Acessibilidade / Reportar erro

Revisando conceitos: o papel da psiquiatria moderna no hospital geral e na atenção primária

Reviewing concepts: modern psychiatry role in general hospital and at primary care

CARTA AOS EDITORES

Revisando conceitos: o papel da psiquiatria moderna no hospital geral e na atenção primária

Reviewing concepts: modern psychiatry role in general hospital and at primary care

Sr. Editor,

George Engel formulou o modelo biopsicossocial, enfatizando a importância de sua aplicação na Medicina como contribuição para a consolidação de um novo paradigma.1 As repercussões deste modelo têm se ampliado progressivamente e hoje podemos verificar que a inclusão de aspectos culturais, psicológicos, comportamentais e sociais, ao lado dos biológicos, tornou-se uma diretriz ética na educação médica.2 Alimentada pela perspectiva biopsicossocial, a psiquiatria passou a cuidar não apenas dos transtornos mentais dos pacientes, mas também a observar e atuar na dinâmica existente entre equipe de saúde, paciente e seus familiares, contribuindo para o equacionamento dos transtornos relacionais. Passou a participar na construção de um modelo de Medicina Integrada, cuja função é promover a integralidade e a integração dos cuidados. Por integralidade compreende-se a inclusão de diferentes facetas da pessoa e do processo do adoecer; por integração, a articulação de diferentes formas assistenciais do sistema de saúde no âmbito da complexidade dos cuidados.2 Objetiva-se evitar a fragmentação da assistência, resultante da necessidade de uma crescente especialização, priorizando a construção de uma especialização integrada (focalizada num campo de conhecimento sem perder a articulação com as demais dimensões do ser e do cuidado).3 É frente a este cenário que as atribuições do psiquiatra o colocam, de um lado, como mais um especialista a ocupar-se de sua área específica e, de outro, como um dos articuladores privilegiados do processo de integração dos cuidados. Esta é a tendência atual de uma Psiquiatria moderna, inserida no hospital geral e na atenção primária, que vem sendo discutida e proposta pela Academy of Psychosomatic Medicine, nos Estados Unidos, pela European Consultation-Liaison Workgroup, na Europa, e pelo Departamento de Interconsulta da Associação Brasileira de Psiquiatria, entre outros.

A Psiquiatria se dedica ao estudo das perturbações do contato com a realidade, envolvendo um compromisso com uma epistemologia da observação e com o treinamento dos demais profissionais de saúde para o reconhecimento destas mesmas alterações, seja na forma de transtornos da vida mental do paciente quanto na forma de distúrbios da relação e do campo assistencial. Neste processo de modernização de suas ações, destacam-se as funções a serem desenvolvidas pelo psiquiatra no hospital geral e na atenção primária no sentido de assessorar e contribuir com as equipes para a promoção das seguintes metas:

1) Deslocamento do foco de atenção, da doença como evento para o adoecer como processo;

2) Continuidade dos cuidados;4

3) Otimização da abrangência dos cenários de atendimento;5

4) Adequação dos programas de ensino e promoção de cuidados de saúde para os estudantes e profissionais;

5) Educação permanente de pacientes e familiares;

6) Promoção do trabalho multiprofissional.

A contribuição dessa Psiquiatria moderna no hospital geral e na atenção primária necessita ser continuamente aprimorada. Para tanto, é importante garantir a formação destes profissionais que, em sua atividade, estejam capacitados a incorporar tanto a sua intervenção como especialistas em transtornos mentais, quanto a sua intervenção no processo de assessorar e catalisar a promoção de ações que contemplem a integralidade e a integração das práticas.

Mario Alfredo De Marco; Vanessa de Albuquerque Cítero; Luiz Antonio Nogueira Martins

Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),

São Paulo (SP), Brasil

Referências

1. Engel GL. The need for a new medical model: a challenge for biomedicine. Science. 1977;196(4286):129-36.

2. Smith G, Clarke D. Assessing the effectiveness of integrated interventions: terminology and approach. Med Clin N Am. 2006;90(4):533-48.

3. De Marco MA, organizador. A face humana da Medicina: do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003. p. 38-41.

4. Hjortdahl P, Laerum E. Continuity of care in general practice: effect on patient satisfaction. BMJ. 1992;304(6837):1287-90.

5. Pelikan J, Krajic K, Dietscher C. The health promoting hospital: concept and development. Patient Educ Couns. 2001;45(4):239-43.

Finaciamento: Inexistente

Conflito de interesses: Inexistente

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jul 2007
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br