Acessibilidade / Reportar erro

Bases biológicas dos transtornos psiquiátricos

LIVRO

Renato Luiz Marchetti

Instituto e Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Bases biológicas dos transtornos psiquiátricos

Flávio Kapczinski, João Quevedo e Iván Izquierdo e colaboradores. Porto Alegre: Artmed, 2004, 503 páginas. 2ª edição.

ISBN 85-363-0283-6.

A explosão de novidades relacionadas às bases biológicas dos transtornos mentais nos últimos dez anos torna difícil aos psiquiatras o aprendizado, a organização e síntese destas informações, de maneira tal que se possa desenvolver uma visão abrangente e integrada deste campo de conhecimentos. Esta tarefa será tremendamente facilitada para os que se dedicarem à leitura da segunda edição de ''Bases biológicas dos transtornos psiquiátricos''. Os renomados autores empreenderam a hercúlea tarefa de transmitir estes conhecimentos atualizados e de modo didático. De maneira humilde, admitiram que toda tentativa de sistematização nesta área seria incompleta. Conseguiram, entretanto, refletir os progressos nas grandes áreas que configuram a psiquiatria biológica atual.

O texto se estrutura em cinco seções: 1) O sistema nervoso central; 2) Avaliação neuropsicológica; 3) Tratamentos biológicos; 4) Os transtornos psiquiátricos e 5) Novos desenvolvimentos.

Na primeira seção, os autores abordam de forma extensa e bastante abrangente as bases biológicas do sistema nervoso central. Temas como neurônio, neurotransmissores, neuroanatomia, neuroplasticidade, psiconeuroendocrinologia, psicoimunologia, neurotoxicologia, genética e modelos animais de transtornos mentais são apresentados didática e elegantemente, tornando a leitura não só informativa, mas também bastante prazerosa. No entanto, o leitor criterioso eventualmente sentirá a ausência da descrição dos mecanismos de neuroplasticidade do modelo biológico do kindling, importante para a descrição dos fenômenos neuropsiquiátricos possivelmente associados às epilepsias, mas também considerados para os transtornos bipolares e dependências químicas.

Na segunda seção, são apresentados os instrumentos de investigação neuropsicológica e por neuroimagem. No capítulo de neuroimagem, abordam-se os métodos de imagem estrutural e funcional.

A terceira seção trata das bases para as terapias psicofarmacológica e eletroconvulsiva. Sentimos a falta de um capítulo sobre psicocirurgias, ainda um tema polêmico dentro da psiquiatria, mas fonte importante de informações sobre as bases biológicas de certos transtornos mentais.

Na quarta seção, os autores resumem as informações mais importantes sobre as bases biológicas dos transtornos mentais. A abordagem é predominantemente teórica, e aspectos psicopatológicos e ou clínicos são descritos apenas para lançar as bases da abordagem biológica. No entanto, os autores, de uma maneira geral, não caem no reducionismo biologizante. Esforços especiais para o desenvolvimento de uma visão integradora podem ser observados, a exemplo dos capítulos sobre transtorno obsessivo-compulsivo e impulsividade.

Há uma certa desigualdade na apresentação de problemas mentais dos transtornos neuropsiquiátricos: embora houvesse uma brilhante apresentação dos mecanismos envolvidos com epileptogênese no capítulo sobre epilepsias, os autores não fazem qualquer menção aos freqüentes e importantes transtornos mentais associados a esta condição neuropsiquiátrica, tampouco aos seus mecanismos biológicos, o que não acontece no capítulo sobre doença de Parkinson. O que não tira o brilhantismo das apresentações.

Segundo os autores, a última seção, em que são abordados o papel da fosfolipase A2, da adenosina, do prion, da proteína S 100b e do estresse oxidativo nos transtornos mentais, se destinou a transmitir a idéia de que os avanços nesta área são permanentes e qualquer tratado sobre o assunto equivale a uma foto de um objeto em movimento. Uma bela foto sem dúvida.

Devemos, portanto, comemorar a chegada de ''Bases biológicas dos transtornos psiquiátricos'', desfrutar a sua leitura ou consulta e apenas aguardar uma próxima edição.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Mar 2004
  • Data do Fascículo
    Mar 2004
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br