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Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas à dislexia: revisão de literatura

RESUMO

O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa da literatura, contemplando artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais que abordam o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), tais como computador, tablets, iPads, mobile phones, e-readers, realidade virtual e ambiente virtual de aprendizagem, aplicadas à dislexia. A base de dados escolhida para este estudo foi constituída de artigos científicos publicados no período de 2010 a 2015, a partir das seguintes bases eletrônicas de dados: Science Direct/Elsevier, SciELO - Scientific Electronic Library Online, MedLine - Medical Literature Analysis and Retrieval e o Portal de Periódicos da CAPES. Foram selecionados para este estudo 21 artigos científicos, sendo 20 (95,23%) artigos internacionais e um (4,77%) artigo nacional. Os trabalhos contemplados, no presente estudo, em geral, visam a construção e aplicação de instrumentos tecnológicos que possam vir a minimizar as dificuldades do disléxico no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita. Em meio à escassez de artigos publicados no Brasil, verifica-se a necessidade de mais estudos sobre essa temática, tendo em vista os benefícios das TIC no âmbito da avaliação e intervenção em dislexia constatados em artigos internacionais.

Descritores:
Dislexia; Tecnologia; Software

ABSTRACT

The current paper aims to present an integrative literature review of scientific articles published in national and international journals, approaching the use of information and communication technology (ICT) such as computers, tablets, iPad’s, mobile phones, e-readers, virtual reality and virtual learning environments, applied to dyslexia. The database consists of scientific articles published between 2010 and 2015, from the following platforms: Science Direct/Elsevier, SciELO - Scientific Electronic Library Online, MedLine - Medical Literature Analysis and Retrieval and Portal de Periódicos da CAPES. Scientific articles were selected, corresponding to 20 international (95.23%) papers and 1 national (4.77%) paper. The works considered in the present paper in general aim at the development and application of technological instruments that can minimize the difficulties by dyslexics in reading and writing learning. Due to shortage of articles published in Brazil, there is a need for more studies on this topic in view of the benefits of ICT within evaluation and intervention in dyslexia observed in international articles.

Keywords:
Dyslexia; Technology; Software

Introdução

A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizada por dificuldades com a fluência correta na leitura e na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem11. Lyon GR, Shaywitz SE, Shaywitz BA. Defining dyslexia, comorbidity, teachers knowledge of language and reading a definition of dyslexia. Ann Dyslexia. 2003;53(1):1-14..

Segundo o DSM-IV-TR22. DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução de Cláudia Dornelles. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002., o rendimento na leitura do disléxico, medido por testes padronizados, está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, o coeficiente intelectual (QI) e o nível escolar próprios da idade do indivíduo.

As características da leitura, tanto silenciosa como oral, nesses indivíduos é marcada por distorções, substituições ou omissões, em que predominam a lentidão e os erros na compreensão22. DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução de Cláudia Dornelles. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002..

A utilização de ferramentas tecnológicas abre novas possibilidades para estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura em crianças33. Berninger VW, Nagy W, Tanimoto S, Thompson R, D. Abbott R. Computer instruction in handwriting, spelling, and composing for students with specific learning disabilities in grades 4-9. Computers Educ. 2015;81:154-68.. Nos últimos anos, a contribuição da tecnologia na área das necessidades educacionais especiais tem sido reconhecida. É crescente o interesse pela inclusão de indivíduos com dificuldades de aprendizagem, em especial a dislexia, no ambiente educacional44. Mousinho R. Dislexia e inclusão: possibilidades de adaptações metodológicas e adaptativas. In: Lamoglia A. Temas em inclusão. Saberes e práticas. Rio de Janeiro: Unirio Synergia; 2009. p. 1-15..

Os recursos tecnológicos tem um efeito positivo sobre o desempenho da compreensão de um leitor33. Berninger VW, Nagy W, Tanimoto S, Thompson R, D. Abbott R. Computer instruction in handwriting, spelling, and composing for students with specific learning disabilities in grades 4-9. Computers Educ. 2015;81:154-68.. Pesquisadores investigaram os benefícios das tecnologias da informação para promover melhores habilidades de leitura55. Lysenko LV, Abrami PC. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers Educ. 2014;75:162-172.

6. Bjekic D, Obradovic S, Vucetic M, Bojovic M. E-teacher in inclusive e-education for students with specific learning desabilities. Procedia Soc Behav Sci. 2014;128:128-33.

7. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia: a mobile application for children with learning difficulties. Procedia Comput Sci. 2014;27:218-28.

8. Zapata EG, Defior S, Serrano F. Mejorar la fluidez lectora en dyslexia: diseno de un programa de intervención en espanol. Escr Psicol. 2011;4(2):65-73.
-99. Zikl P, Bartosova IK, Viskova KJ, Havlickova K, Kucirkova A, Navrátilova J, Zetkova B. The possibilities of ICT use for compensation of difficulties with reading in pupils with dyslexia. Procedia Soc Behav Sci. 2015;176:915-22. em disléxicos. Em geral, os resultados sugerem que os recursos tecnológicos propiciam aos indivíduos com dislexia melhores condições de interação e envolvimento nas atividades de leitura e compreensão de textos. A utilização de ferramentas tecnológicas modernizam a educação, abrindo possibilidades de ensino mais eficientes99. Zikl P, Bartosova IK, Viskova KJ, Havlickova K, Kucirkova A, Navrátilova J, Zetkova B. The possibilities of ICT use for compensation of difficulties with reading in pupils with dyslexia. Procedia Soc Behav Sci. 2015;176:915-22..

Em algumas pesquisas1010. Conway PF, Amberson J. Laptops meets schools, one-one draw: m-learning for secondary students with literacy difficulties. Support Learn. 2011;26(4):173-81.

11. Kast M, Baschera GM, Gross M, Jancke L, Meyer M. Computer-based learning of spelling skills in children with and without dyslexia. Ann Dyslexia. 2011;61(2):177-200.

12. Bjorklund M. Dyslexic students: success factors for support in a learning environment. J Acad Libr. 2011;37(5):423-9.
-1313. Oliveira DG, Lukasova K, Macedo EC. Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento. Psico-USF. 2010;15(3):277-86. foram constatados os benefícios da utilização de computadores para auxiliar a aprendizagem da leitura em crianças com dislexia e dificuldades escolares. A instrução assistida por computadores1111. Kast M, Baschera GM, Gross M, Jancke L, Meyer M. Computer-based learning of spelling skills in children with and without dyslexia. Ann Dyslexia. 2011;61(2):177-200. é uma promessa para trabalhar habilidades de leitura na escola, que vão desde o conhecimento da palavra até estratégias metacognitivas de leitura. Além disso, os ambientes de aprendizagem que utilizam ferramentas tecnológicas podem contribuir para auxiliar os alunos a assumirem uma maior autonomia diante dos conteúdos acadêmicos1212. Bjorklund M. Dyslexic students: success factors for support in a learning environment. J Acad Libr. 2011;37(5):423-9..

Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aplicadas à dislexia, a partir de estudos científicos publicados nos últimos cinco anos.

Métodos

Foi realizada uma busca de artigos científicos nacionais e internacionais que abordam o tema tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aplicadas à dislexia, nas bases eletrônicas de dados Science Direct/Elsevier, SciELO - Scientific Electronic Library Online, MedLine - Medical Literature Analysis and Retrieval e o Portal de Periódicos da CAPES.

Em todas as páginas eletrônicas das bases de dados foi utilizada a busca avançada (advanced search), adotando os seguintes descritores em português e seus correspondentes em inglês para pesquisar os artigos: dislexia (dyslexia), computador (computer), tecnologia (technology) e softwares. O descritor dislexia (dyslexia) foi utilizado, inicialmente, de forma isolada e, em seguida, combinado com os demais descritores, em todas as bases de dados pesquisadas. Como critério de inclusão foram considerados artigos completos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados entre 2010 e 2015. Foram selecionados para esta revisão os trabalhos que abordaram o tema TIC aplicadas à dislexia, observado a partir da leitura do título e resumo/abstract. Foram excluídos desta revisão os artigos repetidos nas bases de dados; estudos em que o objetivo era de caráter meramente informativo a respeito da dislexia; pesquisas que utilizaram TIC, tais como “electronic storybooks” e “digital games”, em crianças sem dislexia; pesquisas cujos sujeitos apresentaram deficiência intelectual e artigos que apresentaram softwares para avaliar a leitura de sujeitos sem dislexia.

Na fase inicial da coleta de dados, foram selecionados 41 trabalhos completos, sendo 30 (73,17%) publicados em periódicos internacionais e 11 (26,83%) em periódicos nacionais. Os artigos obtidos foram classificados em ordem crescente por ano de publicação, destacando o nome da revista, autor(es) e objetivos. Dos 41 trabalhos, foram considerados para este estudo 20 artigos científicos internacionais e um artigo nacional, respeitando os critérios de inclusão e exclusão.

A análise dos dados foi composta das seguintes etapas: 1. distribuição dos artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais onde se observa o tema TIC (tecnologias da informação e da comunicação) aplicadas à dislexia no período de 2010 a 2015 (Figura 1); 2. quantidade de artigos por periódicos em que se observa o tema TIC aplicadas à dislexia, no período de 2010 a 2015 (Figura 2); 3. número de artigos científicos por ano de publicação, no período de 2010 a 2015 (Figura 3); 4. distribuição dos artigos científicos quanto à natureza dos estudos: Avaliação (A), Intervenção (I) ou Revisão de literatura (RL) (Figura 4) e 5. caracterização das pesquisas onde se observa o tema TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) aplicadas à dislexia no período de 2010 a 2015 (Figura 5).

Figura 1:
Distribuição dos artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais onde se observa o tema TIC (tecnologias da informação e da comunicação) aplicadas à dislexia no período de 2010 a 2015

Figura 2:
Quantidade de artigos por periódicos em que se observa o tema TIC (tecnologias da informação e comunicação) aplicadas à dislexia, no período de 2010 a 2015

Figura 3:
Número de artigos científicos por ano de publicação, no período de 2010 a 2015

Figura 4:
Distribuição dos artigos científicos quanto à natureza dos estudos: Avaliação (A), Intervenção (I) ou Revisão de literatura (RL)

Figura 5:
Caracterização das pesquisas onde se observa o tema TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) aplicadas à dislexia no período de 2010 a 2015

Revisão da literatura

A análise dos resultados considerou 21 artigos científicos, sendo 20 (95,23%) internacionais e um (4,77%) nacional (Figura 1). Os 21 artigos pesquisados foram publicados nos seguintes países: sete nos Estados Unidos - EUA, sete na Holanda, dois no Reino Unido, dois na Inglaterra, um na Espanha, um na Grécia e um no Brasil.

A partir desses achados, pode-se sugerir que as publicações nacionais a respeito do tema TIC aplicadas à dislexia ainda são escassas. Alguns estudiosos55. Lysenko LV, Abrami PC. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers Educ. 2014;75:162-172. consideram que essas pesquisas oferecem uma visão sobre quais abordagens e tecnologias são mais adequadas para favorecer crianças com dificuldades de aprendizagem. A utilização das TIC no âmbito educacional parece propiciar experiências mais interativas, que podem motivar as crianças desde cedo, atenuando os impactos das próprias dificuldades no cotidiano das práticas da leitura e da escrita77. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia: a mobile application for children with learning difficulties. Procedia Comput Sci. 2014;27:218-28..

Conforme se observa na Figura 2, os 21 artigos científicos selecionados para o estudo foram publicados em 14 revistas internacionais e em uma revista nacional.

Na Figura 3 apresenta-se a distribuição dos artigos de acordo com o ano de publicação, onde é possível verificar uma maior concentração de publicações nos anos de 2012 e 2014. Em alguns estudos sobre TIC aplicadas à dislexia1414. Abtahi MS. Interactive multimedia learning object (IMLO) for dyslexic children. Procedia Soc Behav Sci. 2012;47:1206-10.

15. Kalyvioti K, Mikropoulos TA. Virtual enviroments and dyslexia: a literature review. Procedia Comput Sci. 2014;27:138-47.

16. Saleh Ronaldi, Alias NA. Learner needs analysis for mobile learning comic application among dyslexic children. Int J of Educ Inf Technol. 2012;6(2):185-92.
-1717. Rubio G, Navarro E, Montero F. APADYT: a multimedia application for SEN learners. Multimed Tools Appl. 2014;71:1771-802. foi verificada a aplicabilidade de ferramentas multimídias interativas em sujeitos disléxicos e sugestões para a realização de trabalhos futuros. A funcionalidade de softwares em outros instrumentos tecnológicos, como em tablets, foi testada com adaptações para melhorar o desempenho de crianças disléxicas1818. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia 2.0: redesigning our mobile application for children with learning difficulties. Themes in Science and Technology Education. 2014b;7(2/3):119-35..

Os artigos científicos selecionados para esta pesquisa foram distribuídos de acordo com a natureza do estudo (Figura 4) e classificados em: Avaliação (A) - pesquisas onde se observa a avaliação da aplicabilidade das TIC em sujeitos disléxicos; Intervenção (I) - pesquisas onde se observa intervenção das TIC em sujeitos; Revisão de Literatura (RL) - onde se observam estudos que realizaram um levantamento teórico sobre TIC aplicadas à dislexia.

Nos quatro (19,05%) artigos classificados como sendo de avaliação (A) constatou-se que as informações colhidas em questionários aplicados com professores e/ou pais permitiram modificar e/ou adequar a construção de produtos tecnológicos para crianças com dislexia99. Zikl P, Bartosova IK, Viskova KJ, Havlickova K, Kucirkova A, Navrátilova J, Zetkova B. The possibilities of ICT use for compensation of difficulties with reading in pupils with dyslexia. Procedia Soc Behav Sci. 2015;176:915-22.,1414. Abtahi MS. Interactive multimedia learning object (IMLO) for dyslexic children. Procedia Soc Behav Sci. 2012;47:1206-10.,1616. Saleh Ronaldi, Alias NA. Learner needs analysis for mobile learning comic application among dyslexic children. Int J of Educ Inf Technol. 2012;6(2):185-92.,1919. Rahman FA, Mokhtar F, Alias NA, Saleh R. Multimedia elements as instructions for dyslexic children. Int J of Educ Inf Technol. 2012;6(2):193-200..

Em um estudo classificado como sendo de avaliação1919. Rahman FA, Mokhtar F, Alias NA, Saleh R. Multimedia elements as instructions for dyslexic children. Int J of Educ Inf Technol. 2012;6(2):193-200., além de serem descritas as funções de ferramentas multimídias na construção de produtos tecnológicos para crianças disléxicas, foi observada uma preocupação em identificar qual a impressão que as crianças e os professores têm a respeito da utilização das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita.

A influência da escolha da fonte da letra, em materiais de leitura para crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, foi descrita em um estudo99. Zikl P, Bartosova IK, Viskova KJ, Havlickova K, Kucirkova A, Navrátilova J, Zetkova B. The possibilities of ICT use for compensation of difficulties with reading in pupils with dyslexia. Procedia Soc Behav Sci. 2015;176:915-22. com 150 crianças. Os resultados apresentados revelam os benefícios da escolha adequada da fonte, no que diz respeito à velocidade e aos erros de leitura. A OpenDyslexic font2020. OpenDyslexic. [cited 2015 Jun 01]. Avaliable from: http://opendyslexic.org/about/
http://opendyslexic.org/about/...
foi criada para disléxicos e tem apresentado resultados satisfatórios em testes de leitura.

As pesquisas classificadas como sendo de intervenção (I) das TIC aplicadas à dislexia representaram 66,67%, dos 21 artigos científicos analisados. Observou-se que em um dos trabalhos recentemente publicados nessa categoria1818. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia 2.0: redesigning our mobile application for children with learning difficulties. Themes in Science and Technology Education. 2014b;7(2/3):119-35. foram sugeridas opções de design de interface para a construção de um jogo em tablet para crianças com dificuldades de aprendizagem. O EasyLexia 2.01818. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia 2.0: redesigning our mobile application for children with learning difficulties. Themes in Science and Technology Education. 2014b;7(2/3):119-35. foi desenvolvido a partir de um software testado em mobile phones, composto de atividades de ortografia, memória e problemas matemáticos destinado a crianças com dislexia77. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia: a mobile application for children with learning difficulties. Procedia Comput Sci. 2014;27:218-28..

Em uma pesquisa de Intervenção realizada com crianças disléxicas2121. Leij AVD. Dyslexia and early intervention: what did we learn from the dutch dyslexia programme?. Dyslexia. 2013;19(4):241-55., foram associadas atividades fonológicas e morfológicas com o uso do computador, sendo constatados efeitos positivos na velocidade de leitura e habilidades ortográficas, quando utilizados precocemente. Destacou-se também que a utilização das TIC pode ser útil na intervenção precoce de crianças com características de risco para problemas de aprendizagem.

Nos estudos em que foi descrita a utilização de softwares33. Berninger VW, Nagy W, Tanimoto S, Thompson R, D. Abbott R. Computer instruction in handwriting, spelling, and composing for students with specific learning disabilities in grades 4-9. Computers Educ. 2015;81:154-68.,55. Lysenko LV, Abrami PC. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers Educ. 2014;75:162-172.,88. Zapata EG, Defior S, Serrano F. Mejorar la fluidez lectora en dyslexia: diseno de un programa de intervención en espanol. Escr Psicol. 2011;4(2):65-73.,1010. Conway PF, Amberson J. Laptops meets schools, one-one draw: m-learning for secondary students with literacy difficulties. Support Learn. 2011;26(4):173-81.,1111. Kast M, Baschera GM, Gross M, Jancke L, Meyer M. Computer-based learning of spelling skills in children with and without dyslexia. Ann Dyslexia. 2011;61(2):177-200.,1313. Oliveira DG, Lukasova K, Macedo EC. Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento. Psico-USF. 2010;15(3):277-86.,1717. Rubio G, Navarro E, Montero F. APADYT: a multimedia application for SEN learners. Multimed Tools Appl. 2014;71:1771-802. e e-readers2222. Schneps MH, Thomson CC, Sonnert G, Pomplun M. E-readers are more effective than paper for some with dyslexia. PLOS ONE. 2013;8(9):1-9. constatou-se a eficácia das ferramentas tecnológicas para promover melhor desempenho de leitura em disléxicos.

Em recente artigo científico33. Berninger VW, Nagy W, Tanimoto S, Thompson R, D. Abbott R. Computer instruction in handwriting, spelling, and composing for students with specific learning disabilities in grades 4-9. Computers Educ. 2015;81:154-68. foi investigada a eficácia de atividades pedagógicas em iPad, ampliando a aplicabilidade para crianças com outras dificuldades específicas de aprendizagem, como a Disgrafia - transtorno específico na escrita dos grafemas.

Nos resultados da aplicação de dois instrumentos tecnológicos - Abracadabra (ABRA)55. Lysenko LV, Abrami PC. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers Educ. 2014;75:162-172. e o e-Pearl55. Lysenko LV, Abrami PC. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers Educ. 2014;75:162-172. - foram descritos benefícios no reconhecimento letra-som, consciência fonológica e compreensão de leitura, mostrando também resultados positivos em crianças com falta de atenção e baixo rendimento de leitura. As crianças submetidas, sistematicamente, aos programas apresentaram ganhos de aprendizagem na linguagem escrita e melhor desempenho nas habilidades metacognitivas de leitura.

Em um trabalho realizado com crianças disléxicas88. Zapata EG, Defior S, Serrano F. Mejorar la fluidez lectora en dyslexia: diseno de un programa de intervención en espanol. Escr Psicol. 2011;4(2):65-73. foi descrito um programa computadorizado de intervenção, estruturado com atividades metafonológicas de leitura de sílabas, palavras e textos para promover melhores níveis de fluidez de leitura e compreensão leitora. O uso do software permitiu registrar os acertos e erros das atividades, bem como o tempo de execução. Para cada criança foi gerada uma tabela para analisar a sua evolução e possíveis ganhos nos níveis distintos: sílabas, palavras e textos.

Um estudou realizado com crianças com dificuldades de alfabetização, incluindo a dislexia, apresentou resultados positivos a partir da utilização de tablets para apoiar as atividades de leitura e escrita na escola1010. Conway PF, Amberson J. Laptops meets schools, one-one draw: m-learning for secondary students with literacy difficulties. Support Learn. 2011;26(4):173-81..

Os resultados da utilização de um software com recursos fonológicos e multissensoriais, tais como correspondência som-letra e estratégias auditivas, foram apresentados em um trabalho realizado com crianças com e sem dislexia1111. Kast M, Baschera GM, Gross M, Jancke L, Meyer M. Computer-based learning of spelling skills in children with and without dyslexia. Ann Dyslexia. 2011;61(2):177-200., evidenciando benefícios significativos no desempenho ortográfico de crianças disléxicas.

Em um estudo de intervenção que teve como objetivo promover consciência fonológica e correspondências grafofonêmicas em disléxicos, através da utilização do software Alfabetização Fônica Computadorizada1313. Oliveira DG, Lukasova K, Macedo EC. Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento. Psico-USF. 2010;15(3):277-86., concluiu-se que as crianças disléxicas submetidas às sessões de intervenção apresentaram benefícios nas habilidades de leitura e escrita, além de diminuição significativa no tempo de execução dos testes.

A utilização de um aplicativo pedagógico, o APADYT1717. Rubio G, Navarro E, Montero F. APADYT: a multimedia application for SEN learners. Multimed Tools Appl. 2014;71:1771-802., destinado a auxiliar o trabalho pedagógico de pais e professores de crianças com necessidades educacionais especiais, tais como dislexia, disgrafia, discalculia, transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) e lateralidade cruzada, foi descrita em um estudo de intervenção.

Em uma pesquisa sobre o uso de e-readers2222. Schneps MH, Thomson CC, Sonnert G, Pomplun M. E-readers are more effective than paper for some with dyslexia. PLOS ONE. 2013;8(9):1-9. em crianças com dislexia concluiu-se que, para alguns disléxicos, o e-reader como ferramenta tecnológica facilita a leitura e compreensão quando comparado à leitura em papel. Nos e-readers é possível uma fonte maior de letras, poucas palavras por linha, espaçamento maior entre linhas, além do controle da luminosidade da tela. Em contrapartida, em um estudo sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs)2323. Habib L, Berget G, Sandnes FE, Sanderson N, Kahn S, Fagernes S, Olcay A. Dyslexic students in higher education and virtual learning environments: an exploratory study. J Comput Assist Lear. 2012;28:57484., com estudantes de graduação disléxicos, foram identificadas, por meio de entrevistas, algumas preferências pelo texto em papel. Alguns disléxicos preferiram ler o texto em papel por ser mais fácil marcar as passagens importantes. Além disso, ao escrever, consideraram que o teclado reduziu a velocidade de escrita. Outros, porém, tiveram preferência pelo processador de texto por oferecer as ferramentas do corretor ortográfico e verificação dos erros gramaticais, pois não conseguiriam perceber os erros sozinhos. A conversão texto-fala foi comentada por alguns entrevistados como sendo uma ferramenta útil para perceber os erros de um texto, escrito por eles mesmos.

A utilização de tecnologias de realidade virtual foi descrita em uma pesquisa que teve como objetivo avaliar a memória operacional de alunos de graduação disléxicos2424. Kalyvioti K, Mikropoulos T. Memory performance of dyslexic adults in virtual environments. Procedia Comput Sci. 2012;14:410-18.. Concluiu-se que a realidade virtual pode ser uma ferramenta tecnológica eficaz de avaliação, inclusive para ser utilizada em testes precoces de memória em crianças.

Quando a temática se refere a tratamento fonoaudiológico com objetivos de remediação e intervenção fonológica, destacaram-se melhoras no desempenho das habilidades de leitura de crianças disléxicas submetidas ao programa de intervenção associado ao uso do computador, proporcionando aumento nos níveis de leitura e de soletração de crianças disléxicas2525. Reid G, Strnadova I, Cumming T. Expanding horizons for students with dyslexia in the 21st century: universal design and mobile technology. J Res Spec Educ Needs. 2013;13(3):175-81..

Em um trabalho de revisão de literatura1212. Bjorklund M. Dyslexic students: success factors for support in a learning environment. J Acad Libr. 2011;37(5):423-9., realizado a partir da pesquisa em oito bases de dados on line, sobre o apoio a estudantes disléxicos, destacou-se que é importante reconhecer as necessidades individuais dos alunos para que as soluções técnicas possam ser adaptadas.

A relação entre ambiente virtual e dislexia foi descrita em uma pesquisa de revisão de literatura1515. Kalyvioti K, Mikropoulos TA. Virtual enviroments and dyslexia: a literature review. Procedia Comput Sci. 2014;27:138-47. sendo constatado que artigos científicos, até então publicados, apresentam benefícios e orientações para pais, professores e profissionais de indivíduos disléxicos.

Em um artigo científico de revisão sobre a utilização de tecnologias móveis2525. Reid G, Strnadova I, Cumming T. Expanding horizons for students with dyslexia in the 21st century: universal design and mobile technology. J Res Spec Educ Needs. 2013;13(3):175-81., incluindo smartphones, iPod, tablets e laptops para auxiliar alunos com dislexia, foi constatado que apesar de serem úteis, elas não substituem as tradicionais estratégias de ensino e aprendizagem que têm evidências científicas para apoiá-las.

Nos 21 artigos científicos33. Berninger VW, Nagy W, Tanimoto S, Thompson R, D. Abbott R. Computer instruction in handwriting, spelling, and composing for students with specific learning disabilities in grades 4-9. Computers Educ. 2015;81:154-68.,55. Lysenko LV, Abrami PC. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers Educ. 2014;75:162-172.

6. Bjekic D, Obradovic S, Vucetic M, Bojovic M. E-teacher in inclusive e-education for students with specific learning desabilities. Procedia Soc Behav Sci. 2014;128:128-33.

7. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia: a mobile application for children with learning difficulties. Procedia Comput Sci. 2014;27:218-28.

8. Zapata EG, Defior S, Serrano F. Mejorar la fluidez lectora en dyslexia: diseno de un programa de intervención en espanol. Escr Psicol. 2011;4(2):65-73.

9. Zikl P, Bartosova IK, Viskova KJ, Havlickova K, Kucirkova A, Navrátilova J, Zetkova B. The possibilities of ICT use for compensation of difficulties with reading in pupils with dyslexia. Procedia Soc Behav Sci. 2015;176:915-22.

10. Conway PF, Amberson J. Laptops meets schools, one-one draw: m-learning for secondary students with literacy difficulties. Support Learn. 2011;26(4):173-81.

11. Kast M, Baschera GM, Gross M, Jancke L, Meyer M. Computer-based learning of spelling skills in children with and without dyslexia. Ann Dyslexia. 2011;61(2):177-200.

12. Bjorklund M. Dyslexic students: success factors for support in a learning environment. J Acad Libr. 2011;37(5):423-9.

13. Oliveira DG, Lukasova K, Macedo EC. Avaliação de um programa computadorizado para intervenção fônica na dislexia do desenvolvimento. Psico-USF. 2010;15(3):277-86.

14. Abtahi MS. Interactive multimedia learning object (IMLO) for dyslexic children. Procedia Soc Behav Sci. 2012;47:1206-10.

15. Kalyvioti K, Mikropoulos TA. Virtual enviroments and dyslexia: a literature review. Procedia Comput Sci. 2014;27:138-47.

16. Saleh Ronaldi, Alias NA. Learner needs analysis for mobile learning comic application among dyslexic children. Int J of Educ Inf Technol. 2012;6(2):185-92.

17. Rubio G, Navarro E, Montero F. APADYT: a multimedia application for SEN learners. Multimed Tools Appl. 2014;71:1771-802.

18. Skiada R, Soroniati E, Gardeli A, Zissis D. EasyLexia 2.0: redesigning our mobile application for children with learning difficulties. Themes in Science and Technology Education. 2014b;7(2/3):119-35.
-1919. Rahman FA, Mokhtar F, Alias NA, Saleh R. Multimedia elements as instructions for dyslexic children. Int J of Educ Inf Technol. 2012;6(2):193-200.,2121. Leij AVD. Dyslexia and early intervention: what did we learn from the dutch dyslexia programme?. Dyslexia. 2013;19(4):241-55.

22. Schneps MH, Thomson CC, Sonnert G, Pomplun M. E-readers are more effective than paper for some with dyslexia. PLOS ONE. 2013;8(9):1-9.

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A distribuição das referências bibliográficas apresentadas nesta revisão de literatura sobre TIC aplicadas à dislexia pode ser observada na Figura 5.

Conclusão

Este trabalho apresentou uma revisão integrativa da literatura sobre tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aplicadas à dislexia. Os artigos contemplados neste estudo apresentaram alternativas interessantes no âmbito de avaliação e intervenção em dislexia, dentre as quais podem ser citadas: ferramentas para avaliação de leitura e compreensão de textos, softwares e e-readers utilizados para promover melhor desempenho de leitura em disléxicos, ambientes virtuais e recursos multimídia. Observa-se que os trabalhos publicados, em geral, visam a construção e aplicação de instrumentos tecnológicos que possam vir a facilitar o desempenho do disléxico na aprendizagem da leitura e da escrita. Em meio à escassez de artigos publicados no Brasil, quando comparado ao número de artigos internacionais, verifica-se a necessidade de mais estudos sobre essa temática, tendo em vista os benefícios das TIC no âmbito da avaliação e intervenção em dislexia.

Agradecimentos

À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de apoio financeiro à primeira autora.

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  • Fonte de auxílio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Fev 2017

Histórico

  • Recebido
    28 Jun 2016
  • Aceito
    04 Jan 2017
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