Acessibilidade / Reportar erro

Cocaína e crack: dos fundamentos ao tratamento

Livros

Cocaína e crack: dos fundamentos ao tratamento

Por Marcos da Costa Leite, Arthur Guerra de Andrade e colaboradores. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda. 1999. 317 páginas. ISBN 85-7307-492-2

As substâncias psicotrópicas apresentam características farmacológicas intrínsecas e extrínsecas, que determinam um perfil próprio de ação, e também uma forma peculiar de interação com o homem. Além desses aspectos relacionados à droga, existem outras dimensões de igual importância, como por exemplo, sua história e a cultura que a determina. Para o estudo do fenômeno "uso de drogas pela humanidade", é preciso que se inclua os três pontos essenciais do tripé: o encontro do homem com a substância, dentro de um certo grupo ou sistema social. A partir deste momento, ocorre uma alteração no equilíbrio vigente, e conseqüentemente, mudanças no padrão anterior que definirão um novo "status", muitas vezes, patológico. A fim de que se possa abordar um indivíduo que usa, abusa ou está dependente de cocaína, utilizando-se uma proposta mais eficaz, é necessário que sejam consideradas todas essas questões. Afinal, o uso de drogas pelo homem é definido hoje pela maioria dos estudiosos da área como mais um fenômeno biopsicossocial.

A recente publicação "Cocaína e crack: dos fundamentos ao tratamento" cumpre um papel extremamente difícil desde o seu projeto, pois se propôs a descrever sobre a substância, a partir de seus fundamentos, percorrendo a sua história, a cultura relacionada e atualizando sua epidemiologia, incluindo a análise dos dados coletados sobre a população brasileira. Segue este complexo trabalho, pormenorizando a farmacologia e biologia da droga, abordando a toxicologia, a clínica médica, e culminando com as peculiaridades do consumo entre as mulheres, os adolescentes e sua relação com o sistema familiar. Ainda, sem deixar de lado, aspectos relevantes como sua interface com a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida e outros transtornos psiquiátricos pré-morbidos. Esta obra finaliza com o estudo do diversificado e controvertido tópico sobre o tratamento da dependência, dando uma idéia exata de sua complexidade.

Todos os capítulos foram desenvolvidos cuidadosamente pelos colaboradores, levando em consideração que muitos dos assuntos apresentados carecem de uma verdade científica única. Assim, esta equipe de trabalho vence mais um desafio: auxiliar os técnicos que desejem adentrar no estudo da cocaína, dos fundamentos ao tratamento, contextualizando cada aspecto da droga e oferecendo uma visão multidimensional do tema. Missão cumprida !

Ana Cecilia P. Roselli Marques

Unidade de Dependência de Drogas do Departamento

de Psicobsiologia da Universidade Federal de São Paulo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2000
  • Data do Fascículo
    Mar 1999
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br