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Avaliação do estresse térmico em condição simulada de transporte de frangos de corte

Evaluation of thermal stress in simulated condition of transportation on broiler chickens

Resumos

Objetivou-se simular, em câmara climática, a condição ambiental de estresse térmico durante o transporte de aves até o abatedouro para avaliação da influência do estresse térmico sobre parâmetros fisiológicos e as características de carcaça de frangos de corte. Trinta frangos machos com 42 dias de idade foram pesados, alocados em caixas de transporte (10 aves/caixa) e submetidos a condição de alto estresse térmico (35ºC e 85% UR) para simular o transporte até o abatedouro. A cada tempo de exposição às condições de estresse (0, 30, 60, 90 e 120 minutos), foram retiradas duas aves de cada caixa para análises posteriores. Foram mensurados o peso corporal, a temperatura retal, a freqüência respiratória e o hematócrito e, em seguida, as aves foram abatidas para avaliação das características de carcaça (pesos da carcaça eviscerada, do peito, das pernas (coxa e sobrecoxa), do dorso e das vísceras). As características fisiológicas e de carcaça (perda de peso corporal e pesos de pernas, asas e dorso) diferiram após a exposição das aves à condição de alto estresse. O tempo de exposição e a condição ambiental de transporte afetaram negativamente o metabolismo e o equilíbrio térmico corporal das aves.

abate; ambiente; carcaça; fisiologia


This experiment aimed to simulate thermal-stress-environment conditions in climatic chamber during the transportation of birds to slaughterhouse to evaluate the influence of these conditions on physiological parameters and carcass conformation in broiler chickens. Thirty chicks with 42 days old were weighted and distributed to transportation crates (10 chicks by crate), and submitted to high stress conditions (35ºC and 85% RH) to simulate the transport to the slaughterhouse. At each time of exposition to the stress conditions (0, 30, 60, 90 and 120 minutes), two birds from each crate was withdrawn for further analyses. Body weight, rectal temperature, respiratory frequency and hematocrit value were measured, and after that they were slaughtered to evaluate of carcass conformation (carcass, breast, legs (thighs and drumsticks), back and viscera weights). Physiological and carcass conformation characteristics (body weight loss and legs weight, wings and back weights) differed after be submitted to high stress conditions. The exposition time and the environment conditions of transport affected negatively the metabolism and thermal body equilibrium of broilers.

carcass; environment; physiology; slaughter


PRODUÇÃO ANIMAL

Avaliação do estresse térmico em condição simulada de transporte de frangos de corte

Evaluation of thermal stress in simulated condition of transportation on broiler chickens

Marco Aurélio Neves da SilvaI; José Antonio Delfino Barbosa FilhoII; Caio José Mortari da SilvaIII; Millor Fernandes do RosárioIV; Iran José Oliveira da SilvaV; Antônio Augusto Domingos CoelhoVI; Vicente José Maria SavinoVI

INúcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA) - Departamento de Genética - ESALQ/USP - Avenida Pádua Dias, 11. Cp. 83. CEP: 13400-970. Piracicaba/SP/Brasil

IIDoutorando (Bolsista FAPESP) - NUPEA - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP

IIIIniciação Científica - NUPEA - Departamento de Genética - ESALQ/USP

IVDoutorando (Bolsista FAPESP) - Departamento de Genética - ESALQ/USP

VNUPEA - Departamento de Engenharia Rural - ESALQ/USP

VIDepartamento de Genética - ESALQ/USP

RESUMO

Objetivou-se simular, em câmara climática, a condição ambiental de estresse térmico durante o transporte de aves até o abatedouro para avaliação da influência do estresse térmico sobre parâmetros fisiológicos e as características de carcaça de frangos de corte. Trinta frangos machos com 42 dias de idade foram pesados, alocados em caixas de transporte (10 aves/caixa) e submetidos a condição de alto estresse térmico (35ºC e 85% UR) para simular o transporte até o abatedouro. A cada tempo de exposição às condições de estresse (0, 30, 60, 90 e 120 minutos), foram retiradas duas aves de cada caixa para análises posteriores. Foram mensurados o peso corporal, a temperatura retal, a freqüência respiratória e o hematócrito e, em seguida, as aves foram abatidas para avaliação das características de carcaça (pesos da carcaça eviscerada, do peito, das pernas (coxa e sobrecoxa), do dorso e das vísceras). As características fisiológicas e de carcaça (perda de peso corporal e pesos de pernas, asas e dorso) diferiram após a exposição das aves à condição de alto estresse. O tempo de exposição e a condição ambiental de transporte afetaram negativamente o metabolismo e o equilíbrio térmico corporal das aves.

Palavras-chave: abate, ambiente, carcaça, fisiologia

ABSTRACT

This experiment aimed to simulate thermal-stress-environment conditions in climatic chamber during the transportation of birds to slaughterhouse to evaluate the influence of these conditions on physiological parameters and carcass conformation in broiler chickens. Thirty chicks with 42 days old were weighted and distributed to transportation crates (10 chicks by crate), and submitted to high stress conditions (35ºC and 85% RH) to simulate the transport to the slaughterhouse. At each time of exposition to the stress conditions (0, 30, 60, 90 and 120 minutes), two birds from each crate was withdrawn for further analyses. Body weight, rectal temperature, respiratory frequency and hematocrit value were measured, and after that they were slaughtered to evaluate of carcass conformation (carcass, breast, legs (thighs and drumsticks), back and viscera weights). Physiological and carcass conformation characteristics (body weight loss and legs weight, wings and back weights) differed after be submitted to high stress conditions. The exposition time and the environment conditions of transport affected negatively the metabolism and thermal body equilibrium of broilers.

Key Words: carcass, environment, physiology, slaughter

Introdução

Diversos problemas relacionados ao bem-estar de frangos de corte estão associados principalmente ao manejo pré-abate e ao transporte das aves, como lesões na carcaça, estresse fisiológico e elevados índices de mortalidade (Nicol & Scott, 1990).

Durante o transporte, além das condições ambientais externas (macroclima) e internas das caixas (microclima), o tempo de espera para o abate pode aumentar a exposição ao estresse. Portanto, o ambiente no qual os caminhões transportadores ficam estacionados durante o período de espera é importante na redução dos efeitos ambientais sobre as exigências termoneutras das aves (Bayliss & Hinton, 1990).

Avaliando o nível de conforto térmico durante a espera para o abate em diferentes tipos e localizações dos caminhões transportadores, Silva et al. (1997) concluíram que, durante o transporte, os fatores densidade por caixa e idade das aves afetaram significativamente a mortalidade. Além disso, a localização dos caminhões na espera (ambiente controlado ou não) é importante na redução da carga térmica e, conseqüentemente, no estresse dos animais (Nääs et al., 1998).

Quando as aves são submetidas a estresse térmico, dependendo da magnitude e duração do estresse, verificam-se altos índices de prostração e mortalidade (Moura, 2001). Em situações de estresse térmico, além do aumento da temperatura retal das aves, ocorre também aumento da freqüência respiratória, com conseqüente efeito no metabolismo, para estimular a perda evaporativa de calor (ofegação) e para manter o equilíbrio térmico corporal (Silva et al., 2001; Macari et al., 2004).

Paralelamente ao aumento da temperatura corporal e da freqüência respiratória, processos fisiológicos são ativados com a finalidade de aumentar a dissipação de calor e reduzir a produção metabólica de calor para manutenção da homeotermia corporal (Yahav et al., 2005). Bottje & Harrison (1985) e Furlan et al. (1999) também associaram o aumento da taxa respiratória ao resfriamento corporal por evaporação, ou seja, em situações de hipertermia, as aves aumentaram a taxa respiratória para elevar a evaporação e, conseqüentemente, resfriar o corpo.

Dependendo da magnitude e duração do estresse térmico, ocorrem altos índices de prostração e mortalidade (Moura, 2001), o que pode ser facilmente observado durante o transporte das aves das granjas até os abatedouros.

Desde que a produção avícola passou a ser considerada nos conceitos de cadeia do agronegócio, pesquisas têm priorizado as perdas na qualidade do produto final relacionadas ao manejo da fase "dentro da porteira", que envolve o ciclo de produção desde o nascimento dos pintos até a idade de abate (42 a 45 dias). No entanto, na fase "pós-porteira", que envolve as operações pré-abate, como o transporte, pouco se tem pesquisado, o que gera gargalos tecnológicos e dificulta o desenvolvimento de tecnologias de manejo que permitam a melhoria das condições de execução dessas operações e que possibilitem restringir o aumento da produtividade deste segmento da agropecuária brasileira.

Esta pesquisa foi realizada para avaliar a influência da alta temperatura ambiente e da umidade relativa durante o transporte sobre os parâmetros fisiológicos (temperatura retal, freqüência respiratória e hematócrito) e as características de carcaça (perda de peso corporal e pesos de peito, pernas, asas, dorso e vísceras) de frangos de corte.

Material e Métodos

Foram alojados 200 frangos de corte de linhagem comercial (Ross) em galpão experimental do Departamento de Genética da ESALQ/USP. As aves foram criadas até 42 dias de idade no sistema convencional de criação, em piso coberto com casca de arroz como material de cama, em densidade de 12 aves/m2, com água e ração ad libitum. Aos 42 dias de idade, após 8 horas de jejum, foram retirados 36 machos com 2.300 a 2.400 g de PV. Após a avaliação dos parâmetros fisiológicos (temperatura retal, freqüência respiratória e hematócrito), seis aves foram mantidas em condição termoneutra (temperatura ambiente de 24ºC) antes do abate e as 30 aves restantes foram pesadas e alocadas em três caixas comuns de transporte (10 aves/caixa) e submetidas à condição classificada por Kampen (1984) como de alto estresse (35ºC e 85% UR), em câmara climática do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA), da ESALQ/USP, para simular uma possível condição de estresse verificada no transporte até o abatedouro.

Posteriormente, após 30 minutos de exposição à condição de estresse, duas aves de cada caixa (seis aves no total) foram retiradas ao acaso para avaliação do peso corporal e dos mesmos parâmetros fisiológicos obtidos em condição termoneutra e, em seguida, foram abatidas. O mesmo procedimento foi adotado após 60, 90 e 120 minutos de exposição ao estresse. As aves retiradas das caixas para abate foram repostas por aves provenientes do mesmo lote de criação, mantendo-se a densidade de dez aves por caixa durante todo o período experimental. Todas as avaliações foram realizadas dentro da câmara climática para evitar o efeito do ambiente externo na condição fisiológica das aves.

Os índices de temperatura retal e de freqüência respiratória foram obtidos segundo Barbosa Filho (2004). A temperatura retal foi determinada introduzindo-se um termômetro na cloaca das aves e a freqüência respiratória, por avaliação visual considerando o número de vezes por minuto que as aves inspiraram ar. O hematócrito (em porcentagem) foi determinado pela técnica do micro-hematócrito, descrita por Rosário et al. (2000), a partir da coleta de amostras de sangue das aves em microtubos capilares, com centrifugação a 12.000 x g e leitura com auxílio de cartão de leitura (FANEM Ltda) com escalas padronizadas. O peso corporal foi obtido por meio da pesagem em balança tipo dinamômetro (com capacidade de até 5 kg e precisão de 20 g) para posterior cálculo da perda de peso corporal no período de estresse.

O abate das aves foi realizado em abatedouro experimental instalado nas dependências do NUPEA/ESALQ/USP, segundo padrões convencionais de abate determinados pela legislação vigente. Após o abate, foram obtidos os pesos de carcaça eviscerada (sem vísceras, cabeça, pescoço, pés e gordura abdominal) e os pesos de peito, pernas (coxa e sobrecoxa), asas, dorso e vísceras.

Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso de efeito único (tempo de estresse), com seis repetições, considerando cada ave uma unidade experimental.

A análise de variância foi realizada pelo procedimento GLM (General Linear Models) do programa estatístico SAS utilizando-se o modelo estatístico I para os parâmetros fisiológicos e o modelo estatístico II para a perda de peso corporal e os pesos de peito, pernas, asas, dorso e vísceras, considerando covariável o peso da carcaça eviscerada:

em que i = 1,..., 5; j = 1,..., 6; Yij = valor observado no i-ésimo tempo da j-ésima repetição; µ = constante geral a todas as observações; ai = efeito do i-ésimo tempo; b = coeficiente de regressão linear; xij = peso da carcaça eviscerada empregado como covariável, obtido no i-ésimo tempo da j-ésima repetição; xm = peso médio da carcaça eviscerada; eij = efeito aleatório associado ao i-ésimo tempo e à j-ésima repetição, assumindo eij ~ N (0, s2) com erros independentes.

Foram obtidas também as comparações de médias para cada variável pelo comando LSMEANS (quadrados mínimos), aplicando-se o teste Tukey (P<0,05).

Resultados e Discussão

A comparação de médias entre os períodos de estresse para os parâmetros temperatura retal, freqüência respiratória e hematócrito encontra-se na Tabela 1.

O tempo de exposição à alta temperatura e umidade (35ºC e 85% UR) influenciou significativamente os parâmetros avaliados. As aves tenderam a apresentar maiores valores de temperatura retal e freqüência respiratória com o aumento do tempo de exposição ao estresse térmico. O valor de hematócrito não mostrou padrão de comportamento definido ao longo do período de estresse, o que impossibilitou qualquer tipo de associação entre essa variável e os tempos de estresse, apesar de os valores encontrados serem considerados adequados (Maxwell et al., 1992).

Não foi possível avaliar a freqüência respiratória nos tempos de estresse de 90 e 120 minutos, pois houve aumento excessivo do número de respirações por minuto (tentativa de manutenção da temperatura corpórea), o que dificultou a avaliação visual.

A condição fisiológica das aves foi influenciada pelo tempo de exposição à alta temperatura e umidade na simulação do tempo de transporte até o abate. Quanto maior o tempo, maior foi a influência nos parâmetros fisiológicos das aves, o que confirma os resultados obtidos por Nicol & Scott (1990), que relacionaram o manejo pré-abate e transporte ao estresse fisiológico.

Macari & Furlan (2001) consideram o valor de 41,1ºC de temperatura retal das aves como limite inferior da condição de estresse térmico (Figura 1), ou seja, quando este limite é ultrapassado, são desencadeados mecanismos fisiológicos para manutenção da temperatura corpórea, o que caracteriza a condição de estresse térmico.


Na Figura 1 a temperatura retal de 46,3ºC foi considerada como limite superior da condição de estresse térmico, pois, neste experimento, quando a ave apresentou essa temperatura retal, ocorreu o óbito. A ocorrência desse fato foi constatada em uma ave após 120 minutos de exposição à alta temperatura e umidade. Desse modo, os limites considerados de condição inferior de estresse (CIE) e de condição superior de estresse (CSE) foram 41,1 e 46,3ºC, respectivamente. A partir de 30 minutos de exposição às condições desse estudo, as aves já se encontravam em estresse térmico.

Silva et al. (2001) observaram que, em condição termoneutra (24ºC e 65% UR), aves com 42 dias de idade apresentaram valores médios de freqüência respiratória de 83 movimentos por minuto. Por outro lado, em temperaturas ambientais mais elevadas (35ºC), Frankel et al. (1962) e Kassim & Sykes (1982) observaram valores de freqüência respiratória de 150 a 260 movimentos por minuto. Foram considerados, portanto, os valores de freqüência respiratória de 83 e 150 movimentos por minuto como limites da condição inferior de estresse (CIE) e da condição superior de estresse (CSE), respectivamente.

Pode-se observar na Figura 2 que, após o tempo de 30 minutos de exposição à alta temperatura e umidade (35ºC e 85% UR), as aves ultrapassaram a CIE, considerada limite inferior de freqüência respiratória em condição termoneutra.


As aves apresentaram perdas significativas de peso corporal e diminuição dos pesos de pernas, asas e dorso conforme aumentou o período de estresse (Tabela 2). Os pesos do peito e de vísceras, no entanto, não foram afetados pelo período de estresse térmico. Este fato deve-se à maior perda de água das extremidades do corpo (pernas e asas) no início da exposição à condição de alta temperatura e umidade.

Considerando os parâmetros temperatura retal, freqüência respiratória e perda de peso, observou-se que, a partir de 30 minutos de exposição à alta temperatura e umidade, as aves entraram em desequilíbrio térmico com o meio, ultrapassando os limites da condição inferior de estresse assumidos neste trabalho.

Segundo Kettlewell et al. (2001), a exposição das aves a altas temperaturas durante o transporte é a causa mais freqüente de redução da qualidade da carne e das chamadas "mortes na chegada", tendência que tende a se agravar com o aumento do tempo de transporte (Warriss, 2004).

Takahashi et al. (2005) verificaram influência significativa do tempo gasto com o transporte das aves e da distância da granja ao abatedouro sobre as características de qualidade de carcaça e demonstraram que o manejo adequado da condição de transporte das aves até o abatedouro é fundamental para garantir a diminuição dos efeitos ambientais sobre as exigências termoneutras das aves.

Conclusões

O tempo de exposição e a condição de alta temperatura e umidade relativa em câmara climática, simulando o transporte das aves, influenciaram negativamente os parâmetros fisiológicos e as características de carcaça (perda de peso e pesos de pernas, asas e dorso), comprovando o conseqüente efeito do estresse térmico no metabolismo e no equilíbrio térmico corporal das aves. A partir de 30 minutos de exposição às condições de estudo, as aves já apresentaram evidências de estresse térmico.

Agradecimento

Ao Dr. José Fernando Machado Menten, à Dra. Aline Mondini Calil Racanicci e ao técnico Alexandre Sebastião Soares, do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, e ao técnico Edival Correr, do Departamento de Genética da ESALQ/USP, pela grandiosa colaboração na execução deste trabalho.

Literatura Citada

Recebido: 12/12/05

Aprovado: 01/03/07

Correspondências devem ser enviadas para: mansilva@esalq.usp.br

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Ago 2007

Histórico

  • Aceito
    01 Mar 2007
  • Recebido
    12 Dez 2005
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