Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

A ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial realizou nos dias 03 e 04 de junho de 2016 seu IX Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial (EBMO) na cidade de Bauru - SP. Durante dois dias fonoaudiólogos, profissionais de áreas afins, pesquisadores, professores e alunos discutiram os aspectos das interfaces da Motricidade Orofacial, tema do evento.

A 9a Edição do EBMO representou a maturidade da ABRAMO como entidade científica na Fonoaudiologia. A contribuição dessa associação para o crescimento de nossa ciência já é reconhecida em todo Brasil, continente latino americano e hoje, de forma especial, na América do Norte e Europa.

O evento foi também foi a primeira oportunidade de discutir entre os membros da ABRAMO a situação atual da Revista CEFAC - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal, bem como as possibilidades de crescimento do periódico. A diretoria da ABRAMO e os associados presentes na assembleia geral ordinária ratificaram o compromisso com a editoria, periodicidade e também com a abrangência de publicações de artigos em todas as especialidades da Fonoaudiologia e áreas afins.

Nesse volume 18(3) as áreas de Voz e Motricidade Orofacial têm 06 artigos cada. A área de Audiologia é contemplada com 05 artigos. A área de Linguagem apresenta 02 artigos e a área de Fonoaudiologia Geral apresenta 03 artigos. Na área Saúde Coletiva são publicados 02 artigos, sendo um deles abordando a interdiciplinaridade com a Audiologia. Por fim, a área da Disfagia tem 01 artigo nesse fascículo.

A heterogeneidade regional das pesquisas publicadas continua sendo uma forte característica da Revista CEFAC - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal. Com 09 artigos da região Sudeste, 09 artigos da região Sul e 06 artigos da região Nordeste a Fonoaudiologia tem mostrado competência científica nas diferentes regiões do Brasil.

Os artigos desse volume apresentam diferentes temas do diagnóstico e intervenção em Fonoaudiologia. Os aspectos de avaliação clínica e ou instrumental, autoavaliação, alterações orgânicas e funcionais, saúde ocupacional, educação em saúde, canto, surdez e aprendizagem são tratados nos estudos aqui publicados. As relações das características fonoaudiólogicas na linguística aplicada, oncologia, odontologia, otologia, laringologia, neurologia educação, psiquiatria e pericia reforçam a amplitude de nossa ciência em diferentes campos do conhecimento humano.

A explicação para a pluralidade de assuntos tão constantes nos periódicos da Fonoaudiologia vem da própria dimensão do nosso objeto de trabalho: a comunicação humana. Esperamos que com a leitura e o aprofundamento no estudo dos artigos novas hipóteses e questionamentos nos levem a continuar no maravilhoso caminho da pesquisa e produção científica de qualidade.

Hilton Justino da Silva
Giédre Berretin-Felix
Editores Chefes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2016
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br