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A utilização de testes comportamentais na avaliação do processamento auditivo central em crianças - revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

analisar a produção bibliográfica nacional da última década acerca dos testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças.

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura cuja questão norteadora foi: “Quais testes comportamentais são mais utilizados na avaliação do processamento auditivo central em crianças?”. A estratégia de busca foi: “(processamento auditivo) AND (testes comportamentais) AND (crianças)” e as bases de dados Oasisbr, BVS e SciELO foram consultadas. Foram selecionados estudos de acesso gratuito, publicados integralmente em revistas nacionais e internacionais, em português brasileiro ou inglês, com metodologias replicáveis e com descritores e temática pertinentes à questão norteadora. Foram excluídas revisões, publicações de opinião, relatórios de gestão, sites, políticas com indicadores, sistemas de informações e publicações repetidas ou duplicadas. A análise foi realizada por ambas as pesquisadoras e os estudos foram classificados como viáveis e inviáveis. Para a organização dos dados, foram elaboradas tabelas e planilhas no Microsoft Excel. A coleta de dados ocorreu entre setembro e novembro de 2021.

Revisão da Literatura:

inicialmente, foram localizados 64 estudos; mas, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 28 estudos, que foram lidos na íntegra.

Conclusão:

os testes comportamentais mais utilizados na avaliação do processamento auditivo em crianças foram: o Teste de Padrão de Frequência, o Teste Dicótico de Dígitos, o “Gaps in Noise”, o Teste de Fala com Ruído e o Teste de Logoaudiometria Pediátrica.

Descritores:
Criança; Testes Auditivos; Audição; Percepção Auditiva; Transtornos da Audição

ABSTRACT

Purpose:

to analyze the Brazilian bibliographic production, in the last decade, regarding the most used behavioral tests to assess central auditory processing in children.

Methods:

an integrative literature review, whose research question was, “Which behavioral tests are most used to assess children’s central auditory processing?”. The following search strategy “(auditory processing) AND (behavioral tests) AND (children)”, was used to consult the Oasisbr, VHL, and SciELO databases. Free-access studies, published in full text in national and international journals, in Brazilian Portuguese or English, with replicable methods, and whose descriptors and topics answered the research question, were selected. Reviews, opinion articles, administration reports, websites, policies with indicators, information systems, and repeated or duplicate publications, were excluded. Two researchers conducted the analysis, and the studies were classified as either feasible or unfeasible. Data were collected between September and November 2021 and organized in tables and spreadsheets developed in Microsoft Excel.

Literature Review:

initially, 64 studies were located, but after applying the eligibility criteria, 28 publications remained, which were read in full text.

Conclusion:

the Frequency Pattern Test, Dichotic Digits Test, Gaps in Noise Test, Speech-in-Noise Test, and Pediatric Speech Intelligibility were the most used behavioral tests to assess children’s auditory processing.

Keywords:
Child; Hearing Tests; Hearing; Auditory Perception; Hearing Disorders

INTRODUÇÃO

A audição é um sistema sensorial complexo que envolve mecanismos que vão além de apenas transmitir o som11. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020.. O processamento auditivo central (PAC) tem sido amplamente estudado e refere-se à capacidade do indivíduo de analisar e processar a informação auditiva recebida de forma eficaz e eficiente11. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020.. Nesse processo, estão envolvidas uma série de habilidades auditivas (detecção, localização e discriminação do som, reconhecimento, ordenação temporal, figura-fundo para sons verbais e não verbais, síntese auditiva, integração, interação e separação binaurais, fechamento auditivo e reconhecimento do padrão temporal). E essas habilidades possibilitam a compreensão dos estímulos acústicos que são ouvidos por meio do sistema auditivo periférico11. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020..

Quando inabilidades acontecem nesse processo, pode ocorrer também o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC)22. Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(3):319-328. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.02.004.
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. Esse transtorno pode ser caracterizado por um desempenho ineficiente das habilidades auditivas, que resulta em dificuldade na compreensão dos estímulos auditivos captados22. Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(3):319-328. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.02.004.
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. O TPAC está presente na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10) como um possível diagnóstico de alterações auditivas22. Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(3):319-328. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.02.004.
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. Autores declararam em suas pesquisas que “déficits” nesse sistema podem levar a dificuldades de compreensão, aprendizagem e linguagem22. Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(3):319-328. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.02.004.
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-33. Amaral MIR, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Computer-based central auditory processing screening for school-age children (audibility): an initial investigation. CoDAS. 2019;31(2):e20180157. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018157. PMID: 30942290.
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. Portanto, é correto presumir que o TPAC pode coexistir com outros transtornos de linguagem e quadros neurológicos, ou ser confundido com outros diagnósticos devido à semelhança nos sinais e sintomas comportamentais que os sujeitos apresentam22. Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(3):319-328. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.02.004.
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3. Amaral MIR, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Computer-based central auditory processing screening for school-age children (audibility): an initial investigation. CoDAS. 2019;31(2):e20180157. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018157. PMID: 30942290.
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-44. Braz CH, Gonçalves LF, Paiva KM, Haas P, Patatt FSA. Implications of musical practice in central auditory processing: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(2):217-226. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2020.10.007. PMID: 33309194; PMCID: PMC9422430.
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.

Para a aquisição e desenvolvimento adequados da fala e linguagem, as habilidades auditivas são fundamentais para as crianças44. Braz CH, Gonçalves LF, Paiva KM, Haas P, Patatt FSA. Implications of musical practice in central auditory processing: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(2):217-226. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2020.10.007. PMID: 33309194; PMCID: PMC9422430.
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. Quanto mais precocemente se detecta o TPAC em uma criança, melhor é o seu prognóstico e processo terapêutico55. Souza CA, Marques DC, Escarce AG, Lemos SMA. Central auditory processing and reading processes in children and adolescents: integrative review. Audiol., Commun. Res. 2020;25:e2366. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2366.
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6. Stadulni ARP, Bueno CD, Schochat E, Sleifer P. Evaluation of central auditory processing in children affected by stroke: a systematic review of the literature. Audiol., Commun. Res. 2019;24:e2024. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2024.
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-77. Engel AC, Bueno CD, Sleifer P. Music training and auditory processing skills in children: a systematic review. Audiol., Commun. Res. 2019;24:e2116. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2116.
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. Além disso, a identificação e o acompanhamento desse transtorno por um profissional habilitado contribuem para diminuir os impactos negativos do TPAC na alfabetização e letramento dessa população88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
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. Isso porque esse profissional pode promover ações, estratégias e modificações ambientais que auxiliam nesses processos88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
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.

Souza et al.99. Souza IMP, Carvalho NG, Plotegher SDCB, Colella-Santos MF, Amaral MIR. Triagem do processamento auditivo central: contribuições do uso combinado de questionário e tarefas auditivas. Audiol., Commun. Res. 2018;23:e2021. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2021.
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e Amaral, Carvalho e Colella-Santos33. Amaral MIR, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Computer-based central auditory processing screening for school-age children (audibility): an initial investigation. CoDAS. 2019;31(2):e20180157. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018157. PMID: 30942290.
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destacaram em suas pesquisas que ainda existem poucos métodos de investigação das habilidades auditivas do PAC e nenhum procedimento padrão-ouro com essa finalidade. Contudo, há muito interesse em realizar uma avaliação adequada, com testes comportamentais rápidos e eficazes para a detecção do TPAC, principalmente em crianças no contexto escolar. Busca-se encontrar procedimentos que sejam de fácil aplicação, que tragam rápida confirmação diagnóstica, que englobem todos os mecanismos do sistema auditivo central, que possuam adequada interatividade e que possam contribuir para a avaliação infantil. Estudos como esta revisão, que dimensionam os testes mais utilizados para a avaliação do PAC em crianças, podem trazer grandes contribuições, pois direcionam o avaliador durante a análise das habilidades auditivas.

De acordo com Sakai1010. Sakai TA. Desempenho auditivo de crianças com transtorno dos sons da fala após estimulação auditiva: revisão integrativa da literatura [dissertation]. São Paulo (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; 2020., a avaliação do PAC deve ser realizada por um fonoaudiólogo; esse profissional tem autoridade para escolher quais testes devem compor a bateria diagnóstica. Entretanto, Magalhães11. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020. declarou em sua pesquisa que estudiosos recomendam que a bateria de testes comportamentais do PAC seja formada por, pelo menos, um teste que avalie cada um dos seguintes aspectos: escuta monoaural e dicótica, ordenação temporal, resolução temporal, discriminação auditiva, localização sonora, sons competitivos, sinais acústicos degradados e interação binaural. Além disso, é preciso levar em conta a idade, o desenvolvimento cognitivo e linguístico, o estado de saúde, a ordem dos testes e outros fatores que possam interferir no desempenho da criança na avaliação11. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020..

Um método que tem sido utilizado é a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (ASPA), que é uma bateria de testes comportamentais com o objetivo de avaliar o PAC e que apresenta algumas vantagens, como fácil acessibilidade e aplicação, baixo custo e alta eficácia na avaliação das habilidades auditivas99. Souza IMP, Carvalho NG, Plotegher SDCB, Colella-Santos MF, Amaral MIR. Triagem do processamento auditivo central: contribuições do uso combinado de questionário e tarefas auditivas. Audiol., Commun. Res. 2018;23:e2021. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2021.
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. Esse método pode ser combinado com questionários que estão disponíveis e validados para o português brasileiro e que contemplam comportamentos auditivos que possivelmente indicariam risco para o TPAC, como, por exemplo, o “Scale of Auditory Behaviors” (SAB)22. Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(3):319-328. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.02.004.
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-33. Amaral MIR, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Computer-based central auditory processing screening for school-age children (audibility): an initial investigation. CoDAS. 2019;31(2):e20180157. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018157. PMID: 30942290.
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. Magalhães11. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020. declarou em seu estudo que há testes comportamentais padronizados para a triagem de crianças de sete a 12 anos de idade, mas, mesmo antes dessa faixa etária, em uma investigação adequada, sinais de alteração na maturação do sistema auditivo e, por conseguinte, em seu processamento, podem ser detectados.

Já que existem diversos testes que avaliam o PAC, para o profissional fonoaudiólogo que atua nesta área que precisa selecionar quais deles usar, saber quais os testes mais utilizados auxilia na escolha de uma bateria apropriada para cada paciente, principalmente sendo de forma presencial e em um ambiente clínico11. Magalhães MSQ. O distúrbio do processamento auditivo central na formação continuada de professores [dissertation]. São Paulo (SP): Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, Universidade Nove de Julho; 2020.. Além disso, pesquisas como esta possivelmente auxiliam nas recomendações nacionais quanto aos testes que podem compor uma bateria de avaliação do PAC. Portanto, a pergunta desta pesquisa foi “Quais testes comportamentais são mais utilizados na avaliação do PAC em crianças?”. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a produção bibliográfica brasileira, dos últimos 10 anos, acerca dos testes comportamentais mais utilizados na avaliação do PAC em crianças.

MÉTODOS

Estratégias de Pesquisa

As pesquisadoras utilizaram o método de revisão integrativa da literatura1111. Souza CA, Marques DC, Escarce AG, Lemos SMA. Central auditory processing and reading processes in children and adolescents: integrative review. Audiol., Commun. Res. 2020;25:e2366. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2366.
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,1212. Sousa LMM, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Antunes AV. The methodology of integrative review of literature in nursing. Nº21 Série 2-Novembro 2017. p.17-26.. Portanto, não houve necessidade de submeter o estudo à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.

Primeiramente, foram delineados o tema e a questão norteadora que seria utilizada na pesquisa e incluídas nas bases de dados para a busca dos itens que seriam estudados: “Quais testes comportamentais são mais utilizados na avaliação do PAC em crianças?”. Uma estratégia utilizada foi a PICO que se trata de um acrônimo que representa paciente, intervenção, comparação e “outcomes” ou resultados. Dessa forma, houve o seguinte delineamento: o primeiro elemento da estratégia (P) correspondeu a crianças; o segundo (I), aos testes comportamentais; o terceiro (C) não foi utilizado nesta revisão; e o quarto elemento (O) foi representado pela quantidade de apresentação destes testes nos estudos.

O período de publicação estabelecido foi do ano de 2012 até o ano de 2021, ou seja, foram selecionados estudos que tivessem até 10 anos de publicação. Em seguida, foi definido o operador booleano “AND” e foi definida a estratégia de busca: “(processamento auditivo) AND (testes comportamentais) AND (crianças)”. As bases de dados previamente escolhidas via internet foram: Oasisbr (Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto - http://www.ibict.br); BVS (Biblioteca Virtual em Saúde - https://bvsalud.org/), que contempla as seguintes bases de dados: MEDLINE, Index Psicologia - Periódicos e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde); e SciELO (“Scientific Electronic Library Online” - http://www.scielo.br), pois essas bases contemplam um grande número de publicações na área da saúde. No entanto, não foi utilizada nenhuma escala específica com a finalidade de avaliar o nível de evidência dos estudos selecionados para esta revisão.

Critérios de Elegibilidade

Para objetivar a pesquisa da melhor forma, foram estruturados os critérios para inclusão e exclusão dos estudos, conforme descrito na Tabela 1.

Além do mais, para esta pesquisa, considerou-se como “crianças” os indivíduos que apresentaram faixa etária entre dois e 12 anos de idade.

Tabela 1
Relação dos critérios de elegibilidade dos estudos

Análise dos dados

Após a análise dos estudos selecionados, os resultados foram organizados, compilados e tabulados em uma planilha do “Microsoft Excel”. A análise e a avaliação da elegibilidade dos estudos foram feitas por ambas as pesquisadoras, por meio da leitura dos títulos e resumos, contemplando os critérios de inclusão e exclusão para a pesquisa. Então, esses estudos foram classificados como viáveis e inviáveis, o que resultou na elaboração de um quadro para demonstração clara e objetiva. Em caso de divergências, o estudo foi examinado mais profundamente até que houvesse consenso entre as pesquisadoras. Dessa forma, objetivou-se diminuir possíveis erros e vieses. O período para a coleta de dados foi estipulado entre os meses de setembro e novembro de 2021.

REVISÃO DA LITERATURA

Como resultado, no site da Oasisbr, colocando os operadores e o filtro de ano descritos acima, apareceram 33 estudos. Quando utilizada a base de dados da BVS, surgiram 21 estudos. Quanto à base de dados da SciELO, apareceram 10 resultados para serem avaliados. Realizou-se uma seleção prévia desses estudos, de acordo com a análise do título, do resumo e, brevemente, do conteúdo, conforme o Quadro 1.

Quadro 1
Número de estudos encontrados nas bases de dados selecionadas

Dos 64 estudos pré-selecionados, um foi eliminado por se tratar de publicação que não possuía acesso livre (gratuito); 29 estudos foram excluídos por estarem repetidos nas bases de dados (quando uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado foi posteriormente publicada como um artigo científico, optou-se pela leitura do artigo); um estudo foi excluído por se tratar de uma publicação internacional; três foram excluídos por possuírem os descritores, mas não se encaixarem na questão norteadora da pesquisa; e dois foram excluídos por se tratarem de estudos de revisão. Restaram, portanto, um total de 28 estudos selecionados (identificados com a sigla E = “Estudo” e numerados de um a 28) que foram lidos na íntegra, em conformidade com as Figuras 1 e 2.

Figura 1
Fluxograma dos estudos pré-selecionados

Figura 2
Gráfico do percentual de estudos excluídos e de estudos selecionados

Também foi possível analisar, como resultado, que, dos 28 estudos encontrados, oito foram realizados pela Universidade de São Paulo (E1, E4, E7, E9, E11, E12, E15 e E23); seis pela Universidade Estadual de Campinas (E2, E8, E17, E19, E20 e E28); três pela Universidade Federal de Minas Gerais (E3, E5 e E24); um pela Universidade Federal do Sergipe (E6); um pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (E18); um pela Universidade Federal de Santa Maria (E10); dois pela Universidade Federal de Santa Catarina (E13 e E14); quatro pela Universidade Estadual Paulista (E16, E21, E22 e E25); um pela Universidade do Minho, em Portugal, em parceria com a UNIFESP (E26); e um pela UNIVAG em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (E27). Isso mostra que a maioria dos estudos selecionados foi realizada em instituições públicas de ensino, estaduais ou federais.

Quadro 2
Estudos selecionados para a revisão integrativa da literatura

Nos estudos analisados nesta revisão, embora a pesquisa tenha se concentrado em crianças, foi possível visualizar que publicações com amostras de adolescentes e adultos também foram encontradas2828. Madruga CC. Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós treinamento auditivo [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 2014.,3030. Freiria Elias KM, Oliveira CC, Airoldi MJ, Franco KM, Rodrigues SD, Ciasca SM et al. Central auditory processing outcome after stroke in children. Arq Neuropsiquiatr. 2014;72(9):680-6. https://doi.org/10.1590/0004-282x20140107. PMID: 25252231.
https://doi.org/10.1590/0004-282x2014010...
,3434. Murphy CF, Pontes F, Stivanin L, Picoli E, Schochat E. Auditory processing in children and adolescents in situations of risk and vulnerability. Sao Paulo Med J. 2012;130(3):151-8. https://doi.org/10.1590/s1516-31802012000300004. PMID: 22790547.
https://doi.org/10.1590/s1516-3180201200...
,3939. Donadon C. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017.. Além disso, estudos88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
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,1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017.,1616. Gonçalves IC. Aspectos audiológicos da gagueira: evidências comportamentais e eletrofisiológicas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2013. demonstraram que os testes comportamentais são efetivos para a avaliação pré e pós-intervenção do PAC.

Segundo Berticelli2929. Berticelli AZ, Bueno CD, Rocha VO, Ranzan J, Riesgo RDS, Sleifer P. Central auditory processing: behavioral and electrophysiological assessment of children and adolescents diagnosed with stroke. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(5):512-20. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10.010. PMID: 31983665; PMCID: PMC9422462.
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10....
, para avaliar as habilidades auditivas adequadamente, é importante considerar a história clínica dos sujeitos e selecionar uma bateria de testes que avalie as dificuldades auditivas apresentadas pelo indivíduo. Em vários estudos revisados, os autores avaliaram o PAC em sujeitos com diferentes diagnósticos clínicos, fazendo uso de diversas baterias de testagem1616. Gonçalves IC. Aspectos audiológicos da gagueira: evidências comportamentais e eletrofisiológicas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2013.,1919. Almeida RP. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2012.,2727. Oliveira JC, Murphy CF, Schochat E. Auditory processing in children with dyslexia: electrophysiological and behavior evaluation. Codas. 2013;25(1):39-44. https://doi.org/10.1590/s2317-17822013000100008. PMID: 24408169.
https://doi.org/10.1590/s2317-1782201300...
,3030. Freiria Elias KM, Oliveira CC, Airoldi MJ, Franco KM, Rodrigues SD, Ciasca SM et al. Central auditory processing outcome after stroke in children. Arq Neuropsiquiatr. 2014;72(9):680-6. https://doi.org/10.1590/0004-282x20140107. PMID: 25252231.
https://doi.org/10.1590/0004-282x2014010...
,3131. Sanches AB. Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2016.,3838. Coelho LA, Morais MFB, Rodrigues PAL, DeLuccia GCP, Nardez TMB, Futigami ABV et al. Home auditory training for children with impairment hearing due to cleft lip and palate. Rev. CEFAC. 2018;20(2):154-165. https://doi.org/10.1590/1982-0216201820220417.
https://doi.org/10.1590/1982-02162018202...
. Por exemplo, Pires1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017. apontou que esses testes são frequentemente utilizados para avaliar o PAC em populações com alguma dificuldade ou diagnóstico de alteração na linguagem oral e escrita e que, normalmente, esses indivíduos apresentam desempenho inferior nos testes quando comparados com crianças típicas.

Na presente revisão, diversos estudos demonstraram que, nos testes dicóticos, houve diferença estatisticamente significante em relação à variável orelha, observando-se um melhor desempenho da orelha direita nos testes que avaliam o PAC88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
,1414. Borges LR, Sanfins MD, Hein TAD, Paschoal JR, Colella-Santos MF. Audiological and behavior findings in children underwent a bilateral myringoplasty - a comparative study. Rev. CEFAC. 2016;18(4):881-8. https://doi.org/10.1590/1982-021620161843216.
https://doi.org/10.1590/1982-02162016184...
,2020. Borges LR. Avaliação do sistema nervoso auditivo central nas crianças com histórico de otite média [thesis]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017.,2626. Pires MM, Mota MB, Pinheiro MM. The memory systems of children with (central) auditory disorder. Codas. 2015;27(4):326-32. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152015018. PMID: 26398254.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201520...
,2828. Madruga CC. Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós treinamento auditivo [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 2014.-2929. Berticelli AZ, Bueno CD, Rocha VO, Ranzan J, Riesgo RDS, Sleifer P. Central auditory processing: behavioral and electrophysiological assessment of children and adolescents diagnosed with stroke. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(5):512-20. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10.010. PMID: 31983665; PMCID: PMC9422462.
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10....
. Segundo Sartori88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
, essa diferença ocorre devido à imaturidade do corpo caloso e, de acordo com Menezes3333. Menezes AAVB. Processamento auditivo em crianças com transtorno de aprendizagem e dislexia [dissertation]. Marília (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; 2017., essa diferença se explica pelo efeito da dominância cerebral.

Respondendo à pergunta norteadora desta revisão, os testes comportamentais mais utilizados para a avaliação do PAC em crianças foram: Teste Dicótico de Dígitos (TDD - 64,28%), Teste de Padrão de Frequência (TPF - 53,57%), Teste Logoaudiometria Pediátrica (ou “Pediatric Speech Intelligibility” - PSI - 42,45%), “Gaps in Noise” (GIN - 39,28%) e Teste de Fala com Ruído (TFR - 35,71%). Isso foi corroborado com algumas das colocações de Romero, Sorci e Frizzo3636. Romero ACL, Sorci BB, Frizzo ACF. Relationship between auditory evoked potentials and middle latency auditory processing disorder: cases study. Rev. CEFAC. 2013;15(2):478-84. http://doi.org/10.1590/S1516-18462013005000002.
http://doi.org/10.1590/S1516-18462013005...
que, em seu estudo, apontaram que, no Brasil, alguns dos testes mais utilizados são: TDD, Teste de Fala Filtrada (TFF) e TFR, Teste Dicótico de Dissílabos Alternados (ou “Staggered Spondaic Word” - SSW), PSI, TPF, Teste de Padrão de Duração (TPD) e Teste de Sentenças Sintéticas com Mensagem Competitiva Contralateral e Ipsilateral (“Synthetic Sentence Identification” - SSI)3030. Freiria Elias KM, Oliveira CC, Airoldi MJ, Franco KM, Rodrigues SD, Ciasca SM et al. Central auditory processing outcome after stroke in children. Arq Neuropsiquiatr. 2014;72(9):680-6. https://doi.org/10.1590/0004-282x20140107. PMID: 25252231.
https://doi.org/10.1590/0004-282x2014010...
,3434. Murphy CF, Pontes F, Stivanin L, Picoli E, Schochat E. Auditory processing in children and adolescents in situations of risk and vulnerability. Sao Paulo Med J. 2012;130(3):151-8. https://doi.org/10.1590/s1516-31802012000300004. PMID: 22790547.
https://doi.org/10.1590/s1516-3180201200...
,3939. Donadon C. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017..

Ainda vale ressaltar que, dos estudos que citaram o TPF, sete (E1, E2, E15, E19, E21, E22 e E27) mostram que a habilidade foi testada de maneira binaural e três (E9, E17 e E28) mostram que foi realizada de maneira monoaural sequencial. Quanto ao GIN, nove dos estudos (E1, E2, E3, E4, E8, E17, E20, E26 e E28) mostraram que este foi realizado de forma monoaural em sequência. Os demais estudos não especificavam a forma de aplicação dos mesmos.

Alguns outros testes comportamentais foram utilizados ou citados de forma mais detalhada para a avaliação do PAC nos estudos analisados, sendo: Teste de Memória para Sons Verbais e Teste de Memória para Sons Não Verbais (TMSV e TMSNV - ambos 39,28%), Localização Sonora (LS - 28,57%), “Random Gap Detection Test” (RGDT - 25%), TPD (21,42%), SSW (17,85%), Teste Dicótico Não Verbal (TDNV - 17,85%), SSI (17,85%), “Masking Level Difference” (MLD - 10,71%), Teste Dicótico Consoante Vogal (TDCV - 10,71%), TFF (7,14%), Teste Temporal Progressivo (TTP - 3,57%), Teste de Padrão Harmônico em Escuta Dicótica com Dígitos (TDDH - 3,57%) e Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS - 3,57%). Contudo, estes apresentaram menor número de ocorrências na literatura estudada1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017.,2525. Bresola JO, Padilha FYOMM, Braga Junior J, Pinheiro MMC. The use of the dichotic digit test as a screening method. Codas. 2021;33(6):e20200314. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020314. PMID: 34431857.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/202020...
,2828. Madruga CC. Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós treinamento auditivo [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 2014.,3535. Rezende BA, Lemos SMA, Medeiros AM. Quality of life of children with poor school performance: association with hearing abilities and behavioral issues. Arq Neuropsiquiatr. 2019;77(3):147-154. https://doi.org/10.1590/0004-282X20190011. PMID: 30970126.
https://doi.org/10.1590/0004-282X2019001...
,3737. Nunes CL, Pereira LD, Carvalho GS. Scale of Auditory Behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25(3):209-15. https://doi.org/10.1590/s2317-17822013000300004. PMID: 24408330.
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.

Nalom2121. Nalom AFO, Schochat E. Performance of public and private school students in auditory processing, receptive vocabulary, and reading comprehension. Codas. 2020;32(6):e20190193. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019193. PMID: 33237189.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/202020...
descreve o TPF, que é de fácil aplicação, segundo Oliveira2727. Oliveira JC, Murphy CF, Schochat E. Auditory processing in children with dyslexia: electrophysiological and behavior evaluation. Codas. 2013;25(1):39-44. https://doi.org/10.1590/s2317-17822013000100008. PMID: 24408169.
https://doi.org/10.1590/s2317-1782201300...
, com a finalidade de avaliar a habilidade de ordenação temporal. Nesse teste, são apresentados sons com frequências diferentes, entre graves e agudos, que precisam ser discriminados e nomeados. Pires1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017. mostrou que utilizou o TPF, o GIN e o TTP para avaliar o processamento temporal em seus sujeitos. A autora destacou que a utilização de associação simbólica entre sons e símbolos linguísticos e não linguísticos nos treinamentos auditivos pode melhorar a execução do teste na avaliação do padrão temporal no PAC. Pires também destacou que testes como o TPF podem incluir a avaliação de outras funções executivas superiores, como memória e atenção. Romero3232. Romero ACL. Processamento auditivo comportamental e eletrofisiológico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) [dissertation]. Marília (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista; 2013., em seu estudo, indica autores que supõem que o TPF e o TPD avaliam processos auditivos diferentes, mas a mesma habilidade; e que o primeiro teste é menos sensível que o segundo.

O TDD tem como tarefa reconhecer sons verbais em escuta dicótica, abrangendo tanto a integração binaural quanto a separação binaural1414. Borges LR, Sanfins MD, Hein TAD, Paschoal JR, Colella-Santos MF. Audiological and behavior findings in children underwent a bilateral myringoplasty - a comparative study. Rev. CEFAC. 2016;18(4):881-8. https://doi.org/10.1590/1982-021620161843216.
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,1919. Almeida RP. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2012.,2525. Bresola JO, Padilha FYOMM, Braga Junior J, Pinheiro MMC. The use of the dichotic digit test as a screening method. Codas. 2021;33(6):e20200314. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020314. PMID: 34431857.
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. Esse teste avalia a habilidade de figura-fundo para sons linguísticos, em que dois dígitos são apresentados simultaneamente em ambas as orelhas1919. Almeida RP. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2012.,3131. Sanches AB. Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2016.. O TDD pode ser útil para triagem básica do PAC devido à sua rapidez e facilidade de aplicação, de acordo com os escritos de Almeida1919. Almeida RP. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2012.. Essa autora ainda informa que esse teste pode ser muito eficaz na detecção de lesões corticais e de tronco encefálico. Bresola2525. Bresola JO, Padilha FYOMM, Braga Junior J, Pinheiro MMC. The use of the dichotic digit test as a screening method. Codas. 2021;33(6):e20200314. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020314. PMID: 34431857.
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afirma que o TDD trouxe grandes contribuições para a detecção de TPAC nos indivíduos, recebendo recomendações de fóruns nacionais. Pesquisadores também indicam que há estudos internacionais que apontam que o TDD é uma importante ferramenta de rastreio para inabilidades auditivas, ainda mais quando combinado com outros instrumentos, como questionários e escalas88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
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. Almeida1919. Almeida RP. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2012. ainda destaca que, em relação ao TDD, é necessário que se desenvolvam mais estudos que utilizem o desempenho nessa tarefa como critério de inclusão em pesquisa e informa que existem poucos relatos evidenciando esse teste para triagem, bem como seu baixo desempenho como variável associada a fatores ambientais.

Gonçalves1616. Gonçalves IC. Aspectos audiológicos da gagueira: evidências comportamentais e eletrofisiológicas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2013. relata em seu estudo que o GIN é um teste que avalia a habilidade de resolução temporal por meio da detecção de “gaps” de silêncio no ruído, com interrupções que variam entre dois e 20 milissegundos. A autora relatou, em seus achados, pesquisas que demonstraram que esse teste evidenciou grande utilidade para a avaliação da habilidade de resolução temporal em crianças e para a confirmação de “déficits” de processamento temporal. A autora afirmou ainda, em sua pesquisa, que o teste GIN apresentou alta confiabilidade de teste-reteste e bons índices de sensitividade e especificidade.

Pires1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017. informou que, ao avaliar as habilidades auditivas de crianças com dificuldades de aprendizagem, o GIN foi o teste no qual os participantes apresentaram melhor desempenho, com resultados próximos ou dentro dos padrões de normalidade. Tal achado não se relaciona necessariamente com a efetividade do teste, mas pode apontar que, em alguns casos, nessa população, essa habilidade auditiva permanece inalterada, dado que essa é uma tarefa que exige menos dos domínios cognitivos e depende de execuções mais fáceis. No entanto, relata-se que, com a estimulação adequada, é possível melhorar ainda mais os resultados nesse teste.

Berticelli2929. Berticelli AZ, Bueno CD, Rocha VO, Ranzan J, Riesgo RDS, Sleifer P. Central auditory processing: behavioral and electrophysiological assessment of children and adolescents diagnosed with stroke. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(5):512-20. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10.010. PMID: 31983665; PMCID: PMC9422462.
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apresentou em seu estudo algumas vantagens de se aplicar o GIN, como facilidade de administração e evidência de maturação precoce da habilidade de resolução temporal. Entretanto, a autora relatou que faltam publicações que utilizem esse teste para avaliação de uma determinada população infantil (por exemplo, crianças com acidente vascular cerebral ou gagueira) e que ofereçam o estímulo monoaural, o que poderia favorecer a percepção de alteração unilateral.

Segundo Brasil2323. Brasil PD, Schochat E. Efficacy of auditory training using the Programa de Escuta no Ruído (PER) software in students with auditory processing disorders and poor school performance. Codas. 2018;30(5):e20170227. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017227. PMID: 30184006.
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e Oliveira2727. Oliveira JC, Murphy CF, Schochat E. Auditory processing in children with dyslexia: electrophysiological and behavior evaluation. Codas. 2013;25(1):39-44. https://doi.org/10.1590/s2317-17822013000100008. PMID: 24408169.
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, o TFR é um teste de escuta monótica no qual são ofertados 25 vocábulos em cada orelha para a avaliação da habilidade auditiva de fechamento auditivo. Esse teste possui uma tarefa de fácil aplicação, principalmente por não depender da leitura por parte da criança. Tanto o TFR quanto o TFF são sugestões que fazem parte da recomendação nacional da bateria mínima de testes comportamentais para a avaliação do PAC, sendo considerados testes monoaurais de baixa redundância. Ambos possuem uma faixa-teste, o que facilita a compreensão da ordem para realização; e a escolha de qual teste usar pode depender de cada caso a ser avaliado, ficando a cargo do avaliador decidir qual teste é melhor para cada criança.

O SSW é um teste cuja finalidade é avaliar as habilidades auditivas de figura-fundo para sons verbais e ordenação temporal. Esse teste é constituído por 40 itens de escuta dicótica, em que os indivíduos repetem as palavras na mesma ordem de apresentação.

O SSI e o PSI avaliam a habilidade de figura-fundo para sons verbais e a associação de estímulos auditivos e visuais. A tarefa de ambos os testes envolve o reconhecimento de sons verbais (com apresentação de sentenças e de uma história como mensagem competitiva) em escuta monótica3131. Sanches AB. Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2016.,3939. Donadon C. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017. ou dicótica. O SSI deve ser aplicado em crianças alfabetizadas, devido à demanda de competência em leitura exigida para responder à tarefa auditiva.

Sabe-se que as habilidades de leitura e escrita estão estreitamente ligadas à memória verbal. Então, essas habilidades são fundamentais para realizar funções cognitivas complexas, como, por exemplo, a capacidade de raciocínio para solução de problemas. Santos1818. Santos FAA. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças aos cinco anos de idade [dissertation]. Aracajú (SE): Universidade Federal do Sergipe; 2012. cita em seu trabalho que o TMSNV e o TMSV são tarefas que possuem relevância para a avaliação da memória de curto prazo, principalmente em crianças, bem como para a avaliação da habilidade de ordenação temporal simples.

O RGDT avalia a habilidade de resolução temporal por meio da detecção de intervalos de silêncio no tom puro2222. Melo A, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Effects of computerized auditory training in children with auditory processing disorder and typical and atypical phonological system. Audiol., Commun. Res. 2016;21:e1683. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016...
. Este é um teste que requer tarefas mais complexas e esse aspecto pode ser um fator influenciador para a desmotivação de algumas crianças na sua realização. Portanto, vale destacar que Sartori88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
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sugere a aplicação do RGDT em crianças com idade superior a sete anos, devido à maturação do sistema nervoso central.

Ainda sobre o TMSNV, o TMSV e o RGDT, Rezende1717. Rezende BA, Lemos SM, Medeiros AM. Temporal auditory aspects in children with poor school performance and associated factors. Codas. 2016;28(3):226-33. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015170. PMID: 27462731.
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alegou que os indivíduos podem apresentar melhora em seu desempenho com o aumento da idade, especialmente entre oito e dez anos3131. Sanches AB. Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2016..

O TDNV é útil para avaliar o mecanismo fisiológico de atenção seletiva e a habilidade auditiva de figura-fundo para sons não verbais. Nesse teste, são apresentados seis sons não verbais, que são combinados em pares e apresentados simultaneamente2222. Melo A, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Effects of computerized auditory training in children with auditory processing disorder and typical and atypical phonological system. Audiol., Commun. Res. 2016;21:e1683. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016...
. Para Melo2222. Melo A, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Effects of computerized auditory training in children with auditory processing disorder and typical and atypical phonological system. Audiol., Commun. Res. 2016;21:e1683. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016...
, o RGDT, o TDNV e o PSI são testes de avaliação do PAC relevantes para profissionais fonoaudiólogos que querem pesquisar diversos processos gnósicos, principalmente em crianças cujo desenvolvimento fonológico é desconhecido, uma vez que são tarefas nas quais alterações na comunicação verbal não interferem nos resultados88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
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,1515. Santos TS, Mancini PC, Sancio LP, Castro AR, Labanca L, Resende LM. Findings in behavioral and electrophysiological assessment of auditory processing. Audiol., Commun. Res. 2015;20(3):225-32. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1589.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015...
.

Para a avaliação da habilidade de interação binaural, Berticelli2929. Berticelli AZ, Bueno CD, Rocha VO, Ranzan J, Riesgo RDS, Sleifer P. Central auditory processing: behavioral and electrophysiological assessment of children and adolescents diagnosed with stroke. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(5):512-20. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10.010. PMID: 31983665; PMCID: PMC9422462.
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declarou que o MLD é o teste comportamental mais utilizado na avaliação do PAC. O MLD é um teste que apresenta ruído de banda estreita na presença de tons puros e, assim como outros testes aqui descritos, é de fácil aplicação.

Quanto ao teste LS, Santos1818. Santos FAA. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças aos cinco anos de idade [dissertation]. Aracajú (SE): Universidade Federal do Sergipe; 2012. destaca que seu objetivo é avaliar a habilidade de interação binaural e fornecer a discriminação da fonte sonora sem pistas visuais em cinco direções diferentes. É esperado que o indivíduo localize quatro das cinco direções apresentadas.

O TPD também avalia a habilidade de ordenação temporal. Esse teste é composto por 60 apresentações de tons puros nas quais o sujeito precisa identificar e sequencializar a duração do tom apresentado, ou seja, determinar se o estímulo foi longo ou curto3737. Nunes CL, Pereira LD, Carvalho GS. Scale of Auditory Behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25(3):209-15. https://doi.org/10.1590/s2317-17822013000300004. PMID: 24408330.
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.

Embora somente Pires1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017. comente sobre o TTP, a autora informa que esse teste pode auxiliar na avaliação da percepção e do processamento das características temporais rápidas, inclusive em crianças que já apresentam um diagnóstico de alteração de linguagem. Pires1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017. apontou ainda que é necessário desenvolver mais pesquisas sobre a teoria do processamento temporal rápido, utilizando o TTP.

Sartori88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
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declarou também que alguns estudiosos relataram dúvidas quanto à confiabilidade dos testes que avaliam as habilidades auditivas, pois o desempenho dos sujeitos avaliados pode ser influenciado por fatores como idade, experiência auditiva, competências cognitivas, entre outros.

Por fim, é importante destacar que Bresola2525. Bresola JO, Padilha FYOMM, Braga Junior J, Pinheiro MMC. The use of the dichotic digit test as a screening method. Codas. 2021;33(6):e20200314. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020314. PMID: 34431857.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/202020...
lembra da escassez de publicações que apontam um método de triagem sensível para alterações do PAC. Além disso, Sartori88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
citou a falta de realização de estudos epidemiológicos com a temática do PAC na população com faixa etária entre seis e sete anos de idade. Pires2626. Pires MM, Mota MB, Pinheiro MM. The memory systems of children with (central) auditory disorder. Codas. 2015;27(4):326-32. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152015018. PMID: 26398254.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201520...
declarou que são necessários ainda mais estudos para a compreensão fidedigna da interação dos processos “bottom-up” e “top-down” nos testes comportamentais que avaliam o PAC, bem como pesquisas que associem neuroimagem funcional e avaliação das habilidades do PAC por meio de testes comportamentais.

Como limitações prováveis desta revisão integrativa, destaca-se a falta de padronização de algumas das variáveis investigadas nos estudos e a ausência de um instrumento de avaliação do nível de evidência dos estudos selecionados. Além disso, a combinação de pesquisas diversas pode interferir no rigor e na exatidão dos dados, o que pode influenciar na interpretação dos resultados. Por fim, a restrição de idiomas na busca das publicações também pode trazer algumas limitações para esta revisão.

CONCLUSÃO

Como já destacado neste estudo, testes comportamentais têm sido amplamente utilizados para avaliar o PAC em diversas faixas etárias, principalmente na população infantil a partir dos quatro anos de idade3131. Sanches AB. Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2016.. Os testes comportamentais mais utilizados nos estudos encontrados nesta revisão de literatura para a avaliação do PAC em crianças foram: TPF, TDD, GIN, TFR e PSI.

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  • Fonte de financiamento: Nada a declarar.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    04 Jun 2023
  • Aceito
    01 Set 2023
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