SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Impaired control: a look at the laying brick of pathological gambling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.29 no.3 São Paulo Sept. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462007000300001 

NOTA DOS EDITORES

 

RBP inicia o gerenciamento on-line de artigos

 

 

Desde o dia 1º de agosto as submissões dos artigos à Revista Brasileira de Psiquiatria (RBP) estão sendo feitas por meio do sistema SciELO de publicação, que utiliza o Open Journal Systems (http://pkp.sfu.ca) como suporte de gerenciamento e publicação de periódicos em formato eletrônico. O sistema contempla todos os procedimentos relativos aos periódicos, desde a submissão até a veiculação nas coleções SciELO, utilizando a Document Type Definition (DTD) do Pubmed Central (http://www.pubmedcentral.nih.gov/) para a estruturação'dos artigos. Ele permite o gerenciamento dos dados dos periódicos, dos fascículos e artigos com a geração de uma versão no formato (XML) exigido pelo Pubmed Central, permitindo uma rápida divulgação tanto no Pubmed como na SciELO.

O mecanismo de submissão on-line tem como objetivo reduzir o tempo dedicado às tarefas relacionadas à administração, edição e manutenção dos processos editoriais. Visa ainda a' melhoria dos'procedimentos desenvolvidos pelos autores, revisores e editores relacionados à submissão de manuscritos e sua publicação, permitindo maior transparência no processo editorial.

Como o programa funciona via Web, ele permite acesso descentralizado, no qual os pesquisadores podem ter diferentes perfis de usuários de acordo com o papel de cada um'dentro do sistema (ex: autor e parecerista). Qualquer indivíduo pode se cadastrar no sistema, tanto como autor como avaliador. Já foram registrados 150 revisores em suas respectivas áreas de interesse. A RBP gostaria que mais pesquisadores, principalmente os jovens, se cadastrassem para ampliar o grupo de pareceristas. O sistema é fácil de manusear e terá grande utilidade para os autores e pareceristas que poderão controlar todas as etapas da submissão dos artigos via web.

Assim como ocorre nas principais revistas internacionais, o mecanismo de submissão on-line da RBP eliminará o cegamento parecerista-autor, de tal forma que possibilitará aos revisores identificar os autores dos artigos no momento em que os recebem para avaliação; mas manterá em sigilo a identidade do parecerista. Este novo sistema confere grande eficiência e segurança no gerenciamento dos dados e confidencialidade tanto para o autor quanto para os pareceristas. Desta forma, esperamos melhorar a qualidade e aumentar a eficiência do processo de revisão dos artigos da RBP.

O gerenciamento on-line das revistas tem acelerado o processo de revisão de artigos. Com a implementação deste sistema, a'RBP'segue uma tendência internacional e cumpre mais uma etapa na melhoria dos seus processos editoriais. Ela é uma das primeiras da coleção SciELO a utilizar este sistema de publicação que pode ser acessado através do'link''http://submission.scielo.br/index.php/rbp/login.

 

Rodrigo A Bressan
Euripedes C Miguel
Jair de Jesus Mari
Luis Augusto Rohde
Marcos T Mercadante
Hermano Tavares