SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Reefer madness revisited: cannabis and psychosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.26 no.1 São Paulo Mar. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462004000100001 

NOTA DOS EDITORES

 

Chegamos ao MEDLINE, para onde vamos agora?

 

 

Rodrigo A Bressan; Euripedes C Miguel; Jair J Mari; Luiz Augusto Rohde; Marcos T Mercadante

Editores

 

 

A partir do volume 1 de 2003, as publicações da Revista Brasileira de Psiquiatria (RBP) estão indexadas no Index Medicus®/MEDLINE®. Todos os artigos científicos (originais, de atualização, de revisão e dos suplementos), os editoriais e as cartas ao editor podem ser acessados em todo o mundo por meio da internet. Máquinas de busca com livre acesso, tais como o PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=PubMed) possibilitam acessar as referências das publicações da RBP que, por sua vez, dão acesso ao ícone da SciELO Brazil (Scientific Eletronic Library Online). Acionando-o, é possível obter o texto integral das publicações da RBP e imprimí-los.

Esta ampla disponibilização dos artigos faz com que a RBP atinja dois dos seus principais objetivos. Ela permite o acesso para todos as pessoas, entre profissionais de saúde, público leigo, pacientes e familiares em todo o Brasil. Dessa forma, democratiza o conhecimento contido na RBP e colabora para a melhora das práticas em saúde mental no País. Outro aspecto é o aumento da visibilidade da produção científica brasileira em saúde mental para os pesquisadores internacionais. Qualquer revisão bibliográfica feita através das máquinas de busca incluirão os artigos publicados na RBP, divulgando internacionalmente a produção nacional.

Além disto, com a indexação no Index Medicus®/MEDLINE®, a RBP passou a ser qualificada não mais como uma revista Nacional, mas Internacional (Internacional C), pelos critérios de avaliação da CAPES. Dessa forma, a RBP tornou-se um veículo mais atraente para publicação das pesquisas nacionais e internacionais de qualidade. Isto já se fez sentir pelo grande aumento do número de artigos que a revista passou a receber desde então.

A indexação foi um passo extremamente importante, mas não é o final do caminho. O próximo objetivo é conseguir a avaliação Internacional A pela CAPES. Para tanto, é necessária a indexação na Science Citation Index do Institute for Scientific Information (ISI), o órgão responsável pela avaliação do fator de impacto das publicações científicas. A indexação no ISI fará com que a revista seja considerada Internacional B ou A quando o fator de impacto da RBP for maior que 1.

Para alcançarmos estes objetivos, diversas novas medidas estão sendo implementadas. A seção de relatos de caso, por exemplo, mudou de formato. Casos isolados serão publicados como cartas ao editor. A seção ficará sob responsabilidade do Hermano Tavares, que pretende fomentar a publicação de mais artigos. Da mesma forma, os textos da seção de memória serão agora veiculados também na forma de cartas. Durante todos estes anos, esta seção foi coordenada por Paulo Dalgalarrondo que prestou um grande serviço trazendo excelentes artigos informativos sobre a nossa história. Registramos aqui os agradecimentos dos editores que esperam continuar contando com a sua prestimosa ajuda, agora como membro do corpo editorial.

Uma outra grande mudança diz respeito à forma de publicação da RBP, que passa a ser editada em português e inglês. Para atender a uma antiga requisição de parte de seus membros, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) decidiu investir os recursos necessários para a tradução de todos os artigos da RBP. Assim, já a partir deste número, a versão impressa da revista conterá somente artigos em português e a on-line (SciELO) será publicada em inglês. A SciELO promete para breve a visibilização eletrônica das duas versões (português e inglês). Com estas mudanças, a barreira da língua estrangeira não será mais um problema para que todos acessem as informações contidas na RBP.

Pretendemos ainda aumentar a eficiência do sistema de avaliação de artigos, no sentido de diminuir o tempo entre a submissão e a sua aprovação. Ainda este ano, vamos informatizar todo o sistema de submissão e avaliação de artigos. Para incrementar o sistema de pareceristas, iniciamos uma captação ativa de novos revisores com disposição para a tarefa.

Assim, queremos agradecer aos pesquisadores que têm confiado seus ótimos artigos à nossa revista. Com o apoio destes e daqueles que citarem os artigos de qualidade publicados na RBP, acreditamos que estaremos preparados para o próximo passo: conhecermos o nosso fator de impacto medido pelo ISI. Os resultados serão colhidos nos próximos dois anos. Por tudo o que conseguimos até aqui ao lado da comunidade científica, acreditamos que podemos alcançar este objetivo.