SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Farmacogenômica: oportunidades e desafios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446On-line version ISSN 1809-452X

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.23 no.3 São Paulo Sept. 2001

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462001000300001 

a01v23n3

Nota da Diretoria


A nova revista latino-americana de psiquiatria da Apal

 

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) teve a honra de, nos últimos 17 anos, editar sua revista em conjunto com a da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal). A motivação maior para tanto se deveu a uma série de dificuldades que nossa entidade latino-americana tinha para publicar regularmente uma revista própria. Com o recente aparecimento da Revista Latinoamericana de Psiquiatría, editada e publicada pela Apal, a RBP deixa, a partir deste número, de ser o órgão científico oficial daquela associação.

Ainda que compartilhemos de inúmeros problemas comuns, dentro e fora da psiquiatria, tradicionalmente experimentamos uma série de dificuldades para nos integrarmos à comunidade psiquiátrica da América Latina. Isto se deve principalmente ao fato de que somos o único país de língua portuguesa em toda a região, com a integração entre os países de fala hispânica ocorrendo de forma mais tranqüila. Cumpre ressaltar, entretanto, que muitas vezes estabelecemos um contato muito mais direto com colegas de países de língua inglesa ou francesa – línguas estas mais distantes do nosso português – do que com nossos companheiros que falam espanhol.

Assim, esperamos que, em nome de nossa latinidade, essa nova Revista da Apal possa representar um espaço de comunicação entre todos os psiquiatras latino-americanos, maior mesmo do que logramos conseguir com a antiga Revista ABP-Apal (agora RBP), que atraía poucos artigos escritos em espanhol.

Como a nova revista publica artigos em espanhol, português ou inglês, deixamos aqui o apelo da Diretoria da Apal e da ABP para que enviemos artigos produzidos no Brasil para publicação. Com isto, estaremos intercambiando experiências com nossos colegas de outros países da América Latina e nos integrando ao esforço de inúmeros profissionais para dirimir tantos problemas comuns que afetam indistintamente as populações dessa, cada vez mais, importante região.

O e-mail para contato com a Revista Latinoamericana de Psiquiatría é apal@terra.com.pe.

 

 

Miguel Roberto Jorge
Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License