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Benefícios do treinamento de exercícios com o Nintendo(r) Wii na população de idosos saudáveis: revisão de literatura

Resumos

Este estudo tem como tema os exercícios realizados por meio do Nintendo(r) Wii e seus possíveis benefícios para população de idosos saudáveis. Foi realizada revisão bibliográfica por meio das bases de dados indexadas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, PubMed, Scielo, The Cochrane Library, e Physiotherapy Evidence Database. Entraram no presente estudo 10 artigos, publicados entre os anos de 2010 a 2013, sendo cinco artigos classificados metodologicamente como semi-experimentais ou do tipo intervencional e os outros cinco como ensaio clínico controlado randomizado. Após a análise e integração da literatura, foi possível identificar seis categorias relacionadas aos desfechos investigados, sendo elas o equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico, medidas subjetivas de equilíbrio, capacidade funcional, força muscular e motivação e/ou diversão. Os resultados desta pesquisa sugerem que o Nintendo(r) Wii é um valioso instrumento para a prática fisioterapêutica, trazendo potenciais benefícios para a população de idosos. São necessários mais estudos com a proposta de definir um protocolo mais adequado em relação aos jogos escolhidos, supervisão, monitorização e qual a duração e frequência de terapia seria mais vantajosa para esses pacientes, para melhor aplicabilidade clínica.

Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Equilíbrio Postural; Saúde do Idoso; Reabilitação; Fisioterapia


The present study aims to evaluate possible benefits of exercises performance by elderly population using Nintendo(r) Wii. The literature was reviewed through the indexed databases: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, PubMed, SciELO, The Cochrane Library, and Physiotherapy Evidence Database. Between 2010 and 2013 ten articles were selected: five articles methodologically classified as semi-experimental or interventional type and the other five as a randomized controlled trial. After literature review, we could identify six categories related to the outcomes investigated, which were static balance, dynamic balance, subjective measures of balance, functional capacity, muscle strength and motivation and/or fun. These results suggest that the Nintendo(r) Wii is a valuable tool for physical therapy practice, bringing potential benefits to the elderly population. Further research is needed to define a more appropriate protocol regarding games chosen, supervision, monitoring and that the duration and frequency of therapy would be more beneficial for these patients to better clinical applicability.

Virtual Reality Exposure Therapy; Postural Balance; Health of the Elderly; Rehabilitation; Physical Therapy Modalities


Introdução

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e o Brasil possui uma população de quase 13 milhões de idosos, cerca de 7,4% da população absoluta brasileira11. IBGE. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios. [Acessado em 15 fev2013] Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm.
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/...
. Com o envelhecimento os sistemas responsáveis pelo equilíbrio são alterados, tornando os idosos vulneráveis a déficits funcionais22. Faria JC, Machala CC, Dias RC, Dias JMD. Importância do treinamento de força na reabilitação da função muscular, equilíbrio e mobilidade em idosos. Acta Fisiatr. 2003;10(3):133-7., tanto que as quedas e equilíbrio instável lideram o ranking dos mais graves problemas clínicos enfrentados pelos idosos33. Rubenstein LZ. Falls in older people: epidemiology, risk factors and strategies for prevention. Age Aging. 2006;35-S2:ii37-ii41.. As quedas são as maiores contribuintes para imobilidade e institucionalização precoce, além de elevar as taxas de mortalidade desta população33. Rubenstein LZ. Falls in older people: epidemiology, risk factors and strategies for prevention. Age Aging. 2006;35-S2:ii37-ii41.. Este problema é multifatorial na população idosa e o risco aumenta com a presença de fatores como equilíbrio pobre, dificuldade na marcha, déficits nos membros inferiores e o uso de medicações sedativas44. Hu MH, Woollacott MH. Balance evaluation, training and rehabilitation of frail fallers. Rev Clin Gerontol. 1996;6(1):85-99., somado a isso, a experiência do envelhecimento é diferente para diferentes populações, mesmo entre o sexo feminino e masculino55. Berman P, O'Reily SC. Clinical aspects of gait disturbance in the elderly. Rev Clin Gerontol. 1995;5:83-8..

Programas de exercícios físicos que aumentam significantemente a força muscular, mantendo a composição e o peso corporal e melhorando o equilíbrio, podem diminuir quedas entre os idosos, tornando-se uma forma efetiva de prevenção66. Spirduso WW. Dimensões físicas do envelhecimento. Barueri, SP: Manole; 2005. , 77. Nnodim JO, Alexander NB. Assessing falls in older adults: a comprehensive fall evaluation to reduce fall risk in older adults. Geriatrics. 2005; 60(10):24-8.. Além disso, o exercício físico proporciona aumento do contato social, diminui os riscos de doenças crônicas, melhora a saúde física e mental e a performance funcional, assegurando independência e autonomia por mais tempo88. Chanler J, Studensk S. Exercícios. In: Duthie EH, Katz PR. Geriatria prática. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2002. P.125-39..

O avanço tecnológico contribuiu significantemente para o desenvolvimento de jogos virtuais destinados à prática de atividade física, desenvolvidos para empregar o movimento humano como elemento de entrada, com a finalidade de aumentar o gasto calórico e a interatividade99. Bekker TM, Eggen BH. Extended abstracts on human factors in computing systems. Florence: Italy; 2009.. Além disso, o ambiente virtual tem se mostrado uma tecnologia promissora, já que por meio de jogos, promove a interação do indivíduo, e favorece o uso de reações de equilíbrio ao proporcionar sensações advindas ao experimentar uma realidade diferente1010. Albuquerque EC, Scalabrin EE. O uso do computador em programas de reabilitação neuropsicológico. Psicologia Argumento. 2007;25(50):267-73..

Os benefícios da utilização do Nintendo(r) Wii na ciência da reabilitação, como ferramenta terapêutica na literatura, incluem as correções posturais; treino do equilíbrio; aumento da capacidade de locomoção, da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores; além da motivação do paciente quanto à prática dos exercícios1111. Merians AS, Jack D, Boian R, Tremaine M. Virtual reality-augmented rehabilitation for patients following stroke. Phys Ther. 2002;82(9):898-915.. Com isso, a relação entre a prática virtual de atividade física e o ganho real de habilidades motoras tem sido pesquisada, pois as interfaces como as do Nintendo(r) Wii exigem habilidades requeridas em atividades cotidianas para a sua realização1212. Soares FAC. Influência da prática virtual de Yoga sobre o controle postural de mulheres idosas utilizando o Nintendo Wii. [tese]. São Carlos (SP): Escola de Engenharia de São Carlos / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo; 2011..

Com base nessas considerações sobre a prática virtual de atividade física, o objetivo da presente pesquisa foi analisar os benefícios do treinamento com o Nintendo(r) Wii para população de idosos saudáveis.

Métodos

Foi realizada revisão bibliográfica por meio de uma análise e integração da literatura a respeito dos possíveis benefícios da utilização dos jogos de Nintendo(r) Wii para a população de idosos saudáveis. O levantamento bibliográfico foi realizado no mês de janeiro de 2014, nas bases de dados indexadas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), PubMed, Scielo, The Cochrane Library, e Physiotherapy Evidence Database (PEDro), sem restrição de ano de publicação e de idioma, e utilizando os descritores "Nintendo Wii", "balance" e "elderly" com o operador booleano "and". Como critérios de inclusão, considerou-se: os artigos completos disponíveis eletronicamente; trabalhos cuja população alvo era de idosos (60 a 95 anos), de ambos os sexos e saudáveis; estudos experimentais ou semi-experimentais; estudos de natureza qualitativa e/ou quantitativa; estudos que utilizassem o Nintendo(r) Wii como forma de treinamento ou intervenção; e como critérios de exclusão: os trabalhos onde os indivíduos estudados possuíam alguma doença que pudesse influenciar o equilíbrio (parkinson, acidente vascular encefálico, vestibulopatias); indivíduos apenas do sexo masculino ou feminino; indivíduos com idade inferior a 60 anos; estudos de natureza observacional; relato ou série de casos; e estudos cujos objetivos não eram o de avaliar o uso do Wii como recurso terapêutico, e sim como ferramenta de avaliação de equilíbrio.

Revisão da Literatura

Foram encontrados 59 artigos, sendo 20 na Medline, 33 na Pubmed, três na Scielo, um na The Cochrane Librarye e dois na PEDro. Do total, 21 artigos encontravam-se de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, porém 11 estavam em duplicidade, ou seja, em mais de um banco de dados. Sendo assim, entraram no presente estudo 10 artigos, representados na Tabela 1.

Tabela 1:
Caracterização dos estudos utilizando o Nintendo(r) Wii para melhoria do equilíbrio em idosos saudáveis

Os artigos incluídos nos critérios do estudo somaram 10 e estavam publicados entre os anos de 2010 a 2013, sendo cinco artigos classificados metodologicamente como semi-experimentais ou do tipo intervencional, com análise pré e pós treino porém sem o rigor metodológico de um ensaio clínico randomizado1313. Rojas VG, Cancino EE, Silva CV, López MC, Arcos JF. Impacto del entrenamiento del balance a través de realidad virtual en una población de adultos mayores. Int J Morfol. 2010;28(1):303.

14. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238.

15. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7.

16. Dougherty J, Kancel A, Ramar C, Meacham C, Derrington S. The effects Of a multi-axis balance board intervention program in an elderly population. Mo Med. 2011;108(2):128-32.
- 1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5., e outros cinco como ensaio clínico controlado randomizado1818. Franco JR, Jacobs K, Inzerillo C, Kluzik J. The effect of Nintendo Wii Fit and exercise in improving balance and quality of life in community dwelling elders. Technol Health Care. 2012;20(2):95-115.

19. Rendon AA, Lohman EB, Thorpe D, Johnson EG, Medina E, Brandly B. The effect of virtual reality gaming on dynamic balance in older adults. Age Ageing. 2012;41(4):549-52.

20. Toulotte C, Toursel C, Olivier N. Wii Fit training versus adapted physical activities: which one is the most appropriate to improve the balance of independent senior subjects? A randomized controlled study. Clin Rehabil. 2012;26(9):827-35.

21. Bieryla KA, Dold NM. Feasibility of Wii Fit training to improve clinical measures of balance in older adults. Clinical Interventions in Aging. 2013;8:775-81.
- 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52..

As intervenções variaram entre os estudos de um total de três a 20 semanas, e a frequência de treinamento de uma a três vezes por semana e a duração de treinamento ou sessão com Wii de 10 a 70 minutos. Em relação aos tipos de jogos utilizados, os estudos oscilaram de dois a oito diferentes jogos para o treinamento, sendo que em um trabalho não há descrição. Em seis estudos constam um protocolo para realização do treino com o Wii Fit1313. Rojas VG, Cancino EE, Silva CV, López MC, Arcos JF. Impacto del entrenamiento del balance a través de realidad virtual en una población de adultos mayores. Int J Morfol. 2010;28(1):303. , 1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238. , 1616. Dougherty J, Kancel A, Ramar C, Meacham C, Derrington S. The effects Of a multi-axis balance board intervention program in an elderly population. Mo Med. 2011;108(2):128-32. , 1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5. , 2121. Bieryla KA, Dold NM. Feasibility of Wii Fit training to improve clinical measures of balance in older adults. Clinical Interventions in Aging. 2013;8:775-81. , 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52. e há supervisão durante todas as sessões em quatro trabalhos1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5. , 1919. Rendon AA, Lohman EB, Thorpe D, Johnson EG, Medina E, Brandly B. The effect of virtual reality gaming on dynamic balance in older adults. Age Ageing. 2012;41(4):549-52. , 2020. Toulotte C, Toursel C, Olivier N. Wii Fit training versus adapted physical activities: which one is the most appropriate to improve the balance of independent senior subjects? A randomized controlled study. Clin Rehabil. 2012;26(9):827-35. , 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52..

Na análise e integração da literatura, foi possível identificar seis categorias relacionadas aos desfechos investigados por meio do treinamento de exercícios com o Nintendo(r) Wii na população de idosos saudáveis, sendo elas o equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico, medidas subjetivas de equilíbrio, capacidade funcional, força muscular e motivação e/ou diversão.

Equilíbrio estático:

Em um estudo utilizando a plataforma posturográfica como instrumento de avaliação, antes e após treinamento de oito semanas com Wii Fit, com sessões de 20 minutos na frequência de três vezes semanais, foi possível identificar uma melhora significante no equilíbrio estático dos indivíduos idosos participantes, havendo redução significante tanto na área de deslocamento do centro de pressão (COP) como na velocidade média a partir da terceira semana1313. Rojas VG, Cancino EE, Silva CV, López MC, Arcos JF. Impacto del entrenamiento del balance a través de realidad virtual en una población de adultos mayores. Int J Morfol. 2010;28(1):303..Resultado que aponta para a hipótese de que o treinamento com a realidade virtual pode ser utilizado como uma estratégia de saúde útil para os idosos1313. Rojas VG, Cancino EE, Silva CV, López MC, Arcos JF. Impacto del entrenamiento del balance a través de realidad virtual en una población de adultos mayores. Int J Morfol. 2010;28(1):303..

Em um ensaio clínico randomizado, com grupo tratamento realizando treinamento com o Wii, duas vezes por semana, duração média de 70 minutos (total de 10 semanas), quando comparado com o grupo controle, que fez apenas o uso diário de palmilhas, não foi encontrado alterações significantes na avaliação do equilíbrio estático; os autores consideram que este resultado pode ter refletido em potencial efeito teto em relação ao tipo de teste utilizado (olhos abertos em apoio bipodal) para a avaliação do equilíbrio estático2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52..

A fim de tornar possível a avaliação do equilíbrio estático por meio da plataforma do Wii, Young et al. 1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5. desenvolveram uma interface que permitiu o cálculo (COP) incorporando na realidade virtual, sugerindo sua utilização como ferramenta de avaliação de menor custo. Em um período de quatro semanas com treinamento Wii, em um total de 10 sessões de 20 minutos cada, foi possível encontrar uma melhora importante na estabilidade corpórea anteroposterior na condição de olhos fechados após o treinamento1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5..

Outro estudo de ensaio clínico randomizado utilizou como ferramentas de avaliação o teste de apoio unipodal com tempo cronometrado e testes no Wii Fit. Este estudo teve um total de 20 semanas de treinamento com duração de uma hora e frequência de uma vez na semana. Como resultados, após o treino, houve melhora nas performances no teste unipodal para o grupo de atividade física adaptada e para o grupo Wii; e também, a posição do centro de gravidade foi modificado significantemente para os grupos de treino com Wii e grupo de atividade física adaptada combinada com Wii2020. Toulotte C, Toursel C, Olivier N. Wii Fit training versus adapted physical activities: which one is the most appropriate to improve the balance of independent senior subjects? A randomized controlled study. Clin Rehabil. 2012;26(9):827-35..

Equilíbrio dinâmico:

A avaliação objetiva do equilíbrio dinâmico foi considerada em sete estudos, sendo encontrado como instrumentos de avaliação a Berg Balance Scale (BBS) 1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238.

15. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7.
- 1616. Dougherty J, Kancel A, Ramar C, Meacham C, Derrington S. The effects Of a multi-axis balance board intervention program in an elderly population. Mo Med. 2011;108(2):128-32. , 1818. Franco JR, Jacobs K, Inzerillo C, Kluzik J. The effect of Nintendo Wii Fit and exercise in improving balance and quality of life in community dwelling elders. Technol Health Care. 2012;20(2):95-115. , 2121. Bieryla KA, Dold NM. Feasibility of Wii Fit training to improve clinical measures of balance in older adults. Clinical Interventions in Aging. 2013;8:775-81.;Tinetti's Falls Efficacy Scale 1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238. , 1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5. , 1818. Franco JR, Jacobs K, Inzerillo C, Kluzik J. The effect of Nintendo Wii Fit and exercise in improving balance and quality of life in community dwelling elders. Technol Health Care. 2012;20(2):95-115. , 2020. Toulotte C, Toursel C, Olivier N. Wii Fit training versus adapted physical activities: which one is the most appropriate to improve the balance of independent senior subjects? A randomized controlled study. Clin Rehabil. 2012;26(9):827-35.; pontuação do Wii Fit Age 1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238. , 1616. Dougherty J, Kancel A, Ramar C, Meacham C, Derrington S. The effects Of a multi-axis balance board intervention program in an elderly population. Mo Med. 2011;108(2):128-32.; escala Fullerton Advanced Balance (FAB) 2121. Bieryla KA, Dold NM. Feasibility of Wii Fit training to improve clinical measures of balance in older adults. Clinical Interventions in Aging. 2013;8:775-81.;Functional Reach (FR) 2121. Bieryla KA, Dold NM. Feasibility of Wii Fit training to improve clinical measures of balance in older adults. Clinical Interventions in Aging. 2013;8:775-81..

Melhora estatisticamente significante no grupo intervenção Wii Fit na BBS (p=0,02) e no Wii Fit Age scores (p=0,03),quando comparado ao grupo de tratamento padrão, em 12 semanas de treinamento em frequência de duas vezes semanais, sendo a melhora na BBS encontrada logo na quarta semana1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238..

Nos estudos de Agmon et al. 1515. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7. com um programa de treino Wii por três meses, com 30 minutos em média de duração e frequência de três vezes por semana; e Dougherty et al. 1616. Dougherty J, Kancel A, Ramar C, Meacham C, Derrington S. The effects Of a multi-axis balance board intervention program in an elderly population. Mo Med. 2011;108(2):128-32. com um programa de treino de cinco semanas, duração de 10 minutos cada sessão, três vezes por semana houve melhora significante na avaliação do equilíbrio dinâmico por meio da BBS após o treinamento1515. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7. , 1616. Dougherty J, Kancel A, Ramar C, Meacham C, Derrington S. The effects Of a multi-axis balance board intervention program in an elderly population. Mo Med. 2011;108(2):128-32..

Houve melhora importante na avaliação do equilíbrio por meio da escala denominada Tinetti's Falls Efficacy Scale em apenas dois estudos; um deles com apenas um grupo Wii realizando em um período de quatro semanas, 10 sessões de 20 minutos cada, o qual obteve uma melhora de 11% no escore total1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5.; e um ensaio clínico controlado randomizado, que teve duração total de 20 semanas de treino, uma hora por sessão, uma vez por semana, encontrando redução significante nos escores para os três grupos na condição estática e para os grupos de programas de atividades físicas adaptadas e programa de atividades físicas adaptadas combinado com o Wii nas condições dinâmicas2020. Toulotte C, Toursel C, Olivier N. Wii Fit training versus adapted physical activities: which one is the most appropriate to improve the balance of independent senior subjects? A randomized controlled study. Clin Rehabil. 2012;26(9):827-35..

Em um ensaio clínico controlado randomizado realizado em um período de três semanas, com duração de 10 a 15 minutos, duas vezes na semana, não foram encontrados resultados estatisticamente significantes em nenhum dos itens avaliados, sendo que os autores consideraram que o período de intervenção pode ter sido muito curto para detectar as mudanças no equilíbrio1818. Franco JR, Jacobs K, Inzerillo C, Kluzik J. The effect of Nintendo Wii Fit and exercise in improving balance and quality of life in community dwelling elders. Technol Health Care. 2012;20(2):95-115.. Em contrapartida, outro ensaio clínico controlado randomizado realizado em um período de três semanas, porém com a duração de 35 a 45 minutos e em uma frequência de três vezes na semana, obtiveram melhora no grupo intervenção com Wii por meio da BBS, não sendo encontrado diferença significante nos escores da FAB e FR 2121. Bieryla KA, Dold NM. Feasibility of Wii Fit training to improve clinical measures of balance in older adults. Clinical Interventions in Aging. 2013;8:775-81. .

Medidas subjetivas do equilíbrio:

Medidas subjetivas para análise do equilíbrio foram consideras em alguns artigos, por meio da Falls Efficacy Scale - International (FES-I) 1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238.e sua versão curta short FES-I 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52. e, também da escala denominada Activities-specific Balance Confidence scale (ABC) 1919. Rendon AA, Lohman EB, Thorpe D, Johnson EG, Medina E, Brandly B. The effect of virtual reality gaming on dynamic balance in older adults. Age Ageing. 2012;41(4):549-52..

No estudo que utilizou a FES-I, não houve mudanças importantes entre o início e final do estudo para o grupo intervenção com Wii1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238.. Já no estudo do tipo ensaio clínico randomizado, que utilizou a short FES-I, foi encontrado diferença estatisticamente significante para o grupo Wii em relação ao grupo controle, sendo a diferença pós-intervenção entre o Wii e o controle de 4,9%2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52.. Também, no estudo de ensaio clínico controlado randomizado que utilizou a escala ABC houve melhora significante para o grupo Wii quando comparado com o grupo controle.

Capacidade funcional:

Outros aspectos foram considerados, além das medidas de equilíbrio citadas, como a medida de capacidade funcional, por meio de diversos testes, entre eles o Timed Up and Go- TUG 2121. Bieryla KA, Dold NM. Feasibility of Wii Fit training to improve clinical measures of balance in older adults. Clinical Interventions in Aging. 2013;8:775-81. , 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52.; Teste de Caminhada de 4 minutos (WT4min) 1515. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7.; Teste de Levantar e Sentar por 30 segundos repetidos em uma cadeira2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52.; Teste dos oito passos levantar e andar (8ft UG) 1919. Rendon AA, Lohman EB, Thorpe D, Johnson EG, Medina E, Brandly B. The effect of virtual reality gaming on dynamic balance in older adults. Age Ageing. 2012;41(4):549-52.;14 activities of daily living 1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238.; Monitor de passos (3 Activity Monitor) 1515. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7..

Houve melhora significante no TUG apenas no estudo de ensaio clínico randomizado que teve um total de 10 semanas de treinamento, com duração média de 70 minutos, duas vezes na semana; neste estudo também foi encontrado uma melhora significante no Teste de Levantar e Sentar por 30 segundos repetidos em uma cadeira, a favor do grupo que utilizou o Wii2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52..

Em um estudo intervencional, com duração de três meses, 30 minutos por sessão, três vezes na semana, houve melhora significante da velocidade da marcha no grupo treinamento com Wii, por meio do teste WT4min 1515. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7.. E em um ensaio clínico controlado randomizado com duração de treinamento Wii de seis semanas, em frequência de três vezes semanais houve melhora no teste 8ft UG 1919. Rendon AA, Lohman EB, Thorpe D, Johnson EG, Medina E, Brandly B. The effect of virtual reality gaming on dynamic balance in older adults. Age Ageing. 2012;41(4):549-52. .

Força muscular:

Dentro do espectro de avaliação foi considerado em um estudo de ensaio clínico controlado randomizado a avaliação da força muscular, por meio da contração voluntária máxima pelo leg press (Leg Force, Newtest, Finland) e da Capacidade de força rápida (RFD) 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52. . Neste estudo os resultados foram melhores para o grupo Wii, após 10 semanas de treinamento, com duração média de 70 minutos, duas vezes por semana, na força de contração voluntária máxima e na avaliação RFD.

Motivação e diversão:

Por fim, alguns questionários foram utilizados para complementar os achados de alguns artigos, como a Attitudes to Falls-Related Interventions Scale (AFRIS) somado a entrevista qualitativa1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238.; Satisfaction scale for Physical Activit (PACES) juntamente com a frequência e a duração de tempo, a segurança, e as dificuldades nos jogos1515. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7.; Questionário de Qualidade de Vida SF36 1818. Franco JR, Jacobs K, Inzerillo C, Kluzik J. The effect of Nintendo Wii Fit and exercise in improving balance and quality of life in community dwelling elders. Technol Health Care. 2012;20(2):95-115.; Geriatric Depression Scale (GDS) 1919. Rendon AA, Lohman EB, Thorpe D, Johnson EG, Medina E, Brandly B. The effect of virtual reality gaming on dynamic balance in older adults. Age Ageing. 2012;41(4):549-52.; 5-point Likert scale com três frases estruturadas a respeito do Wii juntamente a um questionamento a respeito de efeitos adversos2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52..

Dentre o grande espectro encontrado em relação aos questionários, não foram obtidas mudanças nos desfechos em nenhum dos estudos, porém, ao investigar os aspectos qualitativos os achados foram positivos para o treino com Wii Fit, havendo relatos de ser uma prática agradável, divertida e motivadora1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238. , 1515. Agmon M, Perry CK, Phelan E, Demiris G, Nguyen HQ. A pilot study of Wii Fit exergames to improve balance in older adults. J Geriatr Phys Ther. 2011;34:161-7. , 1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5. , 1818. Franco JR, Jacobs K, Inzerillo C, Kluzik J. The effect of Nintendo Wii Fit and exercise in improving balance and quality of life in community dwelling elders. Technol Health Care. 2012;20(2):95-115. , 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52..

Aspectos gerais:

A realidade virtual tem ocupado um lugar importante na área da saúde, e no campo da fisioterapia o Nintendo(r) Wii Fit tem sido utilizado como um recurso terapêutico em diversas populações, como na melhora do equilíbrio em pacientes hemiparéticos2323. Barcala L, Colella F, Araujo MC, Salgado ASI, Oliveira CS. Análise do equilíbrio em pacientes hemiparéticos após o treino com o programa Wii Fit. Fisioter Mov. 2011;24(2):337-43., na reabilitação de crianças com paralisia cerebral2424. Deutsch JE, Borbely M, Filler J, Huhn K, Guarrera-Bowlby P. Use of a low-Cost, Comercially Available Gaming Console (Wii) for Rehabilitation of an Adolescent With Cerebral Palsy. Physical Therapy. 2008,88(10):1196-207., e em pacientes após acidente vascular cerebral2525. Joo LY, Yin TS, Xu D, Thia E, Chia PF, Kuah CW, He KK. A feasibility study using interactive commercial off-the-shelf computer gaming in upper limb rehabilitation in patients after stroke. J Rehabil Med. 2010;42:437-41. , 2626. Saposnik G, Mamdani M, Bayley M, Thorpe KE, Hall J, Cohen LG, Teasell R. Effectiveness of Virtual Reality Exercises in Stroke Rehabilitation (EVREST): rationale, Design, and Protocol of a Pilot Randomized Clinical Trial Assessing the Wii Gaming System. World Stroke Organization International Journal of Stroke. 2010;5:47-51.. Estudos recentes tem adotado a tecnologia do Nintendo(r) com propósito de promoção de saúde à população de idosos saudáveis1313. Rojas VG, Cancino EE, Silva CV, López MC, Arcos JF. Impacto del entrenamiento del balance a través de realidad virtual en una población de adultos mayores. Int J Morfol. 2010;28(1):303.

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Os resultados dos estudos têm demonstrado como benefícios primários do uso do Nintendo(r) Wii Fit a melhora do equilíbrio estático1313. Rojas VG, Cancino EE, Silva CV, López MC, Arcos JF. Impacto del entrenamiento del balance a través de realidad virtual en una población de adultos mayores. Int J Morfol. 2010;28(1):303. , 1717. Young W, Ferguson S, Brault S, Craig C. Assessing and training standing balance in older adults: a novel approach using the 'Nintendo Wii' Balance Board. Gait Posture. 2011;33(2):303-5. , 2020. Toulotte C, Toursel C, Olivier N. Wii Fit training versus adapted physical activities: which one is the most appropriate to improve the balance of independent senior subjects? A randomized controlled study. Clin Rehabil. 2012;26(9):827-35. , 2222. Jorgensen MG, Laessoe U, Hendriksen C, Nielsen OBF, Aagaard P. Efficacy of Nintendo Wii Training on Mechanical Leg Muscle Function and Postural Balance in Community-Swelling Older Adults: A Randomized Controlled Trial. J Gerontol A Biol Sci. 2013;68(7):845-52. e dinâmico1414. Williams MA, Soiza RL, Jenkinson AM, Stewart A. Exercising with Computers in Later Life (EXCELL)- pilot and feasibility study of the acceptability of the Nintendo(r) WiiFit in community-dwelling fallers. BMC Research Notes. 2010; 3:238.

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Apesar dos possíveis benefícios do Wii para a população de idosos saudáveis os estudos analisados apresentam diferenças metodológicas, tanto em relação a avaliação dos desfechos, quanto em relação ao protocolo de treinamento, o que dificulta a padronização e melhor comparação dos resultados.

Considerações Finais

Os resultados desta pesquisa sugerem que o Nintendo(r) Wii é um valioso instrumento para a prática fisioterapêutica, trazendo potenciais benefícios para a população de idosos, porém, devido a grande variabilidade encontrada nas metodologias utilizadas e desfechos sugeridos nos estudos ainda não é possível ter uma conclusão clara a respeito do Wii para esta população.

Assim, são necessários mais estudos com a proposta de definir um protocolo mais adequado em relação aos jogos escolhidos, supervisão, monitorização e qual a duração e frequência de terapia seria mais vantajosa para a população de idosos saudáveis, com meio de promoção de saúde.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2015

Histórico

  • Recebido
    06 Mar 2014
  • Aceito
    04 Nov 2014
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