SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Suicide: a neurobiological point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.27 no.3 São Paulo Sept. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462005000300001 

NOTAS DOS EDITORES

 

Chegamos ao ISI!

 

 

É com grande satisfação que anunciamos a indexação da Revista Brasileira de Psiquiatria (RBP) junto ao Social Sciences Citation Index do Web of Science, Institute for Scientific Information (ISI) e ao Current Contents/Social & Behavioral Sciences. Isto significa que todas as publicações, a partir do início de 2005, serão avaliadas pelo Institute for Scientific Information, que mede o fator de impacto das revistas científicas. Este órgão é conhecido pelo acrônimo ISI e representa um selo de qualidade das revistas científicas. A RBP passa, assim, a ser considerada Internacional B na avaliação da CAPES. Como os alunos e os cursos de pós-graduação são avaliados segundo critérios de qualidade e fator de impacto das suas publicações, a indexação da RBP no ISI vai atrair artigos dos melhores pesquisadores nacionais e internacionais e disponibilizar para os seus leitores publicações de qualidade ainda maior. Da mesma forma, os cursos de pós-graduação na área de psiquiatria e ciências afins poderão obter escores mais altos e receber mais recursos. Inicia-se assim, um círculo virtuoso.

Em 1999, a RBP foi indexada na SciELO, o que certamente contribuiu para a melhoria de qualidade e indexação das revistas nacionais nas bases internacionais. O Comitê de Seleção da base MEDLINE, desde 2002, passou a considerar como um ponto altamente favorável o fato de as revistas latino-americanas serem indexadas na SciELO. Por tudo isso e pela melhora da qualidade dos artigos e do projeto editorial da RBP, em 2003 fomos indexados no Index Medicus®/MEDLINE® . Este foi o primeiro grande passo para a internacionalização da revista (Internacional C, segundo a CAPES), pois permitiu que as publicações fossem acessadas em todo o mundo via PUBMED e de forma integral via o nosso link com a SciELO.

Com isto, houve um aumento das submissões de artigos de alto padrão científico para a revista e uma melhora substan-cial na qualidade das publicações. Na nota dos editores de janeiro de 2003, comentamos que o MEDLINE era um passo extremamente importante, mas não era o final do caminho. O objetivo seguinte seria conseguir a indexação na Science Citation Index do Institute for Scientific Information (ISI). O corpo editorial se empenhou muito nesta tarefa e uma série de medidas foi implementada. Houve uma reorganização da sessão de casos clínicos e cartas, as publicações de artigos originais passaram a ter uma versão em inglês e houve um trabalho para aumentar a eficiência do sistema de avaliação de artigos. Contratamos uma assessoria de bibliotecárias especializadas para padronização e revisão da formatação e correção das referências bibliográficas.

Apesar da indexação no ISI ter sido uma grande conquista, o próximo objetivo é conseguir que o fator de impacto da RBP seja superior a 1 e fazer com que a revista torne-se Internacional A na avaliação da CAPES.

A conquista da indexação no ISI é um reflexo do amadurecimento dos pesquisadores nacionais e melhora da qualidade da produção científica em psiquiatria e saúde mental. Gostaríamos de agradecer a todos que têm colaborado para que a revista atinja este nível de excelência. Desde as diretorias da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que apoiaram integralmente este trabalho, e todos que trabalharam direta ou indiretamente nas atividades da revista, em particular os pareceristas, que fazem um trabalho silencioso, mas fundamental. Last but not least, um agradecimento especial aos pesquisadores nacionais e internacionais que têm confiado seus artigos à nossa revista. Todos nós devemos celebrar esta conquista juntos!

 

Editores
Rodrigo A Bressan
Euripedes C Miguel
Jair J Mari
Luiz Augusto Rohde
Marcos T Mercadante