SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Impaired control: a look at the laying brick of pathological gambling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.29 no.3 São Paulo Sept. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462007000300001 

NOTA DOS EDITORES

 

RBP inicia o gerenciamento on-line de artigos

 

 

Desde o dia 1º de agosto as submissões dos artigos à Revista Brasileira de Psiquiatria (RBP) estão sendo feitas por meio do sistema SciELO de publicação, que utiliza o Open Journal Systems (http://pkp.sfu.ca) como suporte de gerenciamento e publicação de periódicos em formato eletrônico. O sistema contempla todos os procedimentos relativos aos periódicos, desde a submissão até a veiculação nas coleções SciELO, utilizando a Document Type Definition (DTD) do Pubmed Central (http://www.pubmedcentral.nih.gov/) para a estruturação'dos artigos. Ele permite o gerenciamento dos dados dos periódicos, dos fascículos e artigos com a geração de uma versão no formato (XML) exigido pelo Pubmed Central, permitindo uma rápida divulgação tanto no Pubmed como na SciELO.

O mecanismo de submissão on-line tem como objetivo reduzir o tempo dedicado às tarefas relacionadas à administração, edição e manutenção dos processos editoriais. Visa ainda a' melhoria dos'procedimentos desenvolvidos pelos autores, revisores e editores relacionados à submissão de manuscritos e sua publicação, permitindo maior transparência no processo editorial.

Como o programa funciona via Web, ele permite acesso descentralizado, no qual os pesquisadores podem ter diferentes perfis de usuários de acordo com o papel de cada um'dentro do sistema (ex: autor e parecerista). Qualquer indivíduo pode se cadastrar no sistema, tanto como autor como avaliador. Já foram registrados 150 revisores em suas respectivas áreas de interesse. A RBP gostaria que mais pesquisadores, principalmente os jovens, se cadastrassem para ampliar o grupo de pareceristas. O sistema é fácil de manusear e terá grande utilidade para os autores e pareceristas que poderão controlar todas as etapas da submissão dos artigos via web.

Assim como ocorre nas principais revistas internacionais, o mecanismo de submissão on-line da RBP eliminará o cegamento parecerista-autor, de tal forma que possibilitará aos revisores identificar os autores dos artigos no momento em que os recebem para avaliação; mas manterá em sigilo a identidade do parecerista. Este novo sistema confere grande eficiência e segurança no gerenciamento dos dados e confidencialidade tanto para o autor quanto para os pareceristas. Desta forma, esperamos melhorar a qualidade e aumentar a eficiência do processo de revisão dos artigos da RBP.

O gerenciamento on-line das revistas tem acelerado o processo de revisão de artigos. Com a implementação deste sistema, a'RBP'segue uma tendência internacional e cumpre mais uma etapa na melhoria dos seus processos editoriais. Ela é uma das primeiras da coleção SciELO a utilizar este sistema de publicação que pode ser acessado através do'link''http://submission.scielo.br/index.php/rbp/login.

 

Rodrigo A Bressan
Euripedes C Miguel
Jair de Jesus Mari
Luis Augusto Rohde
Marcos T Mercadante
Hermano Tavares