Acessibilidade / Reportar erro

Referência rápida às diretrizes para o tratamento de transtornos psiquiátricos: compêndio 2004

LIVROS

Referência rápida às diretrizes para o tratamento de transtornos psiquiátricos: compêndio 2004

American Psychiatry Association. Porto Alegre: Artmed; 2005. ISBN 85-363-0447-2

Este compêndio sumariza as diretrizes para o tratamento de transtornos psiquiátricos desenvolvidas pela American Psychiatry Association (APA) e originalmente publicadas no American Journal of Psychiatry, que contempla os tratamentos dos seguintes tópicos da clínica psiquiátrica: delirium, doença de Alzheimer e outras demências da velhice, HIV/AIDS, esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno do pânico, transtornos alimentares, transtorno de personalidade borderline e comportamento suicida. A terapêutica é abordada em seus vários aspectos de uma forma objetiva, através de frases curtas dentro de diagramas com setas que seguem uma seqüência lógica. Também são apresentadas tabelas claras e concisas.

O formato didático e resumido deste livro permite que os psiquiatras acessem, de forma rápida e fácil, orientações práticas baseadas em evidências na tomada de decisão de tratamento. Este tipo de publicação é importante porque, muitas vezes, a evidência científica terapêutica está diluída nos diferentes periódicos e não atende às reais necessidades dos clínicos, que precisam otimizar seu tempo com respostas rápidas e confiáveis para tratar seus pacientes. Este livro é definitivamente uma boa maneira de atualizar e melhorar a prática em terapêutica dos profissionais que estão na "linha de frente".

Contudo, como os próprios autores salientam, orientações rápidas não funcionam isoladamente. Para uma boa prática terapêutica e até mesmo para o bom uso do manual é necessária uma formação psiquiátrica consistente. O uso do julgamento clínico adequado associado às melhores evidências científicas disponíveis é o que constitui verdadeiramente a boa prática clínica. Os conhecimentos humanísticos, psicopatológicos e o retorno constante aos livros-texto, periódicos científicos e às próprias diretrizes de tratamento em texto completo são sempre necessárias, principalmente para psiquiatras em formação. É importante deixar claro que não abordar estes aspectos não é um defeito da publicação, pois em nenhum momento ela se propõe a avançar além da orientação rápida. Deve-se entender que, quando em diversas partes do livro está escrito que é necessário fazer uma "anamnese completa" ou "entender as angústias e expectativas do paciente" para tomar uma conduta terapêutica, está subentendido que isso é uma habilidade prévia e requisito básico para o psiquiatra.

Portanto, acredito que o livro apresenta um conteúdo científico excelente, está organizado de forma lógica e simples, e constitui-se em grande auxílio ao psiquiatra na prática clínica diária, mas não substitui a leitura de obras mais completas. De uma forma alegórica posso dizer que é uma ótima ferramenta para uma oficina já bem equipada. Seu formato permite fácil manuseio e facilita sua utilização no trabalho cotidiano com os pacientes.

Fernando Kratz Gazalle

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil

Laboratório de Psiquiatria Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre (RS), Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Dez 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br