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Testes para a avaliação comportamental das habilidades auditivas centrais em indivíduos com perdas auditivas neurossensorial: uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

identificar os testes mais utilizados e as habilidades auditivas alteradas no processamento auditivo central, em indivíduos com perda auditiva neurossensorial.

Métodos:

revisão de literatura integrativa, realizada de março a agosto de 2021 nas bases de dados: PubMed/Medline, Lilacs, Scielo, IBECS e Index Psicologia Periódicos técnico-científicos. Foram incluídos estudos que realizaram a pesquisa das habilidades auditivas centrais, através do teste comportamental do processamento auditivo central, em sujeitos portadores de perda auditiva neurossensorial, de grau leve a moderado. A seleção, extração e síntese qualitativa foram realizadas por dois revisores independentes. A seleção teve como objetivo verificar se os estudos contemplavam a pergunta do estudo.

Revisão da Literatura:

foram encontrados 39 estudos para leitura do texto na íntegra e, ao aplicar os critérios de elegibilidade, foram incluídos 13 estudos. Observou-se que os participantes diagnosticados com perda auditiva neurossensorial apresentam predomínio de alteração auditiva em testes verbais quando comparados aos padrões de normalidade estabelecidos para indivíduos sem perda. Sendo assim, as habilidades mais alteradas são as que dependem da discriminação dos sons da fala.

Conclusão:

entre os testes comportamentais mais utilizados, predominou o teste SSW. Quanto as habilidades auditivas centrais mais pesquisadas foram integração binaural e separação binaural.

Descritores:
Audição; Perda Auditiva; Percepção Auditiva; Transtornos da Audição; Doenças Auditivas Centrais

ABSTRACT

Purpose:

to identify the most used tests and the changed hearing skills in the central auditory processing of individuals with sensorineural hearing loss.

Methods:

an integrative literature review conducted between March and August 2021 in PubMed/MEDLINE, LILACS, SciELO, IBECS, and Index Psi Scientific Journals. The review included studies addressing central hearing skills with central auditory processing behavioral tests in subjects with mild to moderate sensorineural hearing loss. Two independent reviewers made the study selection, data extraction, and qualitative synthesis. The selection aimed at verifying whether the studies answered the research question.

Literature Review:

39 studies were found for full-text reading; after applying the eligibility criteria, 13 studies were included in the review. Participants diagnosed with sensorineural hearing loss predominantly had hearing changes in verbal tests, in comparison with normal standards for individuals without hearing loss. Thus, the most changed skills are the ones that depend on speech sound discrimination.

Conclusion:

the Staggered Spondaic Word Test predominated among the most used behavioral tests, while the most researched central auditory skills were binaural integration and binaural separation.

Keywords:
Hearing; Hearing Loss; Auditory Perception; Hearing Disorders; Central Auditory, Diseases

Introdução

Alterações na integridade do sistema auditivo podem interferir na qualidade de vida das pessoas, acarretando prejuízos afetivos, profissionais e sociais11. Teixeira CF, Griz SMS. Sistema auditivo central. In: Bevilacqua MC, Martinez MAN, Balen SA, Pupo AC, Reis ACMB, Frota S, editors. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos; 2011. p.17-27.. A perda auditiva do tipo neurossorioneural pode ser decorrente de alterações nas estruturas do órgão de Corti, que consequentemente podem gerar disfunção do código Neural22. Auditory neuropathy: clinical, diagnostic and therapeutic aspects [homepage on the internet]. Available at: http://www.sborl.org.br/. Accessed 2021 mar 1.
http://www.sborl.org.br/...
.

O Processamento Auditivo Central (PAC) pode ser definido como o conjunto de mecanismos e processos responsáveis pelos fenômenos de lateralização e localização do som, discriminação auditiva, reconhecimento dos padrões auditivos, aspectos temporais da audição - integração, discriminação, ordenação e mascaramento temporal - e habilidades auditivas com sinais acústicos competitivos e degradados. O teste comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC) tem como objetivo avaliar a eficiência com que o sistema nervoso central utiliza a informação auditiva33. Simões MB, Schochat E. Transtorno do processamento auditivo (central) em indivíduos com e sem dislexia. Pró-Fono R. Atual. Cient. 2010;22(4):521-4..

Dessa forma, o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é uma alteração da audição na qual há um impedimento da habilidade de analisar e interpretar padrões sonoros, caracterizado pelo baixo desempenho em uma ou mais habilidades auditivas centrais33. Simões MB, Schochat E. Transtorno do processamento auditivo (central) em indivíduos com e sem dislexia. Pró-Fono R. Atual. Cient. 2010;22(4):521-4..

Na prática audiológica utilizamos rotineiramente a Audiometria Tonal Liminar (ATL) para estabelecer o tipo e o grau alterações auditivas periféricas. Já para investigar o funcionamento das Vias Auditivas Centrais são recomendados testes eletrofisiológicos específicos e os testes comportamentais do PAC44. Lacerda CF, Silva LO, de Tavares Canto RS, Cheik NC. Efeitos da adaptação às próteses auditivas na qualidade de vida, no equilíbrio e no medo de queda em idosos com perda neurossensorial. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2012;16(2):156-62..

Os testes de Potencial Evocado Auditivo (PEA) podem fornecer de forma objetiva, informações importantes sobre possíveis alterações anatômicas ou funcionais das vias auditivas centrais; já os comportamentais, são válidos para medir aspectos referentes ao funcionamento das habilidades auditivas55. Parra VM, Iório MCM, Mary MM, Baraldi GS. Testes de padrão de frequência e de duração em idosos com sensibilidade auditiva normal. Braz. J. Otorhinolaryngol. 2004;70(4):517-23..

As lesões no Orgão de Corti afetam a acuidade auditiva e como consequência deste dano periférico, podemos ter alterações em uma série de habilidades do sistema auditivo, dificultando o processamento dos sinais acústicos e da fala e, consequentemente de comunicação. A Perda Auditiva pode levar a efeitos perceptuais significativos, como aumento do limiar auditivo, redução do campo dinâmico, perda da discriminação e maior sensibilidade ao ruído. Por isso, dificuldades nas habilidades auditivas podem coexistir com a perda auditiva periférica66. Magni C, Freiberger F, Tonn K. Evaluation of satisfaction measures of analogical and digital hearing aid users. Rev Bras Otorrinolaringol. 2005;71(5):650-7., visto que as atividades das vias auditivas centrais podem ser alteradas como consequência do dano Coclear.

O PAC é amplamente estudado a fim de esclarecer as dificuldades auditivas presentes em indivíduos com limiares auditivos normais, porém com queixas na percepção auditiva. As Habilidades Auditivas Centrais que ocorrem através das vias aferentes e eferentes são fundamentais, pois contribuem para a compreensão da mensagem sonora. Dificuldades em uma ou mais habilidades auditivas, pesquisadas através dos testes comportamentais do PAC, podem ser secundárias às alterações na via auditiva periférica77. Fonseca GCR, Costa-Ferreira MDO. The performance of the elderly with neurossensorial hearing loss in auditory processing tests: a longitudinal study. Rev. CEFAC. 2015;17(3):809-18.,88. Fernandes C, Matos Silva C, Alves AR, Prata C, Rocha C, Martins JH. Central auditory processing in elderly people: preliminary results. Gazeta Med. 2019;6(3):147-53..

Existe uma lacuna no que diz respeito ao conhecimento das habilidades auditivas em indivíduos por Perda Auditiva Neurossensorial (PAN), dificultando assim, a utilização de critérios robustos para buscar ferramentas para o treinamento auditivo. Alguns estudos investigam o processamento central da informação sonora utilizando como população indivíduos com PAN, porém não há consenso sobre que testes utilizar e quais habilidades pesquisar44. Lacerda CF, Silva LO, de Tavares Canto RS, Cheik NC. Efeitos da adaptação às próteses auditivas na qualidade de vida, no equilíbrio e no medo de queda em idosos com perda neurossensorial. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2012;16(2):156-62.,77. Fonseca GCR, Costa-Ferreira MDO. The performance of the elderly with neurossensorial hearing loss in auditory processing tests: a longitudinal study. Rev. CEFAC. 2015;17(3):809-18.,88. Fernandes C, Matos Silva C, Alves AR, Prata C, Rocha C, Martins JH. Central auditory processing in elderly people: preliminary results. Gazeta Med. 2019;6(3):147-53..

O objetivo do estudo foi de identificar os testes mais utilizados e as habilidades auditivas alteradas no Processamento Auditivo Central, em indivíduos com Perda Auditiva Neurossensorial.

Métodos

Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, para responder a seguinte pergunta norteadora: Quais são as habilidades auditivas do Processamento Auditivo Central avaliadas em indivíduos com PAN de grau leve a moderado?

A pergunta foi construída com base no acrônimo PCC sendo P - População, C, Conceito e C Contexto, assim, nessa pesquisa teve-se P como os indivíduos com PAN; C: Transtorno do Processamento Auditivo Central e; C: Testes audiológicos.

A busca por artigos originais que respondessem à pergunta norteadora foi realizada entre março e agosto de 2021 nas seguintes bases de dados: PubMed/Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), Lilacs (Literatura Latino-Americana em ciências da saúde), Scielo (Scientific Electronic Library Online), IBECS (Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud), Index Psicologia Periódicos técnico-científicos e CUMED (Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba). Os descritores “hearing loss” e “central auditory processing” foram utilizados associados ao operador boleano AND. O acesso a base MEDLINE foi realizado via PUBMED.

Foi adotado como critério de inclusão, estudos que realizaram a pesquisa das habilidades auditivas centrais, através do teste comportamental do PAC, em sujeitos portadores de PAN, de grau leve a moderado. Foram excluídos os estudos que tinham como população os participantes com síndromes ou alterações cognitivas, que pudessem refletir nos resultados dos testes comportamentais do PAC.

A seleção dos estudos foi realizada por duas pesquisadoras independentes, de forma cega. Os artigos foram selecionados sem restrição de idioma, data de publicação ou de delineamento do estudo, em três etapas: leitura do título, do resumo e do texto completo, com o objetivo de verificar se o artigo contemplava a pergunta do estudo, e se estava de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Não ocorreu problemas com acesso aos estudos na íntegra, portanto, não houve necessidade de entrar em contato com os autores dos estudos selecionados. As etapas da revisão integrativa podem ser verificadas na Figura 1.

Após a seleção, os dados extraídos foram: autor, ano da publicação, método, população, intervenção e resultados dos testes comportamentais do PAC. A extração e a organização dos dados foram realizadas em uma planilha no Excel e, para a síntese qualitativa analisou-se a metodologia e os desfechos dos artigos selecionados. Para a extração, o instrumento foi adaptado, baseado em outros estudos.

Figura 1:
Diagrama de fluxo com as etapas de seleção dos artigos. Foram incluídos 13 estudos nesta revisão. Os 13 estudos incluídos na revisão foram divididos de acordo com a presença de cada um dos desfechos estudados (alguns estudos abordaram mais de um desfecho).

Revisão de Literatura

A estratégia de busca identificou 1574 registros, e após leitura do título e do resumo, foram excluídos 805 artigos que não satisfaziam os critérios de inclusão e exclusão. Após a exclusão dos duplicados, restou 39 artigos para leitura do texto na íntegra. Desses 39, foram excluídos 24 artigos, pois não se encaixavam nos critérios de inclusão, finalizando em 13 artigos elegíveis.

O objetivo desta revisão integrativa da literatura foi de identificar em indivíduos com PAN, os testes comportamentais do PAC mais utilizados e as habilidades auditivas centrais mais alteradas. Com a análise dos dados extraídos de todos os artigos, pode-se observar que houve um aumento de produções científicas que abordam a temática proposta, porém este fato é observado apenas nos últimos dez anos.

A amostra do presente estudo foi constituída de 13 artigos, localizados nas bases de dados (Quadro 1). Observou a variância em relação à faixa etária dos participantes, em que nove realizaram suas pesquisas com adultos, de idades entre 19 e 59 anos99. Magni C, Freiberger F, Tonn K. Avaliação do grau de satisfação entre os usuários de amplificação de tecnologia analógica e digital. Rev Bras Otorrinolaringol. 2005;7(5):650-7.) -(1313. Best V, Mason CR, Swaminathan J, Roverud E, Kidd G. Use of a glimpsing model to understand the performance of listeners with and without hearing loss in spatialized speech mixtures. J. Acoust. Soc. Am. 2017;141(1):81-91.,1515. Maeda Y, Nakagawa A, Nagayasu R, Sugaya A, Omichi R, Kariya S et al. Pediatric central auditory processing disorder showing elevated threshold on pure tone audiogram. Auris Nasus Larynx. 2016;43(5):570-4.

16. Hedrick M, Charles L, Street ND. Vowel perception in listeners with normal hearing and in listeners with hearing loss: a preliminary study. Cli. Exp. Otorhinolaryngol. 2015;8(1):26.
-1717. Koravand A, Jutras B. Auditory temporal-organization abilities in school-age children with peripheral hearing loss. JSLHR. 2013;56(4):1065-74.,1919. Koravand A, Jutras B, Roumy N. Peripheral hearing loss and auditory temporal ordering ability in children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2010;74(1):50-5., com exceção de quatro estudos que ampliaram a faixa etária1212. Boboshko MY, Berdnikova IP, Garbaruk ES, Salakhbekov MA, Mal'tseva NV. The influence of central auditory processing on the intelligibility of the speech in the patients presenting with hearing impairment. Vestnik Otorinolaringologii. 2018;83(2):4-8.,1515. Maeda Y, Nakagawa A, Nagayasu R, Sugaya A, Omichi R, Kariya S et al. Pediatric central auditory processing disorder showing elevated threshold on pure tone audiogram. Auris Nasus Larynx. 2016;43(5):570-4.,1717. Koravand A, Jutras B. Auditory temporal-organization abilities in school-age children with peripheral hearing loss. JSLHR. 2013;56(4):1065-74.,1919. Koravand A, Jutras B, Roumy N. Peripheral hearing loss and auditory temporal ordering ability in children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2010;74(1):50-5.. Um artigo utilizou, além de adultos, idosos até 80 anos a fim de obter um número maior para verificar a influência do processamento auditivo central na inteligibilidade da fala em pacientes com perda auditiva neurossensorial1313. Best V, Mason CR, Swaminathan J, Roverud E, Kidd G. Use of a glimpsing model to understand the performance of listeners with and without hearing loss in spatialized speech mixtures. J. Acoust. Soc. Am. 2017;141(1):81-91.. Outros três artigos (23%) estenderam a faixa etária, recrutando participantes entre 9 a 12 anos 88. Fernandes C, Matos Silva C, Alves AR, Prata C, Rocha C, Martins JH. Central auditory processing in elderly people: preliminary results. Gazeta Med. 2019;6(3):147-53.,1717. Koravand A, Jutras B. Auditory temporal-organization abilities in school-age children with peripheral hearing loss. JSLHR. 2013;56(4):1065-74.,1919. Koravand A, Jutras B, Roumy N. Peripheral hearing loss and auditory temporal ordering ability in children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2010;74(1):50-5., visto que, esses apresentam desenvolvimento maturacional suficiente para serem expostos às tarefas dos testes comportamentais do PAC44. Lacerda CF, Silva LO, de Tavares Canto RS, Cheik NC. Efeitos da adaptação às próteses auditivas na qualidade de vida, no equilíbrio e no medo de queda em idosos com perda neurossensorial. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2012;16(2):156-62..

Quadro 1:
Características dos estudos selecionados com a descrição da avaliação do Processamento Auditivo Central em indivíduos com Perda Auditiva Neurossensorial

Com relação ao gênero, em diversos estudos foram avaliados homens e mulheres. Esta variável foi utilizada como parâmetro de comparação somente por três artigos, em que dois participaram pessoas do gênero masculino 1111. Santos CCS, Juchem LS, Rossi AG. Processamento auditivo de militares expostos a ruído ocupacional. Rev. CEFAC. 2008;10(1):92-103.,2020. Zamyslowska-Szmytke E, Fuente A, Niebudek-Bogusz E, Sliwinska-Kowalska M. Temporal processing disorder associated with styrene exposure. Audiol. Neuro-Otol. 2009;14(5):296-302. e um deles teve como participantes pessoas do gênero feminino1515. Maeda Y, Nakagawa A, Nagayasu R, Sugaya A, Omichi R, Kariya S et al. Pediatric central auditory processing disorder showing elevated threshold on pure tone audiogram. Auris Nasus Larynx. 2016;43(5):570-4., sendo concluído que o gênero não influenciou o resultado dos testes.

Em relação a faixa etária, dois estudos1212. Boboshko MY, Berdnikova IP, Garbaruk ES, Salakhbekov MA, Mal'tseva NV. The influence of central auditory processing on the intelligibility of the speech in the patients presenting with hearing impairment. Vestnik Otorinolaringologii. 2018;83(2):4-8.,1717. Koravand A, Jutras B. Auditory temporal-organization abilities in school-age children with peripheral hearing loss. JSLHR. 2013;56(4):1065-74. foram selecionados e pode-se filtrar seus resultados, incluindo somente os participantes que atendessem ao critério estabelecido, e descartando resultados com participantes fora da faixa etária de 9 a 59 anos, visto que crianças menores de 9 anos podem ter resultados influenciados pela imaturidade e idosos podem apresentar possíveis efeitos do envelhecimento no SNAC, somado a PAN77. Fonseca GCR, Costa-Ferreira MDO. The performance of the elderly with neurossensorial hearing loss in auditory processing tests: a longitudinal study. Rev. CEFAC. 2015;17(3):809-18.,2121. Sanguebuche TR, Peixe BP, Bruno RS, Biaggio EPV, Garcia MV. Speech- evoked brainstem auditory responses and auditory processing skills: a correlation in adults with hearing loss. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2018;22(1):38-44.

22. Cielo CA, Beber BC, Maggi CR, Körbes D, Oliveira CF, Weber DE et al. Disfonia funcional psicogênica por puberfonia do tipo muda vocal incompleta: aspectos fisiológicos e psicológicos. Estudos de Psicologia. 2009;26(2):227-36.
-2323. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Avaliação e Intervenção no Processamento Auditivo Central [homepage on the internet]. 2020 [accessed 2021 mar 1]. Available at: https://www.fonoaudiologia.org.br/wpcontent/uploads/2020/10/CFFa_Guia_Orientacao_Avaliacao_Intervencao_PAC.pdf.
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. Como o estudo não tinha o objetivo de observar somente os efeitos da Presbiacusia nas habilidades auditivas, o filtro em relação a idade foi bem amplo, com intuito de demonstrar que possíveis alterações dos testes comportamentais do PAC não são explicadas apenas pelo envelhecimento do Sistema Auditivo Periférico, evidenciando assim, que alterações no desempenho dos testes comportamentais em indivíduos com PAN de grau leve a moderado, também podem ocorrer em jovens e adultos1212. Boboshko MY, Berdnikova IP, Garbaruk ES, Salakhbekov MA, Mal'tseva NV. The influence of central auditory processing on the intelligibility of the speech in the patients presenting with hearing impairment. Vestnik Otorinolaringologii. 2018;83(2):4-8.

13. Best V, Mason CR, Swaminathan J, Roverud E, Kidd G. Use of a glimpsing model to understand the performance of listeners with and without hearing loss in spatialized speech mixtures. J. Acoust. Soc. Am. 2017;141(1):81-91.

14. Fischer ME, Cruickshanks KJ, Nondahl DM, Klein BEK, Klein R, Pankow JS et al. Dichotic digits test performance across the ages: results from two large epidemiologic cohort studies. Ear and Hearing. 2017;38(3):314-20.

15. Maeda Y, Nakagawa A, Nagayasu R, Sugaya A, Omichi R, Kariya S et al. Pediatric central auditory processing disorder showing elevated threshold on pure tone audiogram. Auris Nasus Larynx. 2016;43(5):570-4.

16. Hedrick M, Charles L, Street ND. Vowel perception in listeners with normal hearing and in listeners with hearing loss: a preliminary study. Cli. Exp. Otorhinolaryngol. 2015;8(1):26.

17. Koravand A, Jutras B. Auditory temporal-organization abilities in school-age children with peripheral hearing loss. JSLHR. 2013;56(4):1065-74.

18. Gallun FJ, Diedesch AC, Kubli LR, Walden TC, Folmer RL, Lewis MS et al. Performance on tests of central auditory processing by individuals exposed to high-intensity blasts. J. Rehabil. Res. Dev. 2012;49(7):1005-24.

19. Koravand A, Jutras B, Roumy N. Peripheral hearing loss and auditory temporal ordering ability in children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2010;74(1):50-5.
-2020. Zamyslowska-Szmytke E, Fuente A, Niebudek-Bogusz E, Sliwinska-Kowalska M. Temporal processing disorder associated with styrene exposure. Audiol. Neuro-Otol. 2009;14(5):296-302..

Apesar da escolaridade ser um item importante para a compreensão de testes comportamentais de PAC com alta carga de linguagem, como por exemplo o teste SSW2323. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Avaliação e Intervenção no Processamento Auditivo Central [homepage on the internet]. 2020 [accessed 2021 mar 1]. Available at: https://www.fonoaudiologia.org.br/wpcontent/uploads/2020/10/CFFa_Guia_Orientacao_Avaliacao_Intervencao_PAC.pdf.
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, esse critério não foi avaliado na maioria dos artigos selecionados e, portanto, não foi incluído na coleta de dados. Baixos níveis de reserva cognitiva e cultural podem afetar a compreensão dos testes, porém, esse critério não foi avaliado na maioria dos artigos selecionados. Porém, foi observado que apenas um artigo (7,6%) citou a escolaridade para analisar os dados, mas esta variável não influenciou no resultado dos testes aplicados1414. Fischer ME, Cruickshanks KJ, Nondahl DM, Klein BEK, Klein R, Pankow JS et al. Dichotic digits test performance across the ages: results from two large epidemiologic cohort studies. Ear and Hearing. 2017;38(3):314-20..

Nos 13 estudos selecionados, observou-se que foi realizada a anamnese e avaliação audiológica básica nos participantes. Estes procedimentos foram utilizados como critério em todas as pesquisas, visto que um dos pré-requisitos da avaliação do PAC é conhecer os limiares tonais dos pacientes submetidos a aplicação dos testes comportamentais, a fim de fornecer respostas plausíveis aos estímulos auditivos, que devem ser ajustados aos limiares tonais de via aérea. A perda auditiva periférica influencia no sistema auditivo central66. Magni C, Freiberger F, Tonn K. Evaluation of satisfaction measures of analogical and digital hearing aid users. Rev Bras Otorrinolaringol. 2005;71(5):650-7. e, por isso, a anamnese e o conhecimento da avaliação audiológica básica são pré-requisitos importantes para a compreensão da possível influência do sistema auditivo periférico sobre as habilidades auditivas fornecidas pelos testes comportamentais do PAC. No caso de pacientes com PAN simétrica bilateral de grau leve a moderado, há a possibilidade de realizar os testes da avaliação do PAC, sendo que a interpretação dos testes deverá ser realizada de forma qualitativa e com cautela, em virtude da ausência de ajuste e padronização dos testes escolhidos para o diagnóstico e avaliação das habilidades44. Lacerda CF, Silva LO, de Tavares Canto RS, Cheik NC. Efeitos da adaptação às próteses auditivas na qualidade de vida, no equilíbrio e no medo de queda em idosos com perda neurossensorial. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2012;16(2):156-62..

Outro critério adotado nas 13 pesquisas selecionadas, era o de que os indivíduos não poderiam ter um comprometimento da cognição ou neurológico. A maioria dos artigos selecionados neste estudo não apresentou testes cognitivos descritos em seus métodos. Apenas um artigo realizou o teste cognitivo Mini Exame do Estado Mental, mas esta variável não implicou nos resultados dos testes comportamentais avaliados1414. Fischer ME, Cruickshanks KJ, Nondahl DM, Klein BEK, Klein R, Pankow JS et al. Dichotic digits test performance across the ages: results from two large epidemiologic cohort studies. Ear and Hearing. 2017;38(3):314-20.. Sabe-se que habilidades cognitivas e linguísticas são necessárias para a compreensão das tarefas solicitadas nos testes. Porém, o único artigo que apresentou participantes idosos1212. Boboshko MY, Berdnikova IP, Garbaruk ES, Salakhbekov MA, Mal'tseva NV. The influence of central auditory processing on the intelligibility of the speech in the patients presenting with hearing impairment. Vestnik Otorinolaringologii. 2018;83(2):4-8., não utilizou avaliação cognitiva como um pré-requisito da avaliação do PAC. Por isso, tal fato pode gerar imprecisão nos resultados, pois não se pode definir que os escores foram baixos devido à dificuldade cognitiva para entender comandos ou se de fato as habilidades testadas sofreram alteração da PAN.

Dos 13 artigos selecionados por este estudo, dois eram nacionais88. Fernandes C, Matos Silva C, Alves AR, Prata C, Rocha C, Martins JH. Central auditory processing in elderly people: preliminary results. Gazeta Med. 2019;6(3):147-53.,1111. Santos CCS, Juchem LS, Rossi AG. Processamento auditivo de militares expostos a ruído ocupacional. Rev. CEFAC. 2008;10(1):92-103. e, 11 internacionais. Entre eles, dois2020. Zamyslowska-Szmytke E, Fuente A, Niebudek-Bogusz E, Sliwinska-Kowalska M. Temporal processing disorder associated with styrene exposure. Audiol. Neuro-Otol. 2009;14(5):296-302.,2121. Sanguebuche TR, Peixe BP, Bruno RS, Biaggio EPV, Garcia MV. Speech- evoked brainstem auditory responses and auditory processing skills: a correlation in adults with hearing loss. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2018;22(1):38-44. usaram o PEATE como critério de inclusão de participantes. Apesar disso, apenas um fez a correlação com dois testes comportamentais: o RGDT e o MLD, com o PEATE, chegando à conclusão de que não houve correlação estatisticamente significativa entre eles2121. Sanguebuche TR, Peixe BP, Bruno RS, Biaggio EPV, Garcia MV. Speech- evoked brainstem auditory responses and auditory processing skills: a correlation in adults with hearing loss. Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2018;22(1):38-44.,2222. Cielo CA, Beber BC, Maggi CR, Körbes D, Oliveira CF, Weber DE et al. Disfonia funcional psicogênica por puberfonia do tipo muda vocal incompleta: aspectos fisiológicos e psicológicos. Estudos de Psicologia. 2009;26(2):227-36.. Sendo assim, há uma evidente escassez de artigos que façam uma verificação completa, e uma investigação que envolva teste comportamentais e eletrofisiológicos.

Do mesmo modo, a realização de procedimentos eletrofisiológicos e eletroacústicos são relevantes, pois estes avaliam as vias neurais desde o nervo coclear até regiões mais altas como o córtex auditivo, além de favorecer o diagnóstico diferencial entre o TPAC de outros transtornos.

Foi observado resultados alterados pela PAN em nove estudos1111. Santos CCS, Juchem LS, Rossi AG. Processamento auditivo de militares expostos a ruído ocupacional. Rev. CEFAC. 2008;10(1):92-103.

12. Boboshko MY, Berdnikova IP, Garbaruk ES, Salakhbekov MA, Mal'tseva NV. The influence of central auditory processing on the intelligibility of the speech in the patients presenting with hearing impairment. Vestnik Otorinolaringologii. 2018;83(2):4-8.

13. Best V, Mason CR, Swaminathan J, Roverud E, Kidd G. Use of a glimpsing model to understand the performance of listeners with and without hearing loss in spatialized speech mixtures. J. Acoust. Soc. Am. 2017;141(1):81-91.

14. Fischer ME, Cruickshanks KJ, Nondahl DM, Klein BEK, Klein R, Pankow JS et al. Dichotic digits test performance across the ages: results from two large epidemiologic cohort studies. Ear and Hearing. 2017;38(3):314-20.
-1515. Maeda Y, Nakagawa A, Nagayasu R, Sugaya A, Omichi R, Kariya S et al. Pediatric central auditory processing disorder showing elevated threshold on pure tone audiogram. Auris Nasus Larynx. 2016;43(5):570-4.,1717. Koravand A, Jutras B. Auditory temporal-organization abilities in school-age children with peripheral hearing loss. JSLHR. 2013;56(4):1065-74.. Ao analisar esses achados, percebe-se que eles apresentaram em comum somente os testes comportamentais verbais alterados. Ademais, os sete artigos que não apresentaram diferenças estatisticamente significantes na comparação entre populações com e sem PAN, eram os achados encontrados de testes não verbais. Isto mostra que as habilidades comportamentais testadas por meio dos testes não verbais não sofreram influência de PAN88. Fernandes C, Matos Silva C, Alves AR, Prata C, Rocha C, Martins JH. Central auditory processing in elderly people: preliminary results. Gazeta Med. 2019;6(3):147-53.,1111. Santos CCS, Juchem LS, Rossi AG. Processamento auditivo de militares expostos a ruído ocupacional. Rev. CEFAC. 2008;10(1):92-103.,1313. Best V, Mason CR, Swaminathan J, Roverud E, Kidd G. Use of a glimpsing model to understand the performance of listeners with and without hearing loss in spatialized speech mixtures. J. Acoust. Soc. Am. 2017;141(1):81-91.,1414. Fischer ME, Cruickshanks KJ, Nondahl DM, Klein BEK, Klein R, Pankow JS et al. Dichotic digits test performance across the ages: results from two large epidemiologic cohort studies. Ear and Hearing. 2017;38(3):314-20..

O teste de processamento auditivo SSW sofre críticas por ter alta carga de linguagem, cognição e problemas de gravação para o uso clínico, podendo causar incertezas de respostas de origem auditiva2323. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Avaliação e Intervenção no Processamento Auditivo Central [homepage on the internet]. 2020 [accessed 2021 mar 1]. Available at: https://www.fonoaudiologia.org.br/wpcontent/uploads/2020/10/CFFa_Guia_Orientacao_Avaliacao_Intervencao_PAC.pdf.
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. Pacientes com PAN apresentam resultados alterados no teste SSW sem ao certo saber se esses resultados são referentes à perda auditiva e dificuldades de processamento de linguagem ou por uma questão de escuta dicótica. Nenhum teste de PAC tem o objetivo de confirmar perda auditiva, transtornos de linguagem ou cognição e seus resultados analisados de forma isolada sem outros testes que fazem parte da bateria fornecem resultados inconclusivos.

Nesta pesquisa, foi observado que o teste comportamental do PAC mais realizado na avaliação de indivíduos com PAN de grau leve a moderado foi o teste SSW. Apesar desse teste não ser mais recomendado atualmente para compor a bateria mínima2323. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Avaliação e Intervenção no Processamento Auditivo Central [homepage on the internet]. 2020 [accessed 2021 mar 1]. Available at: https://www.fonoaudiologia.org.br/wpcontent/uploads/2020/10/CFFa_Guia_Orientacao_Avaliacao_Intervencao_PAC.pdf.
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, talvez esse fato se deve por ser um dos testes comportamentais de PAC mais antigos. De acordo com o teste mais usado nos estudos levantados, as habilidades do PAC mais alteradas são integração binaural e separação binaural.

A proposta mais recomendada atualmente para a avaliação comportamental do PAC em indivíduos sem perdas auditivas, inclui uma bateria de testes comportamentais formada por, no mínimo, um teste que avalie: Escuta Monoaurais de baixa redundância, Escuta Dicótica, Processamento temporal e Integração binaural2323. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Avaliação e Intervenção no Processamento Auditivo Central [homepage on the internet]. 2020 [accessed 2021 mar 1]. Available at: https://www.fonoaudiologia.org.br/wpcontent/uploads/2020/10/CFFa_Guia_Orientacao_Avaliacao_Intervencao_PAC.pdf.
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Porém, na avaliação das habilidades auditivas em indivíduos com PAN, percebe-se ainda que não foram adotadas escolhas de protocolos uniformes nos testes de PAC, sendo observado que cada estudo adotou escolhas aleatórias, sem necessariamente avaliar as quatro modalidades recomendadas (testes Monoaurais de baixa redundância, Escuta Dicótica, Processamento temporal e Integração binaural e com números diferentes de testes por bateria, variando de um a cinco testes realizados. Portanto, os dados disponíveis ainda são insuficientes para compreender a correlação entre PAN de grau leve a moderado e alterações das habilidades auditivas.

Ainda, não há descrito ou sugerido na literatura uma bateria mínima de testes comportamentais que seja considerado padrão ouro, para avaliar as vias auditivas centrais em indivíduos com PAN, o que gera controvérsias. As consequências da ausência de um instrumento adequado e padronizado voltado para avaliação das habilidades auditivas nessa população com perda auditiva podem impossibilitar a uniformização das pesquisas sobre habilidades auditivas e, portanto, dificulta o progresso em pesquisas relacionadas ao tratamento e à reabilitação.

Conclusão

Com os achados deste estudo é possível perceber que os participantes diagnosticados com PAN apresentam predomínio de alteração auditiva em testes verbais quando comparados aos padrões de normalidade estabelecidos para indivíduos sem perda. Sendo assim, as habilidades mais alteradas são as que dependem da discriminação dos sons da fala. Não foi encontrado consenso entre o número de testes escolhidos para compor a bateria, que variou entre um e cinco testes. Quanto aos testes comportamentais mais realizados, predominou o teste SSW. Quanto as habilidades auditivas centrais mais pesquisadas foram integração binaural e separação binaural.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Dez 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    25 Mar 2022
  • Aceito
    30 Set 2022
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