na palavra, as palavras foram categorizadas como em posição inicial (ex: preto), medial (ex.: cabrito) e final (ex.: compra). A complexidade do onset na própria sílaba teve sua classificação como onset complexo sem coda (ex.: prato), OC com coda simples (ex.: branco), OC com coda travada (ex.:transporte).

Para a posição quanto ao pé métrico do acento foram atribuídas as variantes sílaba extramétrica (ex.:(pál.pe).bra), cabeça do pé métrico (ex.:(fral.da), parte fraca do pé métrico (ex.:(li.vro), fora do pé métrico (ex.: trans.(por.te)). Também foi considerada a variável extralinguística tipo de desenvolvimento com as variantes típico e atípico.

As amostras de fala que foram coletadas e analisadas neste estudo fazem parte do banco de dados de dois projetos de pesquisa da instituição de origem, ambos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem sob os números 064/2004 e 046/02, respectivamente.

O programa estatístico utilizado foi o Pacote Computacional VARBRUL17 em ambiente Windows conhecido como Varbwin18. Este programa tem sido largamente utilizado, com dados de aquisição da linguagem, pois fornece frequências e probabilidades sobre os fenômenos estudados, além de selecionar variáveis relevantes no processo da aquisição fonológica3. O programa faz a análise probabilística na forma binária, atribuindo pesos relativos às variantes das variáveis independentes, com relação às duas variantes (produção correta e incorreta) do fenômeno linguístico em questão, representadas pela variável dependente. Enfatiza-se que o Varbwin atribui valores de significância às variáveis linguísticas e extralinguísticas por meio da interação entre as mesmas (ex.: sexo versus idade; tonicidade versus número de sílabas). Dessa forma, este software não atribui valor de p às variantes contidas dentro de uma variável. Por exemplo, o Varbwin não gera um valor de significância na comparação entre o sexo masculino e o feminino. Para essas variantes, são atribuídos pesos relativos. Os pesos relativos ou probabilidades de ocorrência do fenômeno estudado (aquisição do OC) serão retirados da interação estatística que conterá, conjuntamente, todas as variáveis selecionadas como significantes pelo programa. Assim, valores probabilísticos entre .50 e .59 serão considerados neutros, à aquisição dos fonemas no OC. Valores iguais ou superiores de .60, serão considerados favorecedores e valores inferiores, abaixo de .50, serão considerados desfavorecedores do fenômeno estudado.

RESULTADOS

O programa estatístico, analisando os dados típicos e atípicos em conjunto, revelou como variáveis estatisticamente significantes para a produção correta do OC, as variáveis idade, tipo de desenvolvimento e sexo. Ao analisar a variável idade, observou-se maior probabilidade de produção correta na faixa etária de 7:0 - 7:5;29. Quanto à variável tipo de desenvolvimento, os resultados demonstraram maior probabilidade de produção correta no desenvolvimento típico. Com relação à variável sexo, verificou-se que a variante feminino possui maior probabilidade de produção correta (Figura 1).


Na análise estatística envolvendo os dados típicos e atípicos isolados, verifica-se que tanto para o desenvolvimento típico quanto para o desenvolvimento atípico, as variáveis extralinguísticas sexo e idade mostraram-se significantes. Em relação à variável sexo no desenvolvimento típico, verificou-se que as meninas possuem maior probabilidade de produção correta. Já no desenvolvimento atípico, a maior probabilidade de produção correta ocorreu na variante masculino.

Ao analisar a variável idade, no desenvolvimento típico observou-se maior probabilidade de produção correta gradualmente à idade, sendo mais favorecedora a idade entre 5:0 - 5:5;29. No desenvolvimento atípico, a probabilidade de produção correta não foi crescente a idade, sendo a faixa etária de 7:0 - 7:5;29, com maior probabilidade de produção correta (Figura 2).


Ao analisar a estratégia de reparo de apagamento de C2, os resultados da análise estatística, considerando um grupo único (típicos e atípicos), mostraram que as variáveis idade, tipo de desenvolvimento e sexo foram significantes. Na análise da variável idade, observou-se maior probabilidade de apagamento de C2 na faixa etária de 6:0 - 6:5;29. Quanto à variável tipo de desenvolvimento, os resultados demonstraram maior probabilidade de apagamento de C2 no desenvolvimento atípico. Quanto à variável sexo, verificou-se que a variante masculino possui maior probabilidade de apagamento de C2 (Figura 3).


Como variáveis estatisticamente significantes para o apagamento de C2 do OC no desenvolvimento típico foram selecionadas as variáveis extralinguísticas sexo e idade, e a variável linguística posição na palavra. Já no desenvolvimento atípico as variáveis selecionadas foram idade, sexo e pé métrico.

Em relação à variável sexo no desenvolvimento típico, verificou-se que a variante masculino possui maior probabilidade de apagamento de C2 ao contrário do observado no desenvolvimento atípico em que a maior probabilidade de apagamento de C2 ocorre na variante feminino.

Na análise da variável idade, no desenvolvimento típico observou-se maior probabilidade de apagamento de C2 na faixa etária inicial (entre as idades 2:6 - 2:11;29). No desenvolvimento atípico, a probabilidade de apagamento de C2 ocorreu na faixa etária intermediária, de 6:0 - 6:5;29.

A variável linguística posição na palavra, selecionada como favorecedora ao apagamento de C2 no desenvolvimento típico, mostrou-se com maior probabilidade de ocorrência quando o OC ocupa a posição medial (ex.: quebrado). No desenvolvimento atípico, a posição da sílaba em relação ao pé métrico mostrou-se favorecedora ao apagamento de C2, ocorrendo quando esta ocupa a posição "cabeça" do pé métrico (Figura 4).


Em relação à variável dependente metátese, na análise conjunta dos dados de desenvolvimento típico e atípico, como um grupo único, verificou-se a influência das variáveis contexto silábico seguinte, idade e tipo de desenvolvimento na produção deste recurso.

Na variável contexto silábico seguinte observou-se que o onset complexo tem maior probabilidade de ser alvo de metátese quando seguido por sílaba travada com coda simples e onset simples.

Referindo-se à idade, a faixa etária de 5:6 - 5:11;29 apresentou-se favorecedora à realização da metátese, ou seja, nas idades que compreendem os dados atípicos. O desenvolvimento típico se destacou como aquele que apresenta maior ocorrência de metátese durante o processo de aquisição do OC (Tabela 1).

Na rodada estatística individual, considerando o desenvolvimento típico, as variáveis selecionadas como significantes foram contexto silábico seguinte, sexo e idade, em ordem de relevância estatística, respectivamente.

Em relação à variável contexto silábico seguinte, verificou-se que a metátese tem maior probabilidade de ocorrer quando o OC é seguido por sílaba travada com coda simples e onset simples. Também é observada maior probabilidade de utilizar o recurso de metátese na variante masculino e na faixa etária de 4:0 a 4:5;29.

Não foi possível fazer a análise isolada do recurso de metátese nos dados de atipia, em virtude do número restrito de ocorrências.

Na rodada envolvendo substituições idiossincráticas no desenvolvimento atípico foram selecionadas as variáveis idade e sexo como significantes estatisticamente. A faixa etária de 5:6 - 5:11;29 foi a mais favorecedora à realização de idiossincrasias, assim como o sexo masculino (Tabela 2).

Não foi possível fazer a análise do recurso de substituições idiossincráticas nos dados do grupo único (típicos e atípicos), em virtude da não ocorrência dessas substituições no desenvolvimento típico.

Na Figura 5, encontra-se a distribuição das porcentagens de produção das variáveis dependentes (produção correta, apagamento de C2, apagamento da sílaba, epêntese, metáteses, idiossincrasias) para o desenvolvimento típico e atípico. Observou-se que no desenvolvimento típico há um maior percentual de produção correta, enquanto que no desenvolvimento atípico a maior porcentagem correspondeu ao apagamento de C2.


Observou-se também que o desenvolvimento atípico utiliza um maior número de estratégias de reparo (n=5), quando comparado ao grupo típico (n=3), sendo as idiossincrasias e o apagamento da sílaba de uso exclusivo do grupo atípico. As demais estratégias foram comuns a ambos os tipos de desenvolvimento, apenas com diferenças de frequência de ocorrência.

Devido ao restrito número de ocorrências da variável epêntese, a mesma não foi selecionada pelo programa computacional VARBRUL como estatisticamente significante. Já em relação a variável apagamento de C1, salienta-se que não houve ocorrência desta nos grupos estudados.

DISCUSSÃO

A discussão será realizada de acordo com as estratégias de reparo utilizadas pelas crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico de fala, verificando as similaridades e diferenças encontradas a partir da análise das variáveis selecionadas e consideradas relevantes estatisticamente pelo programa VARBRUL. Analisando os dados típicos e atípicos em conjunto, como um grupo único, as variáveis estatisticamente significantes para a produção correta do OC foram idade, tipo de desenvolvimento e sexo. A variável idade obteve maior probabilidade de produção correta na faixa etária dos 7:0 aos 7:5;29, pertencente aos dados atípicos, demonstrando que no desvio fonológico há um importante atraso na aquisição fonêmica quando comparado ao desenvolvimento normal6. Esse fato foi verificado também quando o programa selecionou a variável desenvolvimento típico.

Com relação à variável sexo em ambos os desenvolvimentos, verificou-se que a variante feminino possui maior probabilidade de produção correta, sendo compatível com um estudo10 que fala sobre a maior dificuldade de aquisição fonológica no sexo masculino.

Tanto para o desenvolvimento típico quanto para o desenvolvimento atípico, as variáveis extralinguísticas sexo e idade mostraram-se significantes para a produção correta do OC. No desenvolvimento típico, as meninas apresentaram maior probabilidade de produção correta, concordando com achados de um estudo sobre aquisição fonológica19. Em outro estudo10, citado anteriormente, a autora afirmou que as alterações de fala são mais prevalentes em crianças do sexo masculino, o que concorda com a análise do desenvolvimento atípico.

À medida que a idade da criança avança, tende-se a uma estabilização da produção correta, ou seja, o sistema fonológico vai se aproximando do adulto20,21. Observou-se a veracidade desta afirmação ao analisar a variável idade no desenvolvimento típico, pois se observou maior benefício para produção correta gradualmente ao aumento da idade. Já no desenvolvimento atípico, a probabilidade de produção correta não ocorreu de forma gradual à idade, mostrando que as crianças com desvio fonológico apresentam instabilidade na produção correta do OC9.

No desvio fonológico, a estrutura mais afetada quanto à produção correta normalmente é o OC6,9, concordando com os achados em que a maior probabilidade de produção correta ocorreu no desenvolvimento típico.

Ao analisar a estratégia de reparo apagamento de C2 do OC, no grupo único (típicos e atípicos), as variáveis idade, tipo de desenvolvimento e sexo foram significantes para a realização desta estratégia. Na análise da variável idade, a maior probabilidade de apagamento de C2 ocorreu na faixa etária dos 6:0 aos 6:5;29, pertencente ao desenvolvimento atípico, sendo que este desenvolvimento foi também selecionado como o mais favorável a utilizar a estratégia. É esperado que à medida que a idade avança, haja menor ocorrência no uso de estratégias22, e observa-se que, no corpus estudado, a idade selecionada pertence ao grupo atípico. A ocorrência desta estratégia é semelhante em ambos os grupos estudados, confirmando o que diz a literatura, que no desenvolvimento atípico há maior frequência na utilização deste recurso ao se tentar produzir a sílaba-alvo, não havendo padrão contínuo na aquisição6,21.

Quanto à variável sexo, a literatura não é específica ao abordar a influência desta variável na estratégia de apagamento de C2, relatando maior índice de desvio fonológico em crianças do sexo masculino23,24, sendo verificado neste estudo que a variante masculino possui maior probabilidade de apagamento de C2. Como variáveis influenciadoras para o apagamento de C2 no desenvolvimento típico, as variáveis selecionadas foram: as variáveis extralinguísticas sexo e idade, e a variável linguística posição na palavra. Já no desenvolvimento atípico, verifica-se a influência das variáveis idade, sexo e pé métrico. A idade mostrou-se favorecedora ao apagamento de C2 visto que em idades iniciais há alta incidência desta estratégia, diminuindo ao decorrer da idade até a completa aquisição do OC21. No entanto, nos casos de desvio fonológico, não ocorreu esta linearidade na aquisição, uma vez que se observou picos na utilização desta estratégia. Em relação à variável sexo, no desenvolvimento típico a maior ocorrência da estratégia estudada ocorreu nos meninos, e em contrapartida, nos atípicos a maior ocorrência foi constatada nas meninas. Como citado anteriormente, a literatura refere que no sexo masculino ocorrem mais casos de desvio fonológico, mas observa-se também em outro estudo25, que pode existir maior prevalência de alterações de fala em crianças do sexo feminino.

A posição da sílaba em relação ao pé métrico mostrou-se favorecedora ao apagamento de C2, ocorrendo quando esta ocupa a posição "cabeça" do pé métrico. Em estudo recente, foi verificado que quando as líquidas do OC encontravam-se em posição de "cabeça" do pé métrico, ocorria a estratégia de apagamento das mesmas26.

A posição medial foi verificada como favorecedora ao apagamento de C2 no grupo típico. Em uma pesquisa27 sobre onset simples e coda, foi verificado que esta mesma posição foi apontada como favorecedora a estratégia de semivocalização de líquida e a omissão da coda, respectivamente.

Em relação à variável dependente metátese, na análise conjunta dos dados de desenvolvimento típico e atípico, como um grupo único, verificou-se a influência das variáveis contexto silábico seguinte, idade e tipo de desenvolvimento na produção deste recurso. No grupo com desenvolvimento típico foram selecionadas além das variáveis contexto silábico seguinte e idade, a variável sexo. Essa variável extralinguística mostrou que os meninos utilizam mais esse recurso. Esta diferença entre os sexos vai ao encontro de uma pesquisa que afirma que há diferenças nas habilidades verbais entre meninos e meninas. Observa-se de uma forma geral que as meninas falam mais cedo e com maior correção gramatical, mostrando-se mais precisas em habilidades de linguagem28.

No que se refere à variável contexto silábico seguinte, verificou-se que a metátese tem maior probabilidade de ocorrer quando o OC for seguido por sílaba travada ((C)VC) com coda simples e onset simples (ex.: pretos). Esta variante não foi exclusiva do grupo típico, sugerindo que a variável que realmente diferencia o favorecimento à produção da metátese nos diferentes tipos de desenvolvimento é a variável idade.

A idade nos típicos foi mais relevante em faixa etária anterior ao grupo único, comprovando que o uso de metátese se dá em períodos distintos dos desenvolvimentos, ou seja, o uso de metátese no grupo com desenvolvimento típico pode ser considerada uma etapa que antecede à aquisição completa da estrutura complexa,e no grupo com desenvolvimento atípico pode ser considerada como uma estratégia de reparo realizada na impossibilidade do alvo.

A variável tipo de desenvolvimento esteve selecionada sempre que foram rodados os dados típicos e atípicos em conjunto, mostrando que há diferença entre os tipos de desenvolvimento.

Além disso, não foi possível analisar a estratégia de metátese no grupo de crianças com desenvolvimento atípico pelo reduzido número de ocorrências. Este fato discorda de um estudo comparativo entre crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, no qual somente o grupo atípico realizou a estratégia de reparo metátese26.

A estratégia de idiossincrasias ocorreu apenas no grupo com desenvolvimento atípico, apresentando baixa frequência para as variáveis extralinguísticas selecionadas (sexo e idade). A variante masculino e a faixa etária de 5:6 - 5:11;29 (primeira faixa com dados atípicos) são mais favorecedoras à realização de idiossincrasias. De forma geral, a atipia se caracteriza pela presença de características distintas no sistema fonológico, podendo usar processos únicos ou idiossincráticos, com fala ininteligível além dos cinco anos de idade29,30, o que corrobora com os achados desta pesquisa.

Ainda, neste estudo, foi possível analisar as porcentagens de produção correta e estratégias de reparo nos desenvolvimentos fonológicos típico e atípico. No desenvolvimento típico há uma maior porcentagem de produção correta, ao passo que no desenvolvimento atípico o apagamento de C2 mostrou-se com maior porcentagem. Verificou-se que, como dito anteriormente, na impossibilidade de realizar o OC, as crianças preferem produzir somente a obstruinte desse onset, ou seja, utilizam a estratégia de apagamento de C2,13.

Assim, constatou-se que no percurso de aquisição do onset complexo, o apagamento de C2 foi a estratégia de reparo mais frequente em crianças com desenvolvimento típico e atípico26.

Em um estudo31 sobre a estratégia de reparo de epêntese foi observado, tanto no desenvolvimento fonológico típico como na fala de crianças com desvio fonológico evolutivo, esse tipo de recurso. A autora levanta ainda a hipótese de que a epêntese seria uma tentativa de organização do sistema fonológico, principalmente, no desenvolvimento fonológico típico, já que essa aquisição é regida pela estrutura silábica. Os resultados desta pesquisa vão ao encontro do estudo31 citado, no qual ambos os grupos utilizaram esse recurso em porcentagens iguais.

Embora com reduzido número de ocorrências, foi observado que no desenvolvimento atípico, também houve, como no grupo típico, a ocorrência de metátese. Este achado concorda com o obtido em outro estudo que observou uma baixíssima produtividade da estratégia de metátese pelas crianças com desvio6.

Percebeu-se que o desenvolvimento atípico utiliza um maior número de estratégias de reparo em relação ao grupo com desenvolvimento típico. Segundo dados de estudo anterior32, devido à complexidade da estrutura silábica CCV, a maioria das crianças com desvio fonológico não a realiza adequadamente até a idade esperada, produzindo as mesmas estratégias de reparo que as crianças mais novas fazem na aquisição fonológica normal.

As estratégias de reparo, apagamento de sílaba e idiossincrasias foram de uso exclusivo do grupo atípico. Esse dado de idiossincrasias corrobora com outros estudos29,30.

CONCLUSÃO

Verificou-se, a partir dos resultados deste estudo, que as variáveis extralinguísticas selecionadas sexo, idade e tipo de desenvolvimento, e as variáveis linguísticas posição na palavra, pé métrico e contexto silábico seguinte influenciaram na produção do OC no corpus analisado. Ressalta-se que os dados foram obtidos com uma amostra pequena, não sendo possível sua completa generalização.

Pôde-se observar que há diferença no desenvolvimento da fala em crianças típicas e atípicas no que se refere à produção do OC, pois a variável tipo de desenvolvimento foi selecionada em todas as rodadas estatísticas em que foram analisados os dados como um grupo único. No entanto, considerando a análise distinta dos dois corpus, as variáveis extralinguísticas (sexo e idade) foram semelhantes à produção correta e aos outros tipos de estratégias utilizadas nos dois tipos de desenvolvimento fonológico - típico e atípico, exercendo influência tanto na produção correta quanto no uso de estratégias de reparo.

Pretende-se com esse estudo contribuir com as bases já existentes para a elaboração e implementação de uma terapia mais efetiva em crianças com desenvolvimento atípico de fala. No momento em que se conhece as variáveis prosódicas e silábicas favorecedoras na produção correta do OC, lança-se mão destas na escolha das palavras-alvo, colocando o OC no melhor contexto de produção, buscando-se abreviar o processo terapêutico.

Recebido em: 08/12/2011

Aceito em: 13/02/2012

Trabalho realizado na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria RS, Brasil

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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Dez 2012
    • Data do Fascículo
      Out 2013

    Histórico

    • Recebido
      08 Dez 2011
    • Aceito
      13 Fev 2012
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